Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. lisandro nogueira

    Impressionante Só falam os economistas rentistas dos grupos do dinheiro.

    Responda
  2. BRUNO CALDAS

    É fora de série. Temos as emendas parlamentares, consumindo uma fatia imensa do orçamento. Os juros da dívida, idem. Com a taxa selic nas alturas. Os investidores (leia-se, financistas parasitas) muito bem tratados. Vejam a Petrobrás, distribuindo dividendos pros acionistas minoritários, em vez de fazer investimentos em benefício da população. E quem vai fazer a economia será o pobre! Quem ganha benefício de prestação continuada da Previdência. É revoltante! Sociedade egoísta, falida.

    Responda
  3. Eduardo Farias

    Já que o governo precisa cortar gastos, cortem o plano safra e os juros da Faria Lima. Vamo ver até onde vai essa urgência toda pra cortar!

    Responda
  4. Jorge Luis Monzani

    O contingenciamento no orçamento , se necessário , tem que ser feito nas absurdas verbas bilionárias das emendas parlamentares e na remuneração de lucros absurdos de especuladores vagabundos do mercado financeiro e NÃO nos programas sociais de LULA. É preciso distribuir renda em um país pobre como o Brasil , ainda que seja pouco , e até esse pouco negam para os mais desfavorecidos. Não há progresso em país onde 10% vive bem e 90% vive mal.

    Responda
  5. Wilson Luiz Antonio

    A partir da era Bozo, o CN de Lira se tornou sócio do orçamento público, com destinações de emendas parlamentares absurdas, sem transparência. Mas a Foi A não cobra dos parlamentares responsabilidades pelo equilíbrio das contas, só do Executivo. De outro lado, não cita uma virgula sobre a necessária auditoria da dívida pública, cujos juros sustentam o rentismo dos especuladores. O compromisso da Foi A é com quem?

    Responda
  6. Antônio João

    E a conta juros da dívida pública? Essa conta está perto de um trilhão de reais ano, a maior de toda a história brasileira, graças a uma Selic acelerada e absurda imposta por Campos Neto, a causadora do maior desajuste das contas públicas. Isso nenhum 'especialista' de mercado e jornalista de economia quer discutir.

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO GELFUSO

      Esse tal mercado... essa entidade dos infernos...

    2. Antônio João

      Os 'especialistas' de mercado querem fazer crer à sociedade, que é para combater a inflação, erro e engodo. A inflação foi causada pelos altos preços dos combustíveis à época bolsonaro com a política do PPI, que levou a absurdos lucros da Petrobras. A queda da inflação veio por meio da queda dos preços dos combustíveis, não pela Selic. Ainda assim a Petrobrás continua com bons lucros.

  7. Gilberto Rosa

    BC nega informações sobre Relatório Focus, após suspeita de manipulação da Selic. Icl notícias

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Comportamento mafioso.

  8. José Filho

    Gastar menos que se tem. Simples assim. Isso é o que chamam por aí de continha de padaria. Ou seja, gaste menos do que se tem. Isso vale para para donas de casa, pessoas físicas, empresas, governos, ongs, etc. Só não vale na PT-lândia onde qualquer discursinho pseudo-socialista explica qualquer descontrole financeiro e até mesmo a roubalheira e corrupção PTista.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Pensamento simplista para problemas complexos não basta... Exemplo. O pré- sal, José. Sabe que a Petrobras gastou bilhões de dólares em pesquisa e equipamentos para descobrir o petróleo e retirá-lo das profundezas do mar? E a Petrobras chamou parceiros pra fazer isso. Eles disseram não. Foi uma aposta mas tinha estudos apontantando alta probabilidade. Depois quando viram os empresários a grande riqueza trataram de produzir mentiras para se apropriar do pré sal e levaram parte da riqueza.

  9. MARIA F LUPORINI

    Lembrando que a mídia apoiadora dos rentistas chama de gastos as políticas públicas de saúde, educação e previdência social. A Folha quer economia no lombo do povo e pagamento de juros exorbitantes para banqueiros.

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO GELFUSO

      Isso. Temos que falar mais sobre os rentistas... Quem são? O que querem? Do quê vivem? Onde vivem? Onde trabalham?

  10. Jose Roberto X de Oliveira

    A Folha se torna o alto falante da XP, waarem não sei o quê, btg, Itaú e demais interessados no modo neoliberalista econômico de ver o mundo? . Não é o modo que enriquece um punhado de pessoas, destrói o meio ambiente e torna a maioria das pessoas zumbis da pobreza? Estava na hora de um Jornlismo de verdade sem rabo preso. Icl

    Responda
  11. MARIA F LUPORINI

    "Cálculo de analistas do Mercado financeiro ".... que preguiça, Folha.

    Responda
  12. Valter Iwai

    O dinheiro é sempre escasso, cabe ao governo escolher quem serão os perdedores. Que os trabalhadores assalariados saibam quais são os seus interesses e as suas necessidades.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O governo já decidiu. A Folha defensora dos rentistas é que insiste.

  13. valdonir estivalet teixeira

    O risco fiscal está na taxa de juros , com Selic 10.5%>. Governo paga quase um trilhão de reais ano juros e rolamento de dívida privada e pública. Ninguém fala, na grande mídia é assunto proibido. Por que será??????

    Responda
  14. valdonir estivalet teixeira

    O risco fiscal está nan

    Responda
  15. Valter Iwai

    O dinheiro é sempre escasso. Cabe ao governo decidir quem serão os perdedores.

    Responda
  16. Wallace marques

    O engraçado é que pro tal mercado os cortes de gastos são sempre nos mais pobres, a tal reforma da previdência que foi empurrada goela abaixo e foi feita festejada por folha, mercado e cia, não era a solução de todos os males? Cansa esse papo viu!

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    Pela auditoria deste roubo que é a dívida de trilhões, com hoje o maior juros dos quase 200 países do mundo. A bilionária grande mídia sonega a informação ao povo, faz parte do roubo.

    Responda
  18. Gilberto Rosa

    Especialistas jagunços de bilionário, não viram o roubo do juros, que resolveria tudo fosse reduzido. O rei está nu, mas a Folha continua fazendo de conta.

    Responda
  19. José Miguel Ortega

    Claro, vc não manda o PIB crescer e ele cresce, mas ai que está a esperança. Eu reviveria a Loteria Esportiva, e investiria o lucro em construção civil de moradias populares. A "bet" do governo.

    Responda
  20. Paulo Sarmanho

    Os bacanas querendo governar. Engraçado que eles nunca mencionam sobre sonegação, gastos com as forças armadas, previdência dos militares....

    Responda
  21. Luiz Antonio Sypriano

    Pelo fim dessa "dívida" pública, que já foi paga há muito tempo!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pela auditoria deste roubo que é a dívida de trilhões, com hoje o maior juros dos quase 200 países do mundo. A bilionária grande mídia sonega a informação ao povo.

  22. MARCO ANTONIO POLISELI

    Na época do Bozo quando contingenciava era um crime né !?

    Responda
  23. Antonio Silva

    Corte, contingenciamento no andar de baixo, culpa do BPC, é o velho e batido samba de uma nota só, nenhuma inovação aos efeitos do liberalismo, um autêntico cordão sanitário status quo para o andar de cima

    Responda
  24. Elton Sanches

    Será que o Governo vai deixar de viajar mais, pagar menos diárias caríssimas em hotéis luxuosos, pagar menos emendas milionárias a deputados e senadores, ou vai sobrar só para o povo a conta negativa?

    Responda
  25. Vinicius Chaves

    E "Contigenciamento" das Emendas Bilionárias de Deputados e Senadores, existe?

    Responda
  26. Mauricio Borborema de Medeiros

    Todos os artigos de economia desta Folha batem na mesma tecla: chamar de "gastança" gastos do governo com Previdência, Saúde e Educação. Eles querem Estado mínimo ou Estado inexistente? Nenhuma proposta para diminuir a verdadeira gastança com desonerações e subsídios.

    Responda
  27. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Cortar esses ministérios. Ninguém conhece os ministros. Só falcatruas. Hoje provavelmente o dólar sobe. Governo desacreditado.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Só falas bobagem

  28. ROBERTO SILVA

    Por amor ao passado, o Brasil elegeu Lula, com isso, está perdendo o presente e comprometendo futuro.

    Responda
  29. armando moura

    tem que contingenciar a ex to rsão produzida do erá rio pu blico pelos penicos de niemeyer no con gres so. Tem que conti genciar o paga mento de juros, um dos maiores do mundo, promovido pelo prin cipe das tre vas, her deiro do bob sh it. Quando as finanças e aplic ações deste cara vão ser investi gadas? Quando ele e seus dire tores vão ser vira dos dos aves sos e sacole jados para ver o que cai? Quando fize rem isto ninguém fique perto.

    Responda
  30. noel neves

    Contingenciamento deve começar pelos gastos do Congresso! Inclusive gastos do Judiciário e do executivo óbvio.

    Responda
    1. noel neves

      Sim Flávio! É lá que está o rombo! As emendas do relator fan tas ma continuam sob Lira! São Bilhões de reais que vão pro ralo...

    2. Flávio Fernandes Marinho

      Muito importante pois no congresso estão os sabotadores da extrema direita terrorista.