Mercado > Entre muitos pais do Plano Real, seis se destacam; veja nomes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RILER BARBOSA SCARPATI

    Vão entrevistar o André Lara Resende não?!

    Responda
  2. Guilherme F

    Já Itamar Franco era só o presidente: indigno de ser mencionado

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Só não é indigno porque indicou FHC que liderou a equipe econômica para debelar a situação caótica na economia. Não foi pouca coisa, como alguns podem querer fazer parecer.

  3. JURANDYR FERREIRA FILHO

    O Real transformou a economia do Brasil numa das mais reconhecidas. Como sempre beneficiou mais os ricos e especuladores. Ainda é preciso consolidar a reforma tributária e reduzir drasticamente a pobreza pela taxação dos milionários.

    Responda
  4. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    De todos o Gustavo Franco era e é o mais fraco

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Estória da carochinha

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Eles "só" tiraram o país da hiperinflação sem golpes bruscos nem ações rocambolescas, foram profissionais da economia e da política. De onde vc tirou carochinha é difícil de entender, ou melhor, a desinformação e a leitura de redes sociais leva a isso, não saber nada. Nem o jornal, com todo o texto o fez entender que se o país hoje não é a Argentina é por causa dessa equipe? Acha por acaso que os ignóbeis do inelegível chegariam aos pés desse grupo? Haja paciência.

    2. César A C Sanchez

      Tipo, Lula é estadista ? (e ex-presidiário, mas aí, não é da carochinha...)

  6. Marcelo Zottis

    E o Ciro Gomes, ministro da Economia na inauguração do Plano.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Boquirroto sem conhecimento de economia igual a FHC. Com a diferença de que FHC sabia e Ciro não sabe.

  7. Thiago Ferreira

    Ok, ok, todos já sabemos que o plano de estabilização da moeda, o chamado Plano Real, deu certo. Mas já cansou este endeusamento histórico anual.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Se pensasse no que os argentinos, com aquele pr tipo Nero negacionista e ig no ran te, saberia entender do que ficamos livre com esse plano e que ele sempre deve ser lembrado. Políticos e especialistas se uniram e tiraram o país do buraco, algo que a Argentina está longe de conseguir. O que cansa mesmo é não valorizar quem salvou o país e achar normal ter geno ci da no poder. Que ria dos mortos da Covid. Isso sim é vergonhoso.

    2. Dorgival Pedroso

      Bolsonaro votou contra. Ele não tem neurônios para entender tanto de economia assim. Coitado.

    3. Giovanni Bruno

      Sem dúvida. Mais do que justa a memória da Folha pelos 30 anos do Plano Real. Não custa lembrar que o PT foi contra o Plano e o Bolsonaro, já deputado federal na época, também. Quem dera pudéssemos ter novamente políticos mais técnicos de centro-direita como outrora. Fazem uma falta danada…

    4. César A C Sanchez

      Nunca o Brasil curiou uma engenharia macro econômica tão boa, simples assim. Precisou de muito intelecto, algo que parece faltar desde então...

  8. jose batista

    Pt votou contra o plano real, como votou contra a constituição de 88.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Mas nunca votou contra a vacina contra a Covid nem apoiou passeatas para disseminar mais a doença. O atual governante nunca disse que era coveiro, nunca fez piada com os mortos da Covid, nunca quis dar golpe quando perdeu eleição, nunca foi racista, misógino. Veja aí o nível de importância de algumas decisões. Erra-se em algumas, mas não se brinca com os mortos sem ar. Tem de ser muito ba i xo para fazer isso.

  9. Alberto A Neto

    Segundo o BC cada ponto a mais nos juros representava em maio acréscimo de R$ 50,3 bilhões ao longo de 12 meses. Ao parar a Selic em 10,50% (o previsto para este ano era 9,00%), o BC aumentou a despesa do Tesouro em R$ 75,5 bilhões. O Plano Real trocou "inflação inercial" por "endividamento rápido crescente", além de aumentar a carga tributária de 22% do PIB em 94, para 32% do PIB em 2002. Antes do Real o juro representava 2,8% do PIB. Após o Real foi a 13% em 2000, 11% em 2020. Hoje é 7,5% PIB.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Se este não foi o plano ideal, depois de 4 outros falharem, fora o Collor etc, qual seria mesmo o mais indicado, o que não foi feito porque na época ninguém pensou que seria tão simples fazer o que mesmo? Se não fosse o plano, estaríamos pior do que a Argentina, pouca coisa, não? Antes do real o juro podia ser mais baixo, mas as pessoas estavam enlouquecendo com os preços subindo dia e noite, e sem poder comer. Cada uma.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.