Elio Gaspari > Lula caminha para um vespeiro com revisão na previdência dos militares Voltar
Comente este texto
Essa página não esta mais disponível.
Leia Mais
1 2 Próximas
Sei de militares que se aposentaram aos 40 anos e há um, notório e finório, que recebe desde os 33. E há as pensões de filhas e há os mortos-vivos. Há coisas em Pindorama que até Zeus duvida. Nada é mais tolo do que comparar funcionários públicos com a iniciativa privada - onde não há a mÃnima segurança e a máxima competição. Não falam por bur/rice falam por excesso de esperteza - e de ná fé aliada a muita pretensão .
37K para alguém que nunca produziu nada e nem saber diferenciar alho de bugalho...
Esse senhor sabe quanto os militares recebem de soldo? Seus privilégios? Judiciário, assim como os militares são top comparados com professores federais. Talvez se fosse com essa classe o conteúdo do artigo seria bem diferente...
Respira, Elio, o Golbery já morreu.
Cortina de fumaça para o defcit público. Ação coordenada do governo Lula com os aparelhados do TCU, que não serve pra nada pois nunca pegou os corruptos do stablishmen. E o judiciário, que consome 1,3 por cento do PIB não entra na discussão?
Se os militares brasileiros “ganham pouco” mesmo, há de se avaliar e comparar com dados outros paÃses. Agora, a mesma coisa pode-se dizer dos juÃzes, dos policiais, dos professores e dos servidores médicos. Resta saber se o Brasil pode pagar mais para a categoria dos militares e todas as outras.
Ó...gaspari defendendo milico, vivà pra ver isso, esse mundo tá maluco, deve ser a idade!
Os salários dos militares, comparando com outras categorias do funcionalismo, não são maiores que as do executivo, e são muito inferiores aos do judiciário. O ponto problemático, é que apesar das reformas que têm sido feitas para um ajuste gradual, o tempo para aposentadoria no passado, era memo muito pequeno, o que inchou o efetivo, mas a tendência de correção já está em curso.
Enquanto temos jornalistas sérios que defendem a igualdade na sociedade. Temos outros que acham que os privilégios dados ainda são poucos. Impressionante alguem cogitar isso sem ganhar nada em troca.
Bom. Já faz tempo que o Élio mostra ter perdido dignidade. Não é de hj que escreve txts vergonhosos claramente em nome de interesses pessoais mesquinhos. Mas esse aqui é a cereja do bolo. Não contente em difamar a comissão da verdade, que cumpriu um papel único no paÃs de começar a investigar a fundo ocs crhimes dos milicos (investigação que não seguiu justamente pela pressão exercida pelos fascistoides que ele protege), ainda tenta defender essa excrrrecencia que são as mamatas desses inúteis
Qdo aparece na chamada que milicos ganha pouco, achei que ele iria falar do soldado raso. Mas para o Élio, 37k de pensão num paÃs com uma massa tão grd de pobres. E pensão as custas do contribuinte. E pior: 37 k para um ser que já goza há décadas de milhões de outros privilégios. E o que entrega em troca? Nada além de frequentar clube militar, fomentar teorias conspiratórias e tramar contra a democracia do paÃs.
Lula vai acabar com essa classe corrupta e parasita. Aposenta todo os milicos e manda embora o resto. Não fazem falta, muito pelo contrário, incomodam.
Desde 05 de outubro de 1988, a Carta de Ulysses fez das GRANDES FORTUNAS um fato gerador de tributo. Há 21 projetos de Lei fixando as hipóteses de incidência a partir de R$ 6 MILHÕES. A "mediana" dos ULTRA-RICOS nos 21 projetos de lei é DEZ MILHÕES em diante, subtraÃdos empréstimo, dÃvida e IR da PF. O imposto sobre grandes fortunas previsto no artigo 153, VII, da CF/88 arrecada R$ 70 BILHÕES/ano. Nos últimos 35 anos, DOIS TRILHÕES escorreram pelo ralo da "isenção tácita explÃcita". TSt Tst tst
O problema é que existe muito cacique para pouco Ãndio (excesso de oficiais generais); muitos oficiais de carreira para poucos praças de carreira. Quando chega a capitão, com raras exceções, já não quer fazer muita coisa! Muitos generais mal sabem ligar o computador. Uma vez foi recebido uma correspondência militar, com todo o texto alinhado à esquerda, em vez de justificado, assinado por um general (não que ele tivesse redigido, mas...)! Ah, e as pensões para as filhas solteiras...
O Gaspari está a serviço do lobby das fardas? Um sujeito, no Brasil, se aposentar com 37 mil reais por mês é pouco? Meu Deus, que texto sem noção...
É uma vergonha um artigo vindo de vc cm uma comparação terrÃvel dessa, onde trinta e sete mil é salário ruim, por essas e outras q estamos descambando mais pra bangladesh q pra suécia, a violência e as drogas tomando conta de tudo, onde a elite só fala de salário, destrui-se todo legado do plano real cm ampliação recorrente das despesas cm pessoal, só cm ativos e inativos militares são dois bolsa famÃlias por ano. Faz conta homem ou não se mete onde não conhece, ficou feio essa
Se salário de 37 e 20 mil é pouco, fico pensando qual qualificação o Gaspari daria ao meu contracheque...
Pode-se discordar deste artigo de Elio Gaspari. Agora, ele um dos que mais conhece os militares e entende o seu meio, nos meios de comunicação. Sua coleção sobre a ditadura militar que o diga.
Olha Humberto, começo a achar que esses três volumes foram tudo que ele fez na vida que prestasse. De fato são ótimos livros. Mas por outro lado, usa muito mal esse conhecimento. Pior, parece que em troca das informações que recebeu para o livro, cumpre esse cerviço de lambe coturno de milico golpista
Toda vez que leio o Gaspari, lembro de Paulo Henrique Amorim dizendo que ele, o Gaspari, e José Serra (por onde andará?) se reuniam na madrugada para trocar receitas de veneno. Esse artigo é pura receita de veneno.
Perfeita recordação José. Parece que o Gaspari tá querendo ser um Garcia
peço a anna guimarães que inventarie os historiadores profissionais da ditadura militar, para avaliar o status desses volumes de tio elio. é bom não confundir reportagem com história - e sobretudo não se esquecer que o colunista privatizou e ainda privatiza a memória do perÃodo.
Já eu me lembro do Alexandre Gracinha, "entrevistando" general Ditador com voz meiga e submissa...
Desculpe-me Anna, mas escrever livros não dá 'autoridade intelectual" a ninguém sobre qualquer assunto. FHC, para ficar em um exemplo, disse que era para esquecer o que escreveu.
Gaspari tem diversos livros publicados sobre o regime militar e tem autoridade intelectual para escrever sobre o assunto.
90% da população ganha menos que 4 mil reais e vem esse tio falar que 30 mil é pouco?
Infelizmente o civil é OBRIGADO a contribuir para o INSS. O teto é baixÃssimo e quase inatingÃvel. Legisladores, militares e autarquias tem regime próprio de previdência - pagos pelos mesmos civis que contribui ao INSS. É extremamente urgente que essas previdências sejam revistas. A Economia precisa de urgentes cortes na despesa. Não aguentamos mais pagar por tantas regalias e recebermos aposentadorias vergonhosas.
Sim, mas tem os 5% que ganham muitissimo mais, juizes federais inclusos. Se esqueceu que vivemos no paÃs campeão em desigualdade?!
Os militares brasileiros são um peso morto que a sociedade é obrigada a sustentar. De essência golpista, buscam somente perpetuar privilégios que datam do Império. A extensão de pensões às filhas dos militares, que às tornam mulheres de vida fácil, por si só justifica a revisão das aposentadorias da caserna.
Sobre a repressão à Guerrilha do Araguaia cumpre ressaltar que diversos relatos e testemunhos apontam para o uso sistemático de tortura contra guerrilheiros capturados. Muitos desses prisioneiros nunca foram oficialmente reconhecidos ou tiveram seus corpos devolvidos à s famÃlias, caracterizando o que hoje conhecemos como desaparecimento forçado. A população local, que muitas vezes foi acusada de colaborar com os guerrilheiros, também sofreu represálias. Existem relatos de tortura e execuções.
Veja o argumento: pouco receber 30 salários mÃnimos de aposentadora para fazer absolutamente nada de produtivo. A FSP devia falar para o Elio: se escrever sobre militares, não será publicado. Seria o mÃnimo de respeito aos leitores. É como um colunista de esportes que não consegue manter a cabeça no lugar ao falar de futebol brasileiro, não deve ser proibido de escrever, mas vetado de falar sobre assuntos dos quais não consegue falar.
quem ganha mal é a população brasileira que trabalha para garantir os privilégios do Judiciário, Legislativo e Militares..
Muito bem Amorin
Senhor Gaspari, sempre admirei suas colunas, mas agora você foi uma decepção com esse artigo. Militares tem uma série de vantagens e não ganham mal. Além de garantia no emprego, comida excelente gratuita, etc...
Que vergonha, Sr. Elio, o passador de pano dos golpistas. Por que a diferença entre os civis e os milicos? Qual a justificativa? Tá saindo muito caro caiar muros e meio fios. Olhe para os lados e veja a aposentadoria dos civis, em especial quem está no INSS, tendo como teto 7k e uns quebrados que, para atingir, tem que ter contribuÃdo por 35 anos pelo topo e ter 65 anos de idade, ora me poupe de tanta insensibilidade e sabujice!
É isso mesmo, produção? 37 mil é pouco para um militar? Com a palavra, os professores e sua luta por um piso salarial digno.
a coluna de hoje parece ser o epitáfio de tio elio. que morte horrÃvel.
não satisfeito em privatizar a memória da ditadura, tio elio agora imita o general villas boas.
Uma coisa devemos reconhecer, Lula tem culhoes de aço, coisa que Bolsonaro sempre sonhou ter mas nem o gosto sentiu.
Que papo...
como disse antes, repito: forças armadas brasileiras, desde 1899 até villas boas defendendo o estado dando lapadas no povo. censura essa, dona folha.
tio elio em modo general villas boas. o que o colunista parece não saber é que luiz inacio não é o STF.
O roubo de idosos que trabalharam e contribuiram antes de 1994. Demontra que tudo é possivel para dificultar.
Esse Gaspari se supera. Pouco 37 mil? E um.professor.com qto se aposenta? E a assistência médica dos milicos? Tudo grátis e de 1a.linha. E a idade com que se aposentam? Precisa ser muito cÃnico para dizer que, em um paÃs como o nosso, uma aposentadoria de 37 mil é pouco.
Pra quem não sabe, o General Médici, aquele que endureceu a ditadura e a tortura, adotou a própria neta como filha, pra que ela recebesse pensão. Ta por ai viva e recebendo. Pagamos (para eles e filhos) casa, comida, saúde, roupa, passagens, estudo (porque educação eles não têm), aposentam cedo(a maioria entre os quarenta e cinquenta, tem um inelegivel que aposentou com 32 ), jamais produziram nada além do que vimos em janeiro do ano passado, no ataque a BrasÃlia. Mas o Elio quer mais.
O cara acha pouco 37 mil como gratificação pelo golpismo patriótico, para depois de aposentar ficar no zap espalhando fake em prol do Capetão Fascista. Acorda Lula, chuta esse Múuucio pra longe, ele é clone do Gaspari.
Esse tema, antes de ser vespeiro, é uma questão de justiça social. Nada justifica a diferenciação aos privilegiados militares. Não há como manter essa aberração.
forças armadas brasileiras: desde 1889 defendendo governos dando lapadas no povo. e com tio elio como heraldo, como não seguir na mesma trilha de villas boas?
"Um general brasileiro vai para a reserva, depois de pelo menos 35 anos de serviços bem avaliados, com R$ 37 mil de salário." acaso tio elio sabe com quanto um docente de federal em final de carreira vai pra casa, depois de 4 anos de graduação, mas 2 de mestado, outros 4 de doutorado, contribuindo 35 anos e não podendo ter menos que 65 primaveras de idade? e se soubesse, acaso haveria se arriscado a um tal mico na coluna de hoje?
Podemos viver com o teto (minoria) da Previdência, por que eles não? Não pagam casa, escola, transporte, remédios, hospitais, e acham pouco RS 35/40 mil?
Os militares são iguais aos seguros de acidentes e catastrofes, tem que ser bons e confiaveis, mas temos que torcer para não precisar.
Uns são golpistas e os outros alegam catástrofe natural imprevisÃvel, para não pagar. Lei dura nos dois.
Segundo o Ellio, os militares são sagrados como os bois na Ãndia. Intocáveis. R$ 37 mil é pouco? Para ficar bebendo whisky 12 anos e com Viagra/próteses penianas de brinde??
Que lutem como os civis.
A previdência só serve aos militares, civil ganha menos, qualquer poupança supera a sua engenhosidade financeira. Agora tem que depender do vizinho para se aposentar
Não é vespeiro para civil porque não existe legislação que o defenda. A previdência tem aproximadamente 4 milhões de processos. Precisa ser encerrada
Com certeza , de modo claro , contundente e esclarecedor , o articulista Elio , com sua gigante habilidade escrita , demonstrou a realidade da caserna desconhecida por muitos . Façamos votos que o Sr PR e Ministra Da Gestão , leiam e entendam q os militares , em especial o EB , não vivem com mordomias ou penduricalhos . É isso
O Markus está sendo irônico gente. Só pode.
Não consigo entender porque este pessoal da direita acha que tem que prestar vassalagem para militares, banqueiros e embarcar em propostas absurdas partindo de moleques deputados. Pode-se fazer oposição sem cair no ridÃculo de se expor dessa forma. Mas aà não seria direita?
hein!!!?
37 mil no bolso no final da carreira é, de fato, quase espartano, não mesmo?
Todos os brasileiros, militares ou não, do judiciário ou não, funcionários públicos ou não, deveriam se aposentar com o teto do INSS. Restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos.
Apoiado. Quem quiser mais que isso, faça uma previdência privada.
Perdi meu tempo
Não é que ganham pouco, o problema é que querem vida de milionário. Quando estão na ativa têm casa, escola para os filhos e não pagam praticamente nada. Quem quer vida de milionário não pode entra para o setor público. Esse é o mal do Brasil, a elite quer viver como milionário sendo juiz, militar ou promotor.
Pela extinção da Morte Ficta para os maus militares. Contraria a Constituição Nacional os PrincÃpios:Isonomia trata de forma desigual o mau servidor militar com o civil;Moralidade:paga imoralmente a um mau militar e Interesse Público: não há nenhum interesse público os contribuintes sustentarem o Mau servidor público Militar. Sustenta a FamÃlia? Na hora que estava descumprindo a Lei, o Mau militar não pensou na FamÃlia. Muito me admira, os excelentes servidores militares,concordarem .
Trabalhei por quase quarenta anos e me aposentei com um décimo desse valor, a aposentadoria da imensa maioria sim é uma vergonha.
Então somos dois. Trabalhei trinta e sete anos para aposentar e continuo trabalhando para sobreviver.
Apenas um entusiasta , apreciador de um artigo inteligente e muito contundente , formador de opinião , marcante , presente e, que com certeza fará surtir os efeitos , num caldeirão cheio de rancor , odio e ideologia . É isso .
Li um comentário do Markus acima e tive certeza que ele estava sendo irônico. Não estava pelo visto. Conclui-se que ou ele é um dos privilegiados ou, por alguma razão, se presta a ser capacho desses privilegiados, tal qual o Gaspari
hein..
se markus deseja sosssego depois de dizer bobagem, a solução é uma entre duas: ou nos poupe de sua ignorância ou aguente a bronca.
Assim o senhor Elio acha que tudo isso é um vespeiro e que deve ficar como esta. Para um mecanico, motorista, pedreiro, garçom, que trabalha duro até aos 70 anos pra tentar um minguado salario minimo do INSS o senhor Elio acha muito justo. Para um mourão, vilas boas, etchegoyen, que nunca produziram um palito de fósforo queimado e ainda passaram a vida nos ameaçando com ditadura , trinta e sete mil mais penduricalhos é pouco. Pano e esponja na mão do seu Elio. Tudo para ficar bem com a tropa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Lula caminha para um vespeiro com revisão na previdência dos militares Voltar
Comente este texto