Hélio Schwartsman > Bons números da economia não se traduziram em popularidade para Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por que não condenar o "mercado" que aproveita para especular e ganhar mais dinheiro?
Dinheiro pra quem? Pra você?
A 3conomia mostra bons números. Por que a grande mÃdia não faz alarde disso? Lula conseguiu esse feito, mas agora é hora de ele calar a boca e assim impedir a alta do dólar.
Interessante dona Folha não ter citado de que boa parte das dificuldades em sungar (aqui em Minas fala-se sungar à s quartas-feiras, está justificado?) a popularidade do molusco mesmo diante dos bons números decorre da forma como o Congresso vem cometendo atos de puro vandalismo polÃtico, ou eu é que ando ingênuo que só?
Poi Zé, caro Jove, talvez devamos olhar isso como a antÃtese da ingenuidade: justamente pela crÃtica menos avassalada, considera-se mais elementos do que só olhar e falar "ah, culpa do Lula"...
"...uma PEC que lhe rendeu R$ 145 bilhões extras para gastar no inÃcio da gestão." Esse foi o grande erro. O Maquiavel já ensinava que o mal deve ser feito de uma vez, e o bem aos poucos. Já torrou todo o estoque de bondades nos primeiros meses.
Os bons números da economia não alcançam o cidadão comum. Já foi ao supermercado Hélio ?
Não se trata de PEC da gastança, mas PEC para cobrir o rombo deixado por Bolsonaro nas contas públicas. Foram gastos na reconstrução de projetos sociais desmantelados na má gestão de Bolsonaro, com sua promessa do vamos destruir tudo. São gastos para cobrir a incompetência, o descaso, a irresponsabilidade de Leite no RS. Trata-se de um BC cativo do Mercado Financeiro, de um Campos jogando no time do adversário, atrapalhando o transito, fazendo parte do time do quanto pior melhor.
A maior parte do orçamento está nas mãos de Lira. Com essas verbas abundantes, ele toca obras em se reduto eleitoral, sem nenhum controle técnico ou operacional, alheio à s demandas essenciais do paÃs, garantindo votos e prestÃgio. Ele não necessita do Lula, compete com ele na direção do paÃs. Recebe os bônus, deixando o ônus para o Lula. Quem lucra com esses juros abusivos do BC? A elite financeira. Quem perde? A população, o paÃs.
Parabéns Anete , disseste tudo. Só peço licença para acrescentar que , quanto à popularidade do Presidente, é mesmo difÃcil aumentar com uma imprensa batendo diuturnamente e amenizando as ações nefastas do Congresso.
Ôôô, paciência do baralho...
Ia fazer exatamente este reparo, Anete, porque de forma algo capciosa o Helio omite o que tornou indispensável a PEC da Transição e sugere o lero do patrão, da PEC da gastança...
Uai, meu caro, mas essa espécie de crÃtica cai direto na arapuca do nosso "presidencialismo de cooptação": o legislabóstico governa um porrilhão de recursos, mas não se responsabiliza - ou pode ser técnico-politicamente responsabilizado - por nádegas. Dá não. Evidentemente, essa consideração não exime o Luloverno dos erros cometidos, as avaliações incorretas e eticéteras; contudo, seguir o script de criticar o Presida por coisas que não são (ou o são) realizadas pelos legislabostas, é furada.
Poi Zé, caros Bernardos, é com isso que temos que lidar: variados graus de má-vontade e uma atribuição de responsabilidade nitidamente inadequada. Juta Saco da Zorra!
Cheguei tarde no seu comentário. Devia ter sondado ãnz de dizer isso por outras palavras agora há pouco. Dona Folha e sua óbvia má vontade não enxerga este óbvio ou nós, sonhadores e ingênuos, é que sempre lemos a realidade pela via dos óculos de couro que nos dá a opção polÃtica que temos? Não, não posso ser tão ingênuo assim.
Exatamente, Marcos. E a "grande" mÃdia, que teria o papel de esclarecer tal distinção, ao contrário joga pelo embaralhamento e confusão quanto a responsabilidades.
As pautas conservadoras chamam mais atenção, os avanços e os pontos positivos do governo ficam invisÃveis diante das estratégias construÃdas pela extrema direita.
A economia está acima das expectativas com o Lula. A empregabilidade também acima do esperado. A média salarial melhorando bastante, e, com isso, a diminuição das desigualdades. A volta dos programas sociais (minha casa minha vida, farmácia popular, bolsa famÃlia etc), tudo isso faz um Brasil bem melhor e mais JUSTO. É isso que importa!!
Aos BÃpedes, prezado Milton, aos BÃpedes...
É um caso perdido.... triste paÃs sem presente e futuro.
Que acaba de sair do fundo do poço.
Muitos bilionários e empresários já apoiam "Delenda Lula IV". Não é surpresa. Acreditam ser melhor a lucro, imposto baixo e desregulação. Dão por liquidado o "arca-bolso" porque fim de benesses os prejudicam. Lula III teria sido tomado por um "esquerdismo senil". Usam um chiste do próprio Lula I, em 2006, contra o mesmo Lula III, agora muito mais velho: "Se você conhece uma pessoa muito idosa esquerdista, é porque está com problema". Hoje Lula III apanha seja de empresário seja de sindicalista!.
A Folha tá assim: empate com a Costa Rica? Mas também, com essa gastança...Renascer está com problemas de audiência. Tal qual o governo Lula, Bruno Luperi se aferra a seus gostos estéticos. Mercado é outra coisa. Descoberto planeta com possibilidade de água lÃquida. Filha: a Nasa não deveria trabalhar com projeções irrealistas, que levam a mãos gastos, e aceitar a privatização de seu foguetório.
*Folha (e não Filha...)
Fico lendo e vendo os sacerdotes de establishment, eles repetem, todos eles, que Lula está velho e desatualizado, apresentam com argumentos a mesma tática do bolsonarismo, não há argumentos, pois se apresentarem ficará evidente que se trata de uma campanha de desconstrução, Globo News é a campanha do Demétrio Magnoli e Castanhede, na cnn é o WW e ThaÃs Herédia, no estadão, todos. Todos também erraram todos os indicadores econômicos, eles têm muita fé nos 'especialistas' de mercado.
Vc está certo. É uma grande e orquestrada sabotagem.
Acho que vai se rever e mudar discurso e postura. E os fiéis seguidores dirão que tudo é pela governabilidade. Como no passado. Lula é muito inteligente. Sabe que continuar assim vira caso perdido.
É simples assim? Tudo se resume nessa curta opinião? Lula= frouxo, comentarista= raso. Ai num dá né!?
O bilionário banqueiro parasita de juros dono da Folha tá pegando pesado na substituição do presidente do BC, colocou todos seus jagunços amestrados no ataque, são algumas centenas de bilhões. Hélio sabe como lamber as botas do patrão, tem experiência no ramo.
Chato isso.
Lula tem bons números em seu terceiro mandato, assim como fora nos dois primeiros ( qualquer comparação envergonha FHC, Temer e o não-coveiro). Será caso perdido se fizer números inigualáveis e criticar presidente do BC q se oferece ninistro de TarcÃsio. Lula q acorde, gente como Hélio tá de olho. Presta se vier com bons números e bico fechado. Mania de questionar os maiores juros reais do mundo!
Sinceramente? Não sei que imprensa é essa. A diferença entre Lula e Bolsonaro foi de apenas hum virgula sete por cento, menos de dois, ganhou no Var do futebol. no olho do mecânico do turfe, melhor imagem. Num paÃs absurdamente polarizado, quem votou em um era contra, continua e continuará sendo. Pode ser o melhor governo do mundo, fazendo jorrar vinho e mel. Mas a toda hora, empresas de pesquisa e imprensa revelam resultados bombásticos. Como se dizia antigamente, vão trabalhar vagab.
Boa. A imprensa devia nos ancorar na realidade com sensatez e maturidade, unindo os pontos que se tornaram visÃveis com a polarização polÃtica e o fenômeno das redes sociais. Vivenciamos já outra realidade e a imprensa está se repetindo, seguindo o ramerrame da visão de antes de o Brasil e o mundo darem essa cambalhota que deram. No entanto, seguimos vendo o mundo pelas lentes antigas de uma imprensa antiga.
Bons números da economia para o dinheiro grosso. Claro que esses números não resultam em popularidade porque simplesmente eles não nos alcançam e ainda querem que para nós eles piorem. Aposentados com um pouco de ganho acima do mÃnimo com reajuste abaixo da inflação, IRPF continua penalizando classes média/ baixa e salvando ricos, trabalhadores e os sem renda em geral. Piadista. É pra rir ou chorar?
Será que o missivista está em sintonia com o editorial da empresa? Ou seja ele aderiu à prática de sabotagem do governo? Não esperava isso de um filósofo, mas não é a primeira vez que isso me ocorre.
Esse e Podé são filosofos da mesma linha do Olavo de Carvalho, só no nome.
A exigência de arrocho fiscal não é resultado de um fenômeno natural, mas de uma conduta voluntária de poucas pessoas que recebem uma remuneração altÃssima de todo o conjunto da população, sem produzir nenhum benefÃcio significativo para o paÃs, e exigem que essa mordomia permaneça indefinidamente. Vamos ver se o Hélio consegue parar de naturalizar a captura do orçamento público ou se é um caso perdido.
O velho siga o dinheiro, só ver de onde vem o salário do Hélio.
No lugar do bozo, do tarcisinho milico paraguacu, do sepulcro caiado, do zema inculto, do roedor jr, e dos bolsonaristas golpistas que estão de plantão ...qualquer serve.
Inclua o lula na lista.
Matéria da FSP citando o presidente do Bradesco "CEO se diz otimista com a economia brasileira e com a redução de gastos no Orçamento". Depois não me diagam q os colunistas e editorialistas da FSP não tem uma agenda polÃtica e ideológica contra o governo atual.
Chicão, como lhe parece difÃcil entender o q lê, tentarei explicar. O colunista e a FSP fazem oposição sistemática ao governo, inflando fatos negativos por razões polÃticas. Mas quem trabalha e faz negócios, como o CEO do Bradesco, tá muito contente. É óbvio q, num paÃs com metade da população de ultradireita, um presidente de esquerda nunca vai ser extremamente popular. O resto é falta de noção do colunista.
A arrogância do colunista é impar, tÃpica de libertários donos da verdade. Se acha melhor q Lula a ponto de sugerir q ele é um caso perdido. Gente como ele, q conclui q clubes racistas são o máximo, é q são casos perdidos.
O que não é verdade na abordagem do articulista ?
Desconfio que por ser teimoso e egocêntrico em demasia, o governo Lula parte 3 ruma, para o bem ou para o mal, melcolicamente ao fim. O que vai ser de nós em 26, não quero nem imaginar...
O Lula está melancolicamente no fim desde que nasceu, só que não. Onde chegou a loucura, os Ãndice melhorando, mas mente simples torce pelo pior para seu paÃs, para mostrar que tinha razão em votar no monstro das joias, dos 51 aps, do Queiroz, do Malafaia, dos 500 mil a mais na covid do que a média mundial permitiria. Gente completamente fora da casinha, como o dono da folha e da bilionária elite do atraso quer.
Lula fala mal do Banco Central, os juros sobem, as bolsas caem e o dólar sobe. O Brasileiro não quer ser sócio do Irã, da Rússia, da China, do Egito no BRICS, queria ser sócio do grupo da OECD, do mundo ocidental e democrático, Lula está do lado de paÃses que geram mal estar para a população. Lula estendeu tapete vermelho para o ditador da Venezuela, era tudo o que ninguém queria. Esses assuntos geram mal estar, não adianta a economia ir bem se não é esta a direção que nós queremos.
Prezado Igor. Tenho o mesmo conceito que você. Eu também não gosto da afinidade que o PT demonstra ter com governos autoritários.
Hilária sua declaração, o brasileiro tÃpico nem sabe o q é OCDE. E desconfio q a sua idéia de se afastar comercialmente da China não é popular entre o empresariado. O Bozo fez bravatas contra a China, e depois de eleito se pôs de quatro pra ela. Os paÃses de q o Bozo gostava eram as "democráticas" Arábia Saudita e Hungria. Era execrado pelos lÃderes da OCDE, enquanto Lula ë respeitado e convidado ao G7. Vc confunde seus desejos com os dos brasileiros.
Excelente coluna!
O que fazem os fakes.
Acho que Lula é caso perdido, com aval do PT. O Brasil perde sem uma polÃtica séria para enfrentar os novos tempos. Sem o enfrentamento de uma educação que qualifique nossa população para um mundo em transformação (a atual não dá conta do mundo contemporâneo, quiçá do futuro). Vamos ficar na lanterninha. Aliás, o governo não tem projeto para o paÃs, é só PAC para aumentar o PIB e inaugurar obras para afagar o ego do presidente.
Com a Folha e a grande mÃdia batendo no Lula dia sim e dia também, fica difÃcil a população ver os ótimos resultados que temos até agora.
Todo mundo vê, mas ninguém acredita. É a falta de confiança que se impõe. Sacou ?
Gino, conforme-se. Perdeu mané! Até o Messias tá pedido arrego, meteu o rabo entre as pernas e pede anistia pra ver se escapa da cana. STF e TSE nada fizeram q o Bozo não merecessem. O STF está sendo até magnânimo, o Bozo já deveria estar preso.
Não leva a mal , mas seu comentário é piadista. Nunca antes na história do Brasil, como diria Lula, um Presidente apanhou tanto da mÃdia e do TSE e do STF quanto Bolsonaro. E olha que a diferença foi ali, não deu 1% . A Imprensa não produz as barbaridades de Lula falando ou agindo. A imprensa só divulga.
O colunista criou o negacionismo de q Lula venceu as eleições, diz ele q foi o Brasil q triunfou. Só faltou dizer q Lula se elegeu graças a ele. O q fazer, não dá pra esperar nada sensato de quem defende a existência de clubes racistas.
Preciso me habituar com a linguagem monossilábica dos bozistas. Eles tem muita dificuldade para fazer frases com sujeito, verbo e objeto. Mas a gente vai tentando o diálogo, vamos quebrar essa polarização aÃ, pacificar o nosso Brasil, talquei? Perdeu mané! Oops, desculpe, foi uma breve recaÃda minha, talquei?
Oi. What?
What ?
Oi?
É simples, estimo que, por baixo, a metade dos que votaram em Lula esperavam um crescimento no estilo dos anos 2010, com dinheiro jorrando para tudo e todos. A realidade é que em 2023 crescemos praticamente o mesmo que em 2022 (ou seja, o novo governo não se mostrou em nada melhor que o anterior, do ponto de vista da economia). A previsão do crescimento para esse ano e 25/26 é de 2,0%, ou seja, absolutamente medÃocre. Reclamem o quanto quiserem os adoradores do polÃtico atual, essa é a realidade
É claro q não se traduzem em popularidade, a gde mÃdia faz oposição sistemática e desqualfica Lula por tudo. Por ex, de forma arrogante e cÃnica o colunista nega q Lula tenha ganho as eleições, diz q foi o Brasil q venceu (?). A esquerda sempre teve quase metade dos votos, veja-se Haddad em 18. É difÃcil vencer quem tem a máquina do Estado e a grana dos "Mercadu". Ë preciso ser um gde lÃder polÃtico para costurar alianças e vencer nessa adversidade. Lula foi esse lÃder.
Corrijo somente o tempo verbal, Ricardo: Lula É esse lÃder.
Caso perdido para os banqueiros e os colunistas da Faria Lima. Pior se fosse um caso perdido para o povo brasileiro.
Não tem nada brabo, Gino, os juros subiram no govêrno Bozo. Brabo tava naquela época.
Fique atenta dona Maria. Quando o Banco Central, por unanimidade, com o voto dos diretores indicados pelo PT decidem pela manutenção da atual taxa de juros é porque a coisa está braba.
"Vai ser forçado" ....vamos ver.
Prezado Hélio. Lula está no meio do seu décimo ano de governo. Nos dois primeiros fez por merecer o tÃtulo de melhor presidente que o PaÃs já teve. Acredite, o cara é safo e, mesmo boicotado pelo Congresso e boa parte da imprensa, levará a terceira jornada a bom termo.
Vire esta boca pra lá, terceira jornada o Brasil quebra.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bons números da economia não se traduziram em popularidade para Lula Voltar
Comente este texto