Cotidiano > Maioria dos gaúchos acha que tragédia podia ter sido evitada, e culpa políticos e população Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Óbvio que a culpa não é dos polÃticos. Foram os gaúchos que por exemplo preferiram votar contra uma candidata a prefeita de Porto Alegre que defendia o meio ambiente e tinha projetos de prevenções Foram os gaúchos que reelegeram um governador que acabou com 500 leis de proteção do meio ambiente. Infelizmente, a culpa é exclusiva do povo.
A questão é que inaugurar um dique dá voto, mas a manutenção do mesmo é um trabalho "invisÃvel" para o eleitor... Na lista de prioridades daquilo que um candidato coloca como promessa de campanha, nunca vai constar na lista.
Culpa dos prefeitos e do governador. É bom dar nome aos bois.
Não se pode esquecer que Bolsonaro venceu no RS. O inelegÃvel foi apoiado pelas bancadas do agro, da BÃblia e da bala, que só visam a destruição do meio ambiente. A natureza se vinga, lei da causa e consequência ou carma como alguns alegaram.
Os donos do poder trocarem o ser humano por dinheiro sempre existiu, mas nos dias de hoje, como tbem ja ocorreu em certos periodos da humanidade, manter a vida dos irracionais, de meia duzia de frangos, certos caes, ou um leitão ou boi vale muito, mas muito mais que a morte e sofrimento de ser humano. Pessoas morrem na porta de hospital, somos facil de banqueiro e especuladores
Os donos do poder trocarem o ser humano por dinheiro sempre existiu, mas nos dias de hoje, como tbem ja ocorreu em certos periodos da humanidade, manter a vida dos irracionais, a saber de meia duzia de frangos, certos caes, ou um leitão ou boi vale muito, mas muito que a mote e sofrimento de seres humanos. Pessoas morrem na porta de hospital, somos carregados pior que gado nos coletivos, tragedias matam centenas td para manter o ganho de banqueiro e especuladores
Se fosse no governo anterior a culpa seria do Bolsonaro, como o fogo no pantanal, mas no governo atual a culpa é da população
A culpa é de quem votou no Bolsonaro, apoiado pelo agro que aumenta o desmatamento.
Quem governa o RS é o Leite. Quem cuida das cidades são os prefeitos. São os que fazem parcerias com o setor imobiliário, com o agropecuário e com empresários dos agrotóxicos. Liberam tudo, revogam as leis.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, existem varios orgãos federais para cuidar do meio ambiente, preservação dos e das florestas nativas do Pais; agora no que se refere a infra estrutura local, manutenção pois era so o governo do RGS fazer a manutenção das bombas que minimizaria a tragedia em mais de cincoenta%. Bolsonaro quase exterminou de vez com o ibama e outros oerganismos federais que cuiidam do meio ambiente anivel federal. Vai com calma fagnani
Se fosse no governo anterior a culpa seria do Bolsonaro, como o fogo no pantanal
Se fosse no governo do inelegÃvel ele diria to nem aÃ, não sou coveiro e nem bombeiro.
Quando negamos a ciência, não obstante à acertiva do dr Bernard Rieux, para quem havia um rato morto no patamar, estamos a preferir a opinião do porteiro Michel (A Peste). Louvável a população assumindo parte da culpa.
Acertiva?
Acertiva???? Que lÃngua você fala????
A esquerda é muitas vezes omissa na pauta ambiental, mas para a direita atual meio ambiente sequer é pauta. Lembro bem quando publicamente me opus ao loteamento de área de várzea do rio de minha cidade natal, Três Coroas, RS. Claro que venderam os terrenos antes e os compradores pressionavam pela legalização. Várias casas foram embora com a água em maio. Mas duvido que tanto os moradores quando os polÃticos locais tenham aprendido algo com isto.
Julio, parabéns aos profissionais da folha pela moderação dos comentários, porque se deixar por conta de vocês ninguém ia poder falar nada contra.
Maia um comentário que abre espaço para o tal Sergio Nevrs aà embaixo abrir o besteirol. IncrÃvel a capacidade desse moço de se meter nos comentários alheios pata fala m.
Se tivessem aprendido, a tragédia não teria ocorrido e isso não tem a ver com direita ou esquerda, uma vez que ambos tiveram a oportunidade de governar o Estado. A tragédia do RS nos deixa essa lição: não tem essa de direita ou esquerda.
Essa questão é complexa, a cultura de preservação da natureza inexiste nos imaginário do brasileiro, o percentual de respeito pelos biomas é baixÃssimo. Então isso reflete em tudo. As instituições sejam elas federais, estaduais ou municipais, são dirigidas por pessoas, uma vez que a falta de consciência é geral, sem dúvida somos culpados. Na região Sul do Brasil a coisa vai piorar, pois as populações dessa região vivem um retrocesso polÃtico que interfere no modo de lidar com a natureza.
Pelo seu raciocÃnio terÃamos que ter um céu no nordeste. E não é isso que acontece. Os números do nordeste não são nada invejáveis, muito pelo contrário.
Tragédia não é a palavra adequada, pois tudo o que ocorreu era, de certa forma, previsÃvel. Estado brasileiro é fraco em tudo: zoneamento urbano, segurança púbica, saúde etc. O Brazil não é um paÃs sério.
Saudades do tempo do bom jornalismo investigativo. Uma breve pesquisa sobre o assunto, com dados históricos conhecidos, encontraria que a região é um vale, que o GuaÃba sempre encheu ( é da natureza do clima), foi feito um sistema de diques, com dezenas de comportas e bombas d’água e que funcionou até onde foi possÃvel. Da década de 70 para cá pouco foi feito para melhorar e modernizar o sistema. Nos últimos 20 anos o sistema colapsou por absoluta falta de manutenção.
Isso dos donos do poder trocarem o ser humano por dinheiro sempre existiu, mas nos dias de hoje, como tbem ja ocorreu em certos periodos da humanidade, manter a vida dos irracionais, a saber de meia duzia de frangos, certos caes, ou um leitão ou boi vale muito, mas muito que a mote e sofrimento de seres humanos. Pessoas morrem na porta de hospital, somos carregados pior que gado nos coletivos, tragedias matam centenas td para manter o ganho de banqueiro e eswpeculadores
Tenho dúvidas se os gaúchos merecem pena ou sofrer mesmo
Eu tenho empatia pelos gaúchos e contribui na ajuda, mas não esqueço que Bolsonaro afrouxou leis de proteção ambiental e mesmo assim ganhou no RS. Lei de causa e consequência é fato.
Ricardo, não podemos aceitar nenhum dos dois comportamentos.
Ricardo, a mentalidade do nordeste em relação ao resto do paÃs também é muito conhecida. Tivemos essa percepção quando o sudeste criou seu próprio consórcio.
Marco Antonio, pouco importa o que você pensa sobre mim ou me deseja. O que importa de verdade é o que você faz para ajudar as vÃtimas do RS.
Sérgio, a mentalidade gaúcha sobre o nordeste é muito conhecida.
Março, já imaginou se tivéssemos essa mentalidade em relação ao nordeste?
Tenho pena de vc e sua falta de empatia
Para evitar isso são ações de longo prazo que exigiriam muito comprometimento do Estado/Governo. Todavia este tipo de ação não gera votos e ninguém vê, pois depende de uma catástrofe climática que acontece de tempos e tempos para aparecer. preferem gastar o dinheiro público com outras coisas mais viziveis e rápidas e sim, menos importantes, mas que atraem votos
Existe varios orgãos federais para cuidar do meio ambiente, preservação dos povos e das florestas nativas do Pais; agora no que se refere a infra estrutura local, manutenção pois era so o governo do RGS fazer a manutenção das bombas que minimizaria a tragedia em mais de cincoenta%. Bolsonaro quase exterminou de vez com o ibama e outros oerganismos federais que cuiidam do meio ambiente anivel federal
"As três esferas governamentais, parlamentares e a própria população como culpados pela tragédia", ou seja, o ser humano destruidor do meio ambiente.
Quem afrouxou leis de proteção ambiental foi Bolsonaro, que venceu no RS.
Modificar mais de 480 normas ambientais não afeta nada... A culpa da população foi eleger polÃticos incompetentes... e negacionistas...
Exatamente, Bolsonaro venceu no RS.
Moro em Porto Alegre. A cidade, nos últimos anos, vinha recuperando sua auto estima, por conta dos investimentos na Orla do GuaÃba. Vê-se, no entanto, que as necessárias manutenções no sistema de proteção foi negligenciada, principalmente pelas últimas duas gestões na Prefeitura de Porto Alegre: Marchesan e Mello. Porém, a população também tem muita culpa: ocupação irrregular, destino inadequado do lixo, etc., etc....
A maioria culpa governantes (governador e Prefeito), mas aprova governador na condução na tragédia. É a barata elogiando o inseticida. O que o marketing polÃtico faz né, embota os sentidos e o raciocÃnio .
Números são relativos, principalmente de pesquisa. Não desconsidero a avaliação de ninguém sobre o resultado. Tive a oportunidade de estudar como funcionam. É muito fácil fazer uma pesquisa para se chegar a um resultado. E isso é feito sem fraude.
Sergio, hoje vc está impossÃvel e em todas heim. No subtÃtulo desta matéria vc encontra a aprovação do Milk na condução da tragédia, (dicotomia)até mais que a do presidente que se deslocou várias vezes para o RS e atendeu todos os seus pleitos, até os mais absurdos.
Penso que quem aprova o governo não é quem o culpa. Não vi essa informação na pesquisa, mas seria interessante conhecê-la.
Isso já é um avanço! A população culpando a si mesma, com certeza já é um grande avanço! Em se tratando se impactos climáticos, não existem inocentes...
Ou seja, não aprenderam nada! Culpar o governo Lula é inacreditável. Que os governos federal passado tem enorme culpa parece óbvio, fez de tudo para acirrar as mudança climáticas, não há o que discutir a respeito, é público e notório. A prefeitura de PA também parece óbvio, mas o BozoLeite sair imune é inacreditável. Pelo jeito a gauchada não aprendeu nada e vai continuar bozoloide. Aguardemos outubro!
Realmente, pelo jeito o povo gaúcho não aprendeu. Lei de causa e consequência é fato, não se deve subestimar.
Não só em Porto Alegre ou no estado do RS, mas em outras cidades e regiões. Elegem prefeitos e vereadores que estão comprometidos com a especulação imobiliária, ocupação de área de proteção permanente, expulsando a população mais pobres para essas áreas de riscos de inundações e deslizamentos. São décadas de negacionistas eleitos, e antes a ditadura militar que passava por cima das questões ambientais, essa sim herança nefasta, e uma elite econômica ignorante que só visa o lucro, insustentável.
Não vi a folha dedicar nem dez por cento do tempo para a enchente de Recife.
Pois é, e tem gente que vem aqui dizer que a culpa é da direita. Uma simples pesquisa para saber de que partido é o governador e o prefeito. Pior é aceitar e querer que a população tenha que conviver com enchente. Povo sem noção! Deplorável.
Lá é comum e faz parte do cotidiano
Primeiro dizem que nada foi feito durante décadas. Depois culpam os atuais governantes. Ninguém segura a natureza, mas quem elege e reelege polÃticos é o povo.
Mas provavelmente vão reeleger o (des)prefeito de Porto Alegre rsrs
PolÃticos vivem alienados da missão que deveriam cumprir. Principalmente os dos legislativos (câmaras, assembleias e congresso) que custam caro demais e pouquÃssimo fazem. Fiscalizar, cobrar, legislar etc. Bando de san guessugas.
Residi em Porto Alegre,estudei e fiz estágio de engenharia no DEP por um ano, nos inÃcio dos anos 80. . Tinha equipe especializada e especÃfica para gerenciar e manter o sistema de cheias. Isto sumiu nos anos 2000, até o DEP foi extinto. Este por si , diz tudo. A ignorância, o desrespeito, a arrogância de gestores públicos que assumem estatais e pensam saber mais do que vem mantendo e lutando por uma vida toda. Culpemos a quem é culpado, a direita e o neoliberalismo
Francisco, você mente duas vezes. Em 17 o governo era do PMDB. E Tarso Genro governou até 2015. Nem tão longe assim.
Francisco, não é o que o texto acima diz. Da a entender que tudo aconteceu em 2000.
Coisa da sua cabeça. Da forma como foi colocado no texto, foi essa a interpretação que tive. Tudo aconteceu em 2000.
O tal de neves te responde sobre o Dep. Ele mente. Quem extinguiu foi o PSDB em 17. Pt governou décadas antes disso. Essa eh a direita bozeira , especialista em fakenews.
E porque a esquerda, quando governou o estado (Tarso Genro e OlÃvio Dutra), não recriou o DEP? A tragédia do RS nos deixa uma lição: não existe direita ou esquerda. Existem interesses e negligência dos dois lados. Manter um acompanhamento e manutenções periódicas é infinitamente inferior ao que vai ser gasto agora. Já sabemos como as coisas funcionam.
Não me surpreende 40% dos gaúchos dizerem que o governo federal não te-los socorrido de maneira adequada. Desses 40% que criticam o governo federal todos devem ser bosolóides. Na próxima eleição todos eles votarão em quem o pária indicar. Merecem, merecem.....
Temos que ter o mesmo raciocÃnio em relação ao nordeste? De onde sai o dinheiro para pagar os benefÃcios de cidadãos que moram em Estados onde quem paga imposto é menor do que quem vive de benefÃcio?
Triste será ver os gaúchos elegendo novamente a direita que os afogou. Lembremo-nos de 18: Imbrochavel 57 e presidente Lula 43 por cento. Fora governador Bozoleite e o prefeito bozomelo.
Julio, o que esperar de um povo que elege um presidente condenado em três instâncias? É realmente muito difÃcil exigir alguma coisa de quem vota assim.
Não sei, seu Sergio Nevrs. Mas uma cousa eu garanto: a maioria dos nordestinos não têm vergonha de um governador e um prefeito que praticamente promoveram a maior catástrofe no Brasil. Também não tem vergonha de um mito que atenta contra a democracia e vende joias roubadas da União.
Penso a mesma coisa dos eleitores do nordeste que votam na esquerda. A diferença é que no nordeste os números não mentem. Será que o IDH do Maranhão deixou de ser o último?
Obras de infraestrutura não dão votos. Tiram votos, quando a população sente a falta.
Essas pesquisas sao de qualidade duvidosa. Primeiro que quem hoje coloca culpa nos polÃticos, são os mesmos que os elegeram. Vão atrás desses discursos moralistas que usam religião , famÃlia e patria. Na religião adoram bezerros de ouro. Na patria dilapidam os cofres públicos e na famÃlia gostam tanto que sempre têm duas ou três. Nas próximas eleições vão eleger os mesmos ou piores. Então, essas pesquisas são inúteis, assim como os eleitores dessa gente sem ética. .
Não vejo muita diferença dos governos do PT no nordeste. Até parece que no nordeste nunca aconteceu tragédia.
A pesquisa em si , é um instrumento baseado na ciência e de credibilidade. Porém sua metodologia é interpretação pode levar a equÃvocos ( pode).
Julio Slves, a pesquisa é feita com esses eleitores malucos. Acho que a pesquisa é de utilidade duvidosa .. rsrs
Só discordo da primeira frase. A qualidade das pesquisas nada têm a ver com essa cabeça maluca do eleitor gaúcho. Estão criticando agora, mas na hora h voltam a eleger essa direita horrorosa, abundante por lá. Lembremo-nos dos 57 por cento do Bozoloide contra 43 de Lula no Rio Grande do Sul em 18.
O tempo dirá. Existe vários motivos que poderiam amenizar claro. Usem esse exemplo par melhorar não para encontrsr culpados. Temos que buscar soluções para nosso pais ainda bebe em conhecimento.
Por que devemos absolver os culpados? Devem sim ser responsabilizados inclusive par se evitar que essas situações se repitam e que o povo aprenda a votar.
KKK se fosse governo de esquerda vc não seria assim condescendente
Culpar a população eh fazer mea culpa,. Talvez esse seja o maior achado desse inquérito , uma pergunta seria se vão mudar de comportamento em relação ao meio ambiente, se vão votar em candidatos que se preocupam com mudanças na polÃtica para o meio ambiente. Se as pessoas não mudarem de comportamento a tragédia vai se repetir.
Se continuarem bolsonaristas vão se lascar.
Esse é o único dado esperançoso da pesquisa. Aguardemos outubro para se ter uma ideia de se algo mudou no eleitor.
Enquanto tiverem que esperar as águas descerem até rio grande para os pro mar vão sofrer muito A solução um canal, com comportas, para o mar na altura de Porto alegre
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Maioria dos gaúchos acha que tragédia podia ter sido evitada, e culpa políticos e população Voltar
Comente este texto