Opinião > Ultradireita: perigosa, inútil e deselegante Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Daniel Nunes Guimarães

    Texto típico do intelectual monocular. E como cansam... aff!

    Responda
  2. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Pois é. Eu não sabia os governos da Venezuela, Cuba, Guatemala etc, todos extremamente opressores são sustentados politicamente por partidos de direita. “Comum aos governos opressores está a sustentação política de partidos da direita”. Todos os colunistas esquerdistas, com raras exceções ficam literalmente “cegos” para condenarem que pensam diferentes deles. Este cidadão colunista é apenas mais um. Apesar de todos os títulos relacionados em seu curriculum.

    Responda
  3. maria eloisa montero miguez

    Retrato certeiro da ultradireita no mundo, de fato é perigosa, inútil e deselegante que eu diria brutal. Torço para que seu próximo texto traga um retrato da extrema esquerda; exemplos de líderes extremistas da esquerda não faltam no mundo..

    Responda
  4. Victor Lima

    A retórica da extrema-direita se apoia em um imaginário idealizado e utópico, onde valores tradicionais são exaltados, mas a realidade social e a complexidade das questões contemporâneas são negligenciadas. Enquanto pregam uma "mão invisível" para organizar o mercado, promovem falácias que encantam quem não tem pensamento crítico, escondendo seu reacionarismo e exclusão social por trás de slogans como "Deus, Família e Liberdade."

    Responda
    1. Mario Varella

      Professor, a URSS invadiu diversos países após a II Guerra Mundial e só os deixou quando estava em seus estertores. Minorias foram esmagadas em todos os países comunistas. O regime comunista puro só causou fome e morte. A utopia da esquerda, vendida aos incautos como "a libertação do jugo capitalista", tem levado a um jugo muito mais pesado. Dos dois lados, capitalismo e comunismo, houve coisas terríveis. Está na hora de surgir um real humanismo. Paz e bem!

  5. João Paulo Zizas

    O que o professor Viveiros faz a valer no artigo é mencionar díspares governos -opressores ou não- e movimentos políticos de heterogêneas épocas e nações para rotulá-los como ultradireitistas e, assim, tentar passar a falsa ideia de que há muitos traços essenciais comuns a todos os citados. No tocante ao Brasil, a má-fé é bem clara. O presidente eleito em 2018 teve uma postura em geral digna de elogios justamente por sempre ter frisado seu respeito à Carta Magna e agido conforme os ditames dela.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Kkkkkkkkk. Bozo digno de elogios. E por ter frisado respeito a uma tal Carta Magna. Kkkkkk. Esses bozolides não conhecem limites

  6. Tadêu Santos

    Tanto o louco Trump qto o reacionário Bozo ou mesmo o autocrata Putin são latentes ameaças à "democracia realmente democrática", que rejeita ascensão de um condenado candidatar-se nos EUA, de um pífio dep ser de repente pres da República por agredir colegas no parlamento e homenagear um torturador como o Ustra ou ambicioso Putin invadir brutalmente um país vizinho como a Ucrânia e não dá pra esquecer a truculência do Netanyahu com os palestinos de Gaza e o butramontes Maduro na Venezuela..!!!

    Responda
    1. Tadêu Santos

      A democracia realmente democrática não permite as aberrações que a ultradireita ou a extrema esquerda adotam em seus regimes, infelizmente em ascensão neste planeta ameaçado pelo irreversível aquecimento global, com suas mudanças climáticas tornando-se frequentes e com mais intensidade, com a violência das águas e dos ventos, destruindo e arrastando vidas em vários locais do planeta que pode vir ser dominado pelas ultras e extremas ditaduras...!!!.

  7. Raimundo Carvalho

    Gentileza gera gentileza. Ou os evangélicos param de promover o contrário ou eles serão as vítimas desse mesmo contrário que eles estão estimulando e promovendo ao alimentar o desamar entre as religiões e ao quererem se apossar do Estado. Não ficarão impunes, nem incólumes os seus templos.

    Responda
  8. José Cardoso

    Hoje o grande desafio dos países desenvolvidos é a imigração, e por razões muito práticas. Uma cabeleireira, manicure, um garçom ou motorista, e mesmo um médico ou dentista tem a mesma produtividade nos EUA, México, Espanha, Paraguai, Alemanha ou Síria. A imigração tende a nivelar os rendimentos deles em todo o mundo. Bom para quem emigra e péssimo para os locais, que tendem a perder renda. Esse é o combustível da direita.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você só fala abobrinha.

  9. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Faltou só acrescentar a extrema esquerda no seu título. Esqueceu ou está tapando o sol com a peneira?

    Responda
  10. Cleomar Ribeiro

    ... valeu e obrigado pela conversa!!!...

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Deselegante, eis a palavra certa para significar a extrema direita fascista. Agressividade, truculência, reacionarismo, intolerância, preconceito, violência. São os que necessitam de um inimigo comum para se manterem coesos e depositarem seu ódio e ressentimento, podendo ser os de sempre, oriundos de uma imaginação fértil, como o comunismo, ou os atuais como os imigrantes. Por não terem nada a propor de interesse nacional, apelam para pautas moralistas, ultrapassadas. Detestam os avanços.

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Belo texto! O Brasil se destaca no mundo por ser governado pelo maior líder progressista vivo. Tivemos muita sorte de ter o partido dos trabalhadores e o presidente Lula!

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Obrigado pelo comentário, Antônio. Exatamente o ex condenado, porque não nos envergonharemos mais com o futuro condenado, atual inelegível. Esse já era!

    2. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      Kkkkk o ex condenado

  13. Vilarino Escobar da Costa

    A ultradireita ou extrema-direita , hoje como no passado , sempre foi belicosa e agressiva ! No poder , com o fascismo, colocou em risco a humanidade. Na atualidade busca o poder novamente para expressar seu reacionarismo, sua xenofobia, seu ódio , escondendo-se atrás de slogans como Deus , Família e Liberdade !

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.