Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lopes

    Gaspari fez uma síntese perfeita do problema e da responsabilidade do Judiciário em chacinas e malfeitorias da PM.

    Responda
  2. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Acho que o pessoal da SWAT não é militar e sua eficiência em operações policiais é indiscutível e conhecida no mundo todo. O policial civil ou militar precisa é ser bem remunerado, treinado, equipado, e fazer constante reciclagem de relações humanas, ter a necessária assistência psicológica, para sempre que for necessário, usar o rigor do monopólio da violência sem agir de forma leviana, com brutalidade desnecessária.

    Responda
  3. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Com certeza e constitucionalmente as policias militares darão suporte sempre que necessário às polícias civis. E por falar nisso, nos Estados Unidos da América existe policia militar?

    Responda
    1. Robson Ramos

      Não. A polícia é uma só dividida em duas forças, a ostensiva, de patrulha, que se parece com a nossa PM e a equivalente à civil, formada pelos detetives e delegados. As patentes tem nomenclatura similar às forças militares, mas a única formação é a da academia de polícia. Existe a polícia militar, que é um ramo do exército, como à PE aqui no Brasil.

  4. Roberto Rangel

    O problema da previdência dos militares brasileiros é que eles não morrem em combate, daí o excesso de militares reformados e de vida longa. Não que eu ache que o Brasil deva se meter em conflitos armados, pelo contrário, acho que tem é militar demais para um país que não vê uma guerra a mais de meio século. Geisel tinha razão quando disse que ninguém deve enriquecer na carreira militar, e eu completo, nem em qualquer outro cargo público. Quer enriquecer, arrisque-se na iniciativa privada.

    Responda
  5. José Cardoso

    Para isso a polícia civil teria que se reestruturar inteiramente, com caveirões e treinamento específico para cumprir os mandatos de busca e apreensão em favelas.

    Responda
  6. Florentino Fernandes Junior

    E numa bela manha de domingo a gente tem q ler uma bobagem dessa

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Digo o mesmo do seu comentário.

  7. Florentino Fernandes Junior

    A pc nao sobe nem o aglomerado da srrra aqui em bh

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não é equipe de escalada!

  8. Florentino Fernandes Junior

    Releiam a entrevista do mujica: a esquerda idealiza um mundo q nao existe. A pc vai subir morro no rj?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mané, a atribuição de investigar e obter o mandado de busca e apreensão quando necessário é da Polícia Civil. Se necessário o apoio da PM ela o requisitará. Consegue compreender coisas básicas?

  9. Florentino Fernandes Junior

    No dia q vcs conseguirem fazer valer a vontade psolista de acabar com a pm, apaguem a luz.

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Novos ilegalismos? What??? Um magistrado q se baseia em pesquisas de universidade cheia de viés?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E na opinião nivelara de certos magistrados? Aliás, enviesada por preconceito, ódio e desprezo de classe.

  11. Antonio Pimentel Pereira

    O lira, tanto pra se beneficiar, quanto pra atender uma demanda dos gestores públicos "a elite escravista", q hj gasta sem controle algum, visto q nas câmaras de vereadores, nas assembléias e no congresso nada se fiscaliza, cm provar q houve dolo, má fé ou benefício se não temos instituição pra investigar? cm falei pf e cgu são poucas, daí os tcms, tces, mps, judiciário a elite tá lá e o processo não segue, prescreve ou é anulado por falta de provas daí ou muda isso ou a corrupção vencerá sempre

    Responda
  12. Antonio Pimentel Pereira

    O senhor que é um escritor premiado, li seus livros e sabe, nenhum país pode se desenvolver sem uma polícia e justiça eficiente. No estados unidos o fbi foi da década de dez, em trinta assumiu j edgar hoover, criou métodos revolucionários de investigação, ficou lá até setenta, na véspera da renúncia de nixon, aqui só a pf e a cgu merecem nossa menção honrosa, pois cm pouco mais de doze mil servidores juntos, o fbi tem trinta, ainda são eficientes, já as demais polícias, jf, mps, tcms, tces nada

    Responda
  13. Tadêu Santos

    NÃO TEMOS NENHUMA RESTRIÇÃO À POLÍCIA CIVIL, já em relação à MILITAR temos uma longa relação de conflitos, principalmente no tocante à poluição sonora urbana, com algumas exceções, onde em determinadas ocasiões houve consenso entre as partes, falo como entidade ambientalista "Sócios da Natureza", qdo tive que responder como pessoa física!!! OBS. Durante o período de governo do JMB, sentimos exagerada prepotência dos comandos e...

    Responda
  14. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Ostensividade para a polícia brasileira significa matar os mais vulneráveis, acredito que sejam militares ou civis. Ninguém pode garantir que o policial civil assumindo o papel ostensivo vai mudar a estatística de pobres e pretos mortos neste país. Apesar dessa realidade, sou a favor do fim da polícia militar, porque a pessoa que não conseguiu ser nada na vida, vira militar para sobreviver, é aí que mora o perigo. Pouco estudo, baixo salário, mal treinado, sem equilíbrio emocional. Aí é morte

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O problema, meu caro, é o comando. É dele que vem as orientações e a filosofia da instituição. Basta olhar para a PM de SP sob comando miliciano bozoloide. Óbvio que é possível treinar adequadamente os policiais e enquadrar os que desrespeitam as regras, leis e orientações, o que nunca ocorre. Mas você tem razão, não há uma diferença substancial nas ações policiais quanto ao requisito brutalidade e letalidade contra os mais pobres. Mas se eles são de direita, fazer o que?

  15. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Uma polícia que deveria ser extinta (ou melhor, substituída, completamente reformada, modificada), estendendo seus tentáculos. Com apoio de Tribunal de Justiça de São Paulo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O TJ SP sempre foi reaça, misógino, racista e discriminatório. Não espere daí nada diferente. Alguém tem dúvida de que o estado é capturado pela elite, como já dizia o velho Marx? Isso nunca mudou!

  16. ANTONIO CZAS

    Polícia militar é resquício da ditadura. Tem de ser extinta. A polícia deve voltar a ser única, ai separados os quadros ostensivos, repressivos e investigativos, mas sob comando único, sem aquartelamento e portanto fazer o que deve: policiar.

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      A época do império tinha as seguintes condições ao povo : o voto era censitário, ou seja votava que tivesse propriedade e desde que fosse homem. Tinha escravidão, exceto no último ano de império, tinha capitão, jagunço e coronel para eliminar sem ser molestado, minimamente. É desse período que ambos não vivemos mas que você tem saudade ?

    2. Paulo Roberto Taveira

      Vc confirma: o problema é a república e não a pm. Quantos golpes tivemos na república? Vc já estudou o período Deodoro/ Floriano? O q fizeram com o povo e vêm fazendo desde então?

    3. ANTONIO CZAS

      Taveira, a PM do ilustre patrono Tobias, de fato vem do Império. Mas o desvio vem com a ditadura de 64 que deu licença para caçar terroristas e não terroristas, semeou ali a impunidade corporativa. Favoreceu o crescimento das milícias.

    4. Paulo Roberto Taveira

      Czas, a pm é antiga. Vem do Império, quando não havia ditadura e foi a época mais democrática da nacionalidade. A república desvirtuou tudo.

  17. Lis P Junqueira Safra

    Excelente matéria estamos aumentando a fila com processos na corte internacional. E os poucos que tem acesso a informação não nos colocam a par. Ficamos sabendo qdo os que estão fora do País nos mandam notícia . A folhaoderia ter mais compromisso com os leitores de décadas e nos colocar a par. Não vai nada bem

    Responda
  18. paulo werner

    Ah, a magistratura de SP! Aquilo não tem solução.

    Responda
  19. JOSE CAMPOS

    O que autoriza é o braço jurídico do grupo de extermínio.

    Responda