Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Depois põem culpa na cor da pele. Não fazem o trabalho básico esperado no século 21 como cuidar da primeira infância, e anos depois deixam lugar pra identitários instrumentalizarem a incompetência do Estado.

    Responda
  2. Felipe Araújo Braga

    Deve sim ser dada atenção à primeira infância, como base, porém, a direita adora vir desvalorizar o ensino superior - mesmo estudando nas melhores universidades - pois querem que o povo continue sendo Uber e manicure. Pois bem, os próprios professores do ensino básico e da primeira infância são formados no superior, chega de hipocrisia né gente?!

    Responda
  3. Dalton Matzenbacher Chicon

    É a única solução para algum futuro virtuoso ao país. Que seja superada a falácia do título de graduação a pessoas que não obtiveram instrução básica e jamais superarão essa carência. A infância é o momento único e determinante à vida adulta do indivíduo. Não se consertam infâncias desperdiçadas com diplomas sem capacitação.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Comentário deplorável. Deve sim ser dada atenção à primeira infância, como base, porém, a direita adora vir desvalorizar o ensino superior - mesmo estudando nas melhores universidades - pois querem que o povo continue sendo Uber e manicure. Pois bem, os próprios professores do ensino básico e da primeira infância são formados no superior, chega de hipocrisia né gente?!

    2. sérgio dourado

      Foi na essência, Dalton...

  4. sérgio dourado

    Calma: o PT, que mais governou esse País desde a reabertura, já tem outro Plano Nacional de Educação pra tentar cumprir o que não fez no PNE passado... E ainda falam em "reconstrução" do Brasil: como se o Brasil tivesse sido destruído há 4 ou 7 anos atrás...enquanto ficaram mais que o triplo disso no poder. A Educação tem de começar desde o pré-natal, depois passando por creches de referência: pra termos alunos e indivíduos bem estruturados e contruibuindo pra o crescimento pessoal e do Brasil.

    Responda
  5. sérgio dourado

    O tema é essencial: os 5 primeiros anos da vida de uma criança praticamente determina todos os 50 anos pra mais do que indivíduo que teremos em sociedade. Enquanto se foca em faculdades e em universidades: a raiz de todo o sistema é relegado. O edifício da Educação, assim como todo edifício na engenharia, deve começar da base. Ontem, no debate entre o Trump e o Biden, um dos assuntos foi justamente questão de creche. 37,3% das nossas crianças até 3 anos estão em uma creche. País do futuro...?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Quanta bobagem. Comentário deplorável. Deve sim ser dada atenção à primeira infância, como base, porém, a direita adora vir desvalorizar o ensino superior - mesmo estudando nas melhores universidades - pois querem que o povo continue sendo Uber e manicure. Pois bem, os próprios professores do ensino básico e da primeira infância são formados no superior, chega de hipocrisia né gente?!

  6. José Cardoso

    E será que as creches atuais são de boa qualidade? Uma conta rápida mostra que mesmo que quem trabalhasse nelas ganhasse apenas o salário mínimo, a conta seria de algumas dezenas de bilhões de reais para atender a todas essas crianças.

    Responda
  7. Maria Teresa Meirelles Leite

    Que bom que o governo está lançando agora um grande programa dirigido exatamente a essa faixa etária. Seria muito justo se a FSP desse essa notícia.

    Responda
    1. sérgio dourado

      Na matéria fala da meta no novo Plano Nacional de Educação. A questão é que o novo plano vem com metas nessa faixa etária que o antigo não cumpriu.

  8. André Jalles Monteiro

    Ao invés de tratar de assuntos importantes, como o que foi colocado no artigo, várias grandes cidades terão como pauta dominante, nas próximas eleições, a segurança pública. Cabe destacar que isso é atribuição do estado e não das prefeituras. Nossa política ainda é muito rasteira e nossos políticos, em grande parte, apenas tratam da sua própria permanência no "emprego". No Ceará grande parte dos municípios possuem a educação como prioridade, mas ainda possuem falhas na primeira infância.

    Responda
  9. Nelson Goulart

    Sempre estamos a cobrar do governo coisas que, sabemos, não quer fazer e não tem capacidade para o fazer. Esquecemos sempre de imputar responsabilidades aos pais.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O exemplo vem, invariavelmente de cima. Governos irresponsáveis constroem indivíduos e pais também irresponsáveis. Basta ver em quem votamos e elegemos, para passivamente aceitarmos os desmandos, como se governos fossem os outros, coisas do rei. O país nunca deixou de ser monarquista. A única diferença é que elegem-se os reis a cada quatro anos. A côrte nunca muda.

    2. José Carlos Assis

      Também.

  10. Elvira Xavier Gomes

    A primeira infância é de fato uma fase importantíssima e além de conscientização dos governantes, estes precisam tmb investir na formação dos profissionais. Os professores da creche precisam ter curso superior e conhecimento de uma abordagem educacional como exemplo, montessoriana ou de Reggio Emilia e conhecimento sobre. BNCC. Estímulo, afeto, brincadeiras e cuidados específicos são essenciais nessa faixa etária.

    Responda
  11. antonio brito

    Correto. Prioridade na infância. Como criança não vota, esquerda ou direita deixam para lá. Deveria ser prioridade máxima em um governo dito de esquerda

    Responda