Suzana Herculano-Houzel > Enjoo no carro não piora com ansiedade, é ansiedade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Leila de oliveira

    Viajar de carro, pra mim, é um transtorno.

    Responda
  2. José Cardoso

    Concordo que há muita coisa que não é propriamente fruto da evolução, mas apenas efeito colateral. Como a tendência à artrose nos joelhos, por algum ancestral ter tido a ideia disruptiva de apoiar todo o peso do corpo sobre eles. Ele não teve o cuidado de preencher uma APP (análise de problemas potenciais) antes de se exibir e criar a nova moda.

    Responda
  3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Toda semana sinto enjoo pela manhã, mas acredito que seja da idade, pois os órgãos internos ligados a digestão já estão desgastados pelo uso nos 62 anos de vida. Me alimento bem, muito pouca carne vermelha, caprichando nos cereais e frutas. Meu ritmo ao lidar com os desafios cotidianos é rotação 16. Só acelero nos treinos de corrida e na bike da academia. Tô mais para morosidade que para ansiedade. Até para falar sou econômico, pois acredito que as pessoas se comunicam mal e falam em excesso.

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Aliás, meus enjoos ocorrem logo que acordo, mas basta beber água ou comer algo que logo melhora. Por isso, passei a colocar uma garrafa d'água na mesinha que fica junto a cama ou tomo meu iogurte matinal. Nunca tive enjoo em veículos...

  4. LEONARDO D COLETA

    Acho que entendia a autora. Seria tipo um comportamento reforço negativo? Eu já vi referências relacionando o enjoo como sendo uma defesa do organismo justamente por ter essa discrepância entra movimento e olhar (quando se lê um livro no carro ) achando então que o corpo está envenenado e querendo expulsar a comida.

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Nada a ver, tecnicamente !

    Responda
  6. Audrey Constant Bruno

    Parabéns à autora, estou lendo suas colunas em sequência.

    Responda
  7. fabiana seppe laforga

    Não é ansiedade: no tronco cerebral (especificamente no bulbo), algumas pessoas têm o centro do vômito muito próximo ao trato responsável pelo equilíbrio, que vem da orelha interna e se dirige aos núcleos vestibulares no cerebelo. Em casos nos quais o vestíbulo eh muito solicitado, estimula-se o centro do vômito por contiguidade: barcos, percursos com muitas curvas, balanços intensos, etc. Pesquisem cientificamente antes de propagar teorias psicanalíticas instagramáveis. EH ANATÔMICO.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Fabiana Seppe Laforga, você está correta, acredito que o nome desse problema de saúde é: Vertigem Posicional Paroxística Benigna, também conhecida como VPPB , e um dos tratamentos indicado é fazer exercícios de fisioterapia: Exercício ou manobra de reposicionamento Canalith ou Exercício de Epley. Outras doenças que causam tontura e vômito são a Doença de Meniere e também labirintite.

    2. Hugo Dantas

      Eu nunca enjôo dirigindo ou pilotando moto, mas muito de carona e sempre em ônibus, desde criança, onde nunca durmo em viagens. No meu caso bateu

    3. Audrey Constant Bruno

      Que constrangedor, a leitora já deu uma lida no currículo da autora?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.