Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. César de Oliveira lima

    O Sintrajud/SP repudia, com razão, o texto do Senhor Ruy Castro.

    Responda
  2. Cláudia Elis Araújo

    Ruy Castro, sempre uma referência de lucidez e coerência! Lucidez para apontar os deslizes de alguns agentes (hipótese coerente e a ser severamente investigada). Mas de uma (no mínimo para não ser ser exagerada) irresponsabilidade tamanha a ponto de generalizar a categoria. O perigo sem tamanho está em, com seu artigo, tornar toda a categoria corrupta aos olhos de todos. Passe um dia com um oficial sério.E vá atrás dos potenciais corruptos. Não desmoralize todos para satisfazer seus argumentos.

    Responda
  3. Douglas Pires

    “ Eu sugeriria aos responsáveis que, em vez de oficiais sonâmbulos, pusessem um detetive na pista do sujeito. Não precisa ser um xerloque. Qualquer pé-chato com prática em espiar por fechaduras e dar flagrantes de adultério fará o serviço.”

    Responda
  4. Wilson Luiz Antonio

    Os agentes especializados da lei não sabem onde está o André do Rap e tantos outros band -idos. Os poderosos estão cercados por muros, grades e portarias de condomínio nos quais oficiais de justiça só entram em condições muito especiais. Ademais, o oficial de justiça não é investigador. Ele apenas se dirige à porta do local que consta em seu mandado e nunca adentra residências de terceiros, sob pena de ab -uso de autoridade. Castro está, lamentavelmente, sendo injusto e muito mal informado.

    Responda
  5. julio alves

    "Esquerdistas de boteco" têm ofendido, chamando de bolsominio quem critica aqui o Ruy Castro. As críticas não foram sobre o mérito da questão. Todos queremos que Bozo e sua raça estejam em cana o mais breve possível. Ruy é um biógrafo razoável, embora cometa deslizes como todos sabem. Por outro lado, costuma ser infeliz na abordagem de temas que saem da música ou biografias. Lembremo-nos também de sua postura omissa, às vezes até pró golpe contra a presidente Dilma.

    Responda
    1. Gabriel Ggulieuh

      Não entendi, mas é sobre isso. Haters não precisam declarar o que são. Vocês se esforçam em não gostar por não gostar.

    2. julio alves

      Continuando: seria bom saírem um pouco do boteco para saberem o que é esquerda.

  6. Valter Luiz Peluque

    Caro Rui, concordo que tem palermas no oficialato de justiça, cabendo um mas, porque oficiais são longa-manos e não tem incumbência de investigação, até porque são sobrecarregados de serviço, na rua, em ambiente cada vez mais inóspito e conturbado de trânsito e carente de estacionamento. Nada justifica, porém, que não se use de data e hora certos para intimação, da for Má especificará no CPC.

    Responda
  7. adenor Dias

    O judiciário e o jornalismo, é um covil de malandros. Essa gente precisa de história longa, pois vive de teatro! Se lucidar a história muito rápido, acaba a festa...

    Responda
  8. Rodolfo Smaran

    Já passei por essa situação. Tomei a iniciativa e em 2 dias encontrei tudo graças à Internet.

    Responda
  9. Ricardo Thomazine

    Ah...sr Rui...a coisa não é bem assi. Estás se fazendo de ingênuo? Essa dificuldade de encontrar, depende de quem é. Se é um pobre coitado, mortal comum, é encontrado imediatamente. Aguns notávies tem o "dom" de desaparecer.

    Responda
  10. Alberto A Neto

    O já falecido em 2017, professor doutor da USP Oliveiros Ferreira, jornalista e editorialista do Estadão por 48 anos, intelectual conservador, de bate-pronto respostaria ao Ruy: "Judiciário e processo penal, a ricos. Polícia e penitenciária, aos pobres".

    Responda
  11. Aristides Silva

    Esconde-esconde é um instinto nato aos humanos como forma de sobrevivência, assim como fugir do perigo etc. Assustador é, em pleno sec. XXI, ainda haver 'intimação', 'oficial de justiça', com IA saindo pelo ladrão.

    Responda
  12. Ivan Bona

    Esse Ruym Castro, em seu bunker, no Leblon, tomando whisky, há séculos escreve besteiras nos jornais e em seus livros (livros?). A Folha precisa encontrar gente mais sóbria (em todos os sentidos) e mais inteligente para escrever em suas colunas. Na "academia de letras" é que não vai encontrar.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Ivan, o terrível em raciocínio

    2. Jenny Gonzales

      Bom e decente é você né, Ivan Bona.

  13. julio alves

    É impressionante a dificuldade que Ruy Castro tem para escrever qualquer coisa que não seja ligada a alguma biografia...Que textinho, hein, seu Ruy?

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      A estupidez é um universo

    2. Jenny Gonzales

      Nas entrelinhas: toneladas de inveja.

    3. Jenny Gonzales

      Mais um do gado mugindo.

  14. Gustavo Michelin

    A indignação seletiva do Ruy em relação as barbaridades cometidas pelo Judiciário só demonstra a sua desonestidade intelectual;

    Responda
    1. ricardo de castro resende

      Nenhuma estrela para vc

    2. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe dessa caricatura..

    3. Flavio Camilo

      Vc sempre derrapando Michelin!

  15. roberto barbosa de castro

    O que aconteceu? Falta de assunto, falta de inspiração? Do grande Ruy sempre esperamos o melhor!

    Responda
    1. Jenny Gonzales

      Meu deus, quantos bozós leem o Ruy Castro!

  16. Carlos Alberto Adi Vieira

    Quando o Senhor vai escrever sobre a importância da obra do Chico Buarque na cultura brasileira?

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Quando ele voltar de Paris com o boné do MST

  17. Flávio Sasso

    Sim, eles trocam mensagens .A ideia é sempre ficar longe de onde eles estão.

    Responda
  18. claudia paredes menusier araujo

    caro ruy, não cabe aos oficiais de justiça nem mesmo aos juízes investigarem a localização da parte: incumbe à parte contrária requerer eventual pesquisa de endereços, e apontar o endereço onde quer que seja feita a diligência.

    Responda
  19. Alcides alcantara

    Ora, Ruy. A justiça leva anos para encontrar alguém por ser cega.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      O Ruim Castro ( estou lendo sua obra O Ouvidor do Brasil 99 vezes Tom Jobim ) acertou na mosca. Pena que ele deixou de fora muita gente, mas muita gente mesmo. Encontrou apenas doisinhos exemplos insignificantes. Há tantos escândalos e crimes no Brasil que muitas vezes é uma ordem de prisão leva muitos anos. E há aqueles expedientes que alguns usam,a prescrição, como aconteceu com Lula. Fachin anulou e agora prescreveu.

  20. Helio Cardoso

    Ruy, a sua sugestão pode até dar celeridade, mas um 'não oficial' brota argumentos para a defesa dos intimados. Os oficiais são competentes, eles sempre tem um plano B! Lembra do Maluf, tudo começou com ele, escondia igual que nem filhote de Uru!

    Responda
    1. Celia Moura

      "CNJ tenta, sem sucesso, intimar Mo ro e G@briela H@rdt em investigação sobre gestão de recursos da L@va Jato." Se até magistr@dos e ex fogem...

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Hoje é mais fácil encontrar um criminoso do que a Gleise e a Janja. Sumiram né.

  21. Pedro Cardoso da Costa

    Existe uma preguiça premeditada dos órgãos oficiais, principalmente de Justiça, de acompanharem a evolução natural dos recursos tecnológicos. Com a publicidade que tornou a vida de todos num Big Brother, precisar entregar notificações pessoalmente ou esperar a publicação de acórdãos de sessões transmitidas ao vivo, é corroborar com o atraso apenas para favorecimento do andar de cima.

    Responda
    1. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

      Não e verdade ...a generalização e traiçoeira. A justiça vc do trabalho, por exemplo , utiliza meios eletrônicos há mais de 15 anos

  22. José Cardoso

    Há algo errado aí. Se eu não pago o IRPF devido por exemplo, posso ter problemas com meu cartão de crédito devido ao cpf. Se for usada essa arma, não há quem possa se esconder por muito tempo. Só se usar bitcoins ou pagar tudo em espécie.

    Responda
  23. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Peixes grandes quebram a vara e levam a isca com anzol e tudo.

    Responda
  24. Fabrício Schweitzer

    Elementar, meu caro Castro!

    Responda
  25. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    Faltou vc em xu tá li da de na ressalva

    Responda
  26. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    A maioria dos profissionais desta categoria cumprem sua função com muita eficiência.....

    Responda
  27. Gilberto P Santos

    Há uma conspícua distinção entre ¨alguém¨ - prontamente localizado - e ¨Alguém¨, quando deve ser concedido um longo período de incubação até que um perseverante oficial de justiça possa ameaçar alcançá-lo.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      E há aqueles que quando presos ganham uma liminar e desaparecem num jatinho. Qualquer semelhança com uma famoso caso do ex Ministro Marco Aurélio seria mera coincidência

  28. Alexandre Marcos Pereira

    Para ser irônico, podemos dizer que a justiça é dotada de paciência inigualável. Frequentemente, ouvimos essas histórias que leva anos para encontrar alguém. A exemplo do Ruy, as pessoas, com razão, acham que essa demora é incompreensível. Ainda que as pessoas possam ter fé na justiça e que a verdade triunfará, ingressar com uma ação desencadeia uma jornada digna de uma epopeia homérica. Está certa que as coisas levam tempo, mas a verdadeira razão é a burocracia de nosso sistema processual.

    Responda
  29. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Não há como discordar do colunista, especialmente quanto à sugestão de usar os serviços de um estagiário, em suas horas vagas na faculdade. O termo "faculdade" é o mais importante, porque essa instituição foi considerada irrelevante pela nossa mais alta corte, no julgamento do RE 511.961, lembram-se ?

    Responda
  30. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    "Um estagiário em suas horas vagas na faculdade dará conta do recado." O colunista dá uma sugestão excelente, ainda mais porque menciona "faculdade", instituição que o mais alto escalão do Judiciário houve por bem considerar inútil, há alguns anos, ao julgar o RE 511.961.

    Responda
  31. Claudio Vieira

    E os processos engavetados nas delegacias ( vide um " famoso", cujo processo ficou engavetado tanto tempo,que expirou, ainda que resultasse em mortes ) . Daria também um bom mote, para rirmos de nossa propria des...graça

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Se é o "famoso" que eu estou pensando, não é por acaso que ele é muito amigo de um dos citados na crônica de RC.

  32. Felicio Antonio Siqueira Filho

    O assunto, tratado de maneira irônica e bem humorada pelo colunista, merece não uma, mas uma série de reportagens. Não são apenas os oficiais de justiça os "culpados". Esse corpo mole para encontrar quem deve à Justiça envolve todo o sistema. São exemplos diários contribuindo para sua desmoralização, reforçando sempre que quem manda é o dinheiro. Chutam a porta do barraco e encontram o "grande traficante", mas $ubiu um pouco e não acham mais ninguém.

    Responda
  33. JULIA BUSSIUS

    He, he, he... Caro Sr. Castro, acho que não corre assim. Oficiais de Justiça são pessoas flexíveis ou até impressionáveis com ameaças. Basta ver na área de cobrança de valores, há casos onde o devedor jamais é encontrado, me reportam que alguns há décadas. E não são indivíduos em alguns casos, mas empresas inteiras não localizadas... "Devo, não nego e não pago, nem quando puder!"

    Responda
  34. Lizia Helena Nagel

    O processo de não encontrar os "processados" é tão velha como os Contos de Fada nos quais só acreditam crianças muito crianças!!!

    Responda
  35. NACIB HETTI

    Ruy, você já tem idade para conhecer a qualidade da justiça brasileira. Minha livraria ainda não chamou para seu livro sobre o Tom.

    Responda
  36. Hermes Yaly

    Marcelinho Carioca e o fedelho do Bozo são dois moleques, petizes brincando de esconde-esconde da Justiça. Muito pior foi Renan Calheiros, dileto amigo de Lula, que em 2016 foi encontrado pelo oficial de Justiça e, soberbamente, recusou-se a assinar a notificação de afastamento emitida pelo STF. Pirralhos brincam de esconde-esconde da Justiça; corruptos graúdos enfrentam-na com toda a arrogância que o poder lhes permite.

    Responda
  37. Gustavo Michelin

    Ruy Castro, tão velho e tão ingênuo.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Gustação é bom de esconde-esconde? Conte-nos os truques que usa. Ajude o velho e ingênuo (rsrs) colunista.

    2. Severo Ulisses

      O Gustavo é um sujeito esperto. Ele é bem. Fera .

  38. Maria Auxiliadora Alencar

    Qual a dificuldade de encontrar o sujeito no local que dizem que trabalham? Ou notificá-los pelo Diário Oficial após três tentativas frustradas? Só não querendo mesmo. Já notifique muitas pessoas e sempre encontrei. O que falta é a responsabilidade dos agentes responsáveis.

    Responda