Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vanderlei Nogueira

    A securitização da dívida pública tem a ver com a maior taxa de juros do país em relação aos demais países com dívida pública superiores ao próprio PIB ?

    Responda
  2. Vanderlei Nogueira

    Como assim? Ainda temos uma dívida externa de 604 bilhões dólares

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Securitização da dívida pública e a direta interferência externa na economia

  3. MARIO EUSTAQUIO DE OLIVEIRA

    Sem dúvida alguma, na visão dos petistas, o Plano Real, teve um defeito gravíssimo. Foi planejado e implantando por outros e não por petistas.

    Responda
  4. Rafael Gallina Delatorre

    Não entendo porque este artigo está escondido no jornal. Enquanto que as opiniões dos economistas do plano real ficam bem evidentes. Sempre só um lado. É fundamental que se conheça a história toda, e este artigo ajuda a entender. Enquanto os outros não, são um punhado de impressões ideológicas e ressentimentos.

    Responda
  5. William Rachid

    O Plano Real teve a característica de domar uma hiperinflação, o que conseguiu. Era essa a essência dele. O crescimento econômico seria uma construção de governos posteriores, o que não ocorreu. Nos últimos vinte e cinco anos o PT esteve no governo cinco vezes e o país não cresce como deveria. Quando o Mercadante escreve que os juros foram elevados na época, está correto, e o FHC pode ter cometido outras falhas, mas o PT não fez o que deveria ter feito para desenvolver o país.

    Responda
  6. José Cardoso

    Até hoje não entendo como o Lula nunca colocou o Mercadante como ministro da fazenda. Ele era afinal a referência econômica do PT. Dá até a impressão de que não confia no cara.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Ele adorava o Palocci.

  7. Peter Janos Wechsler

    No dia do anúncio do Plano Real, Mercadante e Mantega declararam que o plano jamais faria certo. O PT era contra. Este artigo é pura dor de cotovelo.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    É, seu Aloizio, tô contigo e não abro, sinto imensa saudade dessa disputa pt-psdb, que época boa... Todavia, esta mesma humildade em reconhecer as qualidades do real, se o PT a tivesse em relação a seus próprios insucessos e/ou francos erros, talvez tivesse conseguido manter o país em transformação positiva, como já fez. Em não a tendo, deixou-nos a caminhar rumo ao Filhadaputistão, donde não saímos mais. Malemá botêmo o pescoço acima da Herda.

    Responda
  9. João Leite Leite

    A culpa do empobrecimento do país e do povo não é do plano real, é dos políticos que assumiram o comando do país pós plano real. Se preocuparam em privatizar empresas construídas no governo Getúlio Vargas e governos militares e não investiram na modernização do país. Exageraram na corrupção e continuam solapando os cofres públicos. Do jeito que está o destino é se afundar neste abismo sem fim.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Nao. A culpa eh da corrupção desenfreada nos governos do PT (Mensalão, petrolao, etc) que culminou com a eleição do inelegível.

    2. paulo werner

      uai, entao vc concorda q a explosao dos juros, da carga tributária, da dívida, da privatização irresponsável e a desindustrialização foram o preço pago pelo plano real.

  10. MARIA STELA C MORATO

    E o que vc fez para garantir o crescimento já que foi ministro?

    Responda