Marcus Melo > O dilema institucional de Lula 3 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O texto é perfeito, infelizmente não há Projeto Brasil, os interesses pessoais e de grupos predominam e assim lá se vão quinhentos anos! E o povo pobre encabrestado, vivendo de pequenos favores públicos, bolsa daqui, bolsa dali! OrasilCaipira!
Algumas falas do Lula me lembram a princesa Isabel. Católica, ela não podia deixar de ver a enorme desigualdade como um mal. Mas as correlações de força tornaram sua posição utópica e insustentável. A monarquia, tanto a dos Bragança como a lulista, passa a ser identificada como "atraso", num mundo em rápido desenvolvimento.
Uai, da pra defender estás ideias, não? São idéias, e até se sustentam sobre seus pés. Se sobrevivem ao debate, sei não; mas entram por si sós, o que não é pouca coisa. Hahahahah, salve!
Pois é. O que eu comparo é a posição a favor dos mais pobres nos 2 casos. Será que um plebiscito após a abolição em que todos votassem, incluindo ex-escravos, mulheres e analfabetos, não manteria a monarquia de nossa Isabel a católica? Pois é exatamente essa massa que sustenta nosso atual monarca (não hereditário) Luiz I.
José, Prezado, eu não conheço grandes coisas de história, nem mesmo a nossa, mas parece-me que há sutilezas. A Dona Zabé, quando assinou a lei Ãurea, tinha consigo pedaços de modernidade. Houve Braganças de ponta - tá aà a memória do Imperador avant-garde em ciência que não nos deixa esquecer disso. Não obstante, as posições contemporâneas reaças do Bragancinha, "o prÃncipe", e de (salvo engano) seu pai, são reaça pacarái, ficaram no século dezenove - no inÃcio dele, digo.
Marcus, meu caro, por espaço, discutamos apenas seu primeiro ponto: o anti-mandato é uma configuração que só existiu após uma enorme campanha ofensiva contra o Lula e as ideias progressistas. Não esqueçamos de que tinha, na eleição que coroou o Bozo, 4O%contra2O% do Quadrúpede-ex-Chefe. A conformação do anti-petismo/lulismo levou 1Oanos de intenso trabalho, em uma eleição trambicada pela técnica-tecnologia das feiquenÃus onipresentes e uma prisão obstaculizante. Não é pouca coisa, não.
Qual seria o teor de certos artigos se a Folha fosse mais neutra, imparcial, no trato de polÃticas nacionais e internacionais e na apreciação dos temas da economia? Do jeito que está vale a máxima do ex filósofo Tiririca: "Quando eu odÃo, eu odÃo" Aguardo análise desse assunto pela omdudsman tão logo ela descole do trivial variado.
Murilo, Prezado, agora que li três vezes sua demanda é que me toquei: essa é a tarefa *do mandato* todo da Ombudsman, se não me engano. Deve rolar z espera-se, no conjunto da obra.
A verdade é que Lula é o coveiro da esquerda no Brasil. Lula é feito pé de eucalipto, ao seu redor, politicamente, ninguém cresce. O resultado esta aÃ; Lula velho, sem sucessores polÃticos; um sintoma clássico é o apoio a Boulos em São Paulo; se o PT tivesse um único nome minimamente competitivo, não abriria mão da candidatura. Isto é sintomático. Governo covarde, impotente, vendido ao centrão, medroso, acabrunhado.
Estamos vivenciando um Parlamentarismo Orçamentário. A maior parte de orçamento fica nas mãos de Lira.
Ele fica com o bônus e o governo com o ônus. Não tem que prestar contas. Lira e deputados do centrão não necessitam mais de Lula. Com as verbas que possuem, tocam obras, sem nenhum controle técnico, alheio à s necessidades mais urgentes do paÃs, em seus redutos eleitorais. Com isso ganham prestÃgio, poder e votos. Vão eleger a maioria de prefeitos e vereadores.
Sem a correspondente responsabilidade pelos resultados da grana capturada.
Tem razão Anete. E utilizarão este orçamento para se reeleger e elegerem novos cupinchas. E ainda tem a entrega de Ministérios e cargos estratégicos ao Centrão.
Chega descondenado. Já era. Vai preparando Alckmin. Já passou da hora ainda tem trouxas ,ais são poucos
O articulista parece que está escrevendo uma peça encomendada pra satisfazer e corroborar os augúrios da oposição fatalista que chega a dar orgasmo numa expectativa de derrocada do governo Lula.
Hahahahah, prezado João, eu chamaria tais previsões fatalistas de "engúrios"! Hahahahaha!
Pra surpresa de ninguém .
Não há dilema institucional nenhum. Lula e PT sempre souberam o que fizeram e hão de fazer, porque o único objetivo permanente, acima de quaisquer outros é perseverar e se manter no poder central: Lula IV! Assim foi com Lulas I, II e segue sendo em Lula III. O que precisou ser feito, o bem ou o mal, Lula não se negou em fazê-lo. A diferença para 2024 é que o protagonismo e a continuidade no poder custam mais caro. E o rei não mais pode dizer não saber que está desnudo e a nudez é indisfarçável.
Guedes disse que irÃamos virar uma Venezuela e o povo do ' Tomara que quebre' fica chorando.
Não consegue ver os sinais?
Malogrou? Apesar desse Congresso e dessa mÃdia Lula vai muito bem. Engraçado como tem jornalista que é subserviente aos patrões. E saber que a Folha já teve um Reinaldo Azevedo e tantos outros, hoje tem Dora, Demétrio... Que decadência!
???
Lula tem mandato. Perdeu mané!
Leia novamente.
O articulista acha que Lula malogrou? Que deu com os burros n'agua? O objetivo do governo Lula 3 repete os demais ideais do presidente: que os brasileiros, principalmente os mais humildes, tenham três refeições por dia.
"Entreveiro" retórico? Além de cuidado com a revisão de seu artigo, professor, parece que ele não tem nada a ver com questão institucional.
Abaixo os partidos e polÃticos camisas amarelas!
patético é comparar lula com o bozó, são quase iguais nas ideias retrógradas e na falta de planejamento Quando o lula for criticado os lulistas precisam ter argumentos para discutir e não atacar - então vcs preferem o bozó, o mesmo vale para os bolsonaristas Eu particularmente tenho vergonha de ser presididos pelos dois, mas se tiver que escolher prefiro a esquerda pelo lado social, mas não empenho meu nome para o Lula.
Malogram as tentativas, patéticas como essa, de atacar o governo Lula justo por suas qualidades: diminuir diferenças socio-econômicas brutais no Brasil. E malogram por reforçar nossa intenção de voto , pela Esquerda sempre.
Fora Lula!. Já deu o que tinha que dar
Já querendo tentar outro golpe?
Liderança reformista de verdade é o Bozo. O bolsonarismo veio pra desmontar o estado como tal. Veio para negar a ciência, desmontar as instituições, distribuir armas, entregar as finanças nas mãos de especuladores e liberar todo mundo. Esse modelo bang bang sim é reformista. Ele desestabelece o que há muito estava estabelecido. Reformista. Lula não. Está mais na tentativa ingrata de apear o super grandão do lombo do povo. Erra por vezes, mas sem dúvida é quem mais apanha da crÃtica. Óbvio.
De fato, Eduardo. Mas o Bozo, se pudermos chamar de "demolista", creio que é até mais expressivo: reflete a demolição, e também o Demo, o Canhoto, o Sete-Peles, inspirador dele e de seus mais eficazes operadores, como o Arnesto, o Jjjeegues e o impreCionante Weintrolha.
Esquece. Precisamos que dê certo!
Texto sabor ibad, exala o rancor contra qualquer polÃtica pública para mitigar a enorme desigualdade social brasileira, tarefa gigantesca que exige o compromisso debtoda sociedade brasileira.
Oh saudade do PHA!
Fora Cachaça! Fora Malddad!
Querendo golpe? Perdeu mané! Perdeu e não aprende.
Lula lá 2026
Texto amargo e falso de perdedor! Presidente Lula, eleito com maioria absoluta, continua com o apoio da maioria de brasileiros. Todos os indicadores econômicos e sociais mostram melhorias, durante seu governo, com o reconhecimento até das agências internacionais! O programa de equilibrio fiscal, mas com inserção do pobre no orçamento, está em pauta, para quem quiser apoiá-lo. Lula é um convidado obrigatório de encontros mundiais, defendendo sempre nossos interesses. Está certÃssimo!
Dalmo tentando preparar ambiente pro golpe? Desejo não é realidade. Não há crise, o paÃs cresce. E Lula não é Dilma e Alckmin não apunhala pelas costas como Temer.
Esse artigo é preciso: os planos de governo não foram cumpridos e só lhe resta improvisar até que Alckmin assuma, ou passar a faixa para a próxima liderança jovem, que foi feliz o autor. Estamos no sal, concorde ou não o leitor, todos no sal.
Tá parecendo a turma do negacionismo.
Mais um artigo tentando criar uma narrativa de derrota total do governo Lula. O articulista é canhestro mas sabe empunhar palavras para fortalecer a narrativa, que vem tentando se sobrepor à realidade. Depois de passar por Temer e Bolsonaro, com textos condescendentes, tenta reforçar a imagem que FSP e estadão vem tentando imprimir em nossas mentes. Ao mesmo tempo fortalece o que há de pior na polÃtica Lira e Pacheco. O neo liberalismo não descansa enquanto não trouxer o fascismo de volta.
Dalmo só faltou clamar "Deus, Pátria, Famìlia". Tá fora de modo, o gado agora tá tentando Heil Bozo!
A derrota total é do povo e da Nação.
Derrota total não existe. O Lula 3 até que começou muito bem. Mas desandou em bobagens para alinhar com o discurso vencido de ala da esquerda aqui e lá fora. Essa vizinhança amigável com ditaduras escrotas e uma administração preguiçosa em todos os setores do Governo vêm dando a imagem atual do Lula 3. Naquela reunião do Putin com o coreano gordo só faltou o Lula.
Não é preciso socorrer-se em Furtado, em artigo que suscitei aqui e o colunista nunca antes mencionara. Por quê? Porque até o mundo quântico sabia que Lula.3 seria pior que Lula.1 e ainda pior que Lula.2. Não se trata de dilema ou trilema institucional. Isto é "patetada" diria Conceição. Lula e PT deterioraram após a jornada de junho/13. A catástrofe de Dilma II levou Lula ao xilindró, donde saiu por um "hacker". 1964 não acabou. Os filhotes da ditadura ovularam. Cresceram. Já estão na ribalta!
"Aguentamos" quatro z Dalton, tá tudo no tempo regulamentar. Resultados, a conferir.
Serão mais dois anos de suplÃcio, não de mandato.
Pirâmide de base larga e de ponta cada vez mais fina
Superfaturou o quadro de ministérios, criando quatorze deles para satisfazer a ganância crônica dos maus polÃticos e continua apeado por que esses mesmos(urubus) polÃticos não deixam-no dormir, querendo desbancar ministros dos ministérios que não foram concedidos a eles. Pobre Brasil da pirâmide social de base larga!
E a� Conseguiu alguma promoção na Folha? Demonstrou que domina bem o português e ataca o governo por todos os lados. Senti falta de palavras de apoio aos bolsonaristas Narcisio e Nules, mas tu é de Pernambuco, né?
Ok. Cumpriu as ordens do frias, pode continuar contratado. A pilha de bobagens ditas o gado olha admirado e entusiasmado.
Dalton. Fique comentando os outros não. Fica feio. Tenha e publique suas proprias ideias. Senao fica parecendo q vc nao as tem.
Dalton. Fique comentando os outros não. Fica feio. Tenha e publique suas proprias ideias. Sena gica3 parecendo q vc nao as tem.
Contraponha. Quero ver.
Texto limpido. Excelente marcus. Nao aponta so o desfecho triste desse gov. Mas o futuro da esq apos ele
Exatamente.
APESAR DE TUDO, CONTINUO SENDO UM ENTUSIASTA, mesmo ñ sendo partidário, apenas pelo fato de haver retirado o pÃfio dep do baixo clero da PR, agora inelegÃvel. Lula 3 ainda é a famigerada classe partidária com suas neuras de manobrar como bem entenderem à s verbas públicas e blindagens de seus cargos pelos erros e pecados cometidos. Acho, com a visão de cidadão, que o Lula deverá indicar seu sucessor tipo o Haddad, por haver cometidos erros primários nas relações exteriores e por falar demais...
Não duvide que ele seja capaz de outra vez indicar a dilma.
E se o PT seguir vivendo em negação, acreditando num milagroso Lula IV, o tombo será tão feio que essa esquerda obsoleta dificilmente conseguirá levantar novamente.
Levanta. O Brasil é uma gangorra de babões. Um lado satura, fica pesado, e levanta o outro.
Ora, a esquerda é obsoleta. Mas ela por não possuir um plano de Brasil, o que nos resta de alternativa? A direita? Ela possui algum plano? A hegemonia neoliberal veio para ficar. O máximo que os dois espectros vão disputar são campos ideológicos inofensivos aos status quo. Infelizmente.
Lula e o PT perderam o bonde da história! Lamentavelmente!
Zë e Dalton são na época em q a História andava de bonde. O zap deles é por telégrafo. Baixar uma música é qdo eles tiram o vinil de uma prateleira alta. O último economista q eles leram foi o Adam. Não, não foi o Smith, foi aquele casado com a Eve.
KKK sim , cinco vezes , esse seu bonde, e vai perder a sexta. Tigrão.
Ah, Prado, você é que está ainda de bonde...
Concordo. Uma pena é o preço que se paga por isso.
Passou o tempo de Lula, o #3 teria sido dispensável, o #4 seria uma total aberração. Lula se imaginou voltando nos braços do povo pra dar a volta por cima, mas a realidade se impôs. Sem chuva de dólares, o projeto petista simplesmente não funciona. É hora de renovação polÃtica no executivo, se possÃvel nem pela esquerda, nem pela direita.
Amém.
Verdade. Só existe duas opções. O lado certo e o lado errado. Tanto a esquerda quanto a direita só querem gozar os prazeres da vida que a polÃtica oferece.
Seu diagnóstico faz sentido, mas só existem duas opções na polÃtica: o lado do povo ou o lado do capital. Deixe as ilusões de Polyana para a Tábata Amaral.
Deveria sair logo antes do declÃnio cognitivo piorar.
Já piorou
Excelente análise - daqui a pouco, os acólitos, especialistas de botequim, vão aparecer aqui para atacar o colunista, não os argumentos que apresenta. O problema é que Lula é profundamente iliberal, basta ver como se posicionou contra a invadida Ucrânia enquanto a Europa, Estados Unidos, Japão, Canadá, Coreia do Sul, etc., a apoiam. Escolheu mal, Lula, escolheu mal.
João Leite, já circula na Internet video em que um soldado russo atira na cabeça do próprio colega ferido matando-o. Com certeza, Lula está certo em apoiar esse tipo de exército tratando-o de modo simétrico ao ucraniano. Vc já viu o vÃdeo? Veja.
Nesse quesito acho que o Lula está certo. Tanto na Ucrânia como na palestina é guerra de interesse do governo americano. Tanto é que Israel está matando palestinos com armas fornecida pelo governo americano, assim como na Ucrânia.
Acabei de ler mais um comentário tipo de "acólito especialista de botequim" como vários que o antecederam.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > O dilema institucional de Lula 3 Voltar
Comente este texto