Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joana Coloma

    Quase a adormecer à espera de ver o Governo Sombra... Provavelmente ninguém vai ler isto (a crónica sai só amanhã), e o RAP não vai ler de certeza... mas queria agradecer-lhe. Comecei a ler as crónicas (na altura na Visão, depois na Folha, e no Expresso) com atenção numa altura em que a minha vida não corria nada bem. E seguir o trabalho dele ajudou-me muito. Agora estou bem melhor. E, apesar de vir todas as semanas aqui, já não sigo o seu trabalho com tanta atenção. Obrigada

    Responda
  2. Nilton Silva

    No Brasil também foi assim, votaríamos em qualquer coisa pra tirar o Bozo. Só o pt é que ainda não entendeu isso e age como gozasse de grande popularidade. 2026 está chegando.

    Responda
  3. filipe moura lima

    Para os americanos, tanto faz ter presidente republicano, democrata ou nem ter presidente; para nós, sul-americanos, as eleições nos estados unidos podem determinar muita coisa no nosso país, na nossa casa e até na nossa cozinha.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Biden e Trump. Um depate que escancarou a decadência do império americano. Não há para onde correr. Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Todas as sociedades vivem momentos de crise. Já cansei de ouvir falar sobre o colapso próximo do capitalismo e o declínio do "império americano". Em 1932, após o crack de 29, os EUA eram um país nas cordas, apenas treze anos depois eram a maior potência militar e econômica do mundo. A sociedade americana, rica e diversa como é, tem energia de sobra para superar este mau momento.

  5. José Cardoso

    E quando se vê coisas tão brutais como a expulsão dos armênios de Nagorno-Karabakh, ou o massacre de 7 de outubro, vem à mente o título daquele filme: "No Country for Old Men".

    Responda
  6. Raymundo de Lima Lima

    Parabéns ao RAP q sabe extrais humor na coisa trágica e desesperançosa. Os dois candidatos são sintomas d decadência dos Estados Unidos e sua farsa democrática, visto q o voto por lá é indireto.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Hahahahah, Ricardíssimo, Justa que Pariu, fostes impiedoso pacarái. Como se deve ser no humor, pelo que vos parabenizo. Espero que não tenha de enviar condolências à família.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Muito bem, Marcos.

    2. Maria Pia Sconamilio

      maravilhoso

  8. Marcelo Innecco

    O Biden não será o candidato se decidir se ausentar da disputa.

    Responda
  9. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    E quem não assistiu ao debate saboreia as (deliciosas) colunas sobre o tema.

    Responda
  10. Jaques James Calderaro

    Genial! Impossível não gargalhar dessa situação. Pelo menos caminharemos para o fim com um sorriso nos lábios.

    Responda
  11. carlos jardim

    O entorno político do Biden certamente não esperava outro resultado deste debate e foi vergonhosa esta exposição pois sepultou alguma chance de reeleição ! Quem é a vice?

    Responda
  12. M Lana

    Ricardo, tô contigo: nutro aversão por ambos os candidatos. Seria cômico se não fosse trágico.

    Responda
  13. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Ricardo o problema neste debate insano não é a idade e sim a capacidade cognitiva desta duas criaturas,mas concordo ,para a paz mundial Biden é menos obtuso e perigoso que Trump.

    Responda
  14. Vilarino Escobar da Costa

    O partido democrata não se deu conta de que em dois mil e vinte não foi Biden que venceu as eleições, mas sim que foi Trump que perdeu ! Diante desta constatação já deveriam ter pensado em um novo nome para concorrer pelos democratas , sob pena de provável derrota . Os cidadãos mais esclarecidos dos EUA precisam ter em mente que Trump Jamais poderia retornar à Casa Branca ! Errar é humano...repetir o erro é bur rice !

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Aqui também.

    2. Galdino Formiga

      Aqui foi igual, em 2022.

  15. jose prado

    E o pior é que isso não tem graça nenhuma!

    Responda
  16. Joana Coloma

    Como diz o meu avô (que apesar de velhinho é uma das pessoas mais saudáveis que conheço)... num país tão grande, não arranjavam ninguém melhor?

    Responda
    1. Joana Coloma

      @Filipe Moura Lima, pois aí tiveram o Michel Temer... Não tinha pensado nisso :(

    2. filipe moura lima

      Michelle na presidência... Quase me enfartei, mas o sobrenome me salvou.

    3. Joana Coloma

      Marcos, se eu fosse pedir seria que os democratas arranjassem melhor... Gostava que a Michelle Obama fosse presidente, por exemplo

    4. Marcos Benassi

      Hahahahah, poi Zé, cara Joana, não é incompreensível? Poderíamos pedir, com idêntica chance de (in)sucesso, que os democratas arrumassem pior...