-
Paulo Ribeiro
A bíblia é sagrada. Quem afirma isso? A bíblia. Ou seja, pensamento circular.
-
Anna Rodrigues
Quanta contradição. Moisés recebe os mandamentos, sendo um deles "Não matarás" chega e vê o povo adorando o bezerro de ouro e promove uma carnificina...
-
Teresa Cardoso
O homem sempre correu atrás do lucro e religião dá lucro.
-
MARIO RAMIRO
O fantástico nessa história é como se firmou a narrativa (storytelling) de um "texto sagrado", escrito por meio sobrenatural, como a tabuleta (tablet) trazida por Moisés com os X mandamentos. Uma escrita semelhante à psicografia espírita, onde o médium seria um canal em contato direto com o "Espírito". Daí muitos criminosos com mandato, "gente de bem", difundirem seus preconceitos como sendo uma "mensagem de Deus para mim". O inferno é aqui
-
Israel Sena
Esses livros ditos sagrados são farsas reforçadas e vendidas por séculos propagando mentiras, medos e ameaças aos inculto fiéis.
-
Marcos Benassi
Óia, meu caro Hélio, que bom, fico muito feliz com este livro: é um que não me trará qualquer angústia em não lê-lo. É até mardade dizê-lo, mas responde àquele antigo mote, segundo o qual é um treco com o qual ou sem o qual, tudo fica tal e qual. Pra escumalha à qual pertenço, óbvio. Que bom que você se divertiu!
-
Felipe Vasconcelos
É a mesma narrativa das minorias oprimidas encampada pela esquerda identitária. A ideia de resistir para existir. Ou quando um esquerdista diz que está sempre do lado do mais fraco, do povo colonizado etc.
-
luis carlos Correia dos santos
Caramba, os judeus não cansam de falar de si mesmos. Cansa os q não são judeus.
-
Vanderlei Nogueira
Para os Judeus Cristo não existia até pouco tempo atrás, ninguém tinha ouvido falar dele
-
Márcio Queiroz
Perfeito, como um grande estudioso biblico dizia, a bíblia é uma compilação de um pequeno povo ou clã que tenta subsistir no meio de tantos reinos que surgiam na época. A questão mística fica mesmo para uma criação humana sobre algo transcendental que poderia ajudá-lo em meio a outros deuses.
-
Vanderlei Nogueira
Ptolomeu Filadelfo - Cleópatra.
-
Fabiana Menezes
Hélio, aqui no Brasil temos um singular exemplo de uma região na África, último enclave português em território muçulmano( ou mouro) que perdeu a batalha. A criação da cidade de Mazagão, no Amapá foi a consolação para o desterro de toda uma comunidade. Até hoje, a Festa de São Thiago, presente no calendário amapaense celebra a vitoria portuguesa que nunca ocorreu.
-
Paulo Augusto
Um livro de folclore, recheado de bons e péssimos exemplos e com partes copiadas de outras civilizações.
-
jose prado
Õ infiel! Estás condenado ao fogo do inferno!
-
José Cardoso
As derrotas às vezes tem esse papel mítico. Por exemplo, a derrota do rei português na África e o surgimento do sebastianismo. Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Prestes, a Farroupilha, a revolução paulista de 32, e por aí vai...
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
De fato: o suicídio de Vargas ou a guerrilha frustrada contra o regime empresarial-militar.
-
-
Tersio Gorrasi
Qualquer opinião atual sobre a coletânea de textos que chamamos bíblia é inútil, pois não podemos (pelo menos ainda) voltar no tempo e checar se tudo o que lá está escrito realmente ocorreu. Muita coisa daquela época ainda pode estar oculta ou inacessível aos arqueólogos, pois a região é um barril de pólvora. Quem se atreveria a fazer escavações debaixo do domo da rocha em Jerusalem, por exemplo?
-
Raymundo de Lima Lima
Hélio, por favor, traga mais dados sobre este livro importante. Claro, há outros q também tratam d Como a Bíblia foi inventada e sua finalidade politica.
-
Marcos Araujo
Quando eu li o Êxodo, Moises me pareceu um lider político que usava a religião para atingir seus objetivos de um criar um reino para si. Um Malafaia daqueles tempos
-
Felipe Vasconcelos
Tem que ler de novo então, mas dessa vez, sabendo que o Estado Democrático de Direito é uma invenção de 2 séculos atrás.
-
Raymundo de Lima Lima
Gostei dessa: Moisé um Malafaia daqueles tempos. Ironia e humor é melhor remédio contra fanatismo, dizia Amós Oz. Valeu!
-
Iza T Gonçalves Quelhas
Entendi a comparação, mas nem Malafaia merece ser comparado a Moisés, nem este a Malafaia. O que une ambos é o grau de crença, mas Malafaia é um falso fundamentalista, a igreja e a fé são negócios para ele.
-
Wilson Rossi
Com certeza.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.