Demétrio Magnoli > Le Pen rompe o 'cordão sanitário' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Vim aqui, do fututo (pós publicação no sábado, para que fique claro), para dizer que Magnoli prevaricou no principal ponto em que um analista polÃtico não pode fazer: substituir a análise rigorosa dos fatos pela adivinhação! Bobbio dizia que o cientista polÃtico não é prestidigitador nem profeta. Eis o erro da coluna: deu por jogo jogado o que ainda estava no inÃcio do segundo tempo. Resultado: Le Pen foi mantida fora do governo em razão do cordão sanitário e da mobilização democrática.
"Um futuro para as crianças brancas" um dos solgans de campanha dessa " não tanto" extrema direita... Demétrio faz um desservico com essa análise enviesada.
Boa análise
Demétrio agora é o RP do Parti RexisteDemétrio agora é o RP do Parti Rexiste
A extrema direita europeia não tem nada de parecida com o Bolsonarismo. São nacionalistas, têm aversão aos estrangeiros e vão defender os empregos dos franceses. A ascensão da direita na Europa é culpa da elite local (centro), na medida em que tentaram expandir sua área de influência na Ucrânia e gerou uma guerra que aumentou o custo de vida do povo na Europa e ameaça jogar a população numa catástrofe.
RN ou o velho truque da onça posando de gatinho..
Aliás, a diferenciação entre direita e extrema direita está cada vez mais difusa. Quando os chamamos pelo que eles realmente são, mi só gi nos, ho mo fó bi cos,ra cis tas, eles reclamam,mas se calam diante da barbária quotidiana da extrema direita. O futuro é medonho ,amigos.
A normalização da extrema direita
O colunista fazendo o que adora: normalizando os nefastos, que quando chegam ao poder iniciam a “caça à s bruxas” por pessoas similares a ele. Na semana que findou, na Globonews, cometeu o despautério de equiparar os ataques à s instituições perpetradas pelo inelegÃvel à s crÃticas de Lula ao presidente do Banco Central. Fulano patético.
Os herdeiros polÃticos de Vichy estão perto de chegar ao governo francês, e o Magnoli não entende nada de nada.
O titulo significa que agora Le Pen pode ir ao banheiro (toilette)? O partido de Le Pen é e continuará sendo fascista, racista e claro nacionalista ou nacional socialista. Que frase é esta Magnoli?... xenofobia e a islamofobia, marcas principais do partido, foram amainadas: no lugar da deportação em massa de imigrantes árabes e africanos, a RN passou a pregar limites estritos para o ingresso de migrantes." Isto só pode ser piada ou burrice ou esperteza para defender a extrema direita.
O fato de ter "amainado" a islamofobia e o antissemitismo não significa uma mudança profunda. Na superfÃcie, Le Pen maquiou o partido para torná-lo aceitável como parte do espectro polÃtico francês. Desistiu de sair da UE diante do fracasso da Brexit no Reino Unido, mas continua antieuropeia e pró-Putin. Se Magnoli quer se iludir, problema de quem acredita nele. Na essência, Le Pen não mudou.
O texto é um embuste intelectual. A sabedoria nos ensina; fique atento aos sinais e não crie expectativas positivas sobre atitudes ruins, elas nos enganam por um tempo mas não nunca melhoraram, só pioram.
Como dizia Chico ANisio "me engana que eu gosto." Santa inocência do articulista.
Monsieur Magnoli não precisa declarar o seu voto.
E desde quando a "direita nacionalista" não descamba, sempre, para o fascismo?
Lula apoia Putin, Le Penn também. E a�
Só sabe a m…. que vai dá se eleger a ultra direita. Aqui nos livramos. Boa sorte pra eles. !
É lógico que o colunista sabe que está mentindo! Ele é experiente o suficiente para saber que nada mudou. Le Pen é herdeira de um apoiador do na zismo, como Meloni de um fas cista. Ele não fala claramente porque quer, embora não consiga, enganar os leitores, além de querer o salário.
Esse não
O eleitor gosta de coelhos saindo da cartola,mulheres "serradas" mas se recusa a pagar o preço do ingresso. Ninguém convence ninguém de algo que a pessoa já esteja inclinada a acreditar. Le Pen e sim extremista e o eleitor francês sabe disso.
Todo este malabarismo retórico é seminário verdadeiro não esconde o que todo mundo já sabe : máscaras revelam mais do que escondem.
Impressionante a recusa ideológica de Magnolli em reconhecer que o RN de Marine Le Pen foi e continua sendo, aibda que maquiado, um partido de extrema-direita. Triste e preocupante dada sua importância no jornalismo brasileiro!
Bolsonarista sendo Bolsonarista
Demetrio realmente acredita que uma neo fascista como Le Pen “mudou”? Oras, o discurso é só pra ganhar a eleição. Uma vez no poder ela vai destruir a democracia francesa, assim como Trump, Bolsonaro, Orban, Maduro e tantos outros. O mundo se divide entre democracia e ditaduras, não entre esquerda e direita.
Ele finge acreditar nisso, porque no fundo quer Le Pen como ela é. Também fingiram acreditar que Bolsonsaro seria controlado pelo exército ou que era só um bravateiro. Nada de novo.
É tydo uma quedtão de defesa de interesses. A esquerda está preocupada com a defesa dos interesses dos menos favorecidos, a direita está preocupada com a conservação dos interesses dos mais favorecidos, e a direita liberal é a direita selvagem. Os extremistas são os que só querem defender esses interesses com golpes. Infelizmente, boa parte das direitas está, neste momento, optando pelo golpismo.
Só faltava essa de acreditar em conversa de polÃtico. O Demétrio é mais um que se faz de enganado para ludi briar nés cios. Ora, o Bolsonaro também prometeu respeitar o estado democrático, a imprensa o apoiou e muitos acreditaram que era sincero. Deu no que deu!
Logo, logo vem ele também com um textinho com odes ao "bolsonarismo moderado". Pfui!!
A RN consegue iludir até o Demétrio kkkk quanta ingenuidade ! De fato estão preparando uma "nova velha Europa" dos anos 30 , basta esperar o já conhecido resultado do processo eleitoral estadunidense !
Não há ingenuidade do Magnolli, há encontro de interesses ideológicos.
Algum motivo tem de haver para essa direita ter subido tanto nas intenções de voto. Arrisco dizer que para a maioria dos franceses sem talentos especiais, não dá para manter seu padrão de vida sem limitar a imigração. Um exemplo simples: uma corrida curta de taxi em Paris custa mais do dobro que em Lisboa. Como a produtividade dos motoristas é a mesma, só a restrição de concorrência justifica tanta diferença. A livre imigração tende a nivelar os rendimentos.
Metamorfose ambulante ou mimetismo polÃtico. Depois volta da forma original.
Esse programa é de esquerda raiz, sem propaganda gay e aborto, nem apoio à OTAN.
Mais um excelente artigo de Demetrio!
Excelente passada de pano pra nazzissta
A extrema direita é, definitivamente, a reencarnação dis nazi-fascistas. E, sempre que eles ressurgem, isso é prenúncio de todo tipo de desgraça para a humanidade. Trata-se de um processo cÃclico, infelizmente, ou inevitável.
Nova ordem mundial com essa tia e o delinquente Trump no comando? O governo chinês está rindo alto do Ocidente.
Não eh o que o colunista pensa - eh a respeito do que ela pensa.
O colunista é um iludido. A extrema direita faz até polÃticas de esquerda pra chegar ao poder. E lá mostrar sua face. O colunista sabe disso. De onde vem a ilusão é que espanta em quem tanto conhece isso.
E a islamofobia? E o alinhamento c a estrema direita mundial? Me engana q eu gosto...
Desistiu, sim, confia. Deixa ela ganhar pra você ver como ela desistiu. Aà depois não adianta fazer texto dizendo que errou.
Rs... dos mesmos autores de "Bolsonaro será controlado pelos militares", agora temos "a extrema-direita de Le Pen está controlada". A pensar que as pessoas são pagas para escrever e dizer esse tipo de falácia...
PS: aos que criticam por criticar, a coluna é mais um alerta do que um elogio a Le Pen. PolÃticos buscam se ajustar à s condições, como todo bom predador. Apesar das alfinetadas em nossa tragicomédia, quasinovela mexicana, ora à direita ora à esquerda, vale a percepção que a direita francesa está se adaptando aos novos tempos e suas crises, onde a incompetência da esquerda alimenta a popularidade da direita (e vice-versa). Os cães ladram, mas estão aprendendo a correr atrás da caravana.
Raramente concordamos em algo, mas de fato os extremos, de esquerda ou direita, são perigoso. Felizmente, hoje não não é o caso nem do Brasil, nem da França. A centro-esquerda liderada por Lula venceu o extremista Bozo. Esperemos q o centro e a esquerda franceses consigam se acordar para derrotar a extremista Le Pen.
Nesse aspecto, Ricardo, os extremos, tanto à direita como à esquerda, são uma ameaça, cada qual à sua maneira. Não adianta apelar para a incompetência como forma de bondade, pois ela abre caminho para o radical imediatamente oposto. Estúpidos posando de bonzinhos ao sacrificar os outros é a fórmula certa para a radicalização. Por isso, o que Demétrio colocou não é uma surpresa, mas a constatação do óbvio, não importam os chiliques.
Para mim de fato é um alerta de q há um movimento para passar o pano e normalizar a extrema-direita, mentir q ela não ameaça democracia. E vender os "moderados" Marine, TarcÃsio, Meloni etc.
Boa matéria do Demétrio. Há muita confusão na rotulagem ideológica atualmente. Existem claramente 3 linhas, a esquerda mais favorável ao controle da sociedade por um governo , os conservadores que não querem mudar as coisas e se apoiam em religião e a direita liberal que tem na liberdade do indivÃduo decidir seu caminho sua maior virtude e que apoia o empreendedorismo . Os extremistas são os que não aceitam as instituições e aprovam golpes e ditaduras de esquerda ou direita.
A esquerda está preocupada com a defesa dos interesses dos menos favorecidos, a direita está preocupada com a conservação dos interesses dos mais favorecidos. E direita liberal é a direita selvagem. 9s extremistas são os que só querem defender esses interesses com golpes.
Carlos, voce tem inteligência
É fácil ver que no Brasil há extremistas dos dois lados. Um ataca a instituição STF nomeado pelos antecessores e apoia golpes militares. O outro ataca a instituição Banco Central nomeado pelo antecessor e apoia Ditaduras de esquerda na América Latina e no mundo. O ideal é nos livrarmos dos dois...
“Algo como uma Gleisi no posto de Haddad” é ótimo!kkkk
Aà vc votou no Bozo em 18, q é convente com seu próprio nazibozismo, e depois no seu poste, q é conivente com o seu messias. Votou nos extremistss de direita, q finge criticar, e ignorou a centro-esquerda de Haddad e Lula. Bozista envergonhado?
Com raiva, camarada? Não adianta ficar emburrado com o problema errado e tergiversar para fora do contexto. Haddad patina pois é conivente, mesmo sabendo que é uma furada, e bozo está fora do baralho, só serve para ilustrar a incapacidade de argumentação ou como desculpa conveniente. Como sempre, a história se repete. Garantido, somente o conforto de suas majestades.
Entendi, flerte com o Haddad e casamento com o Bozo.
Quanta sensibilidade, camarada! Um chopinho resolve!!kkkk
Se vc aprecia tanto o Haddad, pq não votou nêle em 18?
Pen desistiu do extremismo ou apenas camufla por ora?
Não sou capaz de opinar sobre a França, mas posso garantir que a tal extrema direita é mais um construto da esquerda do que algo com alguma uniformidade. Bozo é militar e usa o tempo todo um ufanismo com os militares, que cheira golpismo. Isso não ocorre com 90% dos outros da tal extrema direita. Trump era tão pro vacina, que não permitiu aos eua exportar as mesmas enquanto não vacinasse a própria população. A direita francesa não é liberal na economia. Milei é pouco conservador...
Concordo, sua teoria vale também para o nosso caso do tal de bolsonarismo o qual nunca foi de extrema direita e sim de conservadores liberais, por aqui essa rotulação se dá porque também se confunde as esquerdas com o PT sem perceberem que esse PT foi fundado pelo Centrão para eternizar o sistema de corrupção atual.
Bozo e seus bozistas tentaram um golpe de Estado, já bastaria para diferenciar. Mas tbém atentam contra as instituições democráticas e direitos individuais,, seja na retórica, seja nas ações. São extremistas de direita, comparáveis aos movimentos criados por Benito e Adolf. Conservadores liberais são compáveis a Winston, q sabia o riscos de negligenciar fascistas.
Meu amigo Barnabé é um dos mais famosos extremistas aqui dos comentários.
E quem falou que sempre foi centrão foi o asqueroso do bolsonaro. Não se lembra disso? É só procurar.
Não são de extrema-direita? Curioso. Eu duvido que entre os grupos neonazistas existentes exista ao menos uma dessas almas sebosas que não seja apoiador do seu "mito". E os tais dos "conservadores liberais" são aqueles que defendem subsÃdios apenas para os ricos? Se são tão liberais assim pq não abrem do plano safra, p. exemplo?
O artigo revela mais de Magnoli do que de Le Pen, a quem ele pretende conhecer até os segredos mais Ãntimos da alma. Assim Magnoli defende a sua direita dos sonhos, pura e perfeita.
Militantes como vc só se preocupam mesmo em atacar - a verdade p vcs eh irrelevante!
Antônio.....era tudo que eu havia pensado....demétrinho sendo demétrinho.....
O que eu acho mais curioso nesse missivista é a capacidade de em qualquer assunto conseguir atacar o governo Lula. Ainda que o assunto nada tenha a ver com o governo, como este sobre a ascensão da extrema direita na França. Essa "habilidade" tem nome: mau-caratismo.
DM poderia ter acrescentado : " aqui no Brasil nós temos uma versão de Marine Le Pen. É o TarcÃsio de Freitas. Ele representa a direita patriótica e já foi incensado pelo mercado e pela velha mÃdia paulista e carioca. Ele mudou e vai expurgar as idéias ditatoriais de JaBo ".
A cruz de Lorena está no memorial De Gaulle, em Colombey, não na Normandia.
Le Pen como outros bolsonaristas moderados, TarcÃsio , República de Vichy. 4 colaboracionistas, Pierre Lagaillarde, são loup em peu dagneau. Logo vão estar fazendo escolas cÃvicos militares no paÃs de Lá Fontaine, e endossando na OTAN, Vlad O Envenenador Das duas uma, ou o colunista é um repositório de ingenuidade, ou um poço de maldade.
Estou enganado, ou último parágrafo contradiz tudo o que foi dito antes?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Le Pen rompe o 'cordão sanitário' Voltar
Comente este texto