Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Cunha

    Tchau Biden, tchau quatro dedos

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      O Túlio, a própria imprensa americana e Hollywood esquerda caviar não querem Biden. A imprensa esquerda brasileira já chegou a conclusão que o seu presidente é retrógrado, o dólar alto é a ajuda do banco central para aumentar o pib em real e gerar empregos e consequentemente impostos, mas seu governo não ajuda com despesas desnecessárias. Não precisa ser bozolóide para entender. Ok? Sou ultra direita sem igrejas, só me interessa políticos patriotas com competência.

    2. Túlio Landi

      Bozolóide!

  2. Emanuel Mello

    Isso é etarismo! Zuera.

    Responda
  3. Leonilda Pereira Simoes

    Biden sugeriu um debate antes do tempo, não se preparou o suficiente e foi muito mal, é lamentável. Se tivesse dito ao começar que estava muito resfriado e quase sem voz já teria quebrado um pouco o mal-estar. Nem isso ele fez. Não respondeu com força às mentiras seriais de Trump, não foi firme nem comentou seus próprios maiores acertos na economia. Trump tem de ser combatido com muita veemência e firmeza, o que não ocorreu. Fica difícil reverter votos agora. Uma tristeza enorme.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Trump é um mal necessário, não tem adversário a altura. O povo americano gosta só do sucesso financeiro. São arrogantes, trabalhadores e sabem o que é bom para o país .

    2. Paulo César de Oliveira

      Não sei se mais tempo de preparação teria beneficiado Biden. Ao que parece, ele está demonstrando os primeiros sinais de demência.

  4. Jane Medeiros

    Que situação dos Estados Unidos! O NYTimes praticamente implorando para Biden desistir da candidatura! Um grito de socorro da democracia americana! Em que mundo estamos! Sujeitos ambiciosos e sem nenhum compromisso com a democracia, pois, basicamente a confrontam, usam da mentira para chegar ao poder e aterrorizam um país!

    Responda
  5. Emilio Bazzani

    Biden, o papa e o Luiz. Esta na hora de parar.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      E Trump, não? Justo o pior do que qualquer líder que possa ser citado e nem lembrou dele? Estranho... esquecer do golpista misógino machista racista etc é muito estranho.

  6. Hernandez Piras

    Os Democratas estão pagando pela sua complacência em relação à deslealdade de Biden. Este último afirmou várias vezes durante sua primeira campanha que só exerceria um mandato. Quando, faltando com sua palavra, se anunciou candidato à reeleição, o partido o apoiou. Agora, candidato e partido afundam juntos e, com eles, a democracia americana.

    Responda
  7. Moisés Mariano

    Far right wanting to decide the election before it starts

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Far right is Trump, don't you know?

  8. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Aqui eh diferente. A folha não apoia um nome Pra ela serve QQ coisa que tenha duas pernas e ande, não precisa nem pensar, mas Duma coisa ela não abre mão. Vc pensou honesty? Não . Tem que ser liberal e ter vontade de exterminar o estado. QQ coisa assim ela aceita. Até bolsonarista

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Se isto fosse verdade, o jornal não teria sido tão crítico a Bolsonaro. Sua memória é bastante seletiva e só esquece da oposição do jornal a Bolsonaro porque hoje ele não bajula o chefe de governo como você gostaria.

  9. Jose Walter Da Mota Matos

    Digo e Repito, Biden não vai desistir e será reeleito, aliás, mais fácil que na eleição anterior. Quem viver verá!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Seria ótimo, mas infelizmente ficou quase impossível.

  10. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Biden, já deu. Passe o bastão. Deixe de ser tão ganancioso pelo poder. As consequências nefastas de uma vitória do Trump permanecerão por décadas.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Trocou as bolas, o ganancioso e doente pelo poder é Trump, em nova tentativa de tumultuar as eleições, mentir novamente sobre as urnas e votos e ser reeleito para fugir de condenações na Justiça.

  11. Adalto Fonseca Júnior

    O embate está entre o que Biden representa para os americanos democratas e sua saúde comprometida pelo envelhecimento que sempre tem um preço alto. Escolher uma pessoa relevante com o apoio total de Biden pode ser uma saída estratégica.

    Responda
  12. mauricio silva

    Meu lembro que nos debates no Brasil, a gente bom medo da reeleição de bolsonaro, estávamos esperando Lula dando um show nos debates, e ele foi muito mal.. deu um desespero. Já que ele era muito bom em debates... talvez isso acordei Biden....

    Responda
  13. mauricio silva

    A melhor alternativa pro partido democrata é colocar Michelle Obama como vice, caso haja algum problema com Biden ela assume, e ela é idolatrada pelos americanos e já estaria sendo preparada pra ser candidata nas próximas eleições!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Ela já declarou há tempos que não concorreria.

  14. José Davi

    A sanha pelo poder, Biden ganhou porque muitos estavam insatisfeitos com os extremismos do Trump, falavam de Kamala para ser sucessora, em 4 anos a mulher submergiu mais que submarino, os democratas não preparam ninguém novo, os republicanos também não, Trump por ser inteiro, como dizem no interior, mantém sua base e pode levar mais uma vez os indecisos com ele. Política é uma arte, você sabe fazer ou não sabe.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Se Biden não soubesse a arte da política, depois de décadas de política e duas vezes vice de Obama, não teria vencido Trump, que tentou depois o golpe. Ele é grande na arte, mas desta vez errou ao antecipar o debate ou quis se testar e não deu certo. Agora fica um impasse, muito triste para ele.

  15. Fernando Moreira

    Biden infelizmente não tem mais condições fisicas e mentais de continuar na disputa. Kamala Harris é uma forte candidata que pode derrotar Trump e salvar o mundo da próxima guerra mundial.

    Responda
  16. Jose Walter Da Mota Matos

    Biden, não vai desistir e será reeleito, tranquilamente. Quem viver, verá, FSP.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Biden pode não desistir, mas dificilmente venceria com tranquilidade, infelizmente é um risco que o país não pode correr.

    2. Fernando Moreira

      Se Biden não desistir Trump ganhará com mais facilidade e o mundo acabará numa terceira guerra mundial, com a ofensiva russa para o oeste e a retirada do apoio americado à Ucrânia e à Otan, conforme Trump já anunciou.

    3. Rubens gonçalves

      Você diz quem viver verá. Vale para o joe 81?

  17. Rubens gonçalves

    Não é só os jornais americanos que fazem apoiar candidatos democratas . A folha também faz apoio à candidatos conservador e de direita. E ainda plageia editoriais de lá.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "plageia"....

  18. Breno Coleto Hain

    Acredito que o DMC já tem o caminho para que Michelle Obama seja a nomeada Democrata. É a única que poderia verdadeiramente fazer frente à Trump, apesar de eu achar que o Republicano já venceu.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Michelle já declarou mais de uma vez que não concorreria.

    2. mauricio silva

      Escrevi acima que a melhor solução seria Michelle pra você , caso algo aconteça com Biden ela assumiria e é idolatrada pelos americanos e já estaria sendo preparada pra assumir casa algo aconteça com Biden ou se ele chegar ao fim do governo, ela já será a candidata natural nas próximas eleições....

  19. LENIVALDO DE ALVES

    Hillary?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Quando concorreu foi roubada por Trump com a ajuda dos russos. Por isso ele gosta tanto do Putin. E ela também já disse que não concorreria.

    2. Fernando Moreira

      Kamala Harris e Michele Obama são fortes candidatas que podem derrotar Trump e salvar o mundo da próxima guerra mundial.

  20. Sebastião Barbosa

    Impossível não recordar a coluna de Charles Blow desautorizando o simbolismo da imagem de Kamala como mãe do país. A vice-presidente tem competência e presença de espírito suficiente para encarar um insolente como Trump. Os democratas podem perder o comando do país por não terem apresentado uma opção audaciosa ao eleitorado. É melhor o simbolismo de uma Momala destemida e assertiva do que o de um Biden vacilante. Agora vão apostar na comiseração do eleitorado?

    Responda
  21. roberto calumbi

    Será possível!!! que nos Estados Unidos , não tenha um Neurologista que possa avaliar o Presidente e dar um diagnóstico de demência???

    Responda
  22. Flávio Taylor

    Folha, nos ajude, faça um editorial pedindo que Lule vá pra conchinchina com sua xonxa…ops, Janja, e que nos deixe em paz de uma vez por todas.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Deve ser eleitor do golpista inelegível racista e misógino que pretendia ser um autocrata aqui, como o ídolo dele, Trump, quer ser lá. Quem nos deveria deixar em paz é quem acha que alguém que faz piada com mortos sem ar na Covid é gente "de bem". Assim com quem faz rachadinha, quer joias sauditas, compra casas com dinheiro vivo etc. E tem uma esposa que quer transformar o estado laico em um teocracia ao gosto dela. Terror.

  23. Luiz Mangea

    Ué deixa ver se eu entendi direito? É o jornal que decide pelo próprio presidente americano se ele deve ou não seguir com sua candidatura? Se essa moda pega por aqui, a Folha de São Paulo, o Estadão e o O Globo irão barrar a possível reeleição de Lula.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O jornal não decide, recomenda. No caso, não é só o NYT, tem também o The Wall Street Journal, a revista The Economist dizendo o mesmo e talvez outros. As reações foram péssimas nos maiores meios de comunicação. E não sem razão. Uma tristeza enorme, mas o erro partiu de Biden, mesmo que pareça se recuperar, não há garantia de conseguirá deter Trump, o mais importante de tudo. Nada é mais importante do que vencer Trump.

    2. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

      O povo não deixa! #Lula2026

    3. Flávio Taylor

      No caso aqui, se Deus é Brasileiro, ele mesmo vai barrar a candidatura de Lula. Convenhamos, é outro que já está com prazo vencido.

  24. Flavio moura

    Ele pode ter tido um dia ruim, qual o problema? Um debate agora é a condicional para alguém ser presidente? Boa oratória é sinônimo de bom desempenho no cargo? Enfim, na minha visão está tudo errado. Força, Bidem!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Rubens, além de ignorante, você é vulgar. Só uma nulidade de profunda deselegância faria um comentário como o seu.

    2. Rubens gonçalves

      O joe 81 faz força no wc

  25. Adenilson peneli

    Biden traiu a democracia ao apoiar o terrorismo israelense, quem o apoiava se espantou com sua estupidez, tanto em relação a Rússia, e principalmente em relação ao monstro Benjamim, que assombra o mundo. Poderiam dizer Trump também apóia Israel, mas pelo menos ele ajé como lobo, não se disfarçar de cordeiro. Se por milagre Biden ganhar teríamos a Terceira Guerra Mundial.

    Responda
  26. João A Silva

    Que lambança! Como deixaram chegar a este ponto? Já era evidente, mesmo para quem observa de longe, que Biden não reune mais as condições para a disputa eleitoral talvez mais crucial vivida pelos EUA e pelo mundo na história.

    Responda
  27. Luis da Gouveia

    Volta Obama!

    Responda
    1. Luciano Gomes de Moura

      Obama está impedido pela Constituição americana de concorrer, ele governou 2 mandatos consecutivos e não pode mais disputar a Casa Branca. Mas seria uma excelente alternativa.

  28. Antonio Pimentel Pereira

    Parece inédito no processo político americano, mas tá parecendo inevitável essa substituição

    Responda
  29. JOSE CAMPOS

    O problema das democracias em todo o mundo é que a imprensa não se contenta mais em informar, quer decidir e influenciar.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Os jornais americanos sempre foram claros ao apoiar candidatos à presidência, há décadas. Não é novidade. Não quer dizer que façam campanha para ele. No caso, o NYT diz que jamais apoiaria Trump, o que é muito justo. Influenciar contra Trump chega a ser uma necessidade, pois ele tentou um golpe, poderia ter algo pior? Como não denunciar um embusteiro como ele e seu seguidor, o inelegível daqui? Deixar os incautos errarem de novo? Não, claro, ninguém merece um autocrata no poder.

    2. Rubens gonçalves

      Igual a imprensa brasileira fsp Estadão o Globo

  30. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Do ponto de vista estratégico foi um erro dos democratas, Biden não estava bem, também não é espalhafatoso, midiático, fala de forma pausada é educado. Estava gripado, a voz oscilava, passou a impressão de que não estava preparado, não estudou os temas, foi um erro coletivo, afinal de contas existe uma assessoria.

    Responda
    1. carlos jardim

      Gentileza admirável porém …

  31. LUIS ROBERTO GUIMARAES COSTA JUNIOR

    O fraco desempenho do atual mandatário americano, durante o debate televisivo ocorrido na CNN, poderia forçá-lo a seguir o mesmo passo de seus antecessores partidários. Momentos de polarização ideológica, de radicalização política e de insatisfação econômica e social provocam enorme desgaste na imagem do executivo federal e no índice de aprovação do governo, tanto por influência de fatores internos como externos.

    Responda
  32. LUIS ROBERTO GUIMARAES COSTA JUNIOR

    A atual situação política do presidente dos Estados Unidos lembra os dois antecedentes que envolveram outros dois democratas. Em 1952, na época da guerra da Coreia, o presidente Harry Truman desistiu de disputar a reeleição. Em 1968, na época da guerra do Vietnã, o presidente Lyndon Johnson decidiu não buscar um novo mandato. Agora, em 2024, o presidente Joe Biden enfrenta o desgaste de apoiar Israel na guerra da Faixa de Gaza.

    Responda
  33. Felipe Vasconcelos

    Chegou a hora do Vovô Biden descansar e aproveitar os netinhos

    Responda
  34. Dante Ferreira Moreira

    Obama janta o bozo do norte.

    Responda
  35. Luciani Aubin Kehl

    Politicos precisam fazer prova de aptidão intelectual e de sanidade para ser candidato em qualquer lugar do mundo.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      No Brasil os políticos deveriam fazer declaração de bens antes da eleição e depois de terminar o mandato. Para parar de roubar o povo.

  36. João Francisco dos Santos

    Coloca o Obama no lugar.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Já teve dois mandatos. Não pode.