Equilíbrio > Poligamia é legalizada em mais de 30 países, mas rara e reservada para homens Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antônio Ruas

    Galera leitora! Não podemos tratar esta questão com dupla moral, nem achar "exótico e engraçado". Sem impor nenhuma política autoritária, a educação e o empoderamento feminino tem que ser buscado nestes países em que as mulheres não tem espaço na sociedade e sofrem um machismo anacrônico! A taxa de fecundidade na Nigéria é 5,0, enquanto no Brasil é 1,6, o que já diz tudo. Saudações!

    Responda
  2. REGINA RODRIGUES BORGES

    Não consigo enxergar nenhum ponto positivo nesses relacionamentos poligamicos!

    Responda
    1. Luís Santana

      As mulheres são mais discretas e espertas do que nós, os homens. Enquanto usamos a lei e os costumes para oprimi-las, elas, reservadamente, quando querem, são "poligâmicas" sem que os respectivos digníssimos sequer percebam.

  3. Marcelo Galvao de Oliveira

    Não é machismo. Essa possibilidade é reservada para quem paga as contas. Só isso. Nada mais.

    Responda
  4. Felipe Vasconcelos

    As cientistas sociais na reportagem só destacaram as mulheres que estão insatisfeitas. Pesquisa em humanas é assim, o objetivo é juntar argumentos para reafirmar suas convicções, um ato de fé, em suma.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      O leitor ataca a minha pessoa, ao invés de refutar com argumentos meu comentário. Além do mais, utiliza termos, no contexto em questão, pejorativos, como "esposinha". Essa é a truculência dos autoritários, profundamente violentos.

    2. Felipe Araújo Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. neli faria

    E se elas acharem que Amor é lindo ? Vão menoscabar o marido!

    Responda
  6. Murilo Belezia

    Nessas sociedades a mulher deve ter submissão absoluta para sobreviver. O patriarcado se enraiza em interpretações da tradição e de uma religião qualquer que o ampare e o justifique. Assusta a quantidade irresponsável de filhos nessas regiões pobres e sem perspectivas de desenvolvimento. Cada filho que nasce tira dos outros as possibilidades de melhora no jogo cruel da sobrevivência. Uma referência é a Pirâmide de Maslow, que estuda os fenômenos humanos. Vá ler..

    Responda
  7. Marcelo Innecco

    Com 15 anos parece divertido, com 25 parece o paraíso, com 35 parece incômodo, com 45 parece inviável, com 55 parece brincadeira, com 65 parece um partido, com 75 parece uma muralha, com 85 parece uma procissão, com 95 parece um paradoxo, com 105 não parece divertido. A idade muda a perspectiva. Se a energia sexual da juventude até os 30 se mantivesse ao menos até os 83 até poderia parecer agradável. O problema não é são os casamentos, o problema são as fixações. É como profissão: como ter só 4?

    Responda
  8. Marli Serrão

    Paulo, o "criminoso" que falo foi colocado entre aspas. Veja a miséria mostrada na foto. 18 filhos! Questão moral independe da lei. Absurdo. Vê-se que são países pobres em renda. Não falo dos "sultoes "do petróleo.

    Responda
  9. Marli Serrão

    Marcelo, não confundi nada. Vc que não entendeu. Homens que tem outras famílias além da "oficial" foi praticante de poligamia. No Brasil.

    Responda
  10. Marli Serrão

    Além de não poder dar "deslikes", não poder fazer Edição, a FSP ainda nos faz perder tempo sobre resposta dada ao comentário. Não vou desisistir.

    Responda
  11. Genésio Marcelino

    Viver em poligamia parece até fácil, agora tem que ser com responsabilidade. Se conseguir cuidar das famílias, nada contra.

    Responda
  12. Marli Serrão

    Esqueceram do Brasil, onde há poligamia "velada". A 2a, 3a, vão velar o morto da 1a. E reivindicar herança da 1a para seus filhos e filhas. Não posso explicar mais. Casos de família... vizinhas. Tudo embaixo do tapete desta sociedade ocidental que vive de mentiras e hipocrisia.

    Responda
    1. Marcelo Martins

      Não podemos confundir poligamia com direito à herança ou pensão alimentícia!

  13. Vanderlei Nogueira

    O Brasil já deu um passo para a legalização da poligamia, Tantra Yoga

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Marli, o homem em questão não infringiu nenhuma lei: no país dele a poligamia é legal.

    2. Marli Serrão

      Vejam o estado de pobreza da casa deste cri mi no so de "18 filhos". Logo se estará praticando incesto, Às claras. Às escondidas, sempre haverá em locais assim. Foi dito que as mulheres "não gostam" mas são a parte mais fraca. E tudo continua igual. A luta será imensa, ainda.

  14. edilson borges

    só na índia mora quase o dobro de gente que na europa, se tomar o extrato por população não fica assim tão irrisório...

    Responda
    1. Marli Serrão

      E lá mulheres são estupradas coletivamente. De vez em quando fica-se sabendo de um caso, por algum motivo não esclarecido. Pode ser que seja de familiar de gente "importante". Uma miséria de costumes.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.