Comentários para:

40 gramas

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    Parece q la no uruguai de certo. Ah nao, vejam a reportagem na fsp hoje sobre a eleiçao lá

    Responda
  2. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Folha! Concordamos inteiramente com vocês. Mas, (sempre o "mas"), quem promove a eleição desse Congresso conservador são vocês mesmos! Então fica bem estranho vocês apoiarem ideias progressistas e atacar os progressistas. Não é?

    Responda
  3. Evando de Abreu

    Rui Quixote, claro que vão comprar do tráfico e isso vai aumentar as vendas. 40 gramas dá até para fazer cigarros para vender picado. O que estou dizendo é que se vai liberar, tire do tráfico, coloque em pontos onde você possa comprar com CPF. Bota imposto e controle sobre quantidade. Da forma como está, você pode comprar e vender 40gramas todos os dias. Puxa, deve ser difícil viver na sua bolha né?

    Responda
    1. Régis Cava

      O Uruguai fez isso e funcionou muito bem. A questão é que enquanto isso não é nem sequer cogitado por aqui, o que fazer para evitar que pobres e pretos sejam enviados à prisão por tráfico? Nossa lei é um lixo e, pasme, querem endurece-la ainda mais e colocá-la como artigo da constituição.

  4. Rui Quixote

    Com um congresso saido da Idade das Trevas, [falso]moralista como o nosso, esperar coisa boa é inocência e ingenuidade pura

    Responda
  5. José Fernando Marques

    Pelo uso responsável, bem-informado e livre da maconha. Por 10 baseados por mês na cesta básica (item opcional, naturalmente). Se o Congresso tentar transformar em PEC a sua visão punitiva, o STF, uma vez provocado, poderá reafirmar a decisão já dada. Mais ruído nos alto-falantes. A tese democrática de descriminalizar o consumo até 40 gramas, distinguindo assim entre usuários e traficantes, é neste momento a melhor que temos.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      é mesmo? se eu comprar, do tráfico, 40 gramas todos os dias, em 10 dias terei 400 para revender. Tem que tirar do tráfico e colocar em pontos com controle pelo CPF - 40 gramas mensais. Eu não uso, mas tenho amigos e amigas que usam e ficariam mais felizes de comprar em pontos determinados e deixar de pegar no tráfico

  6. Helio Sisco

    Vai demorar de 5 a 10 anos para rever todos os casos. Enquanto isso.....

    Responda
  7. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    A atual polêmica sobre a maconha deveria ser aproveitada para pautar a questão maior, i.e., das as drogas em geral, que está na raiz do verdadeiro problema: (i) narcotráfico, (ii) superlotação de prisões, (iii) apelo ao uso de estimulantes do sistema nervoso; (iv) saúde mental da população. A descriminalização e redirecionamento dos recursos hoje gastos na repressão p tratamento e campanha educativa, ancorada na adesão obrigatória dos meios de comunicação, seria esta, sim, a pauta responsável.

    Responda
  8. Evando de Abreu

    O Brasil já está se tornando refém do tráfico e foi agora reforçado pelo stf. Onde os usuários irão comprar? De quem? Na farmácia? Triste país com facções em lugar de judiciário e congresso omisso e inútil

    Responda
    1. Rui Quixote

      comprarão nos mesmos lugares em que compravam quando não havia uma quantidade exata para distinguir traficante de usuário. Ou vc acredita que a pura repressão resolve o problema?

    2. Marcelo Silva

      Sim, o certo seria comprar na farmácia. Haveria mais controle e segurança! Da mesma forma que vc compra seu whisky no supermercado e não com um traficante! Tem que investir na prevenção e tratamento. Não adianta trabalhar com repressão, isso já está mais que comprovado!

    3. Evando de Abreu

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Edemar Afonso Gonçalves

      Hoje não há traficante? Há e também um monte de usuários presos,em sua imensa maioria pretos e pobres pegos com um baseado. Retrógrado é esse editorial.

    5. Frederico Goulart

      Você percebe que a sua lógica já responde sua questão, correto? A drogaria é justamente onde droga deveria ser vendida, proveniente de uma indústria com foco em produção medicinal e que destinasse parte para uso recreativo, isto geraria empregos, mais recolhimento de impostos e enfraquecimento do tráfico.

  9. Sidney Sendtko

    A suprema corte levou em consideração as "liberdades individuais" na sua decisão, entretanto deixou de lado os direitos à Saude e Segurança, presupostos que são diretamente e primordialmente afetadas pela liberação de qualquer quantidade de ilicitos. Somente que tem parente ou conhecido preso nas garras do vício e dos traficantes entende bem isso.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      E vc prefere seus parentes presos? Interessante!

  10. Rafael Theodoro Silva

    Nosso sistema legislativo e jurídico é feito e projetado para não funcionar, uma verborreia que se confunde nas próprias frases, nessa celeuma o crime e a ilegalidade se protelam , o "vai e vem", em alusão ao brinquedo dos anos 70 é cotidiano dos tribunais deste país, que amamos.

    Responda
  11. Charles Brown

    Ooooqueee? A Folha acha que ESSE congresso vai rever alguma coisa? É piada?...

    Responda
  12. DANIEL PESTANA MOTA

    Editorial objetivo e lógico. Como deve ser o jornalismo.

    Responda
    1. Edemar Afonso Gonçalves

      Objetivo e lógico pra quem Cara Pálida? Só se for prós grandes traficantes.

  13. Ricardo Andrade

    Este editorial deve chegar aos parlamentares, ao Rodrigo Pacheco, aos reacionários principalmente.

    Responda
  14. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Infelizmente, somos retardatários, o pobre, com baixa escolaridade, sempre pagou o pato ! O cara é promovido a traficante, com interpretação covarde do sistema. Independente da quantidade que esteja no momento da abordagem ! Risível !

    Responda
  15. Luiz Carlos de Mesquita Cabral

    Deveria valer a "lei do direito adquirido". Foi condenado, a lei mudou? Continua preso, só vale daqui pra frente!

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      Luiz, você deveria ser preso numa masmorra e tor turado gratuitamente. Talvez, quem sabe, adquirisse humanidade, bicho es croto!

  16. JO ALMEIDA

    Desigualdade social e racial, no Brasil morador de bairro rico se for pego com o cigarrinho é tratado como usuário, já o mesmo cigarrinho se um morador de um bairro pobre for pego ele será tratado como traficante, e isso fica óbvio com vários vídeos de abordagem em bairros pobres, então com o supremo delimitando as gramas, vai evitar injustiça e abuso por parte do tal sistema. O Brasil tem que melhorar muito e tem uma dívida enorme com sua população mais pobre. A saber

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O morador da classe média sequer é pego com o cigarrinho. Sou branco, classe média e moro na zona sul do Rio. Tenho certeza que eu acender um baseado dentro da delegacia, o delegado ainda vai pedir desculpas por me incomodar: - dotô, desculpe o incômodo, você se importa de fumar do lado de fora, que eu tenho asma?

    2. ALEXANDRE Cunha

      Os três estão errados, droga sempre será droga, principalmente cigarros e bebidas alcoólicas. E piores ainda, são jogos de azar. O governo aceita para aumentar arrecadação de impostos. Os males e as consequências têm um custo maior que a arrecadação.