Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Filipe Quintans

    A indigência intelectual da elite progressista brasileira é um espetáculo grotesco de se assistir.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      vc leu essa frase onde?

    2. Alberto Melis Bianconi

      Falar de indigência intelectual, sem indicar o porquê, é um tanto indigente, né mesmo?

  2. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Fez-se a luz. Irretocavel texto.

    Responda
  3. Alexandre Pereira

    Partes boas, partes ruins. Seria interessante que a análise fosse mais abrangente e incluísse o período anterior plano real (convenientemente rejeitado pela ala mais à esquerda) e suas infinitas mazelas, quando curandeiros econômicos nada resolveram. Memória curta de um tempo em que os caudilhos faziam o que bem entendiam? Esperar uma discussão sensata entre os atores desse drama no atual nível de polarização é pedir demais, só não esquentem as marcadoras de preço.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Conte outra Fernando. Isso de colocar a culpa nos outros é muito fácil, assim como criticar quem resolve. Pedro Malan, talvez o mais efetivo e discreto ministro da economia que tivemos, de fato, que o diga. O resto, é fantasia de aloprados. Paga o povo de carga.

    2. Fernando Alves

      A crise dos anos 80, gestada na ditadura, tinha entre os presidentes do BC um que é amado pela turma que defende o Campos Neto. Ou seja, esses caras são gênios quando estão falando, péssimos quando estão com o poder na mão. Que o diga o Campos Neto estourando meta da inflação e despreocupado no governo do chefe

  4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    PIX que pixou!

    Responda
  5. Alberto Melis Bianconi

    Ótima coluna. É um equilíbrio complicado. Tanto um BC tentando sabotar o governo, quanto um que se submeta aos interesses de curto prazo do executivo, são perniciosos. Mas o colunista está certo sobre o desejo das instituições financeira de aumentarem o poder que já detêm sobre o BC. Como qualquer agência governamental, ele faz um meio de campos entre o governo e os interesses privados que regula. E, para piorar o quadro, há os interesses corporativos, que não recusariam seminários em Portugal.

    Responda
  6. ILSON ALVES RAMOS

    Texto objetivo, claro, isento e imparcial, mas não cabe neste jornal do mercado, parcial e golpista. O autor será alvo dos colunistas (colonialistas) da redação.

    Responda
  7. alex carvalho

    Nenhum presidente de banco central com um mínimo de caráter faria isso, votar de camisa de partido!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É pq eles bolsonaristas sempre acham que estão acima das pessoas

  8. MARIA F LUPORINI

    Estão tendo chiliques só de o Presidente da República, escolhido pelo voto do povo, nomear alguém que tenha como objetivo, apelo do combate à inflação, fazer o Brasil crescer.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      *além do combate à inflação...

  9. José Bernardo

    Corajoso, considerando-se o contexto (o jornal) em que é escrito. Pois o boné do MST certamente renderia aqui um editorial de página inteira, indignado e furioso...

    Responda
  10. Denilson de Oliveira Reis

    Pingo nos ís! Parabéns

    Responda
  11. César A C Sanchez

    "Chafurda" na política ... alguma opinião fundamentada sobre o conhecimento técnica dele?

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      O conhecimento técnico do atual presidente do BC é ser bolso minion, ren tista e usuário de off-shore. Para a turma de "patriotas" que anda de mãos dadas com ele, em nível pessoal o que interessa são juros altos. Por outro lado, os necessitados e o desenvolvimento do País, com distribuição de renda, que se explodam.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Claro que o conhecimento técnico interessa, mas não precisa ser tratado em todas as colunas. E o do sr. Roberto Campos Neto, sem querer ser leviano, não parece ser grande coisa. Estouramos o teto da meta de inflação nos anos de 21 e 22.

    3. MARIA F LUPORINI

      O que interessa o conhecimento técnico de alguém que dança conforme os interesses do Mercado e não do Brasil?

    4. Thiago Ferreira

      Releia. Não está em discussão conhecimentos técnicos de Bob Fields III, e sim suas ações políticas que não condizem com uma instituição que se quer autônoma.

    5. José Bernardo

      De fato, é preciso muito "conhecimento técnico" para sondar humores, temores e pressentimentos que justifiquem juros entre os mais altos do mundo sem que o contexto econômico dê razões para isso: não é para qualquer um...

    6. César A C Sanchez

      * técnico

  12. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    Lamentável trocadilho de uma ignorância sem conhecimento de causa de quem quer confundir e gerar suspeitas. Esse tipo de manchete tem tipicidade ideológica e tenta confundir o leitor sobre um assunto extremamente técnico

    Responda
  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    Dilma nos levou a Trombini, e nos levou a Bolsonaro. O proletariado nada ganhou, ganhou apenas desemprego inédito, o governo cripto fascista do capitão arminha. No excepcional desempenho dos três governos, Banco Central com os pés no chão foi fundamental para o sucesso. Veremos em 25 a Economia e a Renda das famílias decolar.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Muito bem lembrado. Tombini, de triste memória.

  14. Marco Antonio Monteiro Wanderley

    Parabéns pelo texto, Marcos. Certamente a ira neste cenário, também incluiria uma avalanche de críticas e artigos deste mesmo períodico. Seriam artigos e matérias, todos os dias, falando da imcompatibilidade do exercício de presidente do Banco Central com atuação político-ideológica. Já que o atual presidente representa os interesses do mercado e deste periódico, as críticas ao presidente do Banco Central atual são raríssimas. Parabéns pela coragem!!!

    Responda
  15. jarbas cabral

    O Copom do Banco Central a única instituição do estado que o cidadão não pode questionar. Suas decisões são irrecorríveis.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Caro Adonay, esse órgão a que o sr. se refere é o Conselho Monetário Nacional (CMN), que anda meio esquecido mesmo. O Copom é formado pela diretoria do BC.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      O Copom, Conselho de Política Monetária, Jarbas, não é órgão do Banco Central, mas triunvirato composto pelo Ministro da Fazenda, pelo Ministro do Planejamento, e pelo Presidente do Banco Central, sendo hum voto em três.

  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    Às vezes acho que o pensamento do Marcos Gonçalves, como de grande parte da Imprensa, é anarquista. Não do Anarquismo Romântico, que clama por liberdade, mas dos que explodem bombas em mercados. Imaginam, e amiúde torcem, como o Velho do Restelo, pelo que o pior aconteça.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, meio confuso esse teu comentário.

    2. Felicio Antonio Siqueira Filho

      ???

  17. Carla C Oliveira

    Adorei os "desmaios".

    Responda
  18. Edison Gonçalves

    Não votará pela camisa mas pelo bem do país e não por um grupelho de privilegiados como hoje.

    Responda
  19. Joao Braga

    Primeiro que camisa verde e amarela são as cores do Brasil. Segundo, se for eficiente e honesto como o atual pode ir até com a camisa do Corinthians. Talvez pior seja o chefe do executivo jantar na casa de ministro do supremo, gente que "ele possa telefonar ".

    Responda
    1. Joao Braga

      Daniel vc tem algum problema de cognição ou faz o tipo? Leia e procure entender o que escrevi e não me amole.

    2. Daniel Liaz

      E sim Braguinha, vc tem todo direito de comentar. Isso nunca lhe foi negado nem censurado. Mas conheço alguém que costuma comentar e já em seguida querer ordenar que ninguém responda. Ou, qdo recebe a resposta, se fazer de ofendido. Curiosamente esse alguém tem o nome que começa com Joa... e termina com Brag...

    3. Daniel Liaz

      Hahahaha. Obrigado Braga. Vc é um excelente exemplo em tempo real da essência do bozolismo. Chega a ser até divertido. Dois comentários abaixo vc fala de fila de remédios para os outros assinantes e em seguida, duas acima, mesmo com a anterior registrada aí publicamente, afirma e reafirma que nunca desqualificou outros assinantes. É a mesma negação dos fatos tipo Bozo "nunca vi essas joias"; "vi mas nunca tive contato"; "peguei sim mas devolvi, qual o pb?", tudo isso no msm dia

    4. Joao Braga

      Daniel como assinante da FSP tenho direito de comentar o artigo. Nunca, repito nunca fui desqualificar outros assinantes. A técnica da esquerda aqui é antiga, desqualificar o "adversário " e ou sua opinião. Já recebi todos tipos de adjetivos . Se vcs me ignorarem como faço com vcs quem sabe a gente consiga conviver civilizadamente nesse espaço. Tente....

    5. Daniel Liaz

      Claro, claro Braga. Ele foi votar assim pra homenagear o Rivelino, nada a ver com o fato de ser a camisa que sua turma de extrema direita sequestrou para si. E olha, vc fala dos outros terem que tomar remédio. Talvez. Uma pena que cinnismo e caráter não é algo que resolva com remédio. Então, não adianta lhe fazer essa recomendação

    6. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Um Joãozinho, Napoleão de camiseta verde amarela, na porta do hospício dos bozofrênicos, atacando os passantes?

    7. Joao Braga

      Bom dia gente, vamos lá; todos em fila: exame de sanidade mental...rsrs!... venham com as caixinhas de remédio na mão....rsrs. Luporini vc na frente.

    8. MARIA F LUPORINI

      'Eficiente e honesto'? Os jantares à portas fechadas em NY e na casa do Hulk que o digam.

    9. José Bernardo

      Direto da terra plana.

    10. Joaquim Rocha

      Não, João. A camisa amarela referida na coluna nada tem a ver com patriotismo. Prlo contrário, tem a ver com golpismo e populismo político barato. Me espanta alguém, nos dias de hoje, acreditar nisso.