Mercado > Galípolo segue favorito para comandar BC, mas Lula ainda não bateu martelo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não sei se é da competência do Banco Central, mas deveriam usar a reserva internacional para reduzir a despesas fiscal, o Brasil não precisa ter tanta reserva, usando a metade ajudaria o Brasil nos gastos públicos.
O confundo com o padre Fábio de Melo.
Falaram em Mantega e Mercadante só para eu GalÃpolo seja considerado um alÃvio frente a eles. É um economista sem expressão, uma indicação basicamente polÃtica ao invés de técnica. Mas ao menos o quadro efetivo do BC tem bons profissionais.
Marcelo, vc está cumprindo com classe seus papéis nesta militância, mas eu estaria me omitindo se não dissesse o nome disto, que eh negacionismo. Neste artigo vou parar por aqui.
Que ótimo André, mais uma vez rendo homenagens a você, pelo seu trabalho, mas mantenho a minha posição de descrente na macroeconomia neoclássica.
Marcelo, a macroeconomia evoluiu bastante nas últimas décadas. Prevalecem inflação baixa, economias crescendo, e forte redução de pobreza na Ãsia. A desigualdade nos paÃses ocidentais aumentou bastante, e isto é um problema de economia, mas não um problema desta macro de curto prazo que estamos falando - esta tem mandado bem globalmente.
Meus parabéns pelas suas atividades. É um trabalho muito interessante e importante para a civilização. Mas vamos lá. Modelos matemáticos são testados e reajustados continuamente. Após o teste de alguns deles pode se fazer uma meta análise e inferir alguma pertinência. Porém, economia é sim uma ciência humana. Se dentre as variáveis não são consideradas as condições sociais, ela não tem valor nenhum. Exatamente como aconteceu recentemente, o modelo neoclássico disparou a fome e parou o paÃs.
Marcelo, existe um movimento polÃtico brasileiro progressista que pauta polÃticas públicas com base em evidências: o Movimento Acredito, do qual Tábata foi uma das fundadoras. A esquerda brasileira deveria aprender com ela, ao invés de a atacar.
Marcelo, eu atuo como pesquisador na área - não é minha atividade principal, mas me dedico a ela com afinco, tenho como coautor um acadêmico que se dedica exclusivamente a isto, e temos artigo aceito em revista relevante internacional. A metodologia exigida para publicação em um periódico assim é a cientÃfica: evidências empÃricas com interpretação teórica, ambas no nÃvel do amplo debate (teórico e empÃrico) do momento. Ciência é assim - seja discutindo mudança climática ou macroeconomia.
Aliás, me lembro do episódio da aprovação das contas de Dilma de 2014 por parte do congresso logo antes de ser substituido por aquele que lhe foi hostil: esta aprovação foi uma das coisas mais absurdas e grotescas que já vi naquela casa - o certo teria sido a reprovação das contas e Dilma não poder assumir o segundo mandato. Os resultados deste absurdo fiscal foram a crise econômica e o impeachment.
Você está querendo dizer que economia é ciência? Que há seriedade nos modelos macroeconômicos? AÃ, já é demais.
Agora você se perdeu. Você está afirmando que economia é ciência? Que há alguma reprodutibilidade nos modelos macroeconômicos? Se for assim, se as medidas corretas já foram tomadas, porque insistem em aumentar a pobreza? Negar a inversão completa a partir do primeiro dia de 2023, com alteração principalmente do preço dos combustÃveis, que foram os grandes responsáveis pela alta da inflação? É negacionismo puro. SaÃmos do submundo do rentismo para a produtividade do partido dos trabalhadores!
Marcelo, este é um ótimo exemplo do quão ruim são as polÃticas econômicas do PT - armou uma arapuca brava, da qual se demorou muito a sair. Obs: em ciência em geral, e de modo contundente em macroeconomia especificamente, é consensual que as consequências de ações podem durar bastante tempo.
André, você se esqueceu dos 6 anos do pós golpe na Dilma? O paÃs parou.
Então explique como que a nossa experiência neoliberal recente foi o caos para o paÃs? Porque precarizaram os contratos trabalhistas, porque confiscaram a previdência do pobre. Porque jogaram o preço dos combustÃveis a 10,00 reais, porque explodiram a inflação com a exportação maciça no pós COVID dos insumos agrários? Porque acabaram com a pesquisa, desativaram as universidades, deram calote nos precatórios? Como você defende o neoliberalismo com esse currÃculo, que vivemos há 2 anos atrás?
Marcelo, outro problema com relação a nossa esquerda: ainda tem a cabeça no marxismo. Penso que o marxismo tem uma crÃtica muito relevante ao capitalismo, mas as propostas dele não funcionaram até hoje. O que funciona eh o social liberalismo, na linha de, por exemplo, John Raws. Eh a linha do bolsa famÃlia, do plano real, de parcerias público-privadas, etc. As propostas do PT em economia são tão ruins que parece que o objetivo eh explodir o sistema.
Marcelo, Getulismo e o fascismo faziam o jogo de manipulação populista - a essência eh esta. Eu descrevi o populismo atual, que abarca vocês e o bolsonarismo. Isto eh básico, e eh claro que vc sabe.
André, acho que você não entendeu a minha resposta. Getúlio Vargas foi chamado de populista. Fakenews é invenção recente. A mÃdia corporativa é conhecida como o quarovpoder e teve participação em todos os golpes da direita no Brasil. A folha emprestou carros os DOI-CODI para sequestro de cidadãos brasileiros na ditadura de 64. Todos sabem da participação da Globo no golpe da presidente Dilma. Tente organizar melhor seus argumentos. Você tem uma postura polÃtica e tenta acomodar tudo nessa fé.
Marcelo, o que vc descreveu eh a esquerda latino americana. As caracterÃsticas do populismo são estas: - fomentar a polarização, - atacar a mÃdia, - espalhar fake News, - tem simpatia por regimes autocráticos, - não ao fair play. Ou seja, petismo (seu caso) e bolsonarismo são populistas.
André, você não gosta é de estudar. Na América Latina todos os movimentos populares são denotados como populismo, creio que por um pseudo elitismo estrutural que nunca quis reconhecer os direitos das populações, colocando todos os que o fizeram num mesmo saco caudilho. Sua fala é repleta de clichês tÃpico dos bolsonaristas. Não ter votado nele não te exclui do bojo que pensa, desculpe o termo, como ele. Das postagens são cópias das falas do Paulo Guedes e seu raciocÃnio muito semelhante ao mito.
Marcelo, nunca votei no Bozo porque, ao contrário de você, não gosto de populismo.
André, por favor, tenha respeito por si mesmo. Não se deixe levar pelo desejo. A s reformas trabalhista e da previdência atingiram em cheio as classes pobres, retiraram direitos e reduziram os valores recebidos dos pobres. Essa frase que você diz é mentira por origem. A premissa é falsa e destrói toda a continuidade. Se não alterou o resultado, para que foram feitas? Não desqualifique a inteligência das pessoas. Você é um bolsonarista raiz, um pobre de direita, um ultradireitista.
Prezado Marcelo militante desta turma que foi contra o plano Real, e inicialmente contra o bolsa famÃlia, que eh uma polÃtica liberal. Reforma da previdência foi uma adequação a mudança demográfica, que quando o PT virou governo não quis mudar, e a reforma trabalhista não tirou benefÃcios e reduziu o desemprego.
André, você insiste em falar mentira e ler cartilha errada. O que o Campos Neto conseguiu foi a insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas, e a fome de 33 milhões. A desindustrialização do Brasil, o confisco da previdência do pobre, a precarização dos contratos trabalhistas, o fim das pesquisas e o desmonte das instituições. Quando o presidente Lula assumiu, determinou a queda nos preços dos combustÃveis e acabou como arrocho fiscal. A partir daÃ, tudo resolvido. Voce não sabe nada.
Éder, Campos Neto fez a inflação cair com o paÃs crescendo e o desemprego caindo, e isto em um contexto de piora fiscal - isto eh o máximo que se pode esperar de um BC. Vc quer o que? Que ele faça nossas condições econômicas e sociais do dia para a noite fiquem iguais as da Dinamarca?
Quer escolha pior do que a atual? Vai falar que bob fields é técnico? Completamente dominado pelo mercado financeiro, e assim que sair já tem lugarzinho garantido justamente nos grupos para os quais trabalha e que ajudou a enriquecer ainda mais.
A teoria do bode na sala
O Brasil merece o presidente Lula. O Brasil merece André Lara Resende. O time de governantes brasileiros está cada vez melhor. Sem desmerecer os outros nomes, Lara Resende seria um reforço polÃtico de credibilidade entre os economistas não comprometidos com o mercado. E o mercado se calaria, porque não tem como argumentar com ele. Vamos torcer!
Concordo. Que outros nomes seriam bons? Nomes realmente independentes do mercado.
Este não tem a menor chance. Assinou sua sentença na semana passada. Amarra- cachorro do CN vai pastar junto com TarcÃsio.
Lula esta louco para colocar o servil e incompetente Mantega, mas sabe que se fizer isso, o mercado desaba de vez.
Desaba nada. O mercado financeiro gosta de gente do tipo.
Lula III não deve ter meditado o necessário e suficiente no xilindró. Alguém deveria refrescar-lhe a memória, a respeito do seu ex-ministro da fazenda, o sanitarista, ex-prefeito de Ribeirão Preto e delator premiado Antonio Palocci. Uma das máximas de Nelson Rodrigues ensina que "o amigo trai na primeira esquina, ao passo que o inimigo não trai nunca".
Não deve abrir a boca para evitar ataque especulativo do Mercado. O silêncio é uma prece.
Marcelo esqueceu de dizer que ele eh a alma mais honesta do mundo.
Vinicius, você se refere ao maior lÃder polÃtico vivo do planeta, como cara? LÃderes da direita falam muito também, mas só no pé do ouvido de meia dúzia, que não inclui você, que é um pobre de direita e só toma chicotadas. . O Campos Neto foi a Washington e falou mentiras sobre a economia do Brasil, sem o menor pudor, até a veja publicou. Fez parte da estratégia de elevação do dólar e queda da bolsa artificiais, que deram justificativas para ele interromper a queda da selic. Tudo montado.
So se puser um cadeado. Esse cara não fecha a matraca e so causa confusão.
Fora o GalÃpolo o PT so tem os ecomistas : Mantega, Mercadante e a Dilma ??
chega de mentiras, a selic é nivelada para manter atrativa entrada do capital americano, precisa ser ao menos o dobro do juros americanosa, pouco a ver com controle de inflação. O mercado precisa do capital externo, há poucos com muito aqui, que investem lá fora, as vezes aqui com BDR. É a inegualdade que precisa se transformar em equação para ser resolvida. O resto é reporter igno rante o informa ção fal si ficada. Rober to campos que vá para ponte perto do rio, la em Salamanca,no Santa der.
Que assim seja. Tchau, querido.
Irá escolher entre o Beira-mar ou o Escadinha. Dúvida cruel.
Tudo começa em um logradouro público denominado Faria Lima.
a pessoa ideal, com carta branca, seria a Maria Lúcia Fatorelli na direção do Banco Central, logicamente ela teria que ter pelo menos quinhentos seguranças pessoais pelo resto da vida
Seria mais divertido se Lula indicasse Lara Resende para o BC. TerÃamos um interessante experimento econômico de juros reduzidos na marra.
Lara só fala bobagem há pelo menos uma década. Não sabemos se pirou o se picareteou...
A Faria Lima dá o maior apoio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Galípolo segue favorito para comandar BC, mas Lula ainda não bateu martelo Voltar
Comente este texto