Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto Pereira

    Reforma da Previdência das Forças Mamatas Já!

    Responda
  2. Benedito Claudio Pacifico

    Se as taxas de juros estão altas e a dívida pública está alta óbvio que estamos gastando muito , se os pobres não pagarem de forma direta pagarão de forma indireta com mais inflação e juros pois é óbvio que quem paga tudo são os mais pobres e isto nunca muda .

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não. É porque Campos Neto aumentou os juros na canetada, no final do último governo.

  3. jose batista

    Na verdade Lula sabe muito pouco, quase nada! Esse governo tá ladeira abaixo e descendo!

    Responda
  4. jose batista

    Na verdade Lula sabe muito pouco, quase nada! Esse governo tá ladeira abaixo e descendo!

    Responda
  5. jose batista

    Na verdade Lula sabe muito pouco, quase nada! Esse governo tá ladeira abaixo e descendo!

    Responda
  6. Roger Hoefel

    L i m e rs want kill the workers that are retired.

    Responda
    1. jose batista

      Bad e terrible esse governo

  7. José Filho

    A raivosa e dogmática oposição do PT ao plano real é o máximo que essa gente saber fazer em termos de economia. O Bolsonaro e sua trupe não é melhor. Não espere algo diferente dessa gente desmiolada à esquerda e à direita que só pensa em se locupletar, assegurar boquinhas, verbas, cargos, etc. São todos iguais. Absolutamente iguais.

    Responda
  8. MARIA F LUPORINI

    Os colunistas da Folha, alinhados ao "mercadu", precisam explicar que querem cortes na saúde, na educação, na grana dos aposentados, nas obras públicas, mas querem pagamento de juros abusivos para seus chegados. O corte nas políticas públicas para a população é que são os "gastos" que têm que ser cortados. Fala sério.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Essa senhora ainda não entendeu que os juros são altos porque o dinheiro é mercadoria como qualquer outro bem, e seu preço depende da lei da oferta e procura. Quanto maior a procura - e o governo é o que mais toma recursos, muito acima do que arrecada - menor a oferta, e maiores os juros. Pena que ela insista em querer revogar essa lei, como se existisse o milagre da multiplicação dos pães.

    2. MARIA F LUPORINI

      De novo, José: todo mundo precisa de financiamento, governo, empresas, pessoas físicas. O que não podem é pagar o segundo maior juros do mundo sem motivo e aumentado na canetada sem fato nenhum que justifique. CN aumentou os juros na canetada no final do governo passado para enriquecer a si e a seus pares. Nem um pouco preocupado com os "mais pobres" e com a inflação.

    3. Antonio Araújo

      José, você tem completa razão, mas argumentar com esta senhora é inócuo. Defensores de políticos não usam a razão.

    4. José Freitas

      O maior pagador de juros abusivos é o proprio governo que precisa ir ao mercado financeiro para equilibrar as contas públicas. Se o governo emitir moeda leva a inflação às alturas. O dinheiro disponivel para gastos com saude, educação, aposentadorias, segurança, etc. etc. é aquele arrecadado com os impostos pagos pela propria sociedade. Antes de cortar verbas para esses gastos "sociais" seria preciso acabar com duzias de ministérios inuteis e demitir milhares de funcionarios desnecessários.

    5. MARIA F LUPORINI

      Não, Daniel. O Estado para se manter custa muito menos. Os juros que os sanguessugas cobram do Estado é que custam um terço do PIB. Mas, para você e a mídia financeira tem que aumentar os juros na canetada e cortar o orçamento público para o povo brasileiro que produz.

    6. Daniel Marques

      O estado para se manter consome 1/3 do nosso PIB. É isto que o presodente deveria cortar.

  9. Caio Iglésias Bertazzi

    O Lula não vai cotar gastos, ele nunca teve noção de economizar nada ,foi isso que levou ao desastre Dilma e a culpa daquilo é dele não dá Dilma, agora ele parte para colocar a pá de cal no desenvolvimento do Brasil. Infelizmente o futuro é muito ruim.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Esse "futuro ruim" já está atrasado mais de 18 meses.

  10. Maria Lopes

    Que tal acabar com essas farras com dinheiro público em passeios e palestras na Europa e hotéis e diárias e seguranças e sabe-se lá mais o queê? A patuleia pagante está perdendo a paciência. Já notaram?

    Responda
    1. Maria Lopes

      Minhas senhoras, respondo: as senhoras sabem que todos que temos algum Fundo com títulos do governo em seu portfólio somos credores dos juros, e que banqueiros são intermediários? Que quando o governo gasta muito, ou mal, sai de nossos impostos? Que o Congresso atual tem muitas culpas, sabe-se. Que o PT torpedeia Haddad, também. Que Lula falando do Bacen, e em gastar o que não há, aumenta juros e câmbio? Sabem? E gastança desnecessária, mordomias, pegam muito mal, sai de nossos impostos.

    2. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Senhora estamos falando de macroeconomia e não de custeio. Quem dera que passagens e dinheiro de custeio fosse relevante e salvasse o país. Rsrs

    3. MARIA F LUPORINI

      Ir ao G7 não é nada perto de pagar juros para agiotas legalizados.

  11. MARIA F LUPORINI

    Não vai haver ajuste fiscal no lombo do povo. Fim.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Êita, temos uma porta-voz oficial aqui. Parabéns.

  12. José Bueno

    Não me lembro de ter visto um Presidente da República como o Lula, com tamanha competência para garantir um equilíbrio entre metas econômicas e sociais. Faz isso preservando o que é mais importante na democracia, negociação de propostas com todas as camadas da população com a dimensão de uma das oito maiores potências do mundo.

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      Só rindo....

  13. Maria Lopes

    Que tal cortar privilégios dos milicos? Do insaciável judiciário. De tantas carreiras jurídicas que começam já com vencimentos muito altos e depois querem cada vez mais? Vamos falar sério?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Com esses o Lula não se mete. Além de faltar coragem, seria contrariar o é dando que se recebe, tão caro a ele.

    2. MARIA F LUPORINI

      Vamos cortar os juros pagos aos banqueiros antes? Inflação de quatro com juros de dez e meio???

  14. Maria Lopes

    Votei nele, faria quase qq coisa para não aguentar o pesadelo bozoloide. Alguém podia ter a coragem de falar seriamente com Lula para ele parar de dar tantos tiros nos próprios pés? E nos nossos? A impressão que fica é que está rodeado de puxa saccccos que só dizem o que ele quer ouvir.

    Responda
  15. Elilio de Faria Matos Júnior

    Sou contra o Bolsonaro, mas o Lula poderia pensar mais no que fala ou calar-se. A alta do dólar prejudica a economia, aumenta o risco inflacionário e prejudica o pobre.

    Responda
  16. José Filho

    DNA gastador. O cérebro dele não consegue processar informações diferentes. Como se diz aqui em Minas, o pau que nasce torto até a cinza é torta.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Não!!! Em Minas a gente fala que pau que nasce torto nunca se endireita. Tendeu?!

  17. André Silva de Oliveira

    Lula, o perdido, se encaminha para replicar Dilma.2, inclusive quanto ao impedimento. Ele está fazendo um trabalho bem feito neste sentido.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      O golpe é contra o Plano Real, caro Daniel.

    2. Daniel Liaz

      Sonhos de um golpista fracassado

    3. André Silva de Oliveira

      Boa, Waldir. Quem mais perde com o retorno da inflação são os pobres.

    4. Felipe José Fernandes Macedo

      Quais despesas vc acha que ele deve cortar Waldir? Qual seria a economia gerada?

    5. Waldir Luiz

      O Lulataxa só pensa em aumentar impostos. Cortar despesas nem pensar pois o dinheiro não é dele mesmo. Será que ele um dia vai entender que a inflação prejudica mais o pobre.

    6. Felipe José Fernandes Macedo

      mais 72 horas ou mais 6 meses? hahaha

  18. marcos fernando dauner

    o mais importante é acabar com a sonegação e os tais incentivos fiscais . No Brasil somente classe média paga imposto . Como pode alguém normal comprar um apartamento por cinco milhões no litoral de SC ? impossível !

    Responda
  19. Moisés Mariano

    "O governo Lula é refém dos 370 bilhões de dólares que ele mesmo ajuntou", por certo nos governos 1 e 2 não tinhamos reservas e éramos mais felizes

    Responda
  20. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Será que ele está começando a entender o que significa equilíbrio?

    Responda
    1. José Filho

      Não super estime a capacidade cognitiva dele. Ele não chega a este ponto!

  21. João Francisco dos Santos

    Se os sonegadores e demais que cometem elisão fiscal mediante "planejamento tributário" pagarem o que é devido, sobrará recursos no orçamento. O problema é que, no Brasil, somente os assalariados contribuem corretamente.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Elisão não é sonegação, João. A própria lei distingue o que seja um e outro. Convém estudar um pouco antes de falar sobre o que não conhece.

    2. Antonio Araújo

      Meu Deus...

    3. MARIA F LUPORINI

      Bingo.

    4. marcos fernando dauner

      concordo totalmente com essa avaliação da situação .

  22. Marcelo Silva Teixeira

    O único gasto que o Brasil precisa c0rtar é o serviço da dívida não auditada que suga quase metade de tudo que o Brasil tem de orçamento. Outra coisa é acaba com a remuneração do dinheiro dos bancos que fica parado no caixa do banco central.

    Responda
  23. Felipe José Fernandes Macedo

    Por que os tais "cortes de gastos" exigidos pelo mercado e pela grande mídia nunca englobam desonerações, isenções fiscais e outra benesses concedidas aos que ocupam o topo da piramide social? É sempre sobre investimento em saúde, educação, infraestrutura, etc

    Responda
  24. JAILSON DE BEZERRA

    Toda vez que esse pessoal fala em corte de gastos, esses tais cortes recaem sobre a educação, a saúde, os funcionários públicos e os aposentados. Ninguém fala em cortar os gastos desse Congresso vergonhoso que a cada dia se parece mais com o ex-presidente dos seus atos. E também os gastos bilionários em eleições inúteis que vão eleger os mesmos inúteis.

    Responda
  25. Edmilson Luiz Borin

    Dilma 3 vai acabar com o Brasil vez.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Venda tudo e corra pra Argentina, rápido.

    2. Felipe José Fernandes Macedo

      Luis, logo o edmilson vai aparecer com aquele superavit fake de 54 bilhões, conseguido apenas por conta dos vários calotes que o "minto" deu. Hahaha

    3. Felipe José Fernandes Macedo

      Luis, absolutamente todos os índices hoje são melhores do que os do último governo, mas o patriota rio fica nessa lenga lenga, suco de achismo, que "vão acabar com o país", sendo que na verdade é justamente o contrário.

    4. Luis Augusto de Moraes De Moraes

      É mesmo rapaz? Onde você estava nos últimos4 anos? Mostre os números do Bolsonaro na econômica e políticas públicas , como ele passou o governo para o Lula !

    5. Felipe José Fernandes Macedo

      "acabar com o país"? Com a nossa economia prestes a ocupar o 8º lugar no ranking do PIB mundial? Me conta como isso funcionaria, por favor. Estou muito curioso!