Joel Pinheiro da Fonseca > Lula terá a coragem de ser responsável? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Marques Mendes

    O Legislativo, Judiciário e Executivo terão coragem e responsabilidade de cortar seus privilégios e as benesses dadas aos poderosos? Este título é muito melhor.

    Responda
  2. Melchisedc Felix

    Que ousadia! Um zé-niguém ponderando sobre responsabilidade do Presidente?

    Responda
  3. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Tive que mudar meu comentário, a folha mais uma vez me censurou. Não renovarei minha assinatura, chega! (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, caro Abner, você pode te dar escrever 43%junto com uma palavra. A sençura folhomática rejeita algarismos arábicos, mas se estão juntos à palavra anterios ou seguinte, passam.

  4. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Lula faz um governo neoliberal, a folha quer mais? (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  5. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Mais cortes? Lula já faz um governo neoliberal, 43% do orçamento vai para o mercado financeiro. A folha está atacando por todos os lados! (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  6. Daniel Liaz

    Destaco do txt uma única frase : o corte de gastos não pode ser na base da pirâmide,mas para os mais privilegiados. Perfeito Joselito. Quero ver então se , qdo vierem os novos ajustes, vc e principalmente o mercado vão pressionar para que de fato ele se dê na ponta da pirâmide, e não na base como ocorre sempre. Tb, que tragam a pauta os privilégios que o sistema público brasileiro oferece aos setores da iniciativa privada já tão e tão privilegiados

    Responda
    1. Joanna de V C

      Concordo

  7. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Minha única concordância com o artigo: reforma da previdência militar e acabar com a mamata da casta do judiciário.

    Responda
  8. Djan Zanchi da Silva

    Infelizmente esse rapaz, assim como tantos outros, nunca vai ser capaz de entender que a maior responsabilidade que Lula assumiu é com as pessoas necessitadas desse País, aquelas que não nasceram em berço de ouro, que não tem quem os indique, que nunca tiveram chance.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      E que não têm colchões de luxo.

  9. José Augusto Bernabé

    Desde os tempos da Jovem Pan Joel vc parece mesmo sonso, como achar que um cara vai ter "coragem" se ele nunca se considerou culpado de nada e se diz o único honesto nessa terra? O Golpe técnico que deram nas últimas eleições para elege-lo foi "as coisa ficarem como eram", ou seja gastanças, propinas etc, etc.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Golpe técnico?!?! Pode desenhar, faz favor?

    2. Paulo Augusto

      Espera mais 72 horas rezando para pneu...

  10. Fernando Lopes

    Então a ideia é o Brasil se tornar um país desenvolvido praticando austeridade fiscal? Para quem acredita em bolsonarismo moderado, pode até fazer sentido...

    Responda
  11. Marcelo de Souza

    "O caminho a seguir é claro". Joel para presidente. Ele tem a resposta de todos os problemas. Ah, mas Joel não quer ser presidente, ele só não quer esse aí, ele quer o Fas cis ta de Freitas, chamado pelos tubarões da mídia de "bolsonarismo moderado". Joel não quer quem administre, ele quer alguém que privatize tudo, porque Joel ama o "mercado"

    Responda
  12. José Cardoso

    Enquanto houver 50 bi de emendas parlamentares, haverá o mal. Não se pode exigir sacrifícios de ninguém sem acabar com esse ralo.

    Responda
  13. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Quem fala de coragem com essa gente finge não saber do que se trata. Só pensam no futuro político do projeto de poder. Estabilidade e responsabilidade é coisa de gente grande. A grandeza desse aí é só desejo por amplo triplex. Lula vai levar a um choque econômico por gastos acima da receita, precipitando a própria derrota (se o país tiver juízo).

    Responda
  14. Nelson de Paula

    "O caminho a seguir é claro" - o texto merece uma conclusão dessas.

    Responda
  15. eli moura

    qual a relação divida pib dos EUA, Japão, Alemanha, India, Itália, Inglaterra? O que o Lula tem que controlar é a ansiedade por dinheiro dos deputados de direita e do centrão. Querm por que querem por a mão no erário publico, impedindo politicas sociais que reduzam desigualdades. No mais, colunista de p...a alguma, vai ca gar no mato.

    Responda
    1. marco martins

      Prezado Armando, pelo seu comentário podemos concluir que.... não entende nada de economia, não entende nada de política , e além de tudo não tem educação nem equilíbrio emocional. Mandar pessoas com a qual discordamos ir ao mato fazer qq coisa, não traduz a Democracia quê tanto se fala.

  16. Jorge Durán

    Joel, vou pedir ao teu patrão cortigir o que te paga pela inflação, não pelo salário mínimo. Também posso sugerir que o corrija conforme milicos e juizes. Pode escolher. Joek, faça compras nos supermetcados e farmácias e depois conta pra gente.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Joel, prezado, você teve educação boa demais pra ficar nessa lenga-lenga epidérmica, Justa Lerda. Só há olhar pra corte de "despesa com pobre" ou funcionário público privilegiado (estes, juntamente com congressistas, que não foram listados, parece-me, são alvo pertinente). O mercado especulativo, não passa nem perto das considerações, hein? Mecanismos para mudar o eixo dos investimentos, de papelório pra produção, ah, isso não há de ser necessário. Tudo bem, tudo bão, mai Justa encheção de saco.

    Responda
  18. Francisco Jose Longo

    Joel pensa que ainda está na Jovem Klan e e ainda está procurando o bolsominiun light##

    Responda
  19. Fernando Artacho Carvalho Martins

    Engraçado que em nenhum momento é mencionado pelo colunista os privilegios que muitos empresarios ricos, rentistas, possuem. Por que não é mencionado o quanto o Brasil perde por conta de sonegação fiscal e privilegios fiscais de quem esta no topo da pirâmide e que prejudica os que estão na base? ao invés disso o mantra neoliberal de apontar apenas para servidores publicos, ainda que alguns (pequena maioria) detenham de fato também privilegios.

    Responda
  20. Gilmar Maghenzani

    O Lula leva a culpa pq ele dá a cara pra bater os outros fogem e jogam uma cortina de fumaça, mas Joel vc ajudou o povo mostrando que ele tem razão qdo diz que o juros altos atrapalham a economia

    Responda
    1. marco martins

      Não precisa ser gênio pra saber que os juros altos atrapalham a economia, mas precisa ser gênio pra criar condições para baixar . E isso o Lula só falou e ainda não fez

  21. José Barbizan

    Conforme o artigo sugere, é cortar privilégio de elites empresariais, do judiciário e militares, deveria ser fácil, pois esse é o discurso do presidente e de toda esquerda, mas como o discurso na prática é outro, eles, governistas não vão fazer, pois seus discursos são vazios com o único objetivo de angariar votos.

    Responda
  22. lilian santos

    O problema do colunista neoliberal é a falta que o estudo faz. Repete o repertório fracassado do neoliberalismo tosco e bolorento que fracassou no mundo...E que está sendo deixado para traz. Mas aqui o negócio é: tirar tudo dos pobres e dar para as elites do atraso, e o colunista tem a cara de pau de achar que a culpa é do Lula, e suas falas realmente incomodou os sabujos do mercado parasita financeiro kkk, vai estudar camarada....

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      "Ao mesmo tempo, dado o compromisso social do Estado, o corte de gastos não pode ser feito às custas da base da pirâmide. É preciso identificar privilegiados e passar a conta para eles.". Como deve ser difícil ler um artigo e escrever o exato oposto do que ele traz, só pra poder validar a narrativa. Me pergunto, pra que então ler, quanto mais comentar? Só pra passar vergonha mesmo?

  23. Carlos Amorim

    O problema da demagogia é a realidade. O PT gritou por anos que não precisava de reforma na previdência e sabotou como pode a que se fez. Hoje a conta não fecha e fica duro explicar isso pra os fanáticos. Agora grita que os juros são altos de sacanagam, mas em 6 meses, quando a diretoria for composta de amigos, terá que explicar porque não baixa os juros na marra. Ainda tem hipócritas que dizem que a reforma da previdência era desnecessária, era só cobrar as dívidas do INSS?

    Responda
  24. MATILVANI MOREIRA

    Com Lulad e Haddoste esse "negócio " não dará certo! Vamos ter esperança em 2027, pois lá o Brasil poderá estar em boas e competentes mãos! Tarcísio!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Esse tomou muita cloroquina mofada...

  25. antonio brito

    Correto não tem plano de nação só de usufruto do poder. Melhor assim, nada fazer. Quando imagina fazer qualquer coisa caminha no erro. Um exemplo: gastar um bilhão de reais importando arroz

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Para você, é melhor deixar os produtores fazerem especulação com o preço e deixar o povo pagando mais caro.

  26. Paulo César de Oliveira

    Tem de cortar os gastos onde eles estão. Isso inclui todas as categorias que se aposentam com salário integral(militares, professores universitários, funcionários do Legislativo e do Judiciário, funcionários de estatais). Também não faria mal desvincular da Receita os gastos com Saúde e Educação.

    Responda
    1. Igor Cornelsen

      Paulo Cesar você está no Brasil, sensatez, políticas justas e nossos políticos não se misturam. Seu comentário foi tão sensato que você parece ser cidadão de uma democracia escandinava.

  27. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Um Estado refém dos bacanas, não resisti a pressão e aí sai subsidiando os afortunados que incorporam esses valores como permanentes. Uma cultura enraizada nas corporações, onde o compromisso de nação inexiste.

    Responda
  28. MARCIO Gionco

    Ótimo artigo. A resposta é não. Aguardemos as eleições.

    Responda
  29. Fernando Alves

    Responsabilidade seria entregar a chave do cofre para a turma que votou em peso 22, se calou com toda tentativa de golpe e elegeu esse congresso que só aumenta despesas sem fonte de receita e passa boiadas de gastos no meio dessas confusões que eles criam de propósito da pauta de costumes. Se a direita é "responsável", por que vota em União Brasil, PL, Republicanos, Novo, que depois só aumentam gasto com emendas, militares, subsidios? E o Joel, responsável sendo pena-paga? Faça-me o favor.

    Responda
  30. André Costantin

    Aí o leitor tenta ler de boa vontade, mas,depois daquela do bolsonarismo moderado, não tem como.

    Responda
  31. Cassio Vicinal

    Defenda uma revisão dos seiscentos bilhões em subsídios. Se o governo quer cortar e o lobby no congresso não deixa, não há solução. Não existe aumento do funcionalismo em geral. Os do executivo não conseguem sequer reposição da inflação acumulada desde o governo Temer. A previdência? Restam somente militares. A maioria do funcionalismo agora é pelo teto da seguridade social. Nos últimos anos aprovar PEC virou algo corriqueiro. O congresso não gosta? PEC. O governo veta? Derruba-se o veto. Caos?

    Responda
  32. Márcio Castro

    Manchete dia desrespeitosa, mais uma vez a FSP a serviço da Faria Lima. O governo escolhe gastar fazendo a economia crescer com emprego e distribuição de renda. Por outro lado, o BC e o congresso retiram dinheiro do governo desviando para rentistas com juros exorbitantes, grandes empresários com as desonerações e as emendas para os próprios congressistas. Enquanto isso o articulista defende a velha história crescer para depois dividir...

    Responda
  33. Eduardo Elói

    Eu li alguém mencionar juros exagerados com a dívida pública como sendo gasto desnecessário? Não. Serviço da dívida pública é assunto proibido. Cortar juros altos alguém escreveu isso? Não. Então não dá pra levar a sério tudo o que foi 'falado'.

    Responda
  34. Rodrigo Flexa

    Dinheiro para ricos é chamado de investimento, já quando vai para os pobres, vira despesa, e tem quem acha bonito.

    Responda
  35. Dalmo de Souza Amorim Junior

    O fim das justiças do Trabalho e de Contas, passando os magistrados todos para a justo comum, seria uma etapa. Limitar ganhos de dinheiro público por CPF seria outro modo de REALMENTE acabar com privilégios.

    Responda
  36. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Existe um filme brasileiro. Nao quero falar sobre isso agora. Ou coisa q o valha. Muito bom. Precisamos falar dos juros que pagamos nas dividas interna e externa.

    Responda
  37. COLOMBO MELO

    Milei está mostrando o que deve ser feito: cortar privilégios "de la casta". Um desembargador do Maranhão ganha mais que um juiz da suprema corte americana. Um policial rodoviário brasileiro ganha mais que agentes da CIA e FBI. Delegados de polícia em Sergipe ganham no mínimo 40 mil mensais. Precisamos de um Milei.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Está mostrando como se mata um povo, a reboque do surrupiador de joias, que foi defenestrado do cargo.

  38. Daniel Marques

    Perfeito, Joel. O problema é complexo e a solução tem que ser buscada agora, com urgência. Ao seu texto acrescentaria as necessárias reformas tributaria e administrativa. O estado consome 1/3 do nosso PIB para se manter. Isso é inaceitável.

    Responda
  39. João Vergílio

    Você está certíssimo, Joel. Mas é preciso que todos façam isso que você fez: dizer onde o corte será feito. Muita gente estava pensando em criar poupança interna empurrando trabalhadores que ganham pouco para a Previdência Privada. Aí não tem pacto social que resista. Outra ideia que precisamos pôr na mesa: o fim dos legislativos estaduais e municipais, com eleições anuais ou bienais para os Executivos. Economizar, sim. Mas na cabeça de quem pode, não na de quem não tem nada.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O fim das justiças do Trabalho e de Contas, passando os magistrados todos para a justo comum, seria uma etapa. Limitar ganhos de dinheiro público por CPF seria outro modo de REALMENTE acabar com privilégios.

  40. Ricardo Thomazine

    Aleluia. Pela Primeira vez, em anos, li um comentário do Joelzinho, que critica exatamente o ponto nevrálgico de nossa sociedade: a coragem de cortar privilégios do legislativo, judiciário e militares. Nenhum governo cortou.! Quem cortar, sobrevive?

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Todos esses cortes seriam atribuição do Congresso, não do poder executivo . Eles cortariam os próprios privilégios, se indisporiam com judiciário e militares cortando os destes. É uma utopia...

  41. Anete Araujo Guedes

    Um diretor do BC fazendo política, jogando no time adversário, dependente do Mercado Financeiro. Quem lucra com esses juros descabidos e abusivos? Somente a elite financeira. Quem perde com a constante sabotagem da politica econômica de Lula e Haddad? O país, o povo. Campos pertence a turma do quanto pior melhor. Tem-se que em levar em consideração que grande parte do orçamento se encontra nas mãos de Lira.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Galilodo e os outros 3 do Lule, votatam diferente?

  42. Vital Romaneli Penha

    Políticos,tanto executivo ,como legislativo só tem coragem quando o barco já está afundando com água até o pescoço.

    Responda
  43. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    Cortar gastos ou despesas, apenas daquilo que privilegia uma classe os ricos. Tirar as isenções fiscais de quem sempre mamou nas tetas do governo, dar um basta nas excrescências de dinheiro fácil para categorias militares, judiciais...

    Responda
  44. Paulo Augusto

    Que tal cortar os subsídios aos empresários ?

    Responda
    1. Daniel Marques

      Os subsídios voltam como doações de campanha e a certos intitutos.

    2. Lucas Gomes

      Marco, quando se diz empresário, leia-se "peixes grandes".

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Sou empresário e não sou subsidiado

  45. Anete Araujo Guedes

    Por que não cortar as despesas, onde elas são abundantes? Reforma tributária, desonerações, cobrança de impostos renda dos inadimplentes, proporcionalidade na cobrança de tributos, taxação de lucros, patrimônios e heranças, pensões vitalícias das filhas de militares etc. Ainda mais que a maior parte do orçamento se encontra nas mãos de Lira.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Ou dar aposentadoria integral para todos, por que não?

    2. Paulo César de Oliveira

      E cortar nas aposentadorias de todos aqueles que se aposentam com rendimentos integrais(militares, professores universitários, funcionários do Legislativo, Judiciário e estatais).

  46. MARIA F LUPORINI

    Joel Pinheiro precisa ter coragem de parar de defender juros para banqueiro enriquecer.

    Responda
    1. Eder Marchi

      Aí ele prejudica o pai dele

  47. Diego Aguiar Andrade

    Joel Pinheiro terá coragem de parar de defender o "bolsonarismo moderado"?

    Responda
  48. alonso barros

    Mais coragem do que este articulista .

    Responda
  49. Peter Janos Wechsler

    Coragem não faz parte do vocabulário lulista. Demagogia, sim.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Daniel. Vou discordar em um ponto. Lula é a demagogia personificada. É ele e mais ninguém. Ademais sou radicalmente contrário ao sistema presidencialista. Poder demais em mãos de Lulas e Trumps é um perigo. Sou parlamentarista convicto para regimes de bem-estar social como funcionam na UE.

    2. Daniel Liaz

      O respeito é mutuo, inclusive por vc reconhecer que negar o papel do Lula no combate a ditadura é fruto de questões afetivas suas. Há mais de 20 anos me oponho, no geral, ao Lula e sua conduta. A minha questão é que gosto de critica-lo de forma séria. Daí que me incomoda qdo vejo críticas descabidas, pois nesse caso não posso seguir nesse lugar de fazer oposição a ele. E críticas inverídicas de que ele ficou quieto na ditadura, ou distorcidas de que ele é puro demagogo está estão entre elas

    3. Peter Janos Wechsler

      Daniel. Nada pessoal. Respeito mútuo. Não posso evitar de detestar o megalômano ignorante se metendo em assuntos geopolíticos que ignora completamente. Não posso evitar de lembrar que foi contra a assinatura da constituição. Nem que foi contra o Plano Real. Cada um de nós com as suas prioridades. Respeito as suas e, sobretudo, respeito a sua pessoa.

    4. Daniel Liaz

      ...populares na resistência e oposição a ditadura. Essa é rir pra não chorar. Mas ok. Vou pensar aqui que vc está tentando ser engraçado com ironias

    5. Daniel Liaz

      Não Peter. Não levei para o lado pessoal. Só lamento que no diálogo que tivemos vc me pareceu mais maduro e sério e esses seus últimos comentários destoam dessa impressão. Posso inclusive me restringir a esse aqui: afirmar de forma genérica que coragem não faz parte do vocabulário de uma pessoa que, só mais um exemplo, mesmo perdendo três eleições seguidas ainda assim insistiu no seu objetivo, fica esquisito. Pior ainda é querer negar o fato de que Lula foi uma das maiores lideranças...

    6. Peter Janos Wechsler

      Daniel. É o mesmo. Não leve para o lado pessoal. Ele não ficou quietinho, me retrato.. Apenas combinou com os patrões quando e o como seriam as greves. Quem trabalhou à época no ABC, sabe. Extrema covardia.

    7. Daniel Liaz

      Aliás, conversei com um Peter há alguns meses atrás . Um que morava na região do Paraíso em SP. Espero que não seja o mesmo que esse aqui

    8. Daniel Liaz

      A observação sobre Lula ter coragem ou não é plenamente subjetiva. Cada um tem seu critério próprio qto a isso. Eu achei ele extremamente covvvarde qto a proibição das manifestações em memória do horror do golpe de 64. Mas achei ele corajoso tanto na questão da Palllestina como qdo enfrentou a República de Curitiba sem pedir asilo em outro país. São alguns exemplos. Agora dizer que Lula ficou quietinho durante a ditadura é uma mehntira histórica tão grd que tira qquer credibilidade do comentador

    9. Peter Janos Wechsler

      Por um mês e nada sofreu..Amiguinho do Tuma

    10. Anete Araujo Guedes

      Lula foi preso nos anos de chumbo

    11. Peter Janos Wechsler

      Quietinho durante o regime militar.

    12. Anete Araujo Guedes

      Coragem para reagir a tentativa de golpe em 08/01.

  50. Eder Marchi

    Resumo: "Lula terá coragem de mexer nas mamatas da minha turma?"

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.