Opinião > O Real não foi só um plano econômico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A securitização da dÃvida pública tem a ver com a maior taxa de juros do paÃs em relação aos demais paÃses com dÃvida pública superiores ao próprio PIB ?
Como assim? Ainda temos uma dÃvida externa de 604 bilhões dólares
Securitização da dÃvida pública e a direta interferência externa na economia
Sem dúvida alguma, na visão dos petistas, o Plano Real, teve um defeito gravÃssimo. Foi planejado e implantando por outros e não por petistas.
Não entendo porque este artigo está escondido no jornal. Enquanto que as opiniões dos economistas do plano real ficam bem evidentes. Sempre só um lado. É fundamental que se conheça a história toda, e este artigo ajuda a entender. Enquanto os outros não, são um punhado de impressões ideológicas e ressentimentos.
O Plano Real teve a caracterÃstica de domar uma hiperinflação, o que conseguiu. Era essa a essência dele. O crescimento econômico seria uma construção de governos posteriores, o que não ocorreu. Nos últimos vinte e cinco anos o PT esteve no governo cinco vezes e o paÃs não cresce como deveria. Quando o Mercadante escreve que os juros foram elevados na época, está correto, e o FHC pode ter cometido outras falhas, mas o PT não fez o que deveria ter feito para desenvolver o paÃs.
Até hoje não entendo como o Lula nunca colocou o Mercadante como ministro da fazenda. Ele era afinal a referência econômica do PT. Dá até a impressão de que não confia no cara.
Ele adorava o Palocci.
No dia do anúncio do Plano Real, Mercadante e Mantega declararam que o plano jamais faria certo. O PT era contra. Este artigo é pura dor de cotovelo.
É, seu Aloizio, tô contigo e não abro, sinto imensa saudade dessa disputa pt-psdb, que época boa... Todavia, esta mesma humildade em reconhecer as qualidades do real, se o PT a tivesse em relação a seus próprios insucessos e/ou francos erros, talvez tivesse conseguido manter o paÃs em transformação positiva, como já fez. Em não a tendo, deixou-nos a caminhar rumo ao Filhadaputistão, donde não saÃmos mais. Malemá botêmo o pescoço acima da Herda.
A culpa do empobrecimento do paÃs e do povo não é do plano real, é dos polÃticos que assumiram o comando do paÃs pós plano real. Se preocuparam em privatizar empresas construÃdas no governo Getúlio Vargas e governos militares e não investiram na modernização do paÃs. Exageraram na corrupção e continuam solapando os cofres públicos. Do jeito que está o destino é se afundar neste abismo sem fim.
Nao. A culpa eh da corrupção desenfreada nos governos do PT (Mensalão, petrolao, etc) que culminou com a eleição do inelegÃvel.
uai, entao vc concorda q a explosao dos juros, da carga tributária, da dÃvida, da privatização irresponsável e a desindustrialização foram o preço pago pelo plano real.
E o que vc fez para garantir o crescimento já que foi ministro?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O Real não foi só um plano econômico Voltar
Comente este texto