Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Jr

    Negar o papel das universidades públicas no desenvolvimento nacional, é tão equivocado quanto elevar o seu desempenho acima da realidade. Tem muita zebra gorda no meio de competentes professores e pesquisadores, tem muito aluno vagabundo no meio de jovens brilhantes que farão a diferença nas próximas gerações e por aí vai. O que pode ser feito para realmente melhorar o ensino público superior, é estabelecer critérios de avaliação melhores que os atuais, e usar essas avaliações.

    Responda
  2. Rafael Gallina Delatorre

    Toda greve de docentes tem limitações ideológicas importantes, afinal as universidades são responsáveis pelo futuro e o desenvolvimento do país, e pelo futuro de jovens que em muitos dos casos são de baixa renda. Não da para ficar em greve por muito tempo. E greve não vai solucionar os problemas que a educação do país enfrenta. Devemos nos mobilizar para, por exemplo, compor um congresso amigável a governos que tenham tendências de justiça social. Tornar nossa democracia mais participativa.

    Responda
  3. Bob Pereira

    Eu não entendo, como a mobilização não trouxe nenhum prejuízo? A resposta, é claro, deve ser com referência aos grevistas, já que não houve qualquer consequência e tiveram mais de três meses de folga remunerada. Olham somente para si próprios e fazem discurso de abnegação profissional.

    Responda
  4. Fabio Martinez Serrano Pucci

    Coluna fundamental para lembrar a importância que a ciência teve durante a pandemia, algo que foi totalmente esquecido por essa Folha em seu editorial sobre a greve.

    Responda
    1. Paulo Jr

      As maiores contribuições para o enfrentamento da pandemia, vieram de farmacêuticas privadas fornecendo vacinas eficazes em tempo recorde. Claro que diversas universidades ajudaram muito na avaliação da eficácia dessas vacinas, mas (repito, pois não devemos esquecer) elas foram criadas e produzidas por empresas farmacêuticas privadas.

  5. Marina Reinoldes

    Importante reflexão!

    Responda
  6. Junia Ferrari

    Excelente matéria. Precisamos de mais conteudos que expressem nas midias o que de fato é produzido nas nossas universidades. Teriamos materias bem mais interessantes e confiáveis para a população.

    Responda
  7. Beatriz Cerveira

    Bom texto.

    Responda