Marcos Augusto Gonçalves > E se o novo presidente do BC votar de camisa vermelha? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Triste é um país e um mundo em que prepondera somente o interesse dos gdes aplicadores . Passa uma mensagem de que tal ordem prefere viver sob Tanatos e não sob Eros, para usar de um conceito da obra social de Freud. Sim, por exemplo, se o mundo estiver à beira do precípico e fosse necessário escolher entre *tais interesses* e a preservação da humanidade, adivinha quem seria escolhido? Lamentável!

    Responda
  2. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Triste é um país e um mundo em que prepondera somente o interesse dos gdes aplicadores . Passa uma mensagem de que tal ordem prefere viver sob Tanatos e não sob Eros, para usar de um conceito da obra social de Freud. Sim, por exemplo, se o mundo estive à beira do precípico e fosse necessário escolher entre *tais interesses* e a preservação da humanidade, adivinha quem seria escolhido? Lamentável!

    Responda
  3. antonio brito

    Ainda bem que a fsp mudou. O autor foi "editor de opinião " do jornal. Alimentando gado do cercadinho do rei Sol.

    Responda
  4. adenor Dias

    Se o povo abraçar as ideias do pai do PIX, irá levar pi-ca. Eu cheguei mais uma vez, a conclusão de que o mundo não tem mais jeito. É crise financeira pelos quatro canto do mundo, se é que o mundo te canto, uma vez que dizem que é redondo. Acho que quem estava certo, era o reverendo Jim Jones.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      O mundo é complexo para quem só vê complexidade em tudo. Viver a vida com humildade, sem hipocrisias,sem demagogias e sem luxos, fica tudo muito fácil. Quando eu era criança não tinha nem tv e nem telefone na minha casa, não tinha ansiedade, e dificilmente ouvia-se falar que alguém infartou. Tchau

  5. Gildázio Garcia

    Por que não? Afinal, o atual vota com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol e, talvez, à Dona Fátima de Tubarão, enrolado em uma Bandeira, para fazer as suas ca ga das.

    Responda
  6. Lis P Junqueira Safra

    Estamos perdidos qdo Campos Neto sair. É rezar para dar certo.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Frase típica dos hipócritas e tietes do genocida.

    2. Gildázio Garcia

      Muito bem, Sr. Paulo! Parabéns! Arrasou!

    3. Paulo Augusto

      Rezar porquê ? Diziam que o governo Lula ia afundar e os ótimos indicadroes estão aí para deixar os fãs da cloroquina babando de raiva...

  7. Rodrigo Ribeiro

    Muito bom! Acho que o debate pode partir daqui, né?!

    Responda
  8. Mozart Cabral

    Parabéns Marcos pela sua ironia sobre esta biruta do mercado financeiro!

    Responda
  9. Mauricio de Oliveira e Silva

    Em resumo: o que é bom para a Faria Lima e seus burgueses capitalistas financeiros é péssimo para o Brasil.

    Responda
  10. João José Aguiar

    Aos 66, depois de ter sido funcionário de estatal e de trabalhar na iniciativa privada, diria que o funcionamento da economia é mistura de ciências exatas com sociais, envolvendo intrincada soma de fatores relevantes interelacionados (fiscal/monetário/cambio/oferta/demanda). A partir disso me espanta os comentários taxativos tipo "baixa os juros e tudo está resolvido", até porque já foi testado e resultou em desastre. Prefiro ser guiado por profissionais qualificados e experientes.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      "Profissionais qualificados e experientes" ou falsos brilhantes, bravateiros e comprometidos com o topo da pirâmide? .

  11. Joao Massucci

    Duas perguntas ao Ilustríssimo: Tombini tinha autonomia? Inflação alta faz parte da estratégia de proteger os pobres?

    Responda
  12. Anete Araujo Guedes

    Por princípio ninguém é isento. Campos faz política ao tomar suas decisões, prepara o Campo para a vitória de um ex-militar, um candidato da extrema direita limpinho, que governe à moda Temer, voltado para os poderosos da Faria Lima. Não admitem reconhecer que Lula venceu as eleições, que a toada agora é outra. Ele quer mudanças, justiça e avanços. Quer reformas que retirem os privilégios dos que não necessitam da proteção do Estado, mesmo que sejam eles que sempre deram as cartas nas decisões.

    Responda
  13. Paulo Jr

    Não sou economista, mas leio as colunas de economia dos grandes meios de comunicação há várias décadas, e disso tirei algumas ideias que humildemente divido com os leitores. Conheço 3 causas de inflação: I- Desequilíbrio entre oferta e demanda. II- Inércia inflacionária e III- desvalorização cambial. A mim parece claro que a terceira é, no momento, uma ameaça real de aumento de preços generalizado sendo causada pela perda de confiança na capacidade do governo de honrar compromissos estabelecidos

    Responda
    1. Vinícius Freire

      Paulo. Vou fazer igual ao Gilberto, que deu referências sobre os comentários que ele fez abaixo. Se tiver interesse, pesquise sobre a teoria fiscal do nível de preços (FTPL), que ganho até um livro recentemente, cujo autor é John H. Cochrane, economista americano de Stanford. Essa teoria explica muito bem sobre a importância da política fiscal para o nível de preços e como ela pode impactá-los gerando mais inflação caso as pessoas percam a fé na capacidade do governo de honrar suas dívidas.

    2. Gilberto Rosa

      Paulo, o problema é justo ler sobre economia nos jornais do Lobo, vai achar que o correto é a vovozinha ter nariz grande, e o Brasil vai seguir pobre como sempre. Leia o texto do Dowbor que coloquei mais abaixo.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Vinícius Freire é o colunista da Folha?

    4. Anete Araujo Guedes

      Defender o Mercado Financeiro? É que você, como Campos, pertence à elite capitalista, daí apostar, jogar e vestir a camisa do seu time.

    5. Vinícius Freire

      Os agentes econômicos incorporam a política fiscal e o câmbio em suas expectativas. Se os agentes perderem a fé que o governo vai tratar de forma crível esses deficits fiscais e a alta dívida pública no decorrer do tempo, a inflação sobe, devido a alta na expectativa de inflação, e o câmbio, como você disse, fica desvalorizado, pois a nossa moeda perde valor. O BC nada pode fazer para tentar manter a inflação controlada se o fiscal está deteriorado e o mercado perdeu a confiança.

    6. Vinícius Freire

      Mas se o governo atual não arrumar a sua política fiscal, mantendo-a expansionista por mais tempo, além da confiança do mercado sobre fiscal já não está boa, o governo pode contribuir para o aumento das expectativas de inflação, que podem repercutir mais adiante na inflação observada, podendo aumentar a inércia inflacionária e dificultando o trabalho do BC de manter a inflação sob controle.

    7. Vinícius Freire

      Paulo. Muito obrigado pelo seu comentário. A inflação atual tem muito haver com um mercado de trabalho apertado, onde salários crescem acima da produtividade e os custos com esse aumento são repassado para os preços de bens e serviços. Para controlar esse aumento dos preços, o BC eleva os juros para manter a inflação sob controle. O mesmo está acontecendo nos EUA.

  14. Humberto Isidoro

    Não ha a menor duvida que Campos neto é um sabotador. Esse Jeito de bom moço, cultivado nas rodas da elite, adorado pela imprensa tupiniquim, ja nem esconde que sabota. Votar de camisa amarela e participar do grupo de zap do bolsonarismo é pouco. Vai a eventos do mercado financeiro, no Brasil e no exterior, dá dicas de como será a taxa de juros, aconselha a oposição. Esse sujeito tem que ser denunciado. Tem que ser investigado. Com certeza é o cavalo de troia da extrema direita. Vem do berço.

    Responda
  15. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Em abril de 2022 a inflação pelo IPCA bateu em 12,13% nos últimos 12 meses; no início de maio daquele ano o BC firmou a selic em 12,75%. Hoje temos inflação de 4% e selic de 10,5%.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pois é, a conta vale.

  16. Fernando Olinto Henriques Fernandes

    Artigo sem fundamento com costuras de conveniências.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      É que você pertence à elite capitalista, tem mesmo que defender o seu time.

  17. Fernando Olinto Henriques Fernandes

    Artigo tendencioso e sem fundamento. Um bestalhão.

    Responda
  18. Alexandre Rodrigues

    Se votasse com a camisa do Timão não estaríamos nesta pindaíba. Nem o país, nem o Corinthians.

    Responda
  19. Rubens Vinicius Rocha

    A pendenga Lula/Campos Neto é um pouco estranha: não há avaliação clara por parte da área econômica do BC porquê os juros precisam de ser tão altos , uma vez que a inflação segue dentro das metas, o cenário econômico é bom , não há pressões inflacionarias e há uma situação de melhora do emprego e dos salários. No entanto, a Selic está cerca de 6 pontos acima da inflação real. Difícil de explicar ... Ajuda aí Campos Neto

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ele mesmo disse que tem aplicações offshore então precisa perguntar

  20. MARIA ALVES

    Excelente! FAz pensar

    Responda
  21. Marco A Moreira

    Quanto as críticas ao presidente do BC o autor está certo - apesar de que o BC tem feito um bom papel. No que se refere a esquerda e direta eu pergunto: isso existe no Brasil? Se popularidade fosse sinal de boa liderança o atual no primeiro mandato, seria alçado a uma estatura de Estadista. O que não foi! O ex existe porque o partida da ética , vulgo PT, foi recordista de corrupção . Capitaneado por quem? Em qual período? Surpresa: quando era popular!

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Marcos A Moreira um processo por calunia e difamação você aguentaria? . Não esqueça que o ônus da prova é de quem acusa. Diga lá, perante um juiz mantém as calunias ? ou vai ressuscitar o bolsonarismo escondido e arregar?

    2. José Antônio

      A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em *65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Ao deixarem os ''governos'', o Decorativo e o Inominável deixaram a relação ´dívida/PIB` abaixo ou acima dos *65%?

    3. José Antônio

      ´´Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5% Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. Meirelles, Boulos, Daciolo e Vera têm 1% cada. Demais candidatos não atingem 1%. Levantamento foi feito entre os dias 20 e 21 e ouviu 8.433 eleitores em 313 municípios.`` Ouvi falar que o Inominável existiu devido a um 6 x 5 em dois mil e dezoito.

  22. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Essa pergunta do título eh digna de uma res dessas de puxar _carroca bolsonarica

    Responda
  23. Marisa Coan

    O único a chafurdar na política e que está habituadíssimo com isso, é o seu presidente da república.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Gente, cá entre nós. O que dizer de uma pessoa do gênero feminino que repete e apoia apaixonadamente um discurso político que é em essência misógino e machista? Que tem representantes que consideram que a mulher tem que obedecer ao homem e cujo "mito" considera esse gênero um fruto de uma fraquejada? E pior, olha o patético: um político que dedicou sua vida a política está habituado e se envolver com política. Que absurdo, né?!

    2. Anete Araujo Guedes

      E o sabotador da democracia, que passou 4 anos na presidência preparando um golpe, chafurdou em joias surrupiadas, comprou mansões com dinheiro vivo, cometeu crime de peculato ou rachadinhas etc

    3. Gilmar Maghenzani

      Marisa são mais de setecentos bilhões de reais que cobririam o rombo e ainda sobram mais de trezentos bilhões, se vc fosse a Presidente o que vc falaria?

    4. Joaquim Rocha

      Marisa one direction view. Bote os outros neurônios pra funcionar. Na há só um lado nessa história. Os juros no Brasil são estratosféricos e só favorecem o mercado financeiro, arrancando bilhões do trabalhador. O PR está tentando mudar isso. Qqr ser humano deveria ser a favor disso.

  24. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vtf dizia que autonomia não mudava quase nada. Como ele não eh ingênuo, então ele já estava de _saca _nagem.

    Responda
  25. JOSE CAMPOS

    Moleque teleguiado, essa é a definição do atual presidente do BC.

    Responda
  26. Gilberto Rosa

    Puxa vida, que erro, começar usando Vinícius como qualquer coisa de um mínimo de credibilidade? O urubu errou todas as previsões de 23, todinhas! Até que a coluna não foi tão ruim, para quem recebe do Frias, mega bilionário, parasita de juros e golpista, responsável por levar Bolsoguedes e Campos Neto Paraiso ao poder. Para algo mais sério, vale ler A Farsa do déficit, do professo Dowbor, no Lemonde Diplomatique, explica o velho roubo de trilhões nos juros, nosso grande problema.

    Responda
  27. fernando garcia de souza

    o que o Lula tem que fazer e soltar uma medida provisoria no mes de Novembro demitindo o presidente do BC. como o mandato do presidente do BC. vence no final de dezembro nao vai dar tempo do senado analizar o merito da medida e o Campos Neto fica demitido.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Cesar MP enquanto vigora é lei se não sair pelo bem vai pelo mal

    2. César A C Sanchez

      Rs, se é para falar bobagem, já imaginou se Lule soltar mesmo a tal MP e se Bob resolver não sair até o fim de Dezembro? Quem fica desmoralizado?

  28. Fernando Alves

    Eu achei engraçado que quando um colunista falou como era feita a discussão sobre juros nos EUA, comentaristas que acham que entendem de economia porque dizem amém para tudo que o Campos Neto fala chamaram o colunista de comunista. Ele só descreveu como o BC de um país sério define os juros, mas foi atacado. Motivo: lá outros setores participam, não só bancos e corretoras.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Você fugiu da responsabilidade de provar a sua afirmação de que a coluna não existe, que é mentirosa. Quem fala é que tem que provar. Quem é covarde como você é faz afirmações e coloca o outro para provar. Você é só um covarde que partiu para o ad-hominem comigo e com o colunista cuja coluna você com certeza leu e finge que não existe para querer parecer certo. Isso é mau-caratismo. Você não quer debater, você quer parecer certo ofendendo os outros. Seus únicos argumentos são ofensas.

    2. Vinícius Freire

      Acho que já deu. Você também deve reconhecer que não conseguiu provar nada em seu argumento - e ainda acha que sabe do assunto - e melhorar o seu nível de debate quando alguém quer debater com você. Só avisando para não fazer o mesmo que fez aqui na próxima vez: começar o debate sendo estúpido. Bom fim de semana, Fernando.

    3. Vinícius Freire

      Fernando. Você não cobrou nada de mim, eu que cobrei de você, a coluna, lembra ? Você iniciou o debate sendo estúpido, não argumentou nada do porquê eu estava errado, só lançou provocações. É apenas eu que não sei debater ? E sim você sempre foi assim em debates aqui. Na primeira vez, fui paciente com você; e neste, infelizmente deixei-me rebaixar ao seu nível tosco, poderia ter evitado isso. A sua maturidade para debates, já conhecendo o seu jeito desde sempre, também não é exemplar,Passar bem.

    4. Fernando Alves

      É muito disparate mesmo. Você ofendeu gratuitamente porque não tem nenhum argumento e vem falar que se deixou contaminar pelo meu jeito, só porque eu cobrei que você debatesse como uma pessoa madura. Seu jeito de comentar é sempre diminuir quem não concorda com você por deboches e ofensas. Esse foi só mais um showzinho de grosseria do Vinícius. Ofendeu até colunista da Folha só para defender o próprio ego. Vai estudar.

    5. Vinícius Freire

      Você sempre veio com palavras ofensivas, rebaixando-me, e provocando de maneira estúpida, desde a primeira vez que debatemos e agora também. Confesso que neste debate, deixei-me contaminar pelo seu jeito ignorante e acabei falando palavras nada adequadas para o debate, mas como eu disse, já deveria ter percebido o seu jeito tosco de debater e ter evitado isso. Passar bem, Fernando.

    6. Vinícius Freire

      Já deveria ter percebido o seu nível de debate desde a primeira vez que debati com você. Pedi para colocar o nome da coluna que você diz ter lido, pois realmente não achei aqui, e continuou a dizer palavras para tentar me provocar. Qualquer pessoa que saiba debater aqui faria o que te pedi apenas para calar a boca do seu oponente no debate e mostrar que há de verdade uma referência que prova o que você disse. Mas vejo que talvez não passe de invenções para legitimar oseu argumento sem base solid

    7. Fernando Alves

      Você que ofendeu e vem com essa conversa que eu que ofendi. Você não tem a mínima capacidade emocional para debater nada. Só escreve as "suas verdades" e quando alguém prova que você está errado, você só faz ataques ad-hominem, inclusive à coluna que eu citei, que você não leu, mas ofendeu o colunista. Você não entende quase nada de economia, se acha especialista porque repete meia dúzia de chavões. O errado é você, ponto final. Cresce.

    8. Vinícius Freire

      Nos comentários mais abaixo, eu disse que o BC é técnico pois se utiliza de dados macroeconômicos, e realmente ele fazem isso antes de definir os juros, mas você discordou, tentou me ofender e não deu nenhuma palavra sobre porquê discorda e ainda não disse quais tipos de dados devem ser observados se não aqueles que falei e muito mais, é claro. Vejo que, na verdade, é você não entende nada e fica rebaixando os outros sem provar que realmente conhece as funções do BC.

    9. Vinícius Freire

      Então, Fernando, na primeira vez que debati com você, no ano passado, você começou sendo ignorante no sentido de que crítica a opinião do outro com palavras ofensivas, dizendo que tem baixa intelectualidade, e não debate de forma esclarecer melhor a sua opinião, com argumento bem embasado que saiba deixar bem claro o porquê o outro está errado. Até o Daniel aqui não entendeu o que você quis dizer e você fez questão de não explicar direito o seu ponto de vista.

    10. Fernando Alves

      Agora você não sabe ler, não sabe encontrar. Mas você já ofendeu o colunista da Folha sem ler a coluna dele. Seu argumento é só ofensas, porque você é mau caráter. Você falou que a coluna não existe, tem que provar agora. Seu chororô não prova.

    11. Vinícius Freire

      Então, onde está essa coluna que você para argumentar que os BCs dos outros países não agem como o nosso na determinação de suas política monetária ? Teima que existe mas não publica aqui o título e o colunista dela. Já disse que não a encontrei aqui e não há nenhuma referência alternativa do que você disse sobre a coluna na internet. Para mim, ou está delirando na bolha em que vive, ou é desonesto mesmo nos debates dando explicações falsas para sair posando de inteligente.

    12. Daniel Liaz

      Desculpe caro Fernando. Certamente me confundi. Lendo os demais comentários desse Vinícius, ficou absolutamente claro que ele não pode ser o VTF. Por mais que o VTF seja um analista bastante enviesado, ele jamais iria tão longe como esse aqui

    13. Fernando Alves

      Daniel, se o Vinícius dos comentários for o colunista da Folha, deveria ser demitido pelo conselho de ética. Ofendendo publicamente colega. Com certeza não é ele.

    14. Fernando Alves

      Você não tem argumento e só fica me chamando de mentiroso. Bela honestidade intelectual a sua. É de praxe dar uma de João-sem-braço e falar que não existe a coluna. Você falou que ela não existe, que o colunista é desonesto, cabe a você provar isso. Quem acusa, prova. É o mínimo do debate civilizado. Coisa que você não sabe fazer.

    15. Vinícius Freire

      Para mim, não será nenhuma surpresa ver que você é um completo negacionista em economia, uma ciência, pois pessoas paranoicas são assim mesmo. Esse colunista que mencionas implicitamente, se é que existe mesmo, deve ser outro negacionista também, ou provavelmente o interpretou errado ao ler a coluna dele.

    16. Vinícius Freire

      Já debati com pessoas, como o Gilberto Rosa, que fornecem alguma referência para sustentar o seu argumento, mas você, Fernando, percebo que está sendo desonesto nos seus argumentos, isso, além de ser ridículo, é muito baixo. Isso sim é um efeito Dunning–Kruger.

    17. Vinícius Freire

      Fernando. desculpe-me por dizer, mas acho que você está sendo desonesto intelectualmente, mentindo que existe essa coluna, e esse colunista, só para tentar lacrar e ganhar debate, isso é muito ridículo. Ontem, Eu procurei pela internet e aqui na fsp e não achei nada sobre esse colunista. E você mesmo assim não se dá o trabalho de procurar e postar aqui para dar mais credibilidade ao que você está dizendo. Muito provavelmente está sendo desonesto no que diz, falando mentiras.

    18. Daniel Liaz

      Oh Fenando. Não entendo mt dos detalhes sobre o que vc está dizendo, mas em geral tendo a estar mais de acordo com os princípios do que vc escreve do que do Vinícius. Mas queria lhe dizer: antes de chamar esse Vinícius de iignorantte, repare que talvez ele seja o Vinícius Torres Freire, comunista daqui. Discordo da linha política dele, mas não dá pra dizer que ele é iignorantte né?!

    19. Fernando Alves

      Essa ladainha do puramente técnico é conversa para boi dormir. Vide declaração do ministro da fazenda anterior que ia ligar pra especulador famoso para perguntar quanto deveria ser a taxa de juros. A questão toda é quais dados são analisados e você, com a resposta genérica e obviamente errada de que todos são puramente técnicos, provou que não sabe nada do assunto. Efeito Dunning-Kruger. Volta pro primário, tenta novamente.

    20. Fernando Alves

      Pelo palavreado já deu pra ver que além de não saber nada sobre economia, é devoto de políticos que deveriam estar atrás das grades. Mostrou também que nem lê o jornal, pois não sabe que coluna foi essa. Provavelmente foi um dos afetados que escreveram que o colunista é comunista. Se você não tem capacidade de ler e nem procurar no próprio site da Folha, fica aí com suas verdades da santidade do presidente do BC que te deixa pobre. Eu nem ligo, pois não moro onde banqueiro manda no Banco Central

    21. Vinícius Freire

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    22. Vinícius Freire

      Fernando, é exatamente assim que funciona a política monetária no Brasil e nos EUA. Se discorda disso, é porque realmente vive numa bolha e sai acreditando em qualquer coisa que falam apenas para dar mais suporte a sua tese paranoica de que, neste caso, o presidente do BC é "sabotador", como vocês dizem. Inclusive, você nem se deu o trabalho de me dizer, para consultar, quem é esse colunista que você não menciona o nome dele ?

    23. Fernando Alves

      Pela sua resposta, ficou claro que você não tem conhecimento nenhum de como funcionam os bancos centrais do Brasil e de nenhum país. Esse foi o efeito Dunning-Kruger na prática, o sujeito acha que abafou lendo qualquer coisa correndo na Wikipedia, e ainda chamou o colunista que explicou com detalhes o processo nos EUA de mentiroso. Não é a toa que é de direita e defensor do Campos Neto, pois ser de direita está diretamente atrelado a pouco estudo e baixa capacidade intelectual.

    24. Vinícius Freire

      Nos EUA, o FOMC, semelhante ao nosso COPOM aqui, é composto por 12 membros, sendo que 7 são nomeados por presidentes e chancelados pelo senado e outros 5 são de FED regionais ( o BC aqui também tem presença regionais pelo país). Portanto, há pouca diferença entre os do Brasil e dos EUA.

    25. Vinícius Freire

      Fernando. A decisão sobre a taxa básica de juros no Brasil é semelhante ao que acontece nos EUA e Europa. Aqui, o Copom é composto por 9 membros e nos EUA, por 12 membros para decidir os rumos da política monetária do país. Nenhum setor da economia americana, nem mesmo bancos, participam da decisão da taxa. Você ouviu mentiras. Só para lembrá-lo: não é o campos neto quem define a taxa de juros, é o copom, de 9 membros, caso ainda tenha dificuldade de entender isso.

  29. Antônio João da da Silva

    Independência do Banco Central? Isso não existe no Brasil. Com um mercado financeiro dominado literalmente por meia dúzia de agente, essa agenda de independência é a real captura do BC. Tive dificuldades para entender o Copom, no início eu pensava se tratar apenas de mero levantamento da opinião, grande susto levei quando percebi que é uma orientação ao BC, é raposa tomando conta do galinheiro, o agente vai opinar sobre indicadores futuros, vai oferecer apenas a opinião do que ele quer para si.

    Responda
  30. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Ótimo texto.

    Responda
  31. Guilherme Menezes

    A coluna está impecável. Faço, apenas, uma observação - embora o Pix tenha sido lançado depois da posse de Campos Neto no BC, em 2020, praticamente todo o desenvolvimento dessa ferramenta é muito anterior. Começou em 2016. O papel desse bolsominion no Pix é praticamente nenhum. Só pose. Como de resto, é o que define esse cidadão - pura pose.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pode procurar começou em 201o com o Lula

  32. Alberto A Neto

    "Em política, raiva é combinada" dizia Ulysses. No BC idem. Quem decide juro? Alice no espelho acha que são garotos engravatados do Copom e modelos econométricos estocásticos tecnicamente parametrizados. "Isto é patetada" diz Conceição. Na mesa 6 do restaurante Fasano, três banqueiros nativos, após o jantar, batem o martelo desde 1999. Os garotos traduzem o "recado ao mercado" no dialeto "javanês do BC". Delfim decidia só, à mesa 7 do restaurante Roma, após trinchar seu prato predileto: trutas!

    Responda
  33. Vinícius Freire

    Essa paranoia toda com RCN é porque ele apenas foi indicado pelo governo anterior a esse. Tenho certeza disso. E sabe o porquê ?. Porque se o próximo presidente do BC for votar de camisa vermelha nas eleições de 2026, ninguém aqui nos comentários e o atual governo, esse colunista também, não irão dar um pio sobre isso, pelo contrário vão dar uma bela passada de pano. É como se diz: dois pesos, duas medidas.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Ah claro. Nada a ver com ele ir votar com camisa da cbf, participar de grp bozolino, jantar com o Miliciano confabulando contra o governo atual e se oferecendo como ministro. E pode até ser verdade que o colunista não va dar um pio, mas a turma gente de bem e do "mercado" vao ter múltiplos infartes

    2. Gilmar Maghenzani

      Pra mim Vinicius não importa com que camisa ele votou pq ele tem o direito de votar em quem ele quiser, não depende disso, o que o Sr não vê ou nem quer comentar é o fato de economistas renomados até o Nobel criticou e o Sr. na mídia não viu?, ou esqueceu oe é má fé mesmo

  34. Vinícius Freire

    Foi o que eu disse dias atrás: dois pesos, duas medidas se o próximo presidente do BC, que será indicado pelo Lula, for de camisa vermelha votar nas eleições de 2026, ninguém aqui nos comentários que crítica o RCN, esse colunista e os integrantes do PT não darão um pio sobre isso. Tenho certeza disso. Vai provar que essa paranoia toda com RCN é porque ele apenas foi indicado por um governo anterior a esse, só isso.

    Responda
    1. João Vergílio

      Acho que o problema não é o que irá acontecer na área de comentários de um jornal caso o Galípolo comece a almoçar com a turma do MST no Boi na Brasa. É o que irá acontecer com o dólar, com as expectativas, com o país. E é claro que seria um desastre. Não é só no Brasil que acontece, concordo. Mas você há de concordar que não é só no Brasil que a democracia está em crise. A democracia perdeu a razão de ser. Quem manda não é o presidente eleito. É o posto Ipiranga.

    2. Fernando Alves

      Como você não tem o que falar pra contradizer o ridículo do presidente do BC atual, fica falando de coisas que não aconteceram e provavelmente nem vão acontecer.

  35. Carlos Mello

    Excelente texto. A mídia sempre poupa esse cidadão e joga a culpa no presidente. A quanto tempo o BC não intervém por exemplo no mercado de câmbio? A ele flutuante diria o liberal, ou seja, pra banca pode tudo. Respondendo ao colunista: o dólar estará custando 20,00 reis no dia seguinte a hipotética eleição.

    Responda
  36. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Se o novo presidente votar de camisa vermelha, estabelece-se o equilíbrio, já que o atual vota de ferradura.

    Responda
    1. Antonio Calmon

      O atual presidente do BC não retirou as mãos do chão para votar, continuou de quatro.

  37. Daniel Liaz

    Ate aqui achei todas as suas colunas impecáveis. Lúcidas, com lógica clara e ponderados. Aqui não é diferente, em especial tanto ao apobtar a falácia de um BC sem influência política (uma vez que a influência (neo) liberal do mercado tb é política) como pela justa crítica ao comportamento imoral do CN

    Responda
  38. Rodrigo Castro

    O mais interessante é ver colunistas e comentaristas comentando a situação, como se a indicação de um presidente do Bacen "alinhado" ao governo (perdulário) fosse algo inédito e nunca tentado. Pesquisem sobre o período 2011-2016 da economia brasileira, quem era Presidente da República (Dilma) e do Bacen (Tombini), quais decisões foram tomadas e quais as consequências foram sofridas...

    Responda
  39. José Cardoso

    Discordo. O mandato defasado do presidente do BC me parece um grande acerto e tem protegido o Lula de si próprio. Baixando a bola dos xingamentos e olhando os fatos, o México com um governo de esquerda tem uma taxa de juros de curto prazo até um pouco maior que a nossa, e inflação similar. Não há nada de tão excepcional na nossa política monetária. Pode-se questionar sua lógica, mas é um consenso no mundo atual.

    Responda
    1. José Cardoso

      Gilmar, digite no google: tasa de interes en mexico. Verá que a situação deles é muito parecida. O que era de se esperar porque são países latino americanos populosos e com faixa de renda bem semelhante.

    2. Gilmar Maghenzani

      Será que o cenário lá está igual o daqui Zé? não se pode comparar e o que estamos e Lula tbm critica é o fato da inflação estar contida e dólar sem esses últimos aumentos que são especuladores, ter baixado e não há nada que possa fazer subir a taxa só se for para o próprio beneficio

  40. gleison leocadio

    Artigo bem equilibrado e foi no ponto da questão, o BC nada mais é do que um puxadinho da banca, basta olhar quem presidiu a instituição em pelo menos 30 anos, a exceção foi o Tombini, este funcionário de carreira...de resto, a tal independência é fachada para a turma "dus mercadus" deitar e rolar na lama dos juros altos, privilégios de informações e manipulações...acredita na lisura destes bem-aventurados quem quer...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Então Rodrigo vc vê a incoerência as pessoas falam que os juros tem de ser alto para não subir a inflação, ora então pq manter esse juros?

    2. Rodrigo Castro

      Que referência, Tombini que deixou a inflação bater 11% num momento onde não havia nenhuma pressão inflacionária global. Que sucesso, não?

  41. José Freitas

    O porta-insultos à serviço do Lula e do PT mostra desespero com o surgimento de novas lideranças politicas no campo ideológico à direita e com a ausência de novas lideranças em substituição aos corruptos de esquerda condenados na Operação Lava-Jato. Não se conforma com o fato das redes sociais terem democratizado a informação levando à consequente perda de poder politico das antigas lideranças de esquerda que compravam apoio politico das grandes redes de comunicação com dinheiro público.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      vc gosta de fake Zé?

    2. Daniel Liaz

      Só o fato de vc achar que redes sociais (a maior ferramenta de desinformação) democratizaram a informação explica o resto da sua análise totalmente enviesada

  42. César A C Sanchez

    Ontem li, simplesmente, Pérsio Ãrida, nesta Folha. Hoje, temos esse "achista" para quem tudo é ideologia. Pergunto: há alguém que "chafurde" na politicagem mais do que o fanfarrão regente do Mensalão e do Petrolão?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      regente do mensalão? o Dirceu? e do petrolão o Lua nunca foi réu no petrolão mostra o processo

    2. Fernando Alves

      Pérsio Ãrida falastrão que não ficou 6 meses no BC, não entregou nada que prestasse.

    3. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Sim . O mitôMANO inelegível , que deixou muitos nelores inconsoláveis .

  43. Roberto Pimenta

    Detectados sinais de vida inteligente na Folha. Ufa!

    Responda
    1. MARIA ALVES

      Raríssimos, por sinal...

  44. SIMONS SILVA

    Ótima análise! Campos Neto, como político, está à altura de Paulo Guedes como ministro da economia. E, como economista presidente do BC, está à altura de Sergio Moro como político!

    Responda
    1. Cristiano Kock Vitta

      Realmente, texto irretocável. O jornalista Marcos Augusto Gonçalves não é apenas um intelectual com visão arguta sobre as condições em que se desenrolam as relações político-econômicas nas estruturas do poder, ele fala objetivamente do nível de inteligência pueril de quem acredita num Campos Neto sério, comprometido, democrático. Campos Neto é uma farsa.

  45. José Augusto Bernabé

    É, o Arida já deu seu parecer sobre o PT e ele está certo, a foto recente do G7 sem esse presidente medíocre atual também mostra tudo, todos pensavam que nosso caminho seria a Venezuela mas, depois dessa análise da sua coluna, fatalmente o nosso caminho será a Bolívia.

    Responda
    1. eli moura

      o brasil india e outros foram convidados para o G7, o brasil não é do G7 que é um grupo de paises alinhados com os EUA, nele não está a segunda maior economia do mundo e nem a quinta, porque estaria a oitava? O presidente da India, quinta economica, esteve no G7 e não saiu na foto também. A questão não é estar entre as sete maiores economias do mundo, a questão e estar entre os cinquentas maiores IDH. Barnabé é um nome bem conveniente.

    2. Robson Barcelos Gevegir

      prefiro o Barnabé.

  46. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Disse tudo!

    Responda
  47. Sergio Siqueira

    Perfeita análise! Esperemos a saída do pulha.

    Responda
  48. ROMERO GOMES SARAIVA

    O colunista é bem formado e tem experiência jornalística. Porém esqueceu de dizer que é petista ou de esquerda. O presidente do BC indicado pelo presidente anterior manteve as taxas de Juros muito mais altas durante a Campanha eleitoral de Presidente. O que estava acontecendo era evitar uma inflação muito alta. Agora o presidente atual quer que baixem os juros de toda forma para que o governo possa ter recursos com o menor valor pago pelos títulos e investir com benefício eleitorais.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Pelo visto alguém deve ter faltado na aula de economia que mencionou. Na verdade, nunca estudou, porque todas as tentativas de defender a política do atual presidente do BC são totalmente equivocadas. Não sabe o básico de economia, repete o que lê em twitter de político.

    2. Rodrigo Castro

      Olha o nível do comentário abaixo: "depois juros altos não contem a inflação pq o dólar sobe e a inflação aumenta". A cotação do dólar é fruto do fluxo de entradas e saídas, quanto mais da primeira, maior a oferta e menor a cotação. "E como aumenta o fluxo de entrada?". Através do diferencial de juros entre o que se paga aqui e o que se paga nos EUA. Cara, isso se aprende na primeira aula, no livro mais básico de economia. E ainda assim...

    3. Gilmar Maghenzani

      Primeiro vc não sabe o que ele é se de direita ou esquerda, depois juros altos não contem a inflação pq o dólar sobe e a inflação aumenta, e mais, os rentistas ganham mais é só o que ele quer ganhar na aplicação e seus amigos tbm.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe, mas tua memória é muito fraca. A inflação durante os dois últimos anos do seu presidente estourou o teto da meta da inflação. Ele não evitou a inflação muito alta. Manteve durante muito tempo taxas muito baixas, para favorecer o governo que o indicou.

  49. teotonio nobrega

    A Folha está censurando até elogios aos seus jornalistas... parabéns Marcos augusto, excelente análise imparcial

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Aí não dá, né? Você vai querer elogiar logo o colunista que não reza pela cartilha oficial do jornal.

  50. teotonio nobrega

    Esse Marcos Augusto pode sim, bater no peito e dizer que é JORNALISTA, algo assim ainda não havia lido na Folha que faz jornalismo de mercado... Parabéns

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.