-
Tadêu Santos
AINDA NÃO TENHO OPINIÃO FORMADA, MAS MINHA TENDÊNCIA É DE CONCORDAR COM OS ESTUDOS, como macacos, cães, gatos, pássaros e etc...
-
renato mocellin
Artigo muito bom! Didático, claro, informativo e instigante. Darwin foi um visionário!
-
Carla C Oliveira
Viva Darwin!
-
José Miguel Ortega
Kant dizia que não existe consciência, não dá encontrar ela nos sinais elétricos do cérebro, mas existe o "ser consciente" uma propriedade do organismo. Bem, tudo que temos é claro que não aparece do nada, uma parte do mecanismo tem que existir. É possível que alguma coisa apareça e seja mais eficiente, mas os 80% devem existir pra vc chegar aos 100%. E só pra não nos acharmos tão sem inovação, fêmea de chimpanzé não tem seios permanentes, tem na grávida (que regride depois da gravidez).
-
Paulo R Justo
O famoso penso logo existo? Podem esquecer isso. Animal tem instinto e se guiam por isso. Foram criados assim. Digo criados, porque evoluídos não faz sentido. A revolução dos bichos é só na cabeça dos evolucionistas mesmo. A maioria dos bichos acabam na panela dos humanos, aqui e principalmente em outros continentes, que até cachorro comem. Cada tese sem sentido
-
MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA
Bela matéria. Instigante. Se temos dificuldades em ver e perceber consciência e inteligência entre nossos colegas animais da Terra, imagine com seres evoluídos em outros ambientes planetários?
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Fico pensando o que aconteceria se seres mais evoluídos cientificamente/belicamente e tão evoluídos quanto nós na questão moral, decidissem que somos o seu jantar. Fariam cultivo de humanos aprisionados e tortur4ados para seus restaurantes gourmet. Já vejo o marketing:"Carne extraterrestre requintada - a última novidade em proteína!") Como ficaria nossa inclinação aos animais depois disso?
-
-
Natália Muniz
Quem somos nós para falar daquilo que não sabemos?!
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Buscadores, os insatisfeitos com nossa própria ignorância. Melhor seria sempre que nunca usássemos nossa inteligência pra justificar a nossa ignorância.
-
-
Vanderlei Nogueira
Se admitir a consciência acaba o bifão.
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Já passou da hora, Vanderlei!
-
-
paulo werner
Quem sabe agora a tradição de pensamento anglo-saxã esteja aberta a uma deflação do conceito de consciência. Consequência? 1 estudos com animais aceitos com maior grau de reflexividade aos humanos; 2 inconsciente como um conceito nao-metafisico; 3 universalidade do homem abalada, ampliação do alcance de sensibilidade afetiva; 4 abandono das abstrações homocentradas q fundamentam a cosmologia liberal. E, uma quinta: assumirmos q um animal doméstico é, antes de tudo, um animal neurotizado kkkkk
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Não sei bem se deflação seria a melhor palavra. Talvez nunca venhamos a saber. Contudo todas essas consequências elencadas e outras mais estão atrasadas. A Declaração de Cambridge é de 2012.
-
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Que bilhões de dólares, anos e energia sejam gastos pra atestar o que qualquer criança de 4 anos sabe ao brincar com um cachorro ou porco ou outros tantos animais mais ou menos aceitos como "de estimação ". Libertação Animal é o futuro da dignidade de todos os "seres de uma vida". E, consequentemente, da dignidade humana ao mudar seu título de algoz impiedosa para protetora compassiva. Veganismo será o futuro ou não haverá um.
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Realmente os animais não tem religião ou redes sociais. Como já foi dito, se tivessem religião nós seríamos os d3mônios. Infligimos aos animais o H0l0 causto legalizado. Falta-lhes, no entanto e sobretudo, lobby. Não senciência, já que a palavra consciência fere tantas susceptibilidades. No fundo, apenas uma coisa importa. O resto é conversa de bar ou de "cientistas" em sua aura de auto importância: animais podem sentir dor? Nenhum sofrimento deveria estar fora de nossa consideração moral.
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Compreendo, Paulo, seu alerta. Porém, o esforço é pra escapar da tendência de sempre tomar a medida humana como baliza. Ninguém exige garantias científicas na interdição da tortura, do estupro, da agressão injustificada a um ser humano. Já em relação aos animais... Pouco importa se empiricamente qualquer pessoa desarmada os reconheça como merecedores de consideração moral. E, na verdade: de quantas garantias científicas precisamos visto que a Declaração de Cambridge completou 12 anos já?!
-
paulo werner
Rogã, ninguém financia satélites orbitais nem emprega dinheiro em sustentabilidade ambiental sem garantias científicas. Do mesmo modo acontece em relação a uma eventual mudança de sensibilidade em relação aos animais q não tem religião ou redes sociais. Giordano Bruno estava certo, mas não convenceu ninguém. Copérnico derrubou o muro. Um dizia o q acha, o outro só dizia em linguagem matemática.
-
Joao Cellos
Isso não é consciência. E nada tem a ver com respeito aos outros seres vivos.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.