Por quê? Economês em bom português > O que esperar da relação entre Banco Central e governo? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Atacam o óbvio porque são autocentrados, só se importam com eleição e não com a bola de neve que querem nos jogar nas costas.

    Responda
  2. EMANOEL TAVARES COSTA

    Para ser independente o bacen deveria, por lei, ser obrigado não apenas a controlar a inflação mas também atender metas de desenvolvimento econômico e social, bem assim ouvir formal e informalmente não tão só instituições financeiras mas também os setores produtivos (indústria, agro, serviços) e os sociais (sindicatos e associações de classe). Sem isso será sempre escravo do mercado financeiro em detrimento do país, como se vê com o seu atual colegiado.

    Responda
  3. José Cardoso

    Se o governo não consegue nem ter superavit primário, como pode pagar juros sobre a dívida pública? Isso me parece um esquema de pirâmide insustentável, com os juros sendo pagos com a emissão de mais dívida.

    Responda
  4. Antonio Calmon

    Lula terá mais seis anos de um indicado seu, se o país sobreviver a está aberração chamada Roberto Campos.

    Responda
  5. Valdir Teixeira da Silva

    Primeiro, o BC de independente não tem nada, o atual presidente tem lado; segundo, a expectativa de inflação está na margem da meta. Quem está aumentando as expectativas de inflação sistematicamente é o próprio presidente do BC, na medida em que ataca a política econômica, do atual governo e, diz que a inflação está fora de controle.

    Responda
    1. Joanna de V C

      Exatamente.

    2. Nunes de Carvalho

      Que tal estudar um pouco e tentar entender a dinâmica antes de sair pela internet falando abobrinha? Já pensou?

    3. Igor Cornelsen

      Não deve ter lido o artigo. Leia de novo para ver se entende.

  6. Anete Araujo Guedes

    Não existe independência no BC. Não existe imparcialidade. Campos é um bolsonarista de carteirinha, que reza na cartilha do Mercado Financeiro, joga no time dos adversários. Pra ele quanto pior melhor. Quem lucra com esses juros absurdos e abusivos? A elite financeira. Quem perde? O país, a população.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Qualquer pessoa que se oponha a intervenção de Lula é taxado de bolsonarista. Lula não consegue resolver os problemas internos do PT e quer se meter a economista.

    2. Igor Cornelsen

      A inflação está acima da meta do próprio governo, a economia e o emprego crescem, o Lula não entende nada de política monetária, nem de banco central. Porque baixar os juros? Para que a inflação volte? Esqueça a política pense tecnicamente.

  7. Marcelo Magalhães

    O texto não é assinado, portanto deve ser do chatGPT. Uma sequência totalmente previsível de ilações contra o presidente da república, sem a menor ética e sem o menor pudor. Os responsáveis por isso, omitem que o presidente Fo BC esteve em Washington, onde falou todos os tipos de mentira sobre as condições da economia Brasil. Deveria ter sido preso, ao pisar o solo brasileiro pela atitude criminosa de um servidor público. Esse texto é de baixíssima qualidade, lobby do mercado. IA encomendada.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Bom dia Paulo! Você poderia me dizer o nome do autor? Selvagem é manter juros altos com inflação absolutamente controlada, para a continuidade da transferência decretas dos pobres para os ricos. Sou pobre de esquerda e não levo desaforo para casa, não faço como a direita que defende quem lhe açoita.

    2. Paulo César de Oliveira

      Bem que o autor reclamou logo no início do texto que o Brasil é um lugar meio selvagem.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.