Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Barbosa

    Bom, em Mato Grosso do Sul não chove desde abril, espero que fique sem chuva até outubro pra quebrar a safra de grãos porque só assim o povo "cai na real" e para com a irresponsabilidade ambiental, não adianta avisar ou alertar sobre a catástrofe climática iminente.

    Responda
  2. maria eloisa montero miguez

    Soma-se às mudanças climáticas a retirada da vegetação de cobertura do Cerrado que protegia o bioma, retinha as águas nos solos e regulava o ciclo das águas, em especial das regiões centro-oeste e sudeste. Cientistas, incluindo os da Embrapa, alertaram sobre as consequências da retirada dessa vegetação de cobertura.

    Responda
  3. Marcelo Cardoso

    Caiado presidente.

    Responda
  4. Adão Magnus Proença

    Muito revelador o estudo!! Mas não vi nenhuma citação às universidades locais!! Porque?

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Porque a Fapesp (que conduziu a pesquisa) é mais rica e tem recursos financeiros pra pesquisa.

  5. Jorge Rodrigues

    As queimadas no cerrado jamais foram tão intensas. Mas, diferentemente do que ocorria no governo Bolsonaro, a imprensa quase não as divulga, os ambientalistas não se manifestam e os artistas se calam. No governo anterior todos culpavam Bolsonaro pelas queimadas. Hoje o culpado é o clima. Esse tratamento tão díspare para o mesmo problema levou algumas pessoas a classificar as queimada atuais como "queimadas do amor".

    Responda
    1. Ronaldo Pereira

      O artigo fala sobre aquecimento do solo. Onde você viu falar em queimadas?

  6. Vanderlei Nogueira

    Povo errante tem que pagar caro. Nascente de rios famosos dentro de fazendas, desmatamento descontrolado, queimadas propositais, reflorestamento zero.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Isso é uma desinformação. As nascentes do São Francisco, Araguaia e Paranaíba/Paraná estão em áreas de proteção ambiental, o problema estão além das nascentes com o assoreamento de rios e violação de leis ambientais que envolvem desde barragens clansentinas até desvio de curso d'água pra abastecimento de grandes plantações.

  7. Carla C Oliveira

    O desmatamento tem que parar já!

    Responda
  8. Lenna Feijão

    Vamos lá! Continuem pelando o Cerrado, a Amazônia..., sem qualquer regra.

    Responda
  9. Maria Lopes

    As queimadas no pantanal, por ações humanas, como está sendo constatado por imagens de satélite, e aí, os bozolinos vão se manifestar? O desmatamento criminoso na Amazônia, com impactos nas chuvas no Sul, os bozolinos vão comentar?

    Responda
  10. leonardo oliveira

    Por favor chamem a Greta , o Di Cáprio e o Bono para nos salvar da paralisada Marina .

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Maria, na verdade a situação só piorou com o novo Código Florestal que foi promulgado no governo da Dilma, sinceramente, se há alguma ideologia pra destruição ambiental, tanto Bolsonaro quando a Dilma foram os piores governos pro meio ambiente e Lula com a Marina Silva é só marketing porque, na prática, não estão fazendo nada pra reverter os retrocessos na proteção ambiental.

    2. Maria Lopes

      Vc acha mesmo que isso está acontecendo e do por causas recentes? O desmatamento e boiadas passadas nos quatro anos de desmandos de Bozo, Salles e sua corte de ogros não teria consequências? Sinto náuseas quando leio comentários como os seus.

  11. jose prado

    Januária MG não é exatamente um bioma cerrado e sim uma zona de transição com a caatinga tanto assim que está incluido, o município, ni poligno das secas! A imburana é uma árvore tipica dessas áreas de transição!

    Responda
  12. jose prado

    Isso está cheirando chute queimado!

    Responda