Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. adenor Dias

    Dona Marli, eu não quis dizer isso, o que eu questionei, é falácia de que se todo mundo que estuda será bem sucedido! Obviamente, se o faxineiro ganhar o mesmo que engenheiro, ninguém irá estudar! Estudar é tortuoso...

    Responda
  2. Marli Serrão

    Esqueci do truque que engana robô bur ro e a nal fa be to "não passou direto". Cansa. Separei a nal porque não passaria. Rs

    Responda
  3. Marli Serrão

    Marcos Benassi, fui dar o meu ok à sua resposta e li que preciso fazer login para isto. Nem tomam conhecimento que máquinas enlouquecem tal qual humanos. Rs

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, minha cara, essa é a cereja. O bolo é a gente rebolar pra separar o fiofó o suficiente pro robô não capturá-lo! Hahahahah! Ou repetir o suficiente pra deformá-lo, tadinho: aaannal.

  4. José Augusto Bernabé

    Pra mim a coisa é simples, os Jovens instruídos são Fãs de esportes, jogos, baladas, carros etc, percebem que as Esquerdas se tornaram um antro de crimes e corrupção se escondendo em falsas Bandeiras Ideológicas e estão com isso atrasando o mundo, por isso cada vez mais esses Jovens aderem as Direitas.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Ou seja, os jovens instruídos são adeptos do individualismo, consumo logo existo. O resto que se lasque.

  5. José Cardoso

    Acho que nos países ricos o grande desafio é a imigração. A produtividade na maior parte dos empregos no setor de serviços é a mesma nossa. Um motorista, professor, dentista, garçom, cabeleireiro, médico, não produz mais por hora na França que no Brasil. Mas tem rendimentos bem maiores. Se milhões de imigrantes começarem a trabalhar lá nessas atividades, haverá uma tendência de igualar os rendimentos de com os daqui. Ou seja, eles vão declinar.

    Responda
    1. José Cardoso

      Muitas dessas atividades são de autônomos, pequenos negócios, ou de funcionários do Estado. A tendência da imigração é diminuir o preço para o consumidor. Uma corrida de Uber é bem mais cara atualmente em Paris que em SP por exemplo.

    2. Marli Serrão

      Porque o lucro não pode diminuir?

  6. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A dinâmica capitalista gera crises, de super acumulação e superprodução, a exploração do trabalhador permite que a burguesia concentre riqueza mas não garante a continuidade do processo cujos limites se encontram na incapacidade de consumir por parte da maioria dos explorados. A "saída" via financeirização encontrou seus limites, acuado, o jovem faz como o gato, não escolhe alvos!

    Responda
  7. anderson santos

    Quando ser de direita começou a ser visto de forma pejorativa? A luta de classes promovida pela esquerda dita que qualquer pessoa que não pertença à elite deveria ser de esquerda. No entanto, muitas pessoas estão buscando trilhar um caminho alternativo, focado no sucesso profissional e financeiro. A noção de luta de classes parece não fazer mais sentido, uma vez que muitos membros da elite vieram de classes baixas. Em vez disso, é mais eficaz se espelhar em modelos que funcionaram.

    Responda
    1. anderson santos

      Emerson, interpretação de texto e argumentação é coisa séria, deixe isso para os mais inteligentes, concentre sua atenção em Tiktok, Instagram e redes socais.

    2. Emerson Alves

      falou falou e só falou groselha...

    3. Marli Serrão

      Havia os termos burgueses e pequenos burgueses.

    4. anderson santos

      Luis, já reparou que na mídia brasileira não se fala mais em Direita, mas sim em Ultra Direita ou Extrema Direita? Interessante notar que essas mesmas denominações não são usadas para a esquerda. Um exemplo similar é a mudança do termo "orçamento secreto" para "emenda do relator". Como você bem comentou, é essencial haver ambos os lados políticos para garantir a democracia. No entanto, não leve a expressão linguística da mídia ao pé da letra, pois ela busca causar impacto no leitor.

    5. Luís Santana

      O problema não é ser de direita. Uma direita democrática é saudável e absolutamente necessária, assim como o são o centro e a esquerda democrática. O problema relatado por Hélio é a ascensão da extrema-direita, sem qualquer compromisso com os valores democráticos.

  8. Carla C Oliveira

    Se fosse assim, o Brasil, an alfa beto, não iria para a di reita. O proble ma é muito mais com plexo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, excelente observação "cárlica", curta e direta.

    2. Luís Santana

      No Brasil, o que ajuda a entender o avanço da extrema-direita é a profusão de igrejas evangélicas. Estas, por sua vez, crescem onde a educação demora a chegar.

  9. Marcos Benassi

    Óia, meu caro, uma coisa esse autor tão esperto parece que não considerou: *qual educação* esses jovens estão recebendo? Porque há educações, no plural, e parece-me que estão recebendo uma que os encaminha à destra. Não sei se é fenômeno doméstico ou escolar, mas tem cheiro de sistêmica, não tem? Uma confluência tendendo curvar pra direita. Analise-se o sistema educacional, creio que daí sai coisa, Hélio.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caro Celso, que perspectivas de leitura de mundo são oferecidas? Quais exemplos oferecemos? Que anseios são ditos corretos e são alimentados? O bagúio é complexo - e, sempre, lôko.

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Caro Benassi, faz tempo que as abordagens vem mudando, após a derrocada da URSS, muitos intelectuais não destros pegaram o primeiro atalho à direita mudando até mesmo o conteúdo do termo, abandonando a perspectiva universalista e anti sistêmica pela integração corporativa, aderiram ao "farinha pouca, meu pirão primeiro", a pós modernidade é cética e irracionalista, então, o que esperar dos jovens ?

  10. adenor Dias

    É mentiroso, que se todo mundo estudar, vai ser bem sucedido em seus empregos! A menos que se eleve o salario do gari ao de um engenheiro, ou de um cientista! Uma faxineira analfabeta, é bem capaz de deixar uma casa bem mais limpa do que uma professora, no entanto, ninguém admite que seu salario seja igual o da professora...Eu sou a favor de que todo mundo estude, mas para que se aproveite os melhores, como se faz no futebol. Ou seja ganhar a posição no campo e não no grito.

    Responda
    1. Marli Serrão

      O custo financeiro para ser cientista é alto. Para ser faxineira, basta uma aula prática.

  11. Marli Serrão

    Só lembram da pobre da Cuba! Não estou contra ou a favor ou muito pelo contrário. Falar em Cuba virou obsessão de anti-comunista! Falta de imaginação. Cuba "deu errado", por causa dos embargos americanos. Mas todos e todas tinham Saúde e Educação gratuitos. A Rússia largou a pobre coitada pra lá e se lembra dela só na hora de amedrontar os Estados Unidos com envio de brinquedinhos militares. A China, nem aí tbm. Ficou isolada no meio da "área capitalista". Veja a união destes "capitalistas" ..

    Responda
  12. Marli Serrão

    "Daniel e Henrique" parece que estão metidos em alguma picuinha particular. Tendi nada, não.

    Responda
    1. Daniel Marques

      O censor da FSP está caçando direitista hoje, apagou meu comentário só porque citei a obsessão dos petralhas medianos em perseguir os comentaristas dissonantes ao invés de combater o bom combate, o de idéias.

    2. Felipe Araújo Braga

      Está falando de mim?

    3. Daniel Marques

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, Marli, melhorias aqui são esparsas e demoradas - nunca vi nenhuma reforma de bom calibre, sabe? Em uns seis anos de interação contínua.

    5. Marli Serrão

      Putz, Felipe (nem sei quem é Henrique)! FSP, quando sai Edição para quem se dá ao trabalho de comentar a suas matérias? É preciso. o concorrente "concede" este nosso direito.

  13. Albert BRASIL

    O cidadão comum não está preocupado em salvar o mundo. Se preocupa com coisas simples como ter emprego , segurança publica, promover o bem estar da sua família, cultivar as tradições de sua comunidade Não se dedica a promover a igualdade entre as pessoas, mas sim, a tornar-se o que consegue ser, dentro de suas limitações e disposição. A esquerda não consegue entender essas coisas simples, e confunde um conservador despretensioso com um membro da "direita radical"

    Responda
    1. Marli Serrão

      Não há conservador despretensioso. Há desinformado. O "pretensioso" é o que ganha nas costas deste "conservador despretensioso". Exemplo, bancários tendo estresse do trabalho - vulgo burnout - para alcançar metas e fazer banqueiros mais ricos.

  14. Alexandre Marcos Pereira

    A falta de emprego para jovens bem formados cria uma sentimento de frustração e desesperança. Esses jovens investiram tempo e recursos em sua educação, esperando que isso lhes garantisse um futuro promissor. Quando essa expectativa não se concretiza, o ressentimento e a insatisfação crescem. A sociedade contemporânea valoriza muito o sucesso profissional e financeiro. Jovens que não conseguem emprego muitas vezes sentem que estão falhando, o que pode afetar sua autoestima e saúde mental.

    Responda
  15. Daniel Marques

    Jovem bem formado quer oportunidades, quer facilidades para empreender, quer oferecer sua ideia para o mundo, não quer ficar preso em burocracias, regras e regulações quase intransponíveis de um estado que, de largada, é seu sócio de 50% do lucro da sua ideia (e que lhe deixa à mingua se ela fracassar). Jovem bem educado não comunga com as ideias mofadas da esquerda, que baliza todo mundo por baixo e entende que só o estado tutela e promove desenvolvimento. E tome direita libertária.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Felipe Araújo Braga

      Eu tenho ideias, eu me preocupo com o povo. Você acha lindo ver as domésticas, os úberes, o povão servindo as madames e os playboys né? O povo se lascando para os donos do capital viverem no Fausto!

    3. Felipe Araújo Braga

      Não vou dar palco para o liberal fanático que nunca leu Adam Smith!

    4. Daniel Marques

      Ta ta, agora sua bola de cristal vai dizer quem vai ganhar a copa América? Mas me diga, quem é o amigo do listão da Odebrecht?

    5. Felipe Araújo Braga

      Você é o liberal arrependido que votou no Bolsonaro.

    6. Daniel Marques

      Menos, menos. Voce quem veio aqui me cutucar. Eu só te lembrei de uma pendencia sua. Estou aguardando seu comentario sobre a minha replica sobre a (des) honestidade do Lule.

    7. Felipe Araújo Braga

      Você não tem argumentos aí quer ficar me atacando. Cresça!

    8. Daniel Marques

      Felipe, me diga, não se evada: o que achou dos boletos do instituto com o nome da Norberto Odebrecht?

    9. Felipe Araújo Braga

      Você não enxerga o mundo sob a sua ótica ideológica, mas o que eu lhe digo é: o mundo não é feito só de empreendores e a maioria dos que empreendem possuem pequenos negócios, lutando muito para sobreviver no dia a dia. No seu mundo, não é necessário que haja oportunidades iguais, pois o morador da favela pode virar Uber ou cabeleireira e está tudo bem. No mundo real, a pessoa precisa sim de ação reparadora em um país injusto e desigual, onde houve e há escravidão e pobreza.

  16. Carlos Eduardo Cunha

    A sociedade atual ficou muito controladora com a ideia que tem que evitar falar o que pensa para não ferir suscetibilidades, aceitar a vinda de imigrantes com outro escopo cultural, as vezes se sentir culpada por ter trazido tanto progresso para o mundo,enquanto parte do mundo continua nas trevas, etc. Enfim a juventude luta, como sempre, por mais liberdade, menos estado poderoso, menos controles , mais independência pessoal.

    Responda
    1. Marli Serrão

      "progresso, trevas, suscetibilidades, imigrantes, luta, liberdade, controle, independência pessoal". Faltou "egoísmo da direita" para dar sentido a isto.

  17. Benedicto Ismael Dutra

    A questão é simples, os humanos não tratam a vida com seriedade buscando o aprimoramento da espécie humana. Tudo ficou vinculado ao dinheiro, teria de levar à frustração, pois o dinheiro passa a ser finalidade principal da vida, e tudo vai se amontando sobre erros, e mais erros, acabando num labirinto sem saída. Os jovens tem de ingressar nas atividades que visem a melhora das condições gerais de vida, quem está atento e preocupado com isso?

    Responda
  18. NACIB HETTI

    elucubrações sociais. Qua.

    Responda
  19. Deborah Barbosa

    Este fator é interessante. Muito bem colocado pelo Helio. Acredito que as explicações sejam multifatoriais. Gostaria de ver o Helio escrevendo também acerca das relação entre autonomia feminina e ultradireita. A História demonstra que sempre junto do crescimento de uma onda feminista vem a reboque um crescimento de extremismo de direita que quase sempre mira em destruir direitos conquistados por mulheres (nem preciso citar exemplos no Br e EUA né? )

    Responda
    1. Deborah Barbosa

      Marli, não é só questão de paridade salarial. Nós mulheres não temos tempo livre quase. Para cada homem aqui que comentam sem parar, todos os dias e em várias matérias, tem uma ou mais mulheres na casa dele resolvendo tudo, na carga mental e no pôr em prática. Por isso que tem menos mulheres gamers, esportistas e etc. Somos tolhidas pela carga de trabalho não remunerada que os beneficia (e também à sociedade e ao Estado) e nos prejudica.

    2. Marli Serrão

      Deborah, não dei importância ao Schwartsman (ainda é o dono da Companhia das Letras? ) e fazendo minha estatística hoje vi só o seu comentário. Peço que a FSP faça campanha pela paridade salarial porque quase só homens assinam a FSP. Deduzo pelos comentários. Nem entraram na "cortesia" de 8 de março porque sabem que depois acaba. Eu "entrei" - com muita vergonha - porque minha assinatura familiar nem era respeitada. Me lembrou quando existia - e nem sei se existe ainda - o "mulher não paga".

  20. Felipe Vasconcelos

    Para aqueles que apostavam que as tendências progressistas eram inevitavelmente um caminho sem volta que seguiria em frente ad infinitum, bem... Parece que a realidade é mais complicada.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Daqueles, não sei. Só sei que "daquelas" - se estiverem vivas - continuam lutando. Lutar e apostar são diferentes. Quem aposta quer vantagens. Quem luta, quer direitos.

    2. José Ricardo da Silveira

      O tal do “lado certo da história”…. Qual lado seria esse?

  21. Paulo Sarmanho

    Atribuir uma variável a qualquer fato é um erro grave que cometemos. Nada ocorre por apenas uma razão. Vejamos o caso brasileiro, a ascensão do desqualificado também pode envolver essa variável . Entretanto, tem vários outros componente. Alienação, mau-caratismo, falta de empatia com o sofrimento alheio, preconceito, hipocrisia (talvez seja a de maior peso)....até mesmo porque jovens bem formados desempregados não é um fenômeno de agora.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Marli Serrão primeiro o conceito de "jovens bem formados é bem subjetivo". Segundo na década de 90 e entre 2000e 2003 encontrei muito gente nas Universidades com 2-3 pós doutorados. Alguns inclusive realizados em universidade conceituadas dos EUA, Inglaterra, França porque não se inseriria no mercado de trabalho. Pós doutorado virou emprego.

    2. Marli Serrão

      Depende de saber até onde a sua memória alcança para falar que "jovens bem formados desempregados não é um fenômeno de agora"

    3. Roberto Reis

      Exato. A eterna necessidade por respostas e verdades definitivas sobre todo e qualquer tema. Já não nos ensinaram que "tudo é tudo e nada é nada" ?.

  22. Alex Sgobin

    Possivelmente, se a desesperança de um mundo em mudança e em crise capitalista (ou melhor: o capitalismo é a crise...) não deixar vislumbrar um futuro mais interessante, e as ideais extremistas aparecerem como uma "solução". E também a estupidez concorre com imenso peso para o crescimento da ultradireita. Nem crise nem estupidez faltam no mundo, portanto...

    Responda
    1. José Roberto Mathias

      Acredito,pareça frase feita,que todo radicalismo é inócuo e inútil.Como diria Nélson Rodrigues:"Toda unanimidade é burra."Entendo que ser totalmente de Direita sufoca todo e qualquer sentimento de empatia.Não há dúvida que o poder também inebria a Esquerda.Mas o Capital não mede esforços de se manter no poder.Portanto, as forças capitalistas são muito mais Conservadoras e Direitistas e sufocam o que há de melhor no Ser Humano.

    2. Igor Cornelsen

      Estranho, as nações que adotaram o capitalismo nos últimos 50 anos vão muito melhor do que as que adotaram o modelo do estado interventor, crise capitalista? Onde não tem energia e comida é em Cuba que adotou o estado interventor há 65 anos.

  23. Pedro Luis S C Rodrigues

    Incrivel, todas explicações para crescimento da (ensira um adjetivo forte)-direita envolvem alguma erro de interpretação da população ou falha do sistema. É inimaginavel para os progressistas, essa gente tão iluminada, que a direita cresça simplesmente porque seja menos ruim que a esquerda tresloucada ocidental. É um ótimo resumo da postura paternalista e condescendente da esquerda. Não há motivo racional para não votarem em nós, se o fazem é porque não nos entendem

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Pedro, depois de bolsonaro passei a ter medo de polícia. Será que não votamos em vocês simplesmente porque os entendemos muito bem?

    2. Marcelo Godoy

      Pedro Luiz, na mosca. Nunca a esquerda se pergunta "onde é que nós erramos?".