Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIS FERNANDES

    E acrescento q o Gilmar esta contribuindo com os seus pequenos gastos com o dinheiro do povo em suas excursoes pra descobrir a nova terra chamada Portugal. Esse e outro heroi brasileiro…

    Responda
  2. LUIS FERNANDES

    Oxalula grande estadista e homem de acao rapida! Assim q falou sabiadamente o dolar subiu!

    Responda
  3. Vinicius Branco

    O cara quer testar o câmbio? Após tantos anos de governo, já estava na hora de saber que o mercado, seja ele quem for, é sempre vencedor.

    Responda
  4. ramon perez

    E ele ainda tem dúvidas!!! Quando o nosso salário não alcança, o que fazemos???

    Responda
  5. Jessé Candini

    Será que Lula anda vivendo no mundo de Nárnia?!?!

    Responda
  6. Adalberto Otaviano Luciano

    E o povo come pé e pescoço de frango? Pensava que era picanha de boi.

    Responda
  7. EMANOEL TAVARES COSTA

    Ora, ora, ora, então a minha resposta ao comentário que Pery Pedro fez ao meu comentário haverá de passar pela moderação. Por que? Não se sabe. Sabe-o, todavia, o algorritmo da folha, a atuar como censor prévio da manifestação, pior do que na ditadura.

    Responda
  8. EMANOEL TAVARES COSTA

    Ou quem sabe é o Pery Pedro. Falo do que sei e não fico como papagaio repetindo o que a grande mídia faz, ou como fazem os neoliberais. Veja, meu caro, que em Londres cogita-se de republicizar o manejo da água e do esgoto porque a privatização foi um desastre. E nós, brasileiros, presos aos anos 80 do século findo, ainda navegamos em águas de Margareth Tatcher. Mas, segundo o irônico amigo comentador do meu comentário, eu nada sei; ele, o Roberto Campos et caterva sabem.

    Responda
  9. Antonio Pimentel Pereira

    Em trinta anos de real, a moeda desvalorizou em quarenta por cento ante o dólar, a carga tributária subiu de um quarto pra um terço do pib, é claro que o pt ajudou colocar os mais pobres no orçamento, mais o governo grátis acabou, é hora de fazer uma gestão pública responsável, gerir e diminuir despesas, pois a arrecadação não aumenta mais, ou o que aumenta não consegue mais cobrir o crescimento involuntário das despesas, então precisa começar, pois o contribuinte já não suporta mais a carestia

    Responda
  10. Carlos Augusto Quinta

    Só vai cortar gastos em cima do servidor público que mais paga imposto de renda que já vem descontado no Contracheque. E os aposentados tem que ficar alerta e orelha em pé que esse aumento do salário mínimo sem fazer um estudo do impacto no INss e um passo para desvincular a aposentadoria do salário mínimo . Já saiu comentários na imprensa

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Justamente o que ele negou e que a mídia quer que faça para "ajustar".

    2. Pery Pedro

      Pode cortar de qualquer lado, é prerrogativa dele. So nao pode gastar mais do que arrecada.

  11. EMANOEL TAVARES COSTA

    O PR disse o que é para ser dito. Temos inflação controlada, superávit da balança de pagamentos, aumento da massa salarial, o que vem garantindo aumentos sucessivos do PIB (contrariando as previsões sempre erradas dos sábios economistas duzmercadu), e tudo o mais que qualifica o Brasil como um das maiorias economias do mundo ocidental. E precisa verbalizar a hemorragia de recursos do setor produtivo para o financeiro

    Responda
    1. Pery Pedro

      Ser a maior economia nao tem nada a ver com controle de inflação. Veja, os EUA, maior economia do planeta, subiu suas taxas de zero ponto vinte e cinco para cinco por cento, ou seja, subiu vinte vezes. O Brasil subiu de dois para dez, ou seja, cinco vezes ou seis, se considerar o pico. Sugiro você ligar par ao FED e avisar que nem eles, nem o banco centra europeu, sabem oq ue estão fazendo. O Emanoel é quem sabe.

  12. Andre Moraes

    É assustador como até aqui o debate está no nível de uma lâmina de água. O cara na prepotência e arrogância de detratar o mensageiro, por pensar com o fígado, ignora completamente a mensagem. Vocês mereceram 4 anos de Bozs; foi pouco.

    Responda
  13. Andre Moraes

    Impressionante que agora os gênios brasileiros querem definir o que o Lula fala ou deixa de falar. Prefiro ele calado, mas nesse caso especificamente a provocação dele é valida. Querem cortar dinheiro da previdência, saúde e educação; enquanto isso são 600 bi de privilégios fiscais anuais. Se você acha que não é preciso discutir isso; você é um otá-rio que cedo ou tarde vai ser tungado.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Onde é difícil entender que temos um problema de isonomia tributária no país ou você se fazendo de Bozo que não entende nada? Tem muita gente que faz você e eu de bo-bo; a não ser que você seja um bilionário, nesse caso, desculpa.

    2. Pery Pedro

      Corta de onde quiser, desde que não continue cavando o buraco enorme que ele ajudou a cavar lá atrás. Ou pe isso ou é emissão de moeda inflacionária. Por que é tão difícil entender?

  14. Newton Zuppo

    E pensar que ainda temos 2,5 anos com esse corrupto incompetente no poder!

    Responda
    1. Newton Zuppo

      Manoel e André, vocês tem razão, a grama é azul!

    2. Manoel Raimundo Alves

      Verdade, o jumito genocida é que era o bonzao, né?

    3. Manoel Raimundo Alves

      Verdade, o jumito genocida é que era o bonzao, né?!

    4. Andre Moraes

      Se aguentamos 4 anos de um inepto, anal-fabeto, usur-pador sociopata. Tudo que vier depois é lucro.

  15. julio c s barbosa

    a verdade é que no governo ninguém sabe o que está a falar, baratas tontas.

    Responda
  16. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Pode estar descontextualizada a declaração, sei lá… saindo de um boteco e dizer um troço desses não seria em sã consciência.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Assista a entrevista.

  17. Ricardo Andrade

    Tem que cortar os gastos com a desoneração de 17 setores empresariais, Lula! Tem que desmascarar o congresso li xo e a impressa hipócrita!

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      Eficiente mesmo, Vinicius, seria corta a desoneração . Talvez corta sua internet já fosse um passo bom.

    2. Vinicius Branco

      Não seria mais fácil cortando os 39 ministérios?

    3. MARIA F LUPORINI

      Foi exatamente o que ele disse. Asistam a entrevista e não se informem pela Folha.

  18. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    Grande poeta, calado

    Responda
  19. Juliano Camargo

    Não precisa, comece a pedalar até o impeachment

    Responda
  20. Paulo Winkaler Filho

    Melhor que o Lula continue viajando pelo exterior, do que ele ficar falando de economia.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Pode estar descontextualizada a declaração, sei lá… saindo de um boteco e dizer um troço desses não seria em sã consciência.

  21. antonio jordao

    Lula, como você é difícil!!!

    Responda
  22. Andre Moraes

    Um monte de baratas lutando pela liberação de uso de desinfetantes; os ricos agradecem o empenho. Façam o seguinte, votem na direita em 26, sejam felizes e se sobrar dinheiro, invistam em vaselina pois vem tatuzão na previdência; fico com pena dos mais humildes com um novo desmonte de politicas públicas. Precisamos viabilizar o plano da direita de sermos um eterno fazendão, cercado de igrejas, uberizados, consumidores de tecnologia de países desenvolvidos e sustentando elites e rentistas.

    Responda
    1. Andre Moraes

      A inflação é uma expectativa diante de um aumento especulativo do dólar; a inflação continua dentro da meta e parte reflexo da catástrofe no RS. Apesar de eu preferir o Lula mais calado, o que ele fala é o certo; a pauta não tem que ser definida pelo mercado e o debate precisa ser o que faz sentido, cortar e o que cortar ou o aumento de arrecadação. Com relação ao Legislativo, concordo com você; o governo anterior terceirizou o poder e o atual não consegue mudar isso.

    2. DOUGLAS TOBIAS

      Sua comiseração não aparece com a inflação alta que atingem justamente os mais humildes? Ou acha que a atual política monetária vai afetar quem? Não ém questão de direita ou esquerda, pois sabemos que o governo está entregue ao centrão. Sai o mandatário anterior os chefes do legislativo permamenceram os mesmos, inclusive com manutenção comemorada pela esquerda. Acorda!

  23. Pery Pedro

    Mais alguém ainda acredita que ele não tem nada a ver com os juros altos? Que os gastos foram de um e meio para quase cinco por cento do PIB nos seus governos? Que gastos desenfreados e emissão de moeda são o verdadeiro combustível da inflação e dos juros altos, e não a vontade do BC ou do mercado? Alguém ainda acredita nesta Narrativa fora do cercadinho do Redbanho?

    Responda
  24. Rodrigo Jacobauskas

    Alô Geraldo! Começa a fazer aquecimento, que ninguém segura esse balão!

    Responda
  25. Igor Cornelsen

    Quando Lula fala de economia mostra que não entende nada, gera desconfiança em vez de confiança. Seu antecessor tinha milhões de defeitos e era golpista, mas não falava de economia justamente para evitar despertar desconfiança. Contratou um ótimo economista e o encarregou de administrar as estatais e a área econômica. Só se meteu na Petrobras para segurar os preços na época das eleições, erroneamente.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Gasolina a dez reais eh segurar os preços ?

  26. andre lunardelli

    Insistir o erro eh o que mesmo?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Há duas respostas a isso: lulismo ou bozismo; ambas adequadas.

    2. andre lunardelli

      No erro*

  27. leonardo oliveira

    Lula , pede para sair .Seu governo esta perdido, esta na hora de vc botar o pijama.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é exagere.

  28. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Lula no auge. Assim que se fala. Olhando no olho do adversário e falando as vdds na cara. Um Presidente que participa de entrevistas. Na Folha. Valorizando a imprensa que soh sabe bater durissimo. Vamos em frente Lula !

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ele escolhe os entrevistadores, que são cordeirinhos amestrados com carteira petista.

    2. Paulo Rosario

      Sabe quem estava na fila do osso...

    3. Igor Cornelsen

      Dado de hoje , a dívida pública federal subiu no mês 3,1 %. Vamos ver daqui algum tempo.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Falando a verdade ? Rsrsrs

    5. leonardo oliveira

      Fora Lule.

  29. Paulo Rosario

    Pelo que tenho visto, lido e ouvido, parece que o (des) governo do presidengue é mais importante que o país.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vá pra fila do osso.

  30. Carlos Moura

    Nada, mantém o arrocho salarial. Quem vai perceber que os servidores não consomem mais entrega de comida, manicure, diaristas, escola particular, plano de saúde, vestuário... ninguém. Corta também os gastos com obras também, que impacto isso pode ter na construção civil ou alhures. Não vê os EUA, tem dívida interna altíssima e não gastam com nada (não vale falar dos 1,5 trilhão com defesa).

    Responda
  31. Dalton Matzenbacher Chicon

    Caso se indague a qualquer um 'você prefere reduzir despesas ou prefere ganhar mais?', a resposta será óbvia. Lula e suas fabulosas ilações.

    Responda
  32. HENRIQUE FERREIRA PACINI

    Fico imaginando o Bob Fields III entrando em cena com o uniforme do Chapolin.

    Responda
  33. Gerlane Souza

    "Lula diz que é necessário saber se 'precisa efetivamente' cortar gastos", não é se precisa, é cortar gastos! O brasileiro não aguenta mais os planos do Hadad que até dormindo está pensando em como taxar, tributar, bitributar, arrancar, arrecadar em cima do brasileiro. Os empresários reclamaram, daí ele recuou e já tá pensando em conseguir o dinheiro de quem não tem tanto poder aquisitivo como e qto os empresários. O Hadad qdo foi prefeito só pensava em arrecadar muito tb. Nunca votarei nele!!

    Responda
  34. Luis Nascentes

    Claro que não precisa cortar nada. Pagamos pouco imposto. Deveríamos era ter 100% de alíquota. Tudo que todos recebessem iria para o governo, que daria bolsas tudo para todos. Quer um carro? Fiquei 13 anos na fila e espere. Um apartamento? 53 anos na fila. E assim por diante. Também chamo comunismo. Deu muito certo na URSS.

    Responda
  35. MARCIO Gionco

    Está ferrando com os pobres, é um despreparado e arrogante. Ainda bem que as eleições vêm aí

    Responda
  36. Antonio Catigero Oliveira

    Produção e geração de empregos é prioridade; deixem o Presidente governar e fiquem com esse joguinho especulativo para quem quer cair nessas armadilhas da Bovespa. O Presidente Lula tem que governar para mais de 200 Milhões de Brasileiros, e não somente para agradar especuladores e agiotas.

    Responda
  37. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A FSP usa a metade da frase de Lula na manchete e apaga a outra. Aumentar impostos, jamais! Cortar salários e benefícios, gerar recessão e pobreza, tudo bem.

    Responda
  38. Antonio Araújo

    Essas falas cheiram a alimento para especulação, né? Será que tem gente ganhando com isso?

    Responda
  39. neli faria

    Cortar gastos? Comece pelo Executivo: diminua o Cartão corporativo!Corte os ministérios. Corte cargos de confiança. Corte hospedagens internacionais em hotéis caros. Li que nos deslocamentos presidenciais internos, dois Jatinhos ficam à disposição.Que tal viajar apenas num?E o que gasta em propagandas autopromocional ?

    Responda
    1. neli faria

      Dalton: à míngua do gado vermelho saber fundamentar Objetivamente, apela para o Subjetivo:tem amor pelo lula, você tem ódio pelo lula, você é vidente, ops, isso não sou! Atenda-me, Ana, quero saber se o Santos será campeão da segunda divisão! Votei para lula, mas, ao digitar treze não deletei meu senso crítico capacidade ímpar em fundamentar objetivamente e o melhor:a memória. Daniel: pare de defender o indefensável boiadeiro. Sou bem tratada em todos os Países que visitei...até me Cuba!

    2. Daniel Liaz

      Mas Dalton, tb preciso dizer que está bem claro para mim, com base nos seus comentários, que vc tem de fato o mesmo rígido princípio de certo ou errado sem paixões tal qual nossa cara Neli, auto intitulada "a justa". Aquela que considera o sonegador Neymar um ótimo caráter posto que ele deu atenção a pessoa dela em duas ocasiões. Ou que diz que a folha está a serviço do Lula. Ou que o governo do Bibi deve ser apoiado pq ela visitou ixhael e lá foi muito bem tratada. Parabéns aos dois!

    3. Daniel Liaz

      Eita Dalton. Pegou o bonde andando e quer sentar na janela? Dizer que a Neli odeia a esquerda não é inferência minha nenhuma. Ela já o disse com todas as letras. Mas então, tomemos meus argumentos. Vc já pôs na balança o peso dos custos apontados pela Neli e que ela coloca como prioritários nos cortes de gastos?

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Cara Neli. Observe que a apontar a verdade é tido como ódio à esquerda. Impressiona a relativização por conveniência adotada pelos apaixonados. Acompanho os seus comentários, há anos. Comungamos, eu e você, do mesmo rígido princípio que nos impõe classificar o certo e o errado conforme de fato são, sem simpatias ou rejeições. Tornamo-nos, eu, você, e alguns poucos, personas non gratas para os apaixonados babões idólatras.

    5. Daniel Liaz

      Eita Neli. Esse seu confesso ódio contra esquerda faz vc se perder na matemática. Põe na calculadora o peso desses gastos em comparação aos privilégios dos milicos, ou do judiciário, ou do congresso ou ainda das renúncias fiscais e demais mamatas dos verdadeiramente ricos do país. Vai lá. Tenho certeza que, se pensar sem ser com a bílis, vai notar a diferença

  40. José Freitas

    Não há duvidas de que desvincular as aposentadorias, pensões e BPC do reajuste do salário minimo seria uma politica social perversa que aumentaria ainda mais a desigualdade social. É nessa faixa de renda de até 2 SM que a inflação, tambem conhecida como "custo de vida", pesa muito na qualidade de vida da população, que concentra seus gastos na alimentação, aluguel e tarifas publicas. Lula precisa sim cortar gastos para reduzir os juros e tem como fazê-lo sem afetar a maioria do povo brasileiro.

    Responda
  41. paulo da silva

    O congresso tem que devolver o dinheiro do executivo, pois sendo o legislativo ele não pode executar os recursos. Não há país onde o congresso dispõe dessa porcentagem do orçamento. Quando fores votar pergunte aose deputado o que ele pensa do orçamento secreto

    Responda
  42. BRUNO CALDAS

    Perfeito tudo que o Lula falou. Difícil é implementar, com adversários tão poderosos e egoístas como o Congresso, o capital financeiro e jornais como esta Folha.

    Responda
  43. Roger Hoefel

    parar com o genocídio dos aposentados: valeu presidente.

    Responda
  44. José Roberto Pereira

    Por que o Campos Neto e o BC, mesmo acionados via Lei de Acesso a Informação, negaram divulgar dados dos que anonimamente fraudaram o relatório Focus?

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Deve ser pelo mesmo motivo que Lule e o governo usam o sigilo para todos os seus atos estranhos, né?

  45. NACIB HETTI

    Lula tá certo; no capitalismo a grana precisa circular.

    Responda
  46. Carlos Figueiredo

    O M ula não consegue entender que quanto mais m ele fakar, mais difícil reduzir os juros. Ou não entende isso ou comprou dólares.

    Responda
  47. José Davi

    Milhões em imposto sonegado, juros abusivos de um BC a serviço do mercado financeiro e o corte tem que ser na aposentadoria da dona Maria, no posto de saúde do seu Zé, na escola do Pedro. O Brasil tem um povo pobre por culpa dessa gente, o capitalismo financeiro vai destruir o mundo.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Em 61, quanto entrei para a Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, era voz corrente que o capitalismo financeiro iria destruir o mundo. 63 anos depois continua a lesma lerda.

  48. jose batista

    Bad!!

    Responda
  49. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Taxação da "Igrejas" todas elas, templos dos bezerros de ouro.! Taxação das grandes fortunas!

    Responda
  50. José Roberto Pereira

    Taxação de Grandes Fortunas Já!

    Responda
    1. jose batista

      Inocente!!