Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Se atrasar o pagamento o jornal entra em contato rapidinho. Aí você cancela.

    Responda
  2. Rudiney Freitas

    De fato, a tentativa de cancelamento da assinatura da Folha é um périplo dos maiores. A regra deveria ser mais justa: se foi fácil pro assinante entrar, é digno que sua saída também não seja dificultada. O leitor agradeceria por passar menos raiva nesses momentos.

    Responda
  3. humberto cavalcanti

    - A matéria da Ombudsman é repleta de meias verdades, e de informações de terceiros do Grupo Folha q ela provavelmente acredita inocentemente (inocentemente?) Chega ao cúmulo de botar a culpa nos mais fracos e mais empenhados: os Entregadores. Enviei longo email pra ela com cópia pro SAA Serviço de Atendimento aos Assinantes, aqui o espaço não daria. Fortes indícios de troca de presentes entre setor e setores que escolhem e contratam Distribuidores, manchando o nome da própria Folha de S Paulo

    Responda
  4. WAGNER NEGREIROS

    Para começar a conversa: o serviço para o assinante funciona só até às 14h.

    Responda
  5. Marcos Barbosa

    Hoje Xandona, apelido gentil e respeitoso, falou bem pelo leitor,, sou assinante a mais de 30 anos e venho pensando em cancelar faz tempo, mas por um motivo claro abordado pelo antigo ombudsman, que é o fato de a Folha estar virando um jornal pentecostal.

    Responda
  6. Paloma Fonseca

    Colunistas defendendo bandidos, defendendo ladrões, estupradores, assassinos, defendendo fiosdaputa, e ganhando dinheiro com isso. É um absurdo, uma falta de respeito.

    Responda
  7. Paloma Fonseca

    É algo em que tenho pensado mais ultimamente, em cancelar a assinatura, por dois motivos: por haver colunistas que literalmente lambem o c* de jogador acusado de crimes graves (sexuais) e com conduta de vida não exemplar. Segundo, por haver colunistas francamente adeptos da impunidade para criminosos e moralmente questionáveis (e escrevem bonito pra sua plateia que está habituada a ovacioná-los). Não dá para cancelar a assinatura, mas dá pra interromper o pagamento.

    Responda
  8. Paloma Fonseca

    Eu suponho que "não poder cancelar a assinatura" é uma estratégia pra que o leitor não aja no calor do momento, porque ao ler algo com o que não se concorda, tem-se a vontade de cancelar. Mas o jornal se beneficia da estrutura viciante dos comentários, eles foram feitos pra viciar o leitor, pra mantê-lo como assinante, é algo até difícil de se desprender. Se não é possível cancelar a assinatura junto ao jornal, basta cancelar o pagamento no cartão.

    Responda
    1. Marli Serrão

      E aí aguentar a profusão de "Não conseguimos cobrar a sua assinatura. Favor entrar em contato com ..."

  9. Samuel Pacheco

    Eu estou na minha terceira temporada de tentar cancelar esse jornal caro, superficial e cheio de propaganda, comparado com qualquer jornal internacional sério, sem precisar ligar. Criar um sistema de chat que não funciona em looping é uma "tática" infatil e amadora desses filhos da p.

    Responda
  10. humberto cavalcanti

    A matéria da Ombudsman é repleta de meias verdades, e de informações de terceiros do Grupo Folha q ela provavelmente acredita inocentemente (inocentemente?) Chega ao cúmulo de botar a culpa nos mais fracos e mais empenhados: os Entregadores. Enviei longo email pra ela com cópia pro SAA Serviço de Atendimento aos Assinantes, aqui o espaço não daria. Fortes indícios de troca de presentes entre setor e setores que escolhem e contratam Distribuidores, manchando o nome da própria Folha de S Paulo

    Responda
  11. Gabriel Ggulieuh

    Só assino a Folha por causa das tirinhas e charges.

    Responda
  12. Gilson Silva de Paiva

    A sensação que tive é que a matéria só tentou justificar as falhas da Folha, comparando-as com outros meios. Proposta de melhoria mesmo, como o simples botão de cancelar, nada.

    Responda
  13. Wilson Junior

    Sempre que vejo promoção de assinatura com valores menores do que estou pagando já procuro cancelar, se não encontro um meio, apelo para o Reclame Aqui.

    Responda
  14. Alexandre Rodrigues

    Há um mês paguei pelo primeiro lote da coleção Pensadores para Crianças, mas ainda não recebi os livros. É um desrespeito ao leitor, no caso, o meu neto.

    Responda
  15. Carlos Rodrigues

    Fui assinante da folha por muitos anos um dia recebi uma noticia que o dinheiro da minha assinatura ia ser devolvido, porque a folha não ia fazer mais entrega de jornal na minha cidade, triste noticia mas pertinente, só os mais velhos tem o abito de ler jornal impresso...

    Responda
  16. neli faria

    Essa história de ir para a Moderação, pode irritar, mas, depois publica. É bom para quem ler, saber que eu existo no mundo. Hoje pitaquei quatro vezes e as quatro foram para a a moderação...meu Deus ajude o Santos a ser campeão da segunda divisão, que irei às minhas custas à Fátima para o ex-voto.

    Responda
    1. neli faria

      A minha Folha não veio na sexta-feira...!

  17. neli faria

    Conheci a Folha no início dos anos sessenta,em Cornélio Procópio. O lema era: um jornal a Serviço de São Paulo.Ruim na Folha, sempre foi o Caderno de Esportes.No passado remoto era ruim e continuou. Sou assinante há mais de trinta anos.O lema sempre foi, implicitamente,Um jornal a serviço do lula.Causa-me perplexidade leitor reclamar da Folha.A Folha foi criticada pelo FHC no seu livro, pelo gado do Boiadeiro anterior e pelo do atual.Dá um esmoler de linhas negativas sobre o atual boiadeiro.

    Responda
  18. Claudio Vieira

    Alguém poderia avisar o sr. DEMIAN que jornais como Estado de São Paulo e The New York Times The Guardian tem cancelamento rápido e fácil sem delongas e desonestidade típicas de pequenas empresas,interessadas apenas em levar vantagem

    Responda
  19. Marli Serrão

    Pois eu quero é entender porque quando concordamos com alguém nossa concordância vai para "avaliação". Avaliação de quem?! E por que? Não posso deixar de lembrar que o "concorrente" não tem esta e outras frescuras. Ponto para eles. Mas pode-se falar, falar, e nada se modifica. Se clicamos sem querer em "like" não podemos corrigir. Se ocorre erro de digitação, idem. Desrespeitoso não fazer correções "técnicas" mesmo que se mostre os absurdos. Continuem desrespeitando e esperem o resultado.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Viu, sem Edição, nem pude acrescentar que - obviamente - falo de "Comentários" de leitores e ... leitoras...

  20. João Vergílio

    Se a Folha não tem um botão para cancelamento, ela não aplica as melhores práticas do mercado. Aplica as piores. Ponto final, Demian.

    Responda
  21. julio alves

    Comecei a ler pensando que falaria sobre pedidos de cancelamento frente à queda da qualidade do jornalismo da Folha. Não adianta dizer que é apartidária fazendo campanha para Tarcísio e Nunes e buscando pelo em ovo contra Lula! Manter pondés, kramers, livias nas colunas é pedir para que cancelemos. Eu devo fazer isso assim que vencer a atual. Depois de mais de quarenta anos.

    Responda
    1. neli faria

      Sou assinante da Folha há mais de trinta anos, antes lia a Foia Dozotro,como dizia minha defunta mãe e antes assinava o Outrão. A Folha, leio há muito tempo, sempre foi um Jornal a Serviço do lula. Noticia as verdades, porque é obrigação do Jornal. Mas, quando lia diariamente ambos os jornais, percebia que a Folha dava um esmoler de linhas nas notícias ruins sobre lula.No todo a Folha é imparcial: criticada por FHC em suas memórias, criticada pela boiada do boiadeiro anterior e pelo atual.

  22. Murilo Belezia

    Prezada Ombudsman Alexandra,1) "Webmaster@grupofolha.com.br."responde pela Ombudsman? 2) Jornal não é lata de sardinha para repor. Jornal é o dia. Ponto negativo de assombroso amadorismo.. 3) "Comentários e Moderação".É preciso mostrar o que é e para que serve esse setor da Folha que apela à censura quando o comentário, embora correto e dentro das regras, não coincide com certas posições do jornal ou de algum azedo censor. Abra essa caixa-preta logo, por favor.

    Responda
  23. Gustavo VB Farias

    o pior de assinar a folha é pagar para ler muita opinião de pessoas com repertório e vieses parecidos, ou o excesso de tati bernardi, igor gieglow, mag sobre tudo, e pouco jornalismo.

    Responda
  24. Ramiro Batista

    Passei duas vezes pela via crucis do cancelamento e só entraram em contato comigo quando bloquerei o cartão. Já tinha pensado em recorrer ao ombudsman, porque me parece um caso de ética. De uma instituição que cobra éiica de todo mjundo e não a patrica com seus assinantes. É a primeira que não deveria fazê-lo. Já denunciei a falta do botão cancelar, que é obrigatório por lei. Neste caso, é o jornal cometendo uma fraude que critica nos outros.

    Responda
  25. Joabe Souza

    Como se sabe, para entrar numa relação, precisa ao menos dois, mas para sair, basta um. E se uma parte quer sair e a outra (justo a que atrasa mais e entrega menos) não deixa ou dificulta, é provável que se trate de uma relação abusiva.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Exatamente, um abuso deliberado.

  26. Alberto Melis Bianconi

    A dificuldade para cancelar é estratégia de muitas empresas, e criar uma dívida depois de os serviços deixarem de ser usados. O canal disponibilizado nunca atende, e quando atende cai em seguida, e quando não é em seguida é depois de muito tempo em que se espera o atendimento. Não é só a Folha, não são apenas veículos da imprensa, mas qualquer coisa vendida na forma de uma assinatura pode adotá-la. Não há desculpa, é desonesto mesmo.

    Responda
  27. Sergio Siqueira

    Que este jornal é intragável, não resta dúvida . Estou para fazer o centésimo corte da minha assinatura por causa dos censores de ditadura folhosa. A foice está cega e precisa se adequar aos novos tempos.

    Responda
  28. Gabo Franca

    Sim, cancelar é dificílimo. Falta de etica ou mau caráter impresarial, não há outros termos pra isso, uma vergonha.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nem a Ombudsman arrisca uma explicação. Porque um canal com atendimento presencial é necessário para o cancelamento? Por que um canal específico e não qualquer canal de atendimento? Isso é comércio safado mesmo.

    2. Gabo Franca

      *empresarial, por óbvio

  29. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Como se vê pelo texto, a Folha nunca admite suas falhas. Justifica-se dizendo que é ruim como os outros.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E há falhas para as quais não há desculpa razoável, mas continuam a ser praticadas na cara de pau mesmo.

    2. Gabo Franca

      Na mosca

  30. MARTINA SCHMIDT

    Eu já pensei em cancelar a assinatura, em função de erros básicos de português, que podem ser facilmente resolvidos.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Ah, Martina, obrigada pela oportunidade. Vou usar meu senso de oportunidade porque isto eu preciso contar: hoje, na TV, vi e ouvi um pedreiro se expressando na forma correta que muitos que "estudam" desconhecem. Ele disse corretamente o "Anos atrás" que não pode ter a redundância do "Há anos ... atrás". Será que irão entender?

    2. Romero Lima

      Falha em muito mais coisas: noticiam algo num dia e param ali. Não vão adiante, investigar mais a fundo. Isso é só um exemplo.

  31. Marcos Correia

    Por que preciso pagar mais para ter a versão impressa liberada no app? Mesquinharia por parte do jornal.

    Responda
    1. cristiano carneiro antonio

      A logística envolvida na edição impressa é diferente, eis o motivo.

  32. Marcos Benassi

    A questão do conteúdo "passa[r] também por questões de formato e consumo" merece um olhar pro digital. Quando, certa vez, a folha reformou o acesso às notícias, eliminando o índice do jornal e os links "próxima " e "anterior" de cada texto, fiz um arrazoado cuidadoso à Ombudsman de então, contestando a medida, que ela usou em crítica interna. Resultado? Voltaram atrás no índice (e não nos links). Findo aquele mandato, nenhuma sugestão teve sequer resposta. Cabe ao jornal não ser surdo à reflexão

    Responda
  33. Marcos Benassi

    Alexandra, minha cara, muito interessante tal pauta. Assinante do papel por muito tempo, enquanto morador "da cidade", nunca tive problemas com entrega; depois, "digital", quando quis interrompê-la, também não tive problemas: não, não e não, não quero extensão, não quero redução, quero parar de assinar. Firme e paciencioso com a funcionária (que cumpria o protocolo), foi que foi, na primeira. Não digo que não seja um saco, mas funciona. Um botão de "fim de papo" seria gentil, de fato. Mas...

    Responda
  34. Cleomar Ribeiro

    ... eu fico!...

    Responda
    1. neli faria

      Continuo! Um Jornal que foi criticado por um Presidente,um dos melhores da História. Criticado pela boiada do Boiadeiro anterior e pela boiada do boiadeiro atual. Imparcial.

    2. julio alves

      Parabéns! Eu estou de saída após mais de 40 anos. Nem tem a ver com o artigo acima. é a qualidade jornalística e editorial da Folha que está conseguindo o downgrade para Estadão, Veja, Jovem Pan e outras pérolas da midia corporativa brasileira. Folha está igual...

    3. Marcos Benassi

      Idem, Cleomar, não será por isso. Já pelas posições editoriais... A ver.

  35. omar assaf

    Prezada Alexandra . Outra coisa que acho super injusta é depois de 8 meses de selvageria e eu ter que ler que o Hamas é terrorista . O que será preciso para a folha dar o nome certo para o que estamos assistindo. É lamentável a cobertura desse jornal , é inaceitável a falta de equilíbrio . São ao menos 7 articulistas que defendem abertamente o sionismo . Ouvir os dois lados é um compromisso que um jornal sério deve para os seus leitores .

    Responda
  36. omar assaf

    Prezada Alexandra , O que é ofensivo ? Defender um genocídio usando comentários como força Israel , quando milhares de crianças são exterminadas . Será que isso não é mais ofensivo do que alguém responder a esse comentário com indignação e usar palavras que na analise da folha são ofensivas . É como se alguém defendesse abertamente os crimes do Hitler. Será que dá para entender o meu raciocínio .

    Responda
  37. omar assaf

    Prezada Alexandra , sou assinante há mais de 20 anos , hoje moro no Líbano e minha irmã assina para mim , faço comentários principalmente no assunto do genocídio palestino . Em um comentário na emoção dos acontecimentos respondi a um leitor que defende o massacre e talvez usei alguma palavra que vai contra as regras da folha . Hoje os meus comentários vão todos para censura e só quando o assunto perde interesse é que são publicados. Peço que revejam essa situação e agradeço desde já.

    Responda
    1. neli faria

      Infelizmente, Omar, no Brasil ocorrem mais mortes do que na Ásia Média. No ano passado aqui morreram quase quarenta mil brasileiros, quantos lá na Banda ? Nos dezessete anos de lula no poder, quantos brasileiros morreram pela insegurança pública?Certamente, muito mais do que na Ásia Média ou na Ásia inteira.

  38. Roberto Gomes

    Se a Folha disponibilizar um procedimento de cancelamento fácil e honesto, vai perder muitos leitores e o jornal fecha. Não vai ter coragem.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A longo prazo vai perder muitos mais se dificultar o cancelamento, muitos que poderiam voltar não o farão. Mas o objetivo talvez seja apenas prolongar a vida de um modelo de negócio condenado. Folha, Estadão, Veja...

  39. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Quero fazer uma estátua sua. Essa questão atormenta a minha avó que tem 92 anos e não vem recebendo o jornal em casa. Obrigada!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, uma estauta é bom pacaramba. É bom que pode ser 5O% Alexandra e a outra metade, Alexandre, cara Danielle: duas homenagens numa só escultorada, que tal? Hahahahah!

  40. Vilarino Escobar da Costa

    Efetivamente é muito difícil cancelar a assinatura digital ! É preciso ter de forma digital a opção de encerramento da assinatura ou a FSP tem receio e não confia na qualidade do Jornal !!!

    Responda
    1. Marli Serrão

      Ah, Romero. Nem imagina o drama. Quando pensei ter conseguido, no concorrente, tive que avisar a quem tentou me dissuadir a não cancelar, quase aos berros, que não tentasse me demover da decisão. A mulher se assustou e desligou. Tem que pregar o terror. rsrs

    2. Romero Lima

      Como se consegue cancelar uma assinatura? Não sabia dessa , digamos, dificuldade.