Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Serra

    Pessoalzinho formatado da esquerda adora comparar picanha com abóbora. Enquanto nos pesadelos petistas de 15 anos de governo houve calmaria e recursos na economia, além de corrupção desenfreada, o governo anterior teve pandemia, maior seca em trinta anos, alta do dólar e petróleo e o início da guerra na Ucrânia. Irracional tentar fazer qualquer paralelo com o céu de brigadeiro de hoje. Deixar inacabado o que começou e partir para novas frentes só tem um motivo: novas falcatruas e roubalheiras.

    Responda
  2. SONIA LOPES

    Esta matéria merece uma suíte a partir do gráfico de matrículas no ensino superior privado, público (estadual e municipal) e federal. Comparem a evasão nessas três modalidades entre 2013 e 2023. Verão que a não conclusão no ensino privado é altíssima porque a maior parte dessas matrículas é em EAD, que vem crescendo no país pelo seu baixo custo de implantação e alta receita constante. Além disso, as instituições privadas não investem em pesquisa, que consome uma boa parte do orçamento das IFES.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Parece que deveriam priorizar a qualidade e estão pensando em quantidade. A Suíça (ok, país pequeno e rico) tem menos de dez por cento na população formanda em Universidades; o foco é em excelentes cursos técnicos para todo o tipo de ocupação. Dizem que são melhores que a maioria dos cursos universitários da maioria dos países. Aqui, ainda é o fetiche do diploma, não do conhecimento.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Felipe, informe-se antes de revelar seus preconceitos e ignorância. Tente o Google. Reafirmo tudo que disse.

    2. Felipe Araújo Braga

      De onde você tirou essas besteiras? Agora deu pra inventar? Só abobrinha.

  4. Nelson Vidal Gomes

    Lula se revelou mais inteligente que todos os acadêmicos. Fê-los pensar que estava a seu serviço quando sempre se deu o contrário, sem que seus "superegos" (não no sentido freudiano mas de agigantados) paradoxalmente submissos a uma suposta ideologia que Lula nunca teve, senão a do poder pelo poder, se dessem conta disso. Mas "pode-se enganar todo o povo parte do tempo, parte do povo todo o tempo, mas não todo o povo todo o tempo." Namastê!

    Responda
  5. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Sigam os conselhos do pastor , pra que estudar

    Responda
  6. JULIO CESAR ZORZENON COSTA

    A reportagem tem erros factuais e cronológicos que precisam ser corrigidos. O campus.Osasco da Unifesp entrou em funcionamento em 2011. O terreno é que foi comprado em 2008. A obra começou em 2016; Depois vieram os cortes em Temer e Bolsonaro e a obra só não parou devido a emendas parlamentares. A obra está finalizada com recursos enviados no início de 2023, já na gestão Lula. Ela não está, portanto, sendo feita há 16 anos.

    Responda
  7. Zelis Pereira S Junqueira P F

    O descondenado vai muito mal

    Responda
  8. Waldir Roque Maffei

    Ó Folha? Quantas universidades e institutos federais o governo anterior fez no Brasil? Faz uma matéria sobre isso, que leitor precisa ser informado.

    Responda
  9. José Oliveira

    Lula, eu te amo... Lula 2026

    Responda
  10. Alexandre Sartori Barbosa

    Na verdade o acordo liberou verba para acabar as tals obras inacabadas E fazer os novos campis! Fora o aumento para o ano que vem! Faz o L Folha Pan!

    Responda
  11. CHEDES PACHECO DA SILVA

    A chamada da matéria deveria ser assim: "Deputados, salvem as universidades com o orçamento secreto."

    Responda
  12. Felipe Araújo Braga

    Pode-se criticar Lula em muitas coisas, mas na educação o PT foi o partido que exerceu as melhores ideias. Graças a Deus temos universidades federais, que representam a excelência do nosso ensino, junto com as universidades católicas. As particulares EaD são um desastre e o povo brasileiro é um dos menos educados e menos produtivos do mundo. Aqui em SP só a robustez da USP, Unicamp e Unesp fazem frente aos ataques!

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Vinicius. As três que vc cita são excelentes, mas felizmente estaduais.

    2. Vinicius Branco

      Felipe, vc sabe quantos analfa betos semi-analfa betos ha no Brasil? Separei as palavras porqie a FSP nao me deixa publica-la.

  13. marcos machado

    Lula entre o corrupto e o descondenado, sempre o mais do mesmo....

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Duro mesmo e seguir o inelegível o pior presidente que o Bradil já teve. Lula está em seu terceiro mandato eleito de forma democrática.

  14. Carlos Silva

    Este é o problema dos políticos brasileiros. E a população ao invés de cobrar quem quer que esteja eleito para finalizar o que foi começado com nosso dinheiro, continua polarizada defendendo seu respectivo guru, que por sinal não valem muito. O cerne da questão é a população e não o político. Que Deus nos ajude a abrir nossos olhos míopes.

    Responda
  15. marcos fernando dauner

    Meu filho iniciou seu curso de Engenharia Mecânica em dois mil e dez . Na época as obras do campus da faculdade de engenharia da UFSC , às margens da BR cento e um aqui em buracoville já haviam começado . Estão abandonadas há anos e o mato tomando conta .

    Responda
  16. Flávio Fernandes Marinho

    Durante 4 anos o inelegível não fez bada pelas universidades dado ao negacionismo ou falta de cultura mesmo, o atual governo trata todos os desafios e não perde tempo com motociatas.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Neli, Lula fez muito mas muito mais do que o Inelegível trabalhou no sentido de combater a pobreza e não o pobre.

    2. Marcelo Ribeiro

      E tem mais, disse que se Lula fosse eleito iria transformar clube de tiros em bibliotecas. Infelizmente Lula não tem esse poder, se não já teria feito. Depois de um governo de tamanha ignorância, tem gente que ainda defende esse indivíduo.

    3. neli faria

      O lula, Hoje, está no Poder há dezessete anos e o que fez? O bolsonaro foi um atraso para o Brasil, mas, lula foi mais ainda.O bolsonaro ficou no poder apenas quatro torturantes anos. Mas, lula ficou muito mais.

    4. SERGIO NEVES

      Só perde tempo com as viagens luxuosas. Isso ele sabe fazer muito bem.

  17. Augusto Colombo Junior

    Novos Campis? Os velhos estão formando jovens totalmente despreparados. Deveriam se preocupar em fazer uma revolução no ensino. Pra tentar melhorar o desastre dos últimos vinte anos.

    Responda
    1. CHEDES PACHECO DA SILVA

      Muuuuu passeando de moto.

  18. Priscila Soares

    Propinoduto bom é o de obras novas. O das antigas já foi gasto.

    Responda
  19. Carlos Eduardo Cunha

    Tanto Lula (já 17 anos) como o governo anterior (4 anos) gastaram muito e fizeram pouco pela educação no Brasil que é uma das piores do mundo A preocupação destes políticos é apenas ocupar espaço para permanecer no poder . Basta ver o que falam e ver o que não fazem . Muda Brasil!

    Responda
    1. CHEDES PACHECO DA SILVA

      Mal informado

    2. Flávio Fernandes Marinho

      O inelegível não fez nada.

  20. Frederico de Souza Cruz

    Incrível é ver a FSP tão mobilizada contra o governo Lula e ter ficado tantos anos calada e apoiando o corte de verbas da Universidade . A FSP não encampou uma luta contra um ministro que vendia bíblias, e outro que queria se apossar de todo o dinheiro do ministério. Não se manifestaram contra o abandono de obras nas universidades durante o governo Temer e Bolsonaro. Nem se manifestaram durante anos em que o sistema publico superior não teve uma expansão. O artigo é apenas oportunista.

    Responda
    1. CHEDES PACHECO DA SILVA

      Perfeito. É só a turma do Bolsonaro ganhar novamente, que irão privatizar. Daí os professores atuais, serão culpados pela sua própria desgraça.

    2. marcos machado

      Falar a verdade e sobre a incompetência do papi de todes " num podi...eu ficu bavu"

    3. Manoel Coutinho

      Federico, a diferença é que Lula e o PT passaram quase 18 anos e não fizeram NADA em manutenção nas universidades. Bolsonaro nos seus 4 também não fez. No país inteiro há relatos de vários prédios interditados por risco de colapso. O correto, ao invés de novos campi para fazer propaganda, seria fazer a manutenção do que está caindo.

  21. Amauri Soares

    Ainda não tive disposição para tabular os comentários. Não sei se os passadores de dividem por temas ou se por dias da semana. Mas que tem umas figurinhas carimbadas, ah, tem. São financiadas?

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      Acho q são sim.

  22. Pery Pedro

    Nosso presidente fa o que da mais votos e nunca desce do palanque, pelo bem do Brasil. O orcamento e o deficit que se explodam. Se a emissao descontrolada de dineiro resultar em inflacao, a culpa é do BC, do Bolso e da Faria Lima. Pelo bem dos Yanimanis.

    Responda
  23. gutemberg jose da costa marques cabral

    Bom era no governo anterior que sucateou as universidades e queria ensino em casa, acho que todos se lembram

    Responda
  24. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Não pode não aqui em Minas ele deixou só o esqueleto. São várias

    Responda
  25. Augusto Colombo Junior

    Novos Campis? Os velhos está formando jovens totalmente despreparados. Deveriam se preocupar em fazer uma revolução no ensino. Pra tentar melhorar o desastre dos últimos vinte anos.

    Responda
    1. Amauri Soares

      Concordo com vc, mas não são só nos últimos 20 anos. A educação nunca fez parte de uma política de Estado. Alguns governadores se preocupavam muito. Voltam Brizola e Darci Ribeiro. Mas o viola parece gostar muito de carne bovina. Ou qualquer outro gado...

    2. Augusto Colombo Junior

      Antônio, vá ver o Brasil no ranking mundial de ensino. Nos últimos lugares. Nosso ensino é um li xo. Isso é um fato. Indiscutível. Quanto a produção científica, não compare dentro do Brasil. Compare em a nível mundial. É insignificante. Não tente justificar o injustificável.

    3. Antonio Melo

      As universidades públicas produzem 90% do conhecimento científico do país, quase todo o restante do conhecimento científico no Brasil é produzido pela Petrobrás, Embrapa e estatais, as da iniciativa privada, Uni 9 da vida, são uma me@#da. Dizer que uma URFJ, USP, Unicamp, UFMG e federais formam jovens totalmente despreparado e são um desastre é pura ignorância, isso ocorre nas privadas que são uma me%$#rda.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Verdade mesmo ! Totalmente despreparados, e isso se nota pela própria qualidade da redação bovina

  26. Maria jose dos santos

    Nosso presidente parece que não está sendo informado o que nos simples eleitores há sabemos pela mídia. Os professores nao querem nossas obras o que eles querem é o reajuste de seus salários defasados por anos .concluir as obras que faltam reformar aquelas que precisam E simples assim ..Isso demonstra incompetência.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Isso não dá voto nem rebate de obra lá fora. Pediu um aumeto que custaria oitocentos milhoes? Toma um PAC de dezesseis bilhoes.

  27. Osmedito Diniz de Freitas

    O governo anterior não investiu absolutamente nada na educação e principalmente nas universidades, porém a grande imprensa simplesmente se calou. Agora faz toda esse alarde, não que qualquer presidente deva dar a devida atenção ao ensino superior, principalmente ao setor de pesquisas.

    Responda
    1. neli faria

      O governo,des, ficou quatro anos no poder. O Lula, e seu pt!, este ano completa dezessete anos! Votei para lula porque o boiadeiro anterior foi terrivelmente mau presidente, mas lula no poder há dezessete anos. O que ele fez? Muita propaganda autopromocional para iludir o intelectual.

  28. josé maria silva

    Deixe a Simone na economia e devolve o Fernando para educação,ele conhece o terreno ,mas fica aí com medinho do errado ,és presidente eleito .avante !

    Responda
  29. Augusto Colombo Junior

    Queriam o que? O ko rupto só se cercou de outros kor ruptos e incompetentes.

    Responda
  30. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Análise simplista bem ao gosto do gado. Aproveitando as diferenças entre tipos de financiamentos incomparáveis. Mas isso eh o de menos. O gado não entende e só quer ver a folha falar mal do lula.

    Responda
    1. Amauri Soares

      Putz. Assei um alcatra de gado bovino pra meu almoço de domingo. Tem uns caras aqui que não param de falar, mal, de gado. Acho compram carne de pescoço. Bem, de repente, usam gado equino. Kkk. Parabéns pelo comentário Sra. Neli.

    2. neli faria

      Qual gado? O vermelho ou o amarelo? Votei para lula, mas o voto não deletou minha memória: o Lula está no poder há dezessete anos e nada plantou para o futuro. A Folha foi xingada pelo gado amarelo, agora , e até pelo FHC nas suas memórias. A Folha cumpre a finalidade de um jornal: noticiar.

    3. daniel alfredo rosenthal

      Falar bem de um corrupto?

  31. NACIB HETTI

    Na campanha Lula afirmou que iria terminar todas as obres não concluídas. Será que dá tempo até dez. 25?

    Responda
  32. Marcelo Magalhães

    A folha chama todos os dias, varias vezes por dia que o governo é gastador. Aí coloca uma matéria dessas para desqualificar o governo, porque o governo não libera verbas para as universidades. Não entendo como repórteres assinam um texto desses, peça de lobby, um vexame para o profissional.

    Responda
    1. José Filho

      dizem que certas substâncias dificultam o raciocínio. cuidado

  33. JORGE CESAR BRUNO

    A perspectivas de os menos favorecidos, ascenderam a pirâmide social, incomoda a FSP! Ter 1/4 de brasileiros com o ensino superior, realmente foi um absurdo para a elite dominante!! Afinal, manter o "status quo" é crucial, ou um torneiro mecânico ajudar o povo pobre, negro e favelado a ter acesso a educação superior de qualidade e um crime!! Melhor ficarem a merce de brioches! Lamentável!

    Responda
  34. assis furuno

    Paciência ! Em 2025 ñ vai faltar dinheiro,quem está atrapalhando a economia sai de campos a Casa da Moeda vai trabalhar à todo vapor, os juros vão despencar, os bancos irão empres tar dinheiro à rodo e o povo deixará de ser pobre para se tornarem endividados.

    Responda
  35. Matheus Teodoro Silva Filho

    Construir novas universidades dá votos. Mas não tem nada para aprimorar a estrutura das que já existem. Nada também para melhorar os ensinos fundamental e médio. É uma estupidez. A propósito, qual é a proposta desse "governo" para melhorar a educação? O Brasil segue com um dos piores ensinos do mundo e não corre o risco de dar certo.

    Responda
    1. Matheus Teodoro Silva Filho

      Bruno, um quarto da população com ensino superior, entre eles: advogados que não passam no teste da ordem; professores reprovando nos testes para dar aula; EAD se proliferou com a pandemia, diversos cursos sendo feitos online. Quer mais? Há poucas universidades de referência no Brasil e muitas precisam rever sua metodologia. Com a base de um ensino fraco, que você conhece. Não gostar do grupo que você defende, não significa apoiar o que você não gosta. Lamentável é a sua réplica.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Ter um quarto da população com ensino superior, segundo a última pesquisa do IBGE, não é um avanço? Ah não, melhor atacar o governo e pedir a volta do seu dono intelectual!! Lamentável

  36. COLOMBO MELO

    A ideia é essa: destruir a educação pública brasileira. Investir pesado em universidades e relegar o ensino básico a segundo plano. Aí, cria-se gerações de semianalfabetos despreparados e dependentes do estado. O PT tem obtido grande sucesso neste sentido.

    Responda
  37. fernando l m rosa

    Velha e rançosa cultura caipiro- tupiniquim de que tudo que “mais novo” é melhor que “qualquer coisa mais velha”. Antiguidade seria o quê mesmo nessa visão? Joga fora!

    Responda
  38. Carlos Costa

    Não são apenas as Universidades Federais que estão sofrendo, os Institutos de Pesquisas, como o INPE, estão com recursos financeiros minguando e o quadro de Servidores só diminui sem reposição. Sem salários atrativos, sem perspectiva de melhora e investimento estamos perdendo mentes para outros países onde o conhecimento e a ciência são valorizados.

    Responda
    1. Antonio Melo

      Recuperar toda a destruição da extrema direita leva tempo, ao menos 2 novos mandatos de Lula para retornarmos ao período de investimento recorde dos governos anteriores do PT.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Lula fez muitíssimo pelo ensino e pesquisa. Faltava muito ainda. Aí veio o golpe liberal e destruiu tudo denovo. A folha eh parte desse conluio liberal. Esses desígnios liberais são mais fortes que o verniz desenvolvimentista da folha, principalmente depois da derrocada do PSDB. Aí virou raiva mesmo de lula.

  39. Mario Kurtz Filho

    Esse é problema, ter alguém sem noção na gestão... sem noção, as universidades estão abandonadas, prédios construídos na década de 70, sólidos, bem feitos, sem conservação. E os novos, de 2002 em diante, obras inadequadas e mal acabadas. Resultado: descaso com a coisa pública. Triste. Aquilo que parte do MEC é temerário.

    Responda
  40. Antonio Melo

    As Universidades Públicas respondem por 90% da produção científica do país. Ñ se compara uma USP, URFJ, Unicamp, as Federais, à mediocridade das universidades particulares, q ñ respondem 2%, pois os outros 10% praticamente são produzidos por estatais como a Petrobrás e a Embrapa (a maior empresa de agrotecnologia do mundo e s/ a qual ñ existiria o êxito do agronegócio). Lula insiste c/ obras acabadas, e mesmo inacabadas, pois assim obriga sua conclusão ainda q no futuro.

    Responda
  41. JORGE CESAR BRUNO

    Soa elitista e preconceituosa essa obsessão da FSP em atacar o investimento em educação no Brasil!! Sobretudo quando atende as camadas mais pobres da população!! Dia sim, e outro também, o governo Lula sempre é atacado por "gastar " em investimentos, e não priorizar o "pagamento " dos juros!! Como uma ação coordenada, os principais jornais, atacam impiedosamente!! Verdade, pobre, preto e favelados, porque querem universidades?? Melhor empregos subalternos!!

    Responda
  42. MARCO ANTONIO POLISELI

    Bora começar mais um monte de obras inacabadas, pra variar!

    Responda
  43. JORGE CESAR BRUNO

    Eu até entendo a aversão d FSP ao governo Lula, afinal, desde 2003, era impensal que um metalúrgico chegasse a presidência! Preferiam um igual, pra manter uma hegemonia da elite branca e bem nascidas por quatro séculos, era primordial! E não é que esse torneiro mecânico, ousa colocar negros e pobres em universidades?? Pior, aumentar a capacidade dessa gente se instruir!! Ao invés de apontar caminhos, e melhor demonizar um sonho possível! Lula tem muitos defeitos, mas e digno de aplausos tbm!

    Responda
  44. Larisse Brito

    Pesquiso Universidade há mais de 15 anos, seria interessante que quem assina a matéria constextualizasse, historicamente, o fato de o Brasil nunca ter dado prioridade orçamentária às instituições públicas seja para manutenção ou expansão de matrículas. O único governo a fazer isso foram os governos Lula e Dilma. Os problemas criados nesse contexto, é, sobretudo herança do golpe da extrema direita. Falar do Capital Financeiro é também necessário, mas a preocupação é a desqualificação do governo.

    Responda
    1. Larisse Brito

      Indico Vinícius que você leia sobre a história da Universidade no Brasil. Sua retórica é ruim, assim como a do texto.

    2. Vinicius Branco

      Obras inacabas ha 16 anos, portanto o abandono foi nos governos Lula e Dilma, que vc exalta.

  45. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Nenhuma palavra a respeito da maior agiotagem da face da terra , juros escorchantes nos bancos pra quem comprar financiado , isso é uma vergonha , todo dinheiro do imposto que o brasileiro paga vão pra rentistas , o país estar ainda sobrevivendo com essas taxas de juros é um verdadeiro milagre , absurdo dos absurdos

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ta mudando de assunto? Fala pro Lula terminar o que começou.

  46. Antonio Pimentel Pereira

    Não dá mais pra o país ser um produtor de programas, alguns exitosos, outros não e tbm produtor de leis ineficazes, quando é preciso um "plano fiscal" pra enquadrar o deficit e a dívida pública, veja no livro, "o mito do governo grátis" as reformas de mts países já na década de noventa, pra alcançar a prosperidade hj, aqui o plano real fou o início de uma construção, interrompida pela elite, q só vive as expensas do governo e nas universidades não é diferente, daí pra ajustar isso é mt difícil

    Responda
  47. Vinicius Branco

    Eh a velha mania de construir coisas novas e deixar abandonado o que começou a ser feito. Concluir obras não da voto.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Vc embarca no trenzinho da folha, não sabe de onde vem , nem pra onde vai. Só quer falar mal do lula. Eh um direito seu, falar bobagem. São rubricas diferentes, e ainda que não fosse assim, nenhum projeto , jamais será concluído enquanto arruaceiros demolirem tudo , casa vez que chegarem aí poder.

    2. Vinicius Branco

      Humberto fala sem sequer ler a matéria. Obras inacabadas ha 16 anos, ou seja, no governo Lula, que começou, não terminou e agora abandonou. Prefere fazer coisas novas, porque isso eh que da voto.

    3. Humberto Sobrinho

      Pior que não lembro de nenhuma obra importante, ou de grande importância, iniciada nos últimos 8 anos. E a imprensa venenosa gosta é de treta.

  48. Roberto Rangel

    Enquanto isso, as universidades federais continuam sua interminável greve, mas recebendo salários religiosamente em dia.

    Responda
  49. LUIZ MENDES

    A folha ajudaria se promovesse um debate profundo sobre a questão dos juros, com pessoas da academia mercado financeiro, indústria e comércio. Com o montante pagos a título de juros não tem como sobrar para o que é necessário. Cortar em previdência, saúde, educação e programas sociais, além de desumano vai acabar levando uma uma revolta popular em algum momento. Será que os iluminados do mercado acreditam que manter uma milicia armada como o SS Derrite está fazendo vai evitar isso?

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      A foha a muito tempo se orgulhava de ter o rabo preso com o leitor, se teve, isso se perdeu a muito. Tem laços bem atados com o mercado financeiro.

  50. Marcos Gandelsman

    Esse jornal, alem dessa critica que em alguns pontos é construtiva, deveria também informar aos seus leitores sobre os cortes de verbas nos orçamentos da educação, notadamente nos dois governos que sucederam a presidenta Dilma.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Luiz, entendo a sua colocação e isso não muda. Entra governo e sai governo e o esquema continua. Certo ou errado, o mercado financeiro ainda manda, mas isso está mudando e começou no governo passado. Se acompanha o mercado financeiro, principalmente o que tem acontecido com os grandes bancos, vai saber o que estou falando.

    2. LUIZ MENDES

      Sérgio, 720 bilhões vão direto para o mercado financeiro, o dono da folha tem os dois pés cravados nesse mercado, 550 bilhões vão para subsídiios para o ogronegócio, combustíveis e por coincidencia parte para mídia.....essa última parte são quase três orçemento do ministério da educação, mote da matéria que estamos a comentar. Perceba que os comentaristas da folha só entrevistam economistas oriundos do mercado financeiro.

    3. SERGIO NEVES

      O corte de verba acontece por que o dinheiro precisa ir para outro lugar, só não falam pra onde. Já dizem os especialistas em corrupção, é só seguir o dinheiro.