Elio Gaspari > Lula acha que pode tudo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Edson SO

    A Folha da Faria Lima faz clickbait com o nome do Lula.

    Responda
  2. Marcelo Ribeiro

    É sô Elio, quanta desonestidade intelectual, o título diz uma coisa e o texto outra. Seu papo já tá qualquer coisa. Você já tá pra lá de Marrakesh, só assanha os nacis e fascis que berram pelo aterro, sou seu bezerro gritando mamãe. Não adianta, o melhor antídoto para a economia e política desse povo é a esquerda democrática, da qual Lula, PT e outros partidos de centro esquerda fazem parte. Você já teve o seu momento de glória, tá na hora de lagar as chuteiras.

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      *largar

  3. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Ricupero, diplomata de carreira, escreveu um dos livros mais interessantes sobre a formação da política internacional brasileira. Quem o lê, não fala besteiras.

    Responda
  4. Gregorio Amarante

    Existe uma completa desconexão de Lula com a realidade, ele delira que ainda está em 2003. A boa notícia é que em 2026 ele sairá definitivamente de cena e o PT não tem nomes para substituí lo no poder.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Não é que o PT não tenha nome para substituir Lula, ele simplesmente não quer, pois tem medo. Pretendem embalsama-lo e ostentar no altar do partido como um santo fazedor dos milagres da militância.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Calado ele é um poeta, falando arrasa a economia.

    3. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Palocci seria o melhor nome do partido, mas como está partido… que passem a faixa para alguém mais.

  5. Veranice Avila

    Problema de ho nes ti da de. Mesmo a matéria não tendo nada a ver com o Lula, coloca-se então o título somente por maledicência.

    Responda
  6. Alberto A Neto

    Segundo o BC cada ponto a mais nos juros representava em maio acréscimo de R$ 50,3 bilhões ao longo de 12 meses. Ao parar a Selic em 10,50% (o previsto para este ano era 9,00%), o BC aumentou a despesa do Tesouro em R$ 75,5 bilhões. O PLANO REAL trocou "inflação inercial" por "endividamento rápido crescente", além de aumentar a carga tributária de 22% do PIB em 94, para 32% do PIB em 2002. Antes do Real o juro consumia 2,8% do PIB. Após o Real foi a 13% em 2000, 11% em 2020. Hoje é 7,6% do PIB.

    Responda
  7. Helio Cardoso

    Não. Acho que não Gaspari, mas quem pensava assim de dono das FA a gerente do STF, passando por imperador e impor uma família real, é o estrupício. Foi fraco, perdeu até para um agente aduaneiro cumpridor da lei. Quem tem a sabedoria no poder não precisa de armas!

    Responda
  8. neli faria

    Itamar Franco: foi o único Presidente da República estadista. Pensou apenas no País e não em si, como todos os outros.Os demais? Todos oportunistas. Recupero: assim todos os pecadilhos das pessoas públicas fossem como o dele. Um grande homem público.

    Responda
  9. neli faria

    O lula pensa que ganhou por causa de seus fanáticos. Se não fossem os eleitores de Alckmin, Marina ,Tebet, Ciro, e no meu caso, por amar o Meio Ambiente, teria perdido as eleições. Votei para lula, pela primeira vez na vida, porque o bolsonaro foi terrivelmente mau presidente, se tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito. Dois oportunistas que enganam apenas quem não pensa.

    Responda
  10. André Silva de Oliveira

    Lula pensa que é um demiurgo e seus acólitos o tratam como tal. Não pode dar certo.

    Responda
  11. Evando de Abreu

    O descondenado do mensalão, petrolão e quase arrozão, junto com as facções stf, tse, pcc e farks tem certeza de que pode mesmo

    Responda
  12. Frederico de Souza Cruz

    O título não tem nada a ver com o texto que é uma sequencia de fatos já conhecidos, sem nenhuma análise, uma defesa do partido Republicano, e falta de críticas aos democratas, não as fez. O objetivo da coluna era o título, e mais uma manchete contra Lula, demonstrando que dois anos antes da eleição e com a economia pib e desemprego em alta a campanha destrutiva está em curso. No outro dia Samuel Pessoa alertou Lula de que sem ajuste fiscal ele corre o mesmo risco de Dilma. Isto é ameaça???

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Não, isto da sua parte é tratar a vida política como teoria conspiratória, exatamente como faz a extrema-direita. É hora de todos se comportarem como adultos, caso contrário será difícil evitar o retorno dos fanáticos ao poder.

  13. Joao Braga

    Lula não acha; parece ter certeza que pode tudo. E nós pagamos a conta....

    Responda
  14. Marcelo Carneiro da Rocha

    É ótimo que depois de Lula venha um bom presidente como ele, mas não obrigatóriamente do PT, gente de outras representações com a cabeça no lugar. Chega de gente doida.

    Responda
  15. Deborah Teixeira

    Elio parece saber de algo subjacente. Se souber, avise ao Lula no privado, por favor. Porque tem uma.turminha q, claramente, ligou o modo 'golpe'.

    Responda
  16. Roberto Rangel

    Parabéns Elio Gaspari! Também senti falta dos devidos créditos ao Presidente Itamar Franco, sem o qual FHC seria irrelevante e o Plano Real não existiria.

    Responda
  17. ricardo de castro resende

    Duas linhas geram um titulo para cliks

    Responda
  18. alonso barros

    Aposentaram Jânio de Freitas para deixar este colunista rabo preso para escrever uma peça como essa ? A desonestidade intelectual da chamada não tem absolutamente nada a ver com o texto . Coisa feia Elio , que tal mais um livrinho da ditadura para distrair e ficar no seu território ?

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Como este povo se dói pelo ex-condenado, enquanto ele não está nem aí para o povo brasileiro. Curta muito seu ídolo, Barros, estes serão os seus derradeiros anos no poder.

  19. Adauto Lima

    Sim, e o pior é que ele acha que nós também achamos isso. Por isso ele quanto mais se perde menos não se encontra.

    Responda
  20. Joao Cellos

    Uai, Elio!? Não tinha argumentos pra sustentar o título da matéria e acabou usando o nome do Lula apenas como isca pra cliques? Lamentável. E risível.

    Responda
  21. Tersio Gorrasi

    Fico só imaginando como um sujeito desses que já aprontava desde sua curta trajetória como metalúrgico conseguiu chegar aonde chegou iludindo a classe mais pobre com suas falsas promessas para se manter no poder a qualquer custo

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

    2. Joao Cellos

      Ainda não acho que o Brasil está nesse nível, mas torço pra que chegue lá. E a maior chance que temos é com um governo que se preocupa com quem está passando fome. Diferente do governo passado que tinha preocupação exclusiva com quem já tinha muito. Essa é a diferença. O resto é ressentimento de recalcados.

    3. Tersio Gorrasi

      Realmente, João, não foram iludidos. Estão todos alfabetizados, com moradias decentes, saneamento básico, saúde impecável nos atendimentos nas unidades básicas de saúde, onde não faltam insumos, bem alimentados, com salários dignos, empregados e felizes da vida com churrascos de picanha e cerveja a vontade, não é mesmo?

    4. João Leite Leite

      A classe mais pobre se ilude por ignorância mas. Quem elege políticos incompetentes é a parte nobre da sociedade. Os economistas fizeram fila para eleger Lula e a outra parte investiram em Bolsonaro. Duas figuras já testadas e com péssimo resultado.

    5. Amarildo Caetano

      O bolsa família,o luz para todos o Prouni entre outros benefício para o povão não são ilusão ,são realidades .

    6. Joao Cellos

      Iludindo por quê? Por acaso o presidente Lula não foi eleito e reeleito? Então ele foi eleito mais uma vez agora tendo iludido a população por oito anos? Ora, engula o seu nojinho e preconceito contra um "metalúrgico" e tente encontrar argumentos, e não só rancor.

  22. Antonio Catigero Oliveira

    Lula tem tanta Popularidade que o colunista aproveita o nome do presidente para ter leitores, sem escrever absolutamente nada sobre o título espalhafatoso, com a finalidade de falar sobre Ricúpero e o Plano Real. Ricúpero falou uma 'besteira' em off, e perdeu o cargo. Atualmente, as besteiras faladas por Campos Neto em eventos de opositores e sem qualquer discrição, é celebrada pela banca do 'o mercado' como se descobrisse a roda. Ainda dizem que quem 'fala muito' é o Lula, eleito pela 3ª vez...

    Responda
    1. Joao Cellos

      Exatamente!

  23. roberto foz filho

    Seria bom uma coluna sobre o lira que verdadeiramente acha que tudo pode. Mas com texto, não somente com título.

    Responda
  24. Tadêu Santos

    Ñ CONCORDO COM O QUE O REAÇA GASPARI ESCREVE...mas por vezes ele acerta, como agora ao dizer que "Lula 3 acha que tudo pode"... O Lula "apesar de tudo pode tudo", por haver derrubado o "dragão da maldade" do BOZONAZI, uma espécie de anticristo com feitiço demoníaco, que carrega seguidores patriOtários crentes pentecostais e metodistas que vomitam fakenews! É preciso parar o Lula, pois sua empolgação também é maléfica qdo fala c mic sem fio, diz muitas bobagens improvisadas!!!

    Responda
  25. José Cardoso

    "Sem Itamar e sua decisão de tomar riscos, FHC estaria condenado a disputar uma cadeira de deputado e os professores continuariam redigindo trabalhos acadêmicos." Exatamente! E há um fato que só soube há pouco tempo: foi o único presidente engenheiro de nossa história. E coincidência ou não, um dos mais bem sucedidos. Talvez estivéssemos melhor se houvessem mais deles.

    Responda
    1. José Cardoso

      Na lista do quase entra também o engenheiro Leonel Brizola.

    2. MARIA STELA C MORATO

      Não se esqueça do Maluf. Não foi presidente, mas quase.

  26. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Lula calado é poeta .. mas está aprontando algum escândalo .

    Responda
    1. Joao Cellos

      Chora mais, gaiato!

  27. Filipe Quintans

    Respira, Elio, o Golbery já morreu.

    Responda
  28. Marcos Benassi

    Da última frase, sêo Elio, não tenho dúvida que aguente um soprão de criança. Vale pra jornalismo, vale pra partidarismo político (vide o PT e seu horror à autocrítica), vale pra qualquer Bípede em busca de elevação espiritual. Por óbvio, não vale pra pp, pl, e o baralho a quatro de agremiações de Herda, preocupados somente com a elevação da conta bancária.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      É Beni, o fato é que quem achava que podia tudo era o estrupício: de dono das FA a receitador de cloroquina, mas foi barrado na alfândega por um agente cumpridor da lei!

  29. José Eduardo de Oliveira

    REAL

    Responda
  30. Helio Cardoso

    Uai sô, cadê o texto do Elio? Três linhas depois de uma phota manchete!"

    Responda
    1. Jose de Paula

      Pois é, quem lê o título da matéria pensa que vai encontrar argumentos que denigram o estadista Lula. Sensacionalismo barato.

  31. Valdir Teixeira da Silva

    Com essas três décadas do Plano Real, estou vendo um monte de oportunistas narrando o que fez o que não fez. Mas o fato é que o presidente Itamar Franco é quem mandava e quem sancionou o Plano, o mérito é do presidente Itamar. FHC nem economista é, a URV foi implantada antes dele ser nomeado ministro. Na época não havia reeleição e, Itamar Franco tinha que criar um nome para a eleição. FHC só ganhou graças ao presidente Itamar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Itamar foi o homem certo na posição "errada": por demais humano e pouco "político" (no pior senso da coisa), deve ter pago o período com metade do fígaro.

    2. MAURICIO GUIMAR ES

      Ganhou graças ao autruismo de Itamar. Depois comprou a reeleição.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.