Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amarildo Caetano

    Muita hipótese .Nada concreto .

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    vale buscar Ron Unz Covid Was an 'Anti-Economy' Bioweapon by the U.S. Against China

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tanto artigo como no youtube

  3. Marcos Ludwig

    A FSP resolveu publicar apenas hoje (dia 23/6) um op-ed de conteúdo controverso que o New York Times publicou no dia 3/6, ou seja, 20 dias atrás. Houve tempo para a FSP considerar os comentários que se seguiram à publicação original, inclusive vários artigos que questionam a validade dos argumentos e, portanto, confiabilidade das conclusões. Por que não apresentar ao leitor brasileiro mais de uma opinião sobre o tema, com alguma outra fonte abalizada?

    Responda
  4. Von Rho

    E agora, Átila Iamarino?

    Responda
  5. Rogerio Lima Afonso

    Reportagem convincente expondo que o SarS-CoV-2 teve então uma mãe Shi Zhengli e vários pais sino-americanos...

    Responda
  6. Joabe Souza

    Ainda que a hipótese do texto não se confirme, só a possibilidade mesmo teórica de que outra catástrofe dessa magnitidude seja causada por falhas em protocolos de segurança em pesquisas dessa natureza deveria levar ao estabelecimento de uma governança internacional nos moldes da que existe para a utilização de energia atômica, por exemplo.

    Responda
  7. Valdir Teixeira da Silva

    Segue o dinheiro e descobriremos quem fez o vírus, empresas americanas e europeias ganharam e continuam ganhando bilhões com o antídoto.

    Responda
  8. Paulo R Justo

    Evidente que o vírus veio de laboratório. Naquela região da China que querem culpar pelo início da COVID, os habitantes comem morcegos a muitos miles de anos e nunca contagiarem ninguém. O vírus saiu de laboratório e se espalhou pelos aeroportos, visto a quantidade de aeronaves que saem da China para todo o mundo. Resposta básica mas contundente. Os governos manipulam toda sorte de vírus letais.

    Responda
    1. Leonardo Oliveira

      Paulo, também acredito que a hipótese do laboratório é plausível, mas o argumento de que "os habitantes comem morcegos a muitos miles de anos e nunca contagiarem ninguém" não é válido, porque para funcionar ele pressupõe que vírus não sofrem mutações. Os habitantes comem morcegos há milhares de anos e não se contagiam > Um dia o vírus sofre uma mutação > O vírus mutante passa a contagiar pessoas.

    2. Rodrigo Caldas

      Exato. Para provir do mercado, o paciente 0 seria um intermediário no início da cadeia de mercância dos animais e não alguém diretamente do mercado com um laboratório que produz e manipula patógenos iguais aos Sars-Cov2. Jogar a culpa no mercado afasta o problema inerente ao tipo de pesquisa desenvolvida e as razões dessa pesquisa, que não sao humanitárias, não procuram a cura de uma doença. Pelo contrário, procuram aprimorar os patógenos e causar doenças mais mortíferas.

  9. Anderson Costa

    FSP querendo fazer concorrência com a Brasil Paralelo. O fundo do poço

    Responda
  10. Frederico de Souza Cruz

    Mais um artigo com certeza pago para tentar destruir a imagem da China. O artigo é bem fantasiado de artigo científico, mas na verdade não traz evidências e estimula a especulação. Este é o objetivo.

    Responda
  11. Haroldo José de Matos

    Artigo polêmico, que ao contrário do que propaga, não traz nenhuma evidência. A questão da clivagem da furina já foi bastante discutida. É só ler o livro do David Quammem, “Sem fôlego”. Creio que esse tipo de opinião só traz confusão, e coloca lenha na fogueira das teorias conspiratórias. Sem dúvida, ele traz de volta o viés da disputa eleitoral americana. Lamentável decida essa de publica-lo. Por que, por exemplo, não entrevistam Dr. Carlos Morelll, brasileiro que foi integrante da OMS?

    Responda
  12. Fernando Yokota

    Essa mediocridade do povo me causa tristeza, pessoas julgam textos com base no titulo, nao leem, nao buscam as referencias citadas, nao veem outros artigos, tudo que é contrário a opinião delas é errado e portanto criticado e diminuído.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Não entendi Fernando. Das críticas que li aqui, a maioria fala que é um artigo especulativo e sem base corntifica, inclusive com alguns apontando referências bibliográficas pra sustentar a crítica. É dessas que vc está falando? Claro que o jornal tem direito de publicar qquer tipo de opinião. Mas tb é verdade que há opiniões mais sérias e outras não. A FSP que se quer um jornal de qualidade, deveria selecionar melhor o que publica

  13. Aristides Silva

    E a história se repete: que a pandemia de Covid tenha surgido em laboratório chinês; que havia armas de destruição em massa no Iraque, idem indústria farmacêutica no Sudão, e a FSP dando palco pra essa gente.

    Responda
  14. Paolo Valerio Caporuscio

    Origem suspeita e da para desconfiar com intenção de sabotar a economia mundial e dominar o mundo.

    Responda
  15. MARIA F LUPORINI

    Opinião com cheiro de propaganda ocidental contra a China. O que aconteceu com a Folha?

    Responda
    1. Leonardo Oliveira

      Mas a Folha não era comunista? Não era a Foice de S. Paulo? Vocês precisam se decidir, moçada.

    2. PAULA FARIA

      Se fosse propaganda mesmo, a parte do financiamento da pesquisa pelos EUA teria sido omitida.

    3. Frederico de Souza Cruz

      Concordo Maria, não posso deixar de me lembrar do livro Criadores de Dúvidas de Naomi Oreskes, onde ela mostra como um grupo de cientistas, com muito nome, mas sem nenhuma expertise fizeram uma campanha para provar que não havia evidências de que tabaco causava câncer. A indústria do cigarro agradeceu mas não convenceu. Este mesmo grupo de cientistas fez campanha contra os estudos de Mudanças climáticas. Os falcões e industria pesada americana, agradeceu mas também não convenceu.

    4. Daniel Liaz

      Sim Dalton. Assim como a folha poderia publicar artigos do Constantino, do Pondé (ops, esse ele já pública), da Ana Paula do Vôlei, do Adrilhes etc. Todos serão reproduções de artigos com autor identificado. A questão é a qualidade do conteúdo do artigo e esse deixa muito a desejar. A folha deve saber disso. Mas pública pq estimula as teorias dos bozolinos e assim ganha leitores apelando pra vulgarização. Sacou?

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      A FSP está apenas reproduzindo artigo com autor identificado, e a abordagem desse autor se mostra por demais plausível. Ou você acha que não há importância nisso ?

    6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Cheiro e cor caracteriscos.

  16. NIvalde Castro

    Importante a FSP ser mais seletiva na publicação de "materias" como está, que indicam claramente o objetivo norte-americano de acirrar a disputa econômica com a China,

    Responda
  17. Denise carvalho schneider

    Adeus, FSP.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não se vac, precisamos de vc.

  18. Everardo Ramos

    No andar da caminhada, em breve a Folha também vai publicar matéria "provando" que quem toma vacina corre o risco de virar jacaré...

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ela já está pesquisando a mutação em seus laboratórios liberais, e parece que tem financiamento do Trump research center for cattle genétics

    2. MARIA F LUPORINI

      Ou "provando" que vacina causa câncer. RIP FSP.

  19. MARIA F LUPORINI

    Pseudociência da pior espécie. Começando com o erro de português na manchete. É porque, junto, pois não é uma pergunta.

    Responda
    1. Sérgio Sayeg

      Pseudociência talvez. Erro de português não.

    2. Rafael Frate

      A manchete traz interrogativa indireta, não se tratando de sub. adverbial causal. Portanto, o 'por que', separado, está correto. ;-)

  20. Pablo Leite

    Sempre que eu vejo a Folha dando espaço a opiniões esdrúxulas, fico com mais vontade de cancelar essa assinatura. Opinião sem base científica, embora emitida por uma cientista, que se insere no contexto da guerra geopolítica entre USA e China. Os USA estão com o nome sujo por apoiar guerras sujas, e aí precisa de um factoide para arrastar o nome do seu grande rival global.

    Responda
  21. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Não li. A Folha está a um passo de se declarar negacionista e sair do armário do bolsonarismo ignorante e explícito com direito a terra plana. Há outra forma de entender uma chamada como esta, de um assunto cientificamente pacificado, na capa do jornal de domingo?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Leia. Nada tem a ver com os comentários lacradores.

  22. Rodrigo Caldas

    O ser humano é um animal desprezível. Financiar estudos e pesquisas para se criar virus os mais mortais possíveis. 25 milhões de mortes e outros tantos milhões com sequelas. Em nome do quê? Disso. Uma guerra biológica. Ou pior, uma simples experiência na qual o mundo é a cobaia. O inferno é aqui.

    Responda
    1. Rodrigo Caldas

      Para provir do mercado, o paciente 0 nunca poderia ter saído diretamente de lá pois até chegar ao mercado, o animal infectado teria contaminado outros intermediários no caminho, o que não houve. Então sobra o laboratório, algumas das questões são, para que financiar pesquisas milionárias na criação de vírus e não de vacinas ou remédios? Houve vazamento deliberado ou um erro na biossegurança? E é aqui onde cada um acredita no que quiser.

    2. Rodrigo Caldas

      N vão ser apresentadas "evidencias científicas de fato" acerca do assunto. São conclusões extraídas de provas indiciárias. O que é plenamente cabível. No CPP, indício é a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias. O vírus proveio da Wuhan. Fato. Havia um laboratório p criação de patógenos c essas características e um mercado de venda de animais silvestres. Fato.

    3. Rodrigo Caldas

      Meu caro, n é o primeiro artigo que leio sobre as origens da Covid. Laboratorio ou o mercado proximo de wuhan. E eu concluo pelo primeiro. Vc conclui o q vc quiser. N importa a diferença e n afasta o fato de que eu e vc continuamos cobaias. Sejam de patogenos, seja de desinformação. Quer brincar de superioridade mental continua com os teus posts aí que nesse aspecto vc ganha, n tenho como contra-argumentar esses fatos todos que vc apresenta em contrário à matéria.

    4. Daniel Liaz

      Mas sim. Tem muita gente cruel e com poder no mundo. Lembro de um certo presidente que deixou o Amazonas desassistido com a finalidade de fazer teste com seres humanos qto uma suposta imunização de rebanho. Lembra?

    5. Daniel Liaz

      Eita Rodrigo. Tomou então o que diz esse artigo como verdade. Não me surpreende que o Dalton gostou, uma vez que esse papo cai como uma luva no delírio bozolino. Mas calma lá amigo. O artigo é especulativo e não apresenta evidências científicas de fato.

    6. Dalton Matzenbacher Chicon

      Parabéns pelo seu comentário. Os limites do assunto são esses, ou vinculados a esses. A babação passional que se vê acima e abaixo são deploráveis.

  23. Jorge Rodrigues

    No auge da pandemia de covid-19 a imprensa filtrava e até censurava qualquer informação ou opinião de que o vírus teria sido "criado", por acidente ou não, em laboratório da China. Quem pensava assim era rotulado de bolsonarista, obscurantista, fascista ou extrema direita.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Sim Jorge. E quem continua nisso segue sendo negacionista e obscurantista. Esse artigo inclusive serve para essas pessoas. Qto a fascista e bolsonarista, nem todos. Mas sim, no Brasil os negacionistas quase sempre são bozolinos e, portanto, fascistas

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      E continua, quem mudou foi a folha.

  24. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Em suma, uma cooperação capitalista/comunista. Mas sinto um cheirinho de apoio da folha para uma formatação quase completa de uma verdade ainda longe de ser aceita. Aposto que o gado vai gostar.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sem dúvida que o gado irá gostar, como também sem dúvida que os babões irão negar.

  25. Jorge Peregrino Braga

    Para mim essa manchete não traz novidades, sempre soube que o COVID veio da China. O que eu não entendo é qual a finalidade de criar vírus letais para nos humanos. O que esses cientistas tem na cabeça? Achar que vai ter algum laboratório de segurança máxima que vai impedir a disseminação? Falhas sempre vão existir.

    Responda
  26. LUIS FERNANDES

    Como diz o artigo, em termos probabilísticos, a evidência e alta q foi descuido dos laboratórios chineses. Mas provar isso dentro de um governo chines fechado para a verdade sera difícil. E 25 milhões morreram e outras milhares de pessoas ficaram com sequelas na saude. A pesquisa militar e muito mais robusta q a civil.

    Responda
  27. LUIS FERNANDES

    O mais lamentável e o governo chines ao invés de investigar pra achar a verdade, encoberta os fatos e se isenta de qq responsabilidade. E o estilo dominador de Xi Jinping q o governo brasileiro acaricia com veemencia.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Daniel, aconselho a ir pra escola pra entender o artigo e comentar menos bobo bagem

    2. Daniel Liaz

      Sim Luiz. Esse artigo especulativo e sem fundamento sólido foi escrito exatamente para pessoas como vc

    3. LUIS FERNANDES

      Vamos deixar de tocar a Viola abaixo. Alinhar com a China e bubu rrice pois so querem conquistar o mundo invadindo territórios (vide Taiwan). O imperialismo americano nao e nada comparado com os regimes totalitários chineses e russos.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Veemência (ou dementia?) eh bater continência em público pra bandeira dos eua

  28. Washington Santos

    Todo artigo com "não teme a verdade" apela para o mais baixo grau de sensacionalismo que conhecemos. Mas vende e é isso que importa. E sempre cai como uma luva em teorias da conspiração. Saudades quando tínhamos jornal com jornalista...

    Responda
  29. João carlos Gonçalves de souza

    Interessante, um laboratório chinês em colaboração com cientistas americanos desenvolvendo um vírus altamente letal. As várias combinações genéticas aumentaram a letalidade. Aí precisa ser testado , mas perderam o controle.

    Responda
  30. José Cardoso

    Entendo que o objetivo das pesquisas era saber como esses vírus se modificam na natureza gerando epidemias em humanos. Mas a descrição sugere mais do que isso: uma busca deliberada para gerar artificialmente novos vírus. E por que os EUA apoiavam uma pesquisa dessas na China? Se foi por segurança (em caso de acidente está muito longe de nós) deu (muito) ruim.

    Responda
  31. Maurizio Ferrante

    Ah sei!

    Responda
  32. Hercilio Silva

    Muita especulação, sem evidências.

    Responda
  33. Antonio Neto

    Qual é a utilidade desse estudo que mais parece especulativa que científica? É para culpar a China? Ou promover a cientista? Seria mais útil apontar soluções infalíveis e mais econômicas de imunizar a população no presente.

    Responda
  34. PAULO CURY

    Para mim o mais importante não foi discutido, era uma arma bacteriológica que estavam buscando ou era pesquisa pura, Qual era a finalidade da pesquisa?

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Mas então, c base só nesse artigo tão fraquinho vc já dá como certo que foi de laboratório?

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Como os EUA estavam metido no negócio, ou era lucro ou arma.

    3. Leonardo Pereira

      Exato, isso faz toda a diferença. Entre a irresponsabolidade cientifica e o crime contra a humanidade.

  35. Raymundo de Lima Lima

    Embora mostre dados,matéria é especulativa. Hipóteses são afirmações provisórias q precisam ser investigadas com metodologia adequada, para ser apresentada,debatida. Made in NYT, esta matéria é suspeita, visto conluio Trump-Biden-midia anti-China. Precisam culpar China p declinio d EUA. A matéria não reconhece pq os EUA são responsáveis p ser primeiro lugar dmundo em mortes d Covid-19: não tem SUS;qqer ida a hospital é uma dívida p toda vida.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Análises ou críticas por simpatia não têm prestabilidade.

    2. Leonardo Pereira

      A chance de ser natural é muito remota. Porque nunca se disseminou antes? Ha quantos milenios existem esses mercados de carne na China? Tudo muito mal explicado. Pra mim foi desenvovido como arma biológica é altissimo, ainda mais num centro imunológico estatal.

  36. Roseli Tuan

    Matéria originalmente publicada no NYT. Essa tese é ainda uma especulação. Se a FSP e seu editor/a da área de jornalismo científico fossem mais críticos publicariam junto a este artigo evidências ( genéticas, inclusive) que apontam a probabilidade do vírus ter passado de forma natural de animais para humanos, assim como outros vírus, como ebola. Leitor informado é leitor com todo tipo de informação acessível.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema é que nunca houveram essas evidências. Pode ter sido qualquer coisa. Mas é bastante intrigante o contágio ter se iniciado justamente no mesmo local que pesquisava desenvolvimento e adaptação do mesmo vírus. Porém, não necessariamente foi essa a origem.

  37. Carlos Amorim

    Uma das coisas mais impressionantes que vivemos foi o alinhamento da imprensa chamando negacionismo ou fanatismo, qualquer postura científica que fosse diferente. Temos a questão do surgimento do vírus, das máscaras (que hoje, Meta análises mostram pouca eficiência pra combater pandemia), dos riscos eventuais da vacina (Astrazenica e Jansen) e por aí vai

    Responda
  38. MARCO ANTONIO POLISELI

    Na época nem se podia dizer vírus chinês! Quem vai ser chamado de genocida agora?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nada a ver uma coisa com a outra.

    2. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe dessa caricatura. Que vida miserável. Possuído pelo bozó! A mente go cara: zumzumzum. Bozó é o maior. Zumujmzum. Comunista no armário. Zumzumzum. Marxismo cultural. Zumzumzum. Bozó é o maior.

    3. Solange Hette Stella

      O que tem a ver o surgimento do vírus com a negligência e o negacionismo com que o Biro Liro e sua trupê enfrentou a epidemia causando milhares de mortes? Só um discípulo do Bozo pra misturar alhos com bugalhos

    4. Joao Pinheiro

      No Brasil? Bolsonaro, claro!

    5. Raymundo de Lima Lima

      O vírus pode ser chinês, assim como o virus da gripe espanhola na verdade era norte-americano. Ganha quem produzir melhor marketing. E o caso da Mary Tipo?

    6. Raymundo de Lima Lima

      Seres humanos tem uma alta capacidade d cumpar os outros. Antigamente era chamado d bode expiatório. Os nazifascistas se especializaram em culpar ou responsabilizar os outros, para isentar d responsabilidade. Tanto Biden como Trump precisam culpar a China de tudo, inclusive d produzir virus. Junto com Musk culpa o BYD, culpam a China d construir pontes e estradas invejáveis, e por aí vai a extrema-direita e direita.

  39. Antônio Alves

    O laboratório chinês jamais assumirá a sua responsabilidade sobre o caso.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sem dúvida que jamais assumirá. Mas o pior é quantidade de comentários, acima, negando a plausibilidade da hipótese sob a acusação de campanha contra a China. A obviedade da evidência não importa. Importa só a babação ideológica. É triste o ponto ao qual se chegou.

    2. Leonardo Pereira

      Laboratório chinês: leia-se governo chinês .

    3. Rosemary Oliveira

      Mesmo assim não deixará de ser o responsável