Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    Sonhar é preciso e permitido, temos potencial energético mas não é tão renovável qto alardeiam, pois as hidrelétricas causam impactos aos ecossistemas de entorno e ñ temos profissionais suficientes nas áreas apontadas. Ainda temos a famigerada queima de carvão mineral pra geração de energia no sul de SC e RS, o mais poluente e mais caro entre todos combustíveis fósseis e quase metade da população ainda anda pra trás com o negacionismo bozonazista, um retrocesso imperdoável!!!

    Responda
  2. José Cardoso

    Se há potencial ele será explorado. É o que ocorre com nosso minério de ferro, petróleo, carne, cana, soja, café, milho e algodão.

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Que maravilha! Temos a oportunidade de voltarmos à escravidão explícita! Que ótimo, se nós nos submetermos às exigências dos magnatas, daremos um futuro brilhante para os nossos filhos, que poderão virar carregadores de bases de dados para as grandes empresas de IA. É verdade que perdemos a revolução científica, a revolução industrial pois estávamos sustentando a Europa com madeira, ouro, açúcar café trabalhados pelos escravos. Continuaremos assim, escravisados, exportando as nossas riquezas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não é que atrapalhemos a vida das empresas - acabarão por fazer o que bem entenderem - mas prezamos por sempre encher o saco, né não, caro Marcelo? Por que será que tem gente que é contra o pogréssio? É tão bonito e limpinho... Hahahahaha!

  4. Marcos Benassi

    Felipe, prezado, muito interessante está discussão que propõe. No entanto, um ponto precisa ser levado em conta: as grandes empresas dispostas a investir bilhões em IA, prezam, mais do que previsibilidade, energia, mão-de-obra e sustentabilidade, a possibilidade de fazer o que bem entenderem para lucrar seus trilhões. A não-constrição, o elevar-se o direito ao lucro acima dos cidadãos e Estado, é fundamental a elas. A Argentina, com situação muito pior do que o Brasil, oferece-o. Capaz de levar.

    Responda