Opinião > O Brasil e o eixo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Doutorado na Califórnia? Tá explicado.

    Responda
  2. João Paulo Zizas

    Há bastante acuidade nas ponderações do pesquisador em filosofia Fabio Lampert acerca da hipocrisia que caracteriza a postura de Lula e seu entorno quanto à guerra da Rússia contra a Ucrânia. É mesmo absurdo o modo como Celso Amorim se expressa sobre o conflito, pois não é sério sugerir haver legitimas preocupações de Moscou relativas à segurança que justificariam a invasão do país vizinho. E a OTAN é uma organização eminentemente defensiva, sem objetivos de ameaçar fronteiras de qualquer nação.

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    Não sei nada do Sr Fábio Lampert, porém posso dizer que a única coisa correta de seu artigo está no último parágrafo ao afirmar , ainda que no condicional, que sua narrativa é simples. É, tanto para Amorim, por certo, que tem experiência de uma vida no assunto, como para este leitor , que não tem nenhuma experiência diplomática e nem vida acadêmica, mas vê com muita clareza o processo histórico recente envolvendo Ucrânia e Rússia. Se Putin não é santo, tampouco Zelensky o é.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Sua última frase também é correta, mas a questão que você não tratou do texto foi que Putin, não Zelensky, invadiu o país vizinho.

  4. Berenice Gaspar de Gouveia

    O ilustre filósofo deve ter uma boa verba para seu programa na universidade alemã. Só faltou justificara anexação da Polônia na segunda guerra como garantia das fronteiras germânicas. Risível

    Responda
  5. Ney Fernando

    É mais.

    Responda
  6. José Cardoso

    Não há justificativa para o apoio do bolsopetismo à invasão Russa. Mas discordo que o Putin manteria a cabeça sobre os ombros se recuasse. Como os imperadores romanos, seu prestígio vem das vitórias militares. Sem elas deixará de ser respeitado internamente.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Bolsopetismo? Você mesmo disse que apoia Netanyahu, agora fala isso? Pelo amor de Deus!

  7. Tuiuan Almeida Veloso

    Bolsonaro se aproximou do Putin. Lula também. Isso não tem nada a ver com ideologia, tem a ver com o fato que o Brasil passou a comprar boa parte do seu diesel da Rússia. E mexer no abastecimento (e preço) do Diesel é pedir pra estourar uma crise política. Pode ser indesejado e até meio nefasto, mas não é nenhuma novidade no mundo, vide como os americanos são abraçados aos sauditas até hoje, entra governo e sai governo. A verdade é que o Brasil tem muito a perder e pouco a ganhar nessa.

    Responda
  8. Marcelo Brum

    É, de longe, o pior Itamaraty em décadas! Amorim prefaciou o livro que promove o grupo terrorista Ramaz.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Falou a pessoa que defende Is ra el, quê moral você tem?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Quero o Ernesto Araújo de volta. Eita diplomata bom.

    3. Valter Luiz Peluque

      Faz o favor, procure um poço e se jogue nele antes de escrever estultices.

  9. Wilson Rossi

    Comparar ataques russos com o genocídio de Gaza já desqualifica o autor do texto.

    Responda
  10. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Governos não tem amigos tem interesses e não existe étiva em política internacional. Fora isso a uma continuidade entre o ex-presidente, que morou na Flórida, que foi beijar a boca do fascínora russo, poucas semanas depois da invasão e o governo Lula 3, com as vúiúvas da mãe-madrinha União soviética.

    Responda
  11. Josue Oliveira

    E o Eixo da Guerra eterniza o genicldlo contra os palestinos. Como o Eixo da Guerra apoia, os slonlstas agora estão bom bardeando campos de refugiados.

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Difícil acreditar que o missivista tem formação em filosofia. Faz uma análise superficial, local. Omite o fato de que a Ucrânia crescia como ameaça objetiva ao declarar seu objetivo de se tornar membro da OTAN, instituição que existe unicamente para combater Rússia. E continua de forma simplória a desqualificar a política externa do Brasil, que tem histórico de sofisticação internacionalmente reconhecido, sendo conduzida por atores respeitados no mundo inteiro. Isso aí é texto encomendado.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Na mosca!

    2. Marcelo Magalhães

      Viva o povo Ucraniano! Talvez você não se lembre, mas o Brasil foi totalmente contrário à invasão da Ucrânia e deixou isso muito claro em todas as reuniões da ONU. Concordo que Putin tem varias atitudes condenáveis, mas tudo isso não exime os EUA da culpa por tentar enquadrar a Russia e submetê-la aos seus interesses. Zelensky também não visa interesses ucranianos, mas interesses estadunidenses e europeus. Dizem que ele ficou muito rico.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quando os militares e empresariado, incluindo esta Folha deram o golpe em 1964, também disseram que era para se defender. Todo poderoso, quando comete violências se justifica Bush no Iraqui, Hitler na Polônia, o psicopata Putin. Viva o povo ucraniano.

  13. Wilson Rossi

    Nível pires.

    Responda
  14. Nasemar Hipólito

    Já passou da hora do Celso Gagamorim se aposentar, com sua cabeça geopolítica no século passado...

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Exato, vamos convocar o Ernesto Araujo para combater o comunismo, deixando o Brasil de fora das negociações internacionais, como ficou nesse período de trevas que passamos. Mas voltamos a ter respeito, pela nossa inteligência, pois não somos potência bélica. Parece que isso assusta mais os conservadores.

  15. Peter Janos Wechsler

    Amorim, o doutor que nunca foi.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Alardear que é sem sê-lo mostra uma bruta diferença. De caráter e de honestidade intelectual. Dilma é campeã de diplomas fajutos. Amorim apenas omitiu que não concluiu.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E que diferença isso faz? Ser "doutor" não é mostra de competência.

  16. Telma Saraiva

    Muito boa a análise. Concordo integralmente com o Fábio.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você deveria ler a coluna sobre arqueologia bíblica onde eles deixam claro que o Êxodo não foi um evento literal

  17. MATILVANI MOREIRA

    É por essa e outras que fiz o L. Sabia que o Lulad iria lutar pela paz no mundo e assim ele tem feito! Merece, como nenhum outro, o Nobel da Paz! É o governo do amor... a viagens internacionais é hotéis de luxo! Por absoluta falta de tempo, e só por isso, nunca mais visitou os Ianomâmis!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.