Mercado > Banco Central faz contraofensiva no Senado por PEC de autonomia financeira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A retirada de um déficit do resultado do BC do orçamento ao se transformar em empresa pública não convence. Com sucessivos déficits, é evidente que haverá necessidade de aportes do Tesouro, mesmo que seja como aumento do capital social. O empregado dessa nova empresa (que poderia ser demitido sem processo administrativo) é quem vai fiscalizar as instituições financeiras? Para que fragilizar o papel do BC? Parece que o objetivo é apenas pagar PLR e facilitar as pressões do mercado.
Seria juusto fazer uma matéria com a mesmo espaço neste jornal contendo as razões daqueles que são contra, não só os economistas e os movidos por viés ideológico. Especialmente os servidores mais antigos, os aposentados e pensionistas que poderão ser prejudicados com a mudança que querem passar goela abaixo.
Com o desavergonhado apoio para um provável candidato da oposição. O mÃnimo que deveria fazer se tivesse um pouco de dignidade era pegar o chapéu e vazar.
Independente da nação. Comandado pelos tubarões do mercado. Entendi.
BC independente de quem, cara pálida ?
Da vontade do povo.
O BC tem tido uma excelente atuação: inflação caindo, com economia crescendo e desemprego levemente em baixa, mesmo com a situação fiscal piorando sibgnitivamente. Não dá para exigir mais de um BC. Como em todo mundo, a autonomia protege o mesmo de polÃticos irresponsáveis.
A milÃcia on-line petista continua em massa aqui nos comentários atacando o BC, o jornal, e todos a favor da responsabilidade.
No Youtube: No Senado, ex-diretor do FMI mostra o perigo da PEC que deseja 'privatizar' o BC. Abaixo o camisa-amarela do BC!
O BC, sob o comando do ultraliberal campos neto, promove a espoliação do Estado para a acumulação do capital rentista, pela via da divida pública, enquanto a grande maioria da população paga ainda mais por esse juro exorbitante.
Imagina se tivéssemos mais quatro anos do inominável e p guedes!
EstarÃamos no Evangequistà o, PL do aborto aprovada, fim das universidades etc...
Funcionários públicos sendo utilizados para lobby do mercado financeiro. Um escândalo que deveria derrubar o presidente do BC.
Isso é a interferência, ao vivo e a cores, popularmente conhecida como lobby, dos grupos de mercado que hoje dominam o BC e querem manter isso aÃ. O conto de que o BC como empresa pública será melhor para a sociedade, para a inovação, para os próprios servidores etc., está na mesma linha de veracidade das historinhas do Saci Pererê, do Curupira e do general democrata.
Já que o Banco Central quer ser 'autonomo' para defender os interesses de banqueiros e rentistas, eles que deveriam pagar o salário desse bando. Ganhar rios de dinheiro do bolso do povo pra defender banco é o fim da picada!!
O mundo da polÃtica e da economia é a festa de hipocrisia. O tal BC independente, é uma desta pérolas criadas pelo neoliberalismo, ele fica independente da vontade do mandato popular, mas atrelada ao poder econômico rentista
Pior!!! Será controlado pelo centrão que dá as cartas. Funcionários perderão estabilidade e poderão ser demitidos, perdendo a isenção de que hoje dispõem. Triste para a sociedade brasileira.
A Faria Lima tá se esguelando de felicidades.
Nosso conde, Campos Neto, reverenciado pela imprensa, em fotos angelicais, poses magnânimas que parecem de um ser superior aos mortais comuns, agora se da ao luxo de fazer as previsão e sobre campanhas e candidatos. E não pode ser criticado. Nem com a camisa amarela e o grupo de zap, que frequentava. Estranho que o sujeito que prevê futuros soturnos para esse governo, foi as urnas votar o candidato que promoveu a maior farra com dinheiro publico jamais vista com intuito de ganhar a eleições.
Em breve não só terão a dita autonomia. Querem ser independentes do Brasil, mas viver do dinheiro dos brasileiros, tipo uma monarquia inglesa que recebe parte do orçamento para as firulas e frivolidades mundanas. Campos Neto é a expressa do golpe continuado. Quando virão que iriam perder a eleição, aprovaram o tal BC independente, que alias não deu um pio nos abusos, eleitoreiros, dinheiro pra caminhoneiro e taxista, tirada marra de imposto de combustÃvel quebrando prefeituras.
Exato. Se essa elite mudasse de vez daqui, ainda valeria a pena. Mas, ganham dinheiro nesse quintal e vivem em NY ou em Orlando (os mais cafonas).
Humberto, vc descreveu a administração do PT.
O prazer da Folha de São Paulo, Estadão e Globo nessa campanha pela PEC "da elite financeira" para aprovação e a continuidade de outros Campos Neto nessa "independência" falaciosa, é explÃcito! Campos Neto só atende aos magnatas do mercado totalmente dependente das suas ordens!
Campos Neto quer um playground só seu, pra brincar com nosso dinheiro à vontade. Ninguém merece essa demora pra ele vazar.
Agora tentando golpe no BC esses bozolinos.
Xô Campos Neto, se quer governar seja candidato, mas quer ganhar na mamata criando um governo paralelo.
PEC inconstitucional por vÃcio de iniciativa. Só o chefe do Poder Executivo que pode apresentar essa PEC.
E é por isso que batem tanto no STF. Para passar projetos inconstitucionais. Continuação da passagem da boiada, agora financeira.
Agora que os banqueiros e rentistas podem perder os oitocentos bilhões que sangram do orçamento público todos os anos com juros altos sem motivo, Campos Neto, na iminência de sair inventa isso para destruir de vez a economia do paÃs. Campos Neto é inimigo do Brasil. Deixa de sugar nosso sangue, banqueiro.
Você é quem precisa explicar, Taveira, porque a taxa de juros que chegou a dois por cento ao ano no governo Bolsonaro foi aumentada na canetada a treze vÃrgula setenta e cinco no último ano, se o montante emprestado ao governo permaneceu o mesmo. A taxa aumentou na canetada, sem motivo, ao bel prazer do banqueiro CN.
Vcs petralhas, são muito rudes para entender q o juro alto é consequência do volume de dinheiro emprestado ao governo ; entendam isto de vez…
Que Campos Neto não tem vergonha é patente. O sujeito usa a independência já existente atribuÃda ao Bacen e que não existe em nenhum pais do mundo para promover ganhos muito bons a banqueiros, Faria Lima etc e por tabela ainda pode prejudicar o Governo de quem ele não gosta e quer ver aeconomia prejudicada em nome de outro projeto de poder do qual é sócio.
O cara já se ofereceu pra ser ministro da fazenda da oposição, caso ela seja eleita em 2026. Passou recibo de que seus projetos pessoais estão muito acima dos interesses do Brasil. Mais um lesa-patria assim como todo bom representante da extrema direita
Se continuar assim, a burocracia bancária logo estará se achando da iniciativa privada, enquanto tiver lucro$, obviamente. Pois quando surgir o primeiro prejuÃzo, aà voltam felizes aos braços do Papai Estado, pedindo ajuda financeira na maior cara de peroba...
É a farsa recontada. Criaram o mito da Selic alta contra a inflação, mas a inflação alta foi devido a prática da PPI, reproduzindo internamente a alta de preços do petróleo no mercado internacional. Resultado, a Petrobras teve lucros absurdos e os brasileiros inflação. Os preços do petróleo cairam, a inflação caiu. Essa queda nada teve a ver com os juros altos, estes apenas saltaram de 300 para 800 bilhões de reais ano nas contas públicas, causando desequÃbrio fiscal. Selic alta é engodo.
Exato. A inflação foi provocada pela dolarização da economia quando Guedes criou a tal PPI na Petrobrás, comprando refinados em dólar dos EUA e gerando efeito cascata na economia. Aà aumentaram os juros para ganharem mais alguns bilhões, com a desculpa de que estavam combatendo a inflação, causada por eles mesmos.
Isto precisa passar. Quanto mais independente a autoridade monetária, mais firmeza na moeda. Avante!!!
Finalmente um comentário lúcido!
Maria, o projeto bolsonarista de nos transformar em uma Venezuela de direita ainda segue operando a todo vapor. Apenas em outra "frente" das vistas anteriormente.
Stf vai barrar esse absurdo, se passar. Vocês não irão falir o Brasil.
PEC ilegal e de efeito nulo se aprovada. Cabe ação direta de inconstitucionalidade.
Mais firmeza no dólar e paraÃsos fiscais, exatamente onde Campos Neto e Guedes têm contas. Sanguessugas!!
Essa sua afirmação me lembra muito aquelas outras bem famosas: "é só privatizar que melhora" ou então "o preço das passagens vão abaixar se taxar as bagagens".
A ganância do sistema financeiro não tem limites, mesmo que custe o fim da democracia e o povo na pobreza extrema, por exemplo. Isso são apenas "efeitos colatareis" que eles já calcularam e estão cientes.
Tudo isso pra destruir o governo lula, não passarão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Banco Central faz contraofensiva no Senado por PEC de autonomia financeira Voltar
Comente este texto