Luiz Felipe Pondé > O conceito histórico de Estado moderno não pegou na América Latina Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Sr. Pondé, vamos falar seriamente, apesar de todo modernismo a humanidade está seguindo para o abismo. A vida se precariza no geral. Em algum momento a casa cai. Choro e ranger de dentes.
O colunista se superou. Descobriu só agora que o Brasil é ingovernável.
FHC falou que o presidente que o sucedesse teria que cuidar da segurança publica descuidada no seu governo. O PT ficou 13 anos no poder, depois Temer e Bolsonaro. Ninguém cuidou do assunto, este e outros que se relacionam. O conjunto da obra foi um " sucesso". Nossos politicos tambem sao culpados e o povo que os elege...
Pondé deixa clara a sua mensagem qdo diz "Nas últimas décadas, a corrupção aqui atingiu um nÃvel tal que o paciente parece terminal.". As últimas décadas são o perÃodo da redemocratização, da Constituição Cidadã. Pra ele tempo bom foi o da ditadura militar. Com sua pregação anti-polÃtica e a denúncia da suposta falência do Estado ele quase implora o seu retorno.
Fascismo grassando no barazil, células nazistas pipocando aqui e ali, neopentescostais querendo prender meninas de 11 anos por longos 20 anos, bolsonaristas querendo que moleques de 12 vão cumprir turno de 10h em fábrica... E o Pondé culpa o intelingentinho fumando um beque.
O texto é essencialmente correto, mas peca pela onipresente falta de onextidade_imtelectuau do autor. Fosse escrito há uns dois anos e substituÃsse o trecho "...tudo que o brilhante presidente faz é posar de papa dos oprimidos" por "tudo que o presidente obscurantista faz é comprovar sua ligação com os milicianos", seria muito mais honesto e oportuno.
Não sei se alguém espera alguma reflexão válida ou com um mÃnimo de profundidade e importância do Pondé. Eu não espero nada,na verdade, o esperado é o de sempre: diatribes, lugares comuns, discurso reacionário travestido de indignação, horror raivoso à inteligência crÃtica, diminutivos bobocas e por ai vai.
Com todo respeito artigo muito fraco desconectado da realidade extremamente subjetivo perdi meu tempo em ler .
Ha, ha, ha... Faz mais sentido ler os comentários que ler a coluna... É bom ver que o colunista e seu apito de cachorro só funciona para os seus... Que bom que a critica ao que se escreve tem mais fundamento que todo o ressentimento que transborda do articulista e seus apoiadores. Essa discussão rasa cansa, mas ainda garante algumas risadas.
Mais uma vez o Pondé assoprando apito de cachorro....os minions ficam alvoroçados, excitados, clamando mais migalhas ao gênio...
Há o velho complexo de vira lata ou de Ed Mota, sei lá. O conceito não pegou! Conceito é lá coisa que pega? O colunista não é um filósofo ou um cientista polÃtico, é um demiurgo de seus conceitos e seu calvário. O Estado moderno é permeável pelo crime organizado, como a Máfia na Itália e na América comprova (não precisaram de uns servidores intocáveis por lá?) Mas o Estado democrático parece derreter. Aqui, se a extrema direita retornar, nos EUA com Trump e agora na França com Le Pen.
O brilho deste artigo está em falar o óbvio num mundo do "veja bem" no muro , e que todo mundo reconhece. O crime organizado é hoje quem comanda a nação nas suas diversas faces: no tráfico de drogas, nas disputas de poder nas comunidades, na luta por emendas no Legislativo, no ego do Supremo, no Executivo aloprado envelhecido, nas negociações ocultas, etc. O que fazer? Valeu a provocação. Parabéns.
Esse só faltou elogiar o Brilhante Ustra e dizer q só "estrupa" mulher q merece. Reza pro Pneu pra te dar iluminação, já q vc gosta de brilho (pede lâmpada LED, é ecológica).
Meu novo hobby: toda segunda-feira, ler os comentários ácidos dos leitores de esquerda radical contra LuÃs Felipe Pondé! Quanto deleite! Quantos argumentos panfletários, falta de educação e alienação da realidade! Que bela representação da fauna humana!
Narcisismo é um desvio de personalidade curioso. O sujeito faz um comentário mal educado, é fã de um colunista mal educado, mas diz q os outros não tem educação. Admira um sujeito q renegou Galileu e afirmou ser falso q a Terra é redonda, mas diz q os outros são alienados da realidade. Tbém adora a misoginia de Pondé, q disse q todas as mulheres são prosttitutas e endossa a mentira de q isso vem de Nelson Rodrigues. E os outros é q integram a fauna humana!
falou um humano que ouve o apito de cachorro soprado pelo Rolando Lero. Ele realmente tem os sabu jos que merece.
E fica essa discussão inócua em BrasÃlia, se permite ou se criminaliza, como se consumidores ou fornecedores fossem mudar seus hábitos e comércio em função disso... hipocrisia
Os hábitos de consumidores e fornecedores são irrelevantes, frente a necessidade de pararmos de prender para massagear o ego de policiais mal preparados.
Merece meu respeito. Aliás continuo assinando a folha por você.
Uau, q crush! O amor não é lindo?
O tÃtulo merecia um artigo que o desenvolvesse. Por exemplo: quais as caracterÃsticas de Estado moderno que não pegaram na América Latina? Fiquei sem saber.
Sério xará que vc esperava algum reflexão efetiva do colunista em consonância com o tÃtulo ( o que aparentemente se prometeu)? Diatribes e lugares comuns nada mais sai da pena do inteligentinho Pondé. Tenho certeza que vc sabe disso José.
O último parágrafo do artigo sintetiza o que sente o cidadão comum, este, aà sim, "cidadão de bem".
Mesmo décadas atrás, sessenta, setenta, oitenta tinhanos uma melhor qualidade de vida como bem falou, a elite estava em cima do cofre como sempre, até que faliu de tanto gasto, veio a hiperinflação e o plano real nos salvou, agora essa msm elite nos impõe uma carga tributária de 35%, cm polÃcia, justiça e gestores públicos cheios de vÃcios, quem vai controlar isso?
Bravo, Pondé, mais um texto importante e que põe o dedo na ferida que não vai sarar. Claro, como sempre, os inteligentinhos vão cair de pau, mas é o normal e esperado.
Vc e o "fisólofo" tem muito em comum, ambos terraplanistas. Vc tbém renega Galileu e acha q todas as mulherez são prostitutas?
"O paÃs está à beira de uma guerra civil silenciosa, mata-se gente a rodo, mais do que numa guerra, e tudo que o brilhante presidente faz é posar de papa dos oprimidos." Ainda bem que apenas posa de papa dos oprimidos e não incentiva os opressores nem põe armas nas mãos da população para aumentar o caos. Quem Pondé prefere? Acho que sei.
E essa tal guerra civil silenciosa, para usar o linguajar trágico do colunista, vem de longe. O Estado moderno existe por estas bandas, mas suas instituições são fracas.
Muito boa análise. Enquanto só houver essas duas opções viáveis, nos resta seguir com a do “papa dos oprimidos” pois a outra opção se afasta ainda mais do “conceito de Estado moderno”.
Saudade do corrupto honesto. Bastava-lhe um punhado de dinheiro e uma gostosa. Já no primeiro parágrafo de sua coluna, destila o seu ódio pela mulheres.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Desconfio que o colunista está assistindo muita Netflix. House of Cards, será?
Já no primeiro parágrafo, revela a influência maravilhosa que Nelson Rodrigues exerce no seu texto, o que não é deleite apenas para os censores do DOPS atual, versão "esquerda neurótica".
Creio que você não entendeu o significado do parágrafo.
E você não entendeu nada. Triste.
Texto superficial e panfletário de quem pertence a uma classe média que nunca soube, para além de algumas leituras, o que são os pobres. Resolve atacar, eleitoralmente, um setor e se exime de qualquer responsabilidade tornando-se paladino da verdade. Nada melhor do que escrever simplismos e ganhar para ser porta voz.
Ah, gente! Jura que isso ainda vai continuar? Alguém aqui ainda aguenta esse bastião da mÃdia ocridade a falar mais do mesmo óbvio? A cada semana pinça no Google um filósofo (desa vez foi o Grey) e faz uma co tá de chegar para citar, alimentando seu cabotimismo. Até, quando, Conselho Editorial? Quantos cancelamentos de assinatura é o limite de vocês? Em tempo, antes que algum namaste ou barnabé pergunte: Sim, eu leio. Leio o que eu quiser e critico.
Permita subscrever esse magnÃfico artigo com o meu próprio punho, já que náo posso desferir um soco de revolta contra os poderosos que sustentam esse Estado promÃscuo, onde o crime sofisticado é tão bem negociado, filosófica e juridicamente. Sempre digo que o Brasil está involuindo, estamos indo por caminhos desnivelados e imorais por onde a humanidade já transitou desde Sodoma e Gomorra até o fascismo rumo ao nazismo por ideológos sem formação nem compostura, verdadeiros fanáticos.
Antonio Carvalho concordo totalmente com você. Claro que aqueles de sempre vão cair de pau no artigo e em você, mas releve, é tudo esperado.
Pondé sabe atingir o gado. Chamar esse amontoado de obviedades ditas por qualquer estudante do Enem de artigo magnÃfico, realmente é de dar pena.
Assim o de intelectual e imprensa. Basta ver as pérolas que você solta neste jornal.
O Estado deve trabalhar todo dia, toda hora, com todo afinco, pro cidadão depender cada vez menos do Estado...
Quando ele escreve sobre crime organizado,com certeza não se refere à s milÃcias do Rio , braço polÃtico da extrema direita.
Pondé costuma ser + difÃcil de ser entendido. Aqui foi cirúrgico...
Lugar comum de tão repetida e antiga, a desqualificação do opositor é gancho pra alguns leitores sem argumentos. As blagues feitas ao LFP são, na maioria, pelo texto ao nosso alcance. Real e plano como a vida (não a terra).
Otimo!
Lugar comum de tão repetida e antiga, a desqualificação do opositor é gancho pra alguns leitores sem argumentos. As blagues feita ao LFP são, na maioria, pelo texto ao nosso alcance. Real e plano como a vida (não a terra).
feitas
Pondé sendo Pondé: raso, medÃocre e vassalo do capital financeiro. Acaso o conceito de Estado Moderno tem vingado na Europa? Se tivesse feito história, Pondé teria mais elementos pra não passar tanta vergonha.
Bom, se fosse na mesma faculdade de história, talvez passasse vergonha, ao invés de escrever tão bem sobre as mazelas do ser humano em suas empreitadas à direita/à esquerda de dominar o outro, matando milhões no caminho, em sua punção de morte e de violência. Afetos (amor e amizade) existem na humanidade em pequena escala. O resto é panfleto de fascista (Deus, Pátria...) ou de comunista (de camisa do Che). Não há salvação. Oprimidos e opressores são demasiadamente humanos, inclusive para o mal.
O estado de bem-estar social vingou, sim na Europa. É como o estado deveria ser.
A cada segunda-feira que passa o colunista se assume extremista de direita.
Rindo e batendo palmas para seu comentário por muitos minutos. De pé.
Eu sei que o Pondé nasceu em Pernambuco, mas não sei se ele é filho, ou neto de dono de engenho! Eu imagino que sim, pelo comportamento escravocrata que possui. O homem fez uma matéria inteira pra criticar o governo de Lula, seu conterrâneo. Deve ser inveja...
Você vê pelo tÃtulo do texto que o autor não tem nenhum conhecimento ou apreço por teoria polÃtica
Eu amei o texto, o escritor não se deixa ser levado por ideologias tanto da direita ou da esquerda, é fascinante o modo que enxerga o tempo que estamos vivendo. Parabéns e continue assim
Mais um fascinado. O amor não é lindo?
Fala sério!
Pare de comprar alface , plante em casa.
O colunista desceu ao nÃvel mais rasteiro do populismo fascista, a anti-polÃtica q impulsiona a extrema-direita desde sempre. A tática é a usual. Sem apontar casos especÃficos e contextualiza-los, parte para a diarréia verborrágica da demonização de todos. Qta hipocrisia qdo fala de pautas humanistas, para as quais não dá a mÃnima. E não poderia faltar a coisificação misógena da mulher em seu "gostosa". A raiva deve ser por ter sido ignorado por tantas.
Morel, não minta, nem me difame, para defender seu guru misógino. Pondé disse textualmente: "A pro stitu ta é a primeira vocação de toda mulher". Isso é dizer q as mulheres são pro stitu tas, quem discorda o faz por hipocrisia. Mas pelo menos vc concorda q ele é terraplanista e disse ser falso q a Terra é redonda. Curiosamente vc não se indignou. Talvez por tbém acreditar q a Terra é plana.
Morel, não minta, nem me difame, para defender seu guru misógino. Pondé disse textualmente: "A prostituta é a primeira vocação de toda mulher". Isso é dizer q as mulheres são prostitutas, quem discorda o faz por hipocrisia. Mas pelo menos vc concorda q ele é terraplanista e disse ser falso q a Terra é redonda. Curiosamente vc não se indignou. Talvez por tbém acreditar q a Terra é plana.
Ô Knudsen, seja mais intelectualmente honesto. Pondé nunca disse que todas as mulheres são prostitutas.
Ao lado de ter dito q todas as mulheres são prostitutas, q o autismo é causado pelo ódio das mães pelos filhos, de dizer q um gordo cai mais rápido do q um magro e q é falso q a Terra é redonda, este se coloca entre os artigos mais estúpidos, fascistas e desonestos escritos pelo "fisólofo".
Criam leis pra autorizar a impunidade de quem paga bons advogados. E ainda colocam coleguinhas no STF.
Realmente, leis e poder judiciário estão talhados para acomodar delitos dos que recebem favores de empreiteiras, triplex, sÃtios, porcentagem de obras pra campanhas, contratos lucrativos para filhinhos. E principalmente pra defender bandido pagando bom advogado. Quem tiver pressa de ver algo funcionar, pegue o avião pra um lugar civilizado.
Como se corrupção fosse apenas no Brasil. Alemanha, Coreia do Sul, Japão e tantos mais volta e meia tem escândalos do tema.
Pela visão do Pondé o Brasil estar no li xo ,não vejo dessa forma ,o atual governo tem se esforçado sim ,lógico que a corru pção é um problema persistente no Brasil e no mundo ,não seria esse governo que poderia aniquilar esse problema ,até porque é crônico .Quanto ao narco tráfico, é mais simples de ser resolver, basta liberar, e criar regras para ganhar dinheiro com ele(Os EUA estão ganhando rios de dinheiro com a ma conha) Só queria saber, quem seria esse salvador do Brasil ?
O problema do Brasil é a teocracia evangélica que está se aliando ao narcotráfico. Pastores cada vez mais ricos e os fiéis cada vez mais pobres.
Não é de hoje, que as religiões, precisa de gente massacrada, para necessitar de um Deus invisÃvel, que só faz milagre pro Malafaia e seus asseclas. Quanto mais miserável, mais necessita do Deus que nem o papa acredita existir. Viver uma de vida de sacrifÃcio, sonhando com o paraÃso após a morte, é coisa de gente mais idiota do que eu...
Perfeito
... os dirigentes da Lojas Americanas Sao os portadores de MBA's especializados em DRE's criativos, isto é evidência sagrada que o cursos MBA's já vêm sendo ministradis no planeta, há tempos!... FGV, a instituição que homenagea o dicdator Getúlio Vargas é uma das operadoras deste tipo de MBA!...SE torne um anhanguera-FGV, vicê também! Mas só filhas e filhos inúteis da elite abonada inútil consegue ter carreira plena! Honesto é empurrado para fora do compadrio. e tem carreira sbortsda!...
Excelente, como sempre. Atualmente, só leio a Folha de S. Paulo por causa do Pondé. Mas está difÃcil persistir.
Como mulher não te incomodas com frases como Bastava lhes dinheiro e uma gostosa? Vergonha alheia para uma mulher.
Só levaria Lula a sério se, ao final do governo dele, todos os brasileiros tivessem casa própria. Todos. Mas o máximo que ele consegue fazer é distribuir todo o tipo de 'bolsa". Mantendo o povo na pobreza e alimentando a falsa idéia de que diploma de curso superior vai resolver tudo. Não vai. Enquanto isso, de norte a sul, o crime se espalha.
Vá se entender os meandros dessas mentes.
Bolsa não é manter o povo na pobreza e sim manter o pobre vivo !!
Roberta, Isso aqui é um lugar para troca de ideias. Não estou me metendo em conversa alheia alguma. Eu posso e vou comentar quando achar necessário. Não quer trocar opiniões não se meta a escrever. Rolando Lero merece os asseclas que tem.
Emerson, sugiro que pare de meter-se não comentário alheio.
então sugiro que faças mudança para um dos paÃses nórdicos: Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia.
Touché.
Sim, Pondé, todos sabemos disso. "Chorar por leite derramado" não resolve. O falecido humorista Barão de Itararé, sugeriu que se "todos fossem corruptos" acabaria a corrupção ! Alguma outra sugestão ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > O conceito histórico de Estado moderno não pegou na América Latina Voltar
Comente este texto