Mercado > Governos do PT interromperam modernização prevista pelo Plano Real, diz Persio Arida Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Nem uma palavra sobre Itamar Franco ?! (Era "só" o Presidente que mineiramente teve de lidar de frente c/ todas negociações e resistências do Congresso Nacional). Fala dos desafios p/ sustentar e inesperadoa p/ que o Plano Real não virasse água. Lembrou que bancos eram sócios da inflação e, tbm por isso, se "expurgou" uma centena de bancos. Só não diz quem era o Min. da Fazenda em tais desafios, e c/ pulso p/ evitar a derrocada do Real depois do Ricupero nas "parabólicas" (Ciro Gomes). Senil?
O Plano Real, até pela importância que de fato teve, merecia mais que esse marketing requentado, em seus 30 anos.
Ele quis dizer "mata o véio", ele não trabalha mais mesmo. E olha que já tem 70 anos.
Perista arranca as unhas de inveja !
Frustração maior é Marina Silva! Ela não tem nem presença!
O que significa PSDB? É partido? É imposto? É aquele partido de engravatados que correu para o colo do Bozo e acabou?
Que ano vc nasceu? Acredito que vc tenha nascido na decade de 90.
Há alguma semelhança com o momento atual. O Lula, como o Itamar, é o presidente e como tal é quem manda. Mas FHC na época e Haddad hoje são pessoas de um certo nÃvel acadêmico, capazes de dialogar com técnicos da área de economia. Se bem que desconfio de que tanto num caso como no outro, não tem grande talento ou apreço pela matemática.
Marcelo, falava dos ministros. Mas não sabia da formação acadêmica do Itamar. Não é a toa que foi nosso presidente mais afortunado desde a redemocratização, apesar do mandato curto.
Para vosso conhecimento, Itamar era engenheiro, formado em Juiz de Fora na turma de 1954.
Pérsio Ãrida tem uma excelente trajetória. Um dos grandes economistas e professores de economia do Brasil. Concordo com os dignósticos de que é preciso modernizar o setor público e o setor privado no Brasil, porém, algumas ideias dele vão no sentido de penalizar sempre o povo, que é a base da pirâmide. Pelas suas ideias, se tirará da saúde, da educação e dos aposentados. Muito cruel isso para um senhor que usa convênio médico e recebe aposentadoria da USP (mais de vinte mil), né?
Concordo em muito com que ele diz aqui, mas tem um gravÃssimo porém: por que todos os ajustes caem sempre sobre a base da pirâmide, preservando o topo, seja no setor produtivo, seja no âmbito do funcionalismo público?
Observação corretÃssima. Eles são da macroeconomia baseada na teoria da austeridade. Para entender melhor, leia o livro da Clara Mattei - A ordem do Capital. A saÃda é uma nova macroeconomia - leia André Lara Resende (outro pai do Plano Real) - A camisa da força ideológica. Adotada pela China na crise mundial de 2008, mostra a espetacular crescimento chinês. O único paÃs com decrescimento da dÃvida pública a partir de 2011.
a vá, sério? ficha tá caindo.
Modernizar quer dizer escravizar?
Desvincular a previdência do salário mÃnimo é fazer com que pobres paguem a conta. Que tal taxar mais os super-ricos, os banqueiros e o capital financeiro e fazê-los pagar a conta da previdência e do ajuste fiscal? Por que a parte mais pobre do PaÃs sempre tem que pagar essa conta?
Modernizar para essa gente é entregar o paÃs ao capital estrangeiro, privatizar o serviço público, arrocho salarial, ganhos astronômicos na jogatina das bolsas e manter o o pais depende dos interesses do grande capital.
O risinho do banqueiro, ao criticar o presidente Lula e o PT, enquanto o PSDB, seu partido, lança um fascista, Datena, para a prefeitura de São Paulo.
Qual é o objetivo de desvincular a Previdêcia do Salário Minimo, senão reduzir os gastos governamentais com os aposentados, isto é, reduzir seus ganhos? O problema do Estado "Necessário e Eficiente" é que, o alto-empresariado e os especuladores entendem que, esse Estado é o que sobtrai tudo o que for possÃvel da Sociedade, especialmente dos Assalariados, para remunerar (aumentar) seus ganhos, suas fortunas!
Parte das pessoas simplesmente se recusa a entender. Desvincular a previdência do salário mÃnimo não significa reduzir as aposentadorias. Elas podem ser vinculadas a um Ãndice inflacionário, garantindo a manutenção do poder de compra. Só assim será possÃvel manter o salário mÃnimo vinculado ao crescimento do PIB, permitindo que os trabalhadores tenham aumento do poder de compra quando o paÃs crescer. Aposentado não tem que ter aumento, tem que ter estabilidade financeira sem inflação.
Marcelo, os mais pobres não recebem aposentadoria nem salário, são miseráveis. Há milhões deles no nosso paÃs. Por que você acha que eles devem ser esquecidos? É fácil acusar os outros de não pensarem nos pobres, mas é estranho esquecer dos mais pobres. A FSP não deveria ter benesses fiscais, foi uma péssima ideia do governo Dilma. Os aposentados não devem receber aumento porque a direita quer desvincular o mÃnimo do PIB e a prioridade é garantir os aumentos do SM e melhorar a vida de miseráveis
Dona Maria, a senhora acha que aposentado não tem que ter aumento do poder aquisitivo, mesmo que o paÃs esteja crescendo e produzindo riqueza? E o que que senhora acha de uma empresa como a folha, bilionária, que recebe benesses fiscais do governo, com o intuito de alavancar o emprego, mas na verdade os distribui entre os acionistas? Porque a senhora aceita que os pobres paguem o ajuste fiscal? Porque os ricos podem se pendurar no estado? Porque só os pobres pagam impostos no Brasil?
Ótima entrevista. E sim, a realidade se impõe: essa modernização acabará sendo proposta a partir dos melhores nomes do próprio PT, que atualmente comandam a economia do paÃs. O pessoal do atraso nunca irá reconhecer seus erros, mas já estão velhos e serão esquecidos. E Arida tem ainda mais razão quando lembra que o atraso representado por Bolsonaro e Paulo Guedes foi muito mais nocivo ao paÃs e poderia nos levar a um atraso ainda maior.
Excelente entrevista. Pérsio é um dos feras que implantou o Real. Uma coisa está clara, a previdência está pagando aposentadorias pra milhões que nunca ou pouco contribuÃram. Quem contribui 15 anos, tem o mesmo tratamento de quem contribuiu 35. Essa conta direta já é absurda, mas vai além, pois quem trabalhou 35 anos gerou riqueza e impostos. Tem muita coisa errada neste paÃs. Quem trabalha é punido.
só pode ser brincadeira! trinta anos após a implantação do plano real esse moço vem a público dizer que os governos do partido dos trabalhadores interromperam a modernização prevista em tal plano. daà podemos deduzir que os governos do temer e do bolsonaro cumpriram à vista o que estava previsto. mas isto é muito engraçado, o fhc nunca disse nada à respeito.
"risca"
Excelente entrevista. Pérsio lucido e atual. PT e atraso são sinônimos.
Apoiado por ele. Ele bate no PT mas, fala mal do PT. Frouxo
A petralhada que aqui se manifesta com os numeros desse desgoverno, esquecem das periferias das grandes cidades, estados brasileiros (NE) com mais cidadãos no bolsa famÃlia, que empregados regulares. Pobreza, miseria e abandono a marca petista. Dilma e Lula já afirmaram, o povo muda de vida e vira tucano. kkk . Tudo se explica.
Sempre se soube que o PT votou contra o plano real. Infelizmente, ele está gora destruindo o plano real. Com o apoio de FHC e os autores do Plano Real. No mÃnimo incoerente.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O paÃs tem um problema crônico que precisava ser enfrentado, a excessiva concentração de riquezas no sudeste, dos quinhentos bi do icms, fica cm sessenta por cento, já nos royalties do petróleo, noventa por cento dos cem bi arrecadados, amplia a desigualdade social pois o sudeste tem mt mais pra gastar cm educação, saúde, infraestrutura e outras despesas, ou corrige isso ou nunca seremos um paÃs desenvolvido. Ponto final
O Brasil não é um paÃs "moderno " porque sempre foi governado pelo PT. Desde os capitães hereditários, até os duques, condes, barões do Império, além dos coronéis, interventores, ditadores, etc. etc. das Velha e Nova Repúblicas. Tudo é culpa do PT. Eta partidinho danado que nunca deixou esse paÃs deslanchar ...
FHC foi um grande presidente.
Cara Maria Lopes, vou retribuir a gentileza de seu comentário nas minhas observações acerca do governo FHC. Não sei a sua idade, mas eu tenho idade suficiente para ter vivido todo o governo FHC. Posso lhe garantir que santo ele nunca foi bom, muito menos tão competente como vocês falam. O Brasil viveu, sim, uma crise econômica sem precedentes. Eu analisei foi o governo dele após essa crise, e posso lhe garantir que ele governou para a classe alta e o empresariado. Não sou adepto a Fake News.
Os méritos do plano não podem esconder que não havia projeto de inclusão, de ampliação de mercado capitalista. Estava contaminado pela ideia fixa do paÃs para poucos da nossa elite.
Como se fosse possÃvel sequer cogitar de integração das "massas" no mercado capitalista com uma taxa inflacionária que passava dos 100% ao ano e concentrava brutalmente a renda. Estabilizar a moeda era preliminar necessária a qualquer programa eficaz de integração social.
"Modernização" ou mais recessão? Sim, pq se fosse por em prática as "ideias" desse pessoal, a pobreza ia tomar, mais ainda, conta do paÃs, talvez tivéssemos revoltas e até uma convulsão social, afinal, essas "reformas" econômicas na década de 90 eram só, no cool do povão!
Soberba sem limites, idealizar coisas, os planos econômicos todos, até o do Milei, o céu é o limite, por em prática, nunca houve um sequer, no planeta, que tenha tido sucesso, caso contrário não haveria guerras, fome, suicÃdios. Acorda.
E tem mais, Gino. O Plano Real segue até hoje firme e forte, tendo sido inclusive consolidado durante a primeira gestão do Lula. São os fatos, simplesmente. Negar o mérito alheio é feio demais. A verdade é que FHC e Lula foram ótimos presidentes.
Gino, tá delirando? Ele não disse nada disso. Inclusive disse com todas as letras que votou no PT contra a extrema-direita, representante-mor do atraso moral, intelectual e polÃtico desse paÃs. Ah, importante, ele reiterou aqui que não se arrependeu do voto, taokei?!
Pelo jeito és um esquerdinha de carteirinha. Ele disse o óbvio: Lula e PT destruiram o Plano Real e agora querem acabar com o Banco Central.
Não procede, Arida. Basta comparar os números da economia entre 1995_2002 e 2003_2010.
alckimin volte a po li ti ca se ri a...can di da te se a pre si den cia...co me ce a se co li gar....
Essas entrevistas de gente que vivem no passado. Fez algo bom, ótimo. Mas seu tempo já passou, aceita ideias novas. Fica parecendo recalque. Vamos cuidar da sociedade dos indivÃduos é por isso que pagamos impostos e não pra encher o bolso de especulador e deixar o povo na miséria. Tenha consciência enquanto é tempo, logo a morte chega pra todo mundo.
Eficiência nunca foi o forte do PSDB.
Novidade!
Folha, deixa de fingir que faz jornal e entra de vez na disputa eleitoral. Já tem até sigla, o PIG. Só falta conseguir as assinaturas para registrar o partido. Não vale usar os dados dos assinantes do jornal para dizer que são filiados, ok?
Pois é os governos do PT e do PSDB investiram muito no social diferentemente de outros.
PSDB ?
Podia explicar como fazer a transição energética sem recursos públicos, sem investir em pesquisa e desenvolvimento que só o Estado consegue. Entregar para o setor privado diretamente? O plano de futuro deles, se entendi, era deixar o livre mercado conduzir sem interferência. Esta era a grande novidade que o PT estragou. Eram libertários, portanto. É o que ocorre na argentina agora, estão tentando se livrar do estado. Realmente é difÃcil levar a sério este pessoal.
Puro delÃrio! Não havia libertários na equipe do Real e Arida não disse em nenhum momento que "era deixar o livre mercado conduzir sem interferência". Aliás, André Lara Rezende foi também um dos idealizadores do Real: se ele é um libertário, é bom avisar o PT, pois este o quer na Presidência do BC.
Falta (muita) modéstia aos tucanos. Quando FHC não fez seu sucessor, ficou claro que o plano real estava com problemas. O Serra tinha criado os genéricos e tinha tudo para ganhar se a economia estivesse bem. O Lula, de certa forma, colocou o plano nos trilhos, a ponto de festejarmos 30 anos de plano real. Cuidado! A âncora dólar ou a âncora juros altos para combater inflação, garante a má distribuição de renda. Note que inflação ou juros altos enriquece os mais ricos e empobrece os mais pobres.
Ah! Que peninha, interrompeu a modernização prevista pelos meninos, estragamos a brincadeira...Se não, serÃamos mais moderninhos e intelingentinhos como diria o profeta!
Diz ele que não quer um Estado grande ou pequeno. Vai ver que quer um Estado mÃnimo! O melhor de tudo foi quando defendeu a democracia!
Ah, por que não seguimos os passos da modernização? Pérsio Arida foi claro: menos recursos pra Educação e Saúde, salário mÃnimo mais mÃnimo e aposentadoria menor q o mÃnimo mais mÃnimo. Combine isso com mais privatização! O Brasil iria bombar!
Saudades do FHC, não tinha nem o extremismo do Lula e nem as lou curas do Bolsonaro.
Pelo jeito você prefere o afundamento do paÃs a um governo que levou o Brasil a ser a sétima economia mundial.
Não me recordo de ver nem de ouvir esse Se-nil Senhor fazer esse comentário quando Lula deixou o governo no final do segundo Show, com aprovação de quase 90% de aceitação. Não passa de um lakaio.
Uma coisa me intriga: Por que quando o Pablo Marçal discorre sobre montanhismo, pilotagem de helicóptero ou empreendedorismo, ele é tido como um charlatão (ou, com muito boa vontade, um im-B-cil), mas quando um banqueiro fala em redução de benefÃcios sociais e gastos com educação e saúde públicas, três coisas das quais ele nunca chegou perto, é considerado um grande economista?
Tal qual um centroavante que fez o gol do tÃtulo há 30 anos vive de dar entrevista exaltando o feito. Ultrapassado e iludido.
Não vem com essa não Arida, seu voto anti isso ou anti aquilo não justifica a entrega do Brasil a um Partido corrupto e quadrilheiro, vc e todos que fizeram o L destinaram a Nação a um atraso de cincoenta anos, são um bando de irresponsáveis
O que vota no PP e PL fala uma melda dessa. É um barnabé mesmo. Só ódio e nenhuma razão nos comentários.
Chora mais.
Se os governos do PT tivessem mantido o ritmo de modernização do estado iniciada no governo FHC hoje o Brasil estaria numa situação muito melhor. FHC privatizou, fez reformas administrativas, quebrou monopólios, começou a enxugar a máquina pública e legou ao governo Lula um paÃs com superavit primário e inflação sob controle. O pior do governo FHC foi a indicação do Gilmar Mendes, um notório protetor de corruptos poderosos, para o STF. Infelizmente FHC não demonstra arrependimento por isso.
O governo FHC deixou um paÃs arrasado: refém do FMI, inflação em dois dÃgitos, 12% de desempregados, reservas cambiais em 34 bi (chegou a zero durante o mandato). Aà vem Lula e faz o Brasil decolar como nenhum outro governo na história. Acorda aÃ...
22% de desemprego é um número bom?
Não seria melhor conhecer os números antes de fazer avaliações comparativas? Dê uma olhada, não há um único dado q favoreça os 8 anos FHC.
Superavit ? Inflacao sob controle ? Da um googlada aÃ.
Fatos: FHC Estadista. Equipe do Real: criativa e corajosa. PT, Descondenado e seus economistas: só boicote, fru-fru e tró-ló-ló, até hoje.
Hernandez, além da sexta economia mundial ainda teve melhoras absurdas nos indicadores sociais.
Esta lorota da sexta economia mundial novamente! Puro efeito da supervalorização do real durante alguns anos do governo Lula. Que repetir o mesmo sucesso agora quando o dólar está nas alturas?
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas. Chora, cloroquiner....
Todos os economistas do plano real viraram banqueiros e com exceção de André Lara Resende, todos tem a opinião dos economistas mainstream. Esse aà foi sócio do único banqueiro preso na lava jato, André Esteves, que teve grande dispêndio com um tal de Palooza, em Portugal, que o inocentou de ofÃcio no STF. Nessa época, ele não tinha tão pouco apreço pela polÃtica. Faz parte do combo da folha para desqualificar o presidente Lula tentar um novo golpe, como da presidente Dilma.
O governo FHC deixou um paÃs arrasado: refém do FMI, inflação em dois dÃgitos, 12% de desempregados, reservas cambiais em 34 bi (chegou a zero durante o mandato). Aà vem Lula e faz o Brasil decolar como nenhum outro governo na história.
Novidade! Só a tropa dizimista discorda! Fora Cachaça!
Uma cachacinha com torresmo é uma delÃcia. Você prefere cloroquina e capim fresco.
Paulo Augusto, não se iluda, isto não foi o Cachaça. Foi Meireles.
A tropa entende que errar é humano, mas persistir no erro é mo lusco. Ai ficamos na m forever
A vida dos passadores de pano , não anda fácil.
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
Essa gente que não suporta o governo popular do PT fala como se antes vivêssemos num paraÃso. Lembro bem dos anos 90, e paraÃso não havia. Pelo contrário. Corrupção era comum. O povo não estava no orçamento. Sem falar nas décadas anteriores. Enfim, os anos Lula foram os mais prósperos, e essa ascensão do andar de baixo é que nossa elite não suporta. Tem que governar pro povo, não pro mercado. Suportaram os absurdos e abusos fiscais do Bozo. Agora querem colocar cabresto no Lula. Vão pastar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Governos do PT interromperam modernização prevista pelo Plano Real, diz Persio Arida Voltar
Comente este texto