Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Vários economistas, inclusive de direita, já afirmaram que a meta de 3% de inflação para o nosso país é uma utopia, além de prejudicar o nosso crescimento. Claro que ninguém quer uma disparada inflacionária, mas o remédio por ora apresentado tem força suficiente para sufocar o paciente.

    Responda
  2. Marcelo pires

    resolução cmn nº 4.918, de 24 de junho de 2021 - meta de inflação de 2024 - governo Bozo, campos neto presidente do Bacen

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Dona folha! Nunca li uma linha sobre a altíssima dívida gerada por estes juros que são um dos maiores do planeta, sendo a 8ª Economia do Mundo. Não há outra maneira da economia crescer e 'controlar inflação' sem pagar agiotagem? Quanto às desonerações; às emendas parlamentares; penduricalhos; aposentadorias dos militares? Quer colocar de novo na conta da sociedade que produz e do Povo? Bolsonarista boicotando a economia é a manchete em qualquer jornal que prioriza informação real e honesta.

    Responda
  4. Ladislau Leite de Oliveira

    Pra Folha só vale indicações do BC

    Responda
    1. Marcelo pires

      resolução cmn nº 4.918, de 24 de junho de 2021 - meta de inflação de 2024 - governo Bozo, campos neto presidente do Bacen

  5. Lis P Junqueira Safra

    Haddad tem tentado mas prevalece a opinião da Gleisy

    Responda
  6. José Fernando Marques

    Parem de atacar Lula. Distribuam as responsabilidades de maneira equânime: as desonerações, por exemplo, são gasto para o governo, e não se vê o jornal reclamar delas com a mesma veemência. Taxas de juros muito menores, provavelmente, já atenderiam ao controle da inflação sem travar investimentos. Vale consultar a prática dos juros em outros países.

    Responda
    1. Ladislau Leite de Oliveira

      Exatamente, mas a Folha prefere dar voz aos especuladores da Faria Lima.

  7. MARIA F LUPORINI

    O Mercado não dá um dia de paz aos aposentados, às escolas, aos hospitais públicos, aos bolsistas, aos professores....

    Responda
    1. Ladislau Leite de Oliveira

      Só privilegiam quem não precisa.

  8. Valter Luiz Peluque

    Folha de pouca fé! Lula vai ampliar a arrecadação com a roda da economia finalmente andando, com o fim da desoneração, com novos impostos incidentes sobre os mais ricos e também com maior arrecadação previdenciária advinda dos milhares de novos empregos formais. É claro que tudo isso afronta o mercado especulativo e a acumulação desenfreada.

    Responda
  9. Carlos Eduardo Cunha

    É importante respeitar as entidades republicanas como o BC. Não deve se achar como um ditador Maduro brasileiro onde só vale o que fala é pensa. Acorda , estamos no século XXI

    Responda
  10. Marcelo pires

    Quem é o "inteligente" do Bacen que criou a meta de inflação de 3% ao ano? O corte de gastos deveria ser nas desonerações e subsídios concedidos a várias PJs, com essa desculpa que não cola mais, que gera emprego, gera é aumento de margem de lucro, lucro esse que brigam para não ser tributados, elite do atraso....

    Responda
    1. Marcelo pires

      Aconselho a você José, dar uma olhada na resolução cmn nº 4.918, de 24 de junho de 2021, com relação a meta de inflação para 2024. A resolução é de 2021, nesta época era o governo do m3rda do bolsonaro, assinada por outro bos tá que é o campos neto

    2. José Cardoso

      Marcelo. Foi o Lula. Acabou de aprovar.

    3. Marcelo pires

      Folha vai procurar saber como é a metodologia de cálculo do IPCA....

  11. Fatima Marinho

    O relatório do BC é político e não técnico, indica para os seus aliados onde eles devem especular para manter juros altos. Com o tempo isso vai ficar mais claro. Lula deve continuar falando e criticando, não ficar refém dos especuladores comandados pelo BC.

    Responda
  12. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha precisa ir para o divã do analista, tratar do Distúrbio Obsessivo Compulsivo dos Juros Estratosféricos.

    Responda
    1. Ladislau Leite de Oliveira

      Perfeitamente, a Folha precisa de um bom tratamento.

  13. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Vamos ser honestos. E se o presidente do Banco Central não fosse tão bolsonarista e tão amigo íntimo do TF? Se estivesse realmente preocupado com o brasileiro comum e não com a sua turma, como seria?

    Responda
  14. José Cardoso

    Taxas altas de juros valem para períodos curtos, para um ajuste fino. Mas o BC não consegue deter a inflação se o Estado tem um deficit persistente e é negacionista a respeito. Os juros continuamente altos aumentam a dívida que aumenta o poder de compra da massa credora. Por outro lado, se o deficit primário fosse zerado de forma estrutural, a Selic poderia desabar, como ocorreu há 4 anos, na esteira do otimismo com a reforma da previdência.

    Responda
    1. José Cardoso

      Marcelo. Qualquer pessoa com um fundo de investimento convencional é credor da dívida pública. Deficit primário é a diferença entre despesas e receitas não financeiras. Era normal ter superavit primário até a Dilma.

    2. Marcelo pires

      Não sabia que agentes econômicos( Bancos credores) possuem poder de compra, nem sabia que pessoa jurídica, consumia como consumidor final. Deficit primário nominal nunca foi zerado...

  15. Lis P Junqueira Safra

    Prefiro que ele viaje bastante. Viaje mais para dar paz e estabilizar o dolar

    Responda
  16. Adalberto Otaviano Luciano

    Quando ele fala, um grupo enriquece. Merece CPI.

    Responda
  17. Rafael Lopes

    Vtnc folha

    Responda
  18. Mauricio Borborema de Medeiros

    A única "conduta perdulária do Executivo" é conceder desonerações a empresários hipócritas.

    Responda
  19. Gil Carlos Dias

    O ruído político a que a Folha se refere é a visão contrária ao mero interesse do setor financeiro no Banco Central. A visão mais social e desenvolvimentista, ancorada pelo setor produtivo.

    Responda
  20. antonio brito

    Correto. Está no rumo errado e não vai mudar.

    Responda
  21. Marcelo Magalhães

    O Brasil tem um dos grandes pensadores da economia de todos os tempos. Dentre outras coisas, a ele foi atribuído o modelo que permitiu a realização do plano real que permitiu a saída da hiperinflação. Como grande estudioso, André Lara Resende afirma que o atual combate à inflação é inflacionário, pelo motivo simples da circularidade entre os actantes nas definições das expectativas, serem os mesmos que delas se beneficiam se os índices forem altos. Esse editorial é um atestado de negacionismo.

    Responda
  22. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Lula vai ser internado na mesma clínica do Biden.

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      E sobre os juros, não vai falar nada?

  23. MATILVANI MOREIRA

    Lulad precisa voltar às suas viagens internacionais imediatamente! Quando ele viajava o Brasil estava melhor! Ele adora viajar e faz bem para o Brasil, apesar da gastança. Viaja Lulad, viaja!

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      E sobre os juros, não vai fazer nenhuma análise?

  24. Anete Araujo Guedes

    Favor verificar as taxas de juros nos outros países.

    Responda
  25. Anete Araujo Guedes

    Gastos com projetos sociais, para reerguer o que foi desmantelado no governo anterior, para cobrir o rombo nas contas públicas realizado pelo inelegível, na vã tentativa de se reeleger, das verbas e benefícios destinados à população do RS etc. Por que não dizer que grande parte do orçamento se encontra nas mãos de Lira? Das desonerações, o calote no pagamento dos impostos, na desproporcionalidade nas taxações, de uma reforma tributária e agrária impedias de acontecerem? Dos juros abusivos?

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Adalberto Otaviano Então não há mais esperança pro Olavo, né?

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Acorda! Enquanto há vida, há esperança!

    3. Anete Araujo Guedes

      *impedidas de acontecer?

  26. Flávio Taylor

    Lula não somente erra, mas insiste no erro. Essa arrogância sempre foi sua marca, o problema agora não é nem visão ideologica, mas a cegueira e teimosia quando até seus aliados pedem para ele parar. Talvez quando o dólar chegar a 7 reais(a militância vai dizer que o mercado é somente sujo e manipulador) e a inflação desandar, ele...não, não assim ele vai parar. O que é certo é que sua reeleição é praticamente impossível. O governo está péssimo.

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Adalberto Otaviano hoje o dólar subiu e a bolsa t também subiu? Pela sua explicação eu pensei que a relação entre esses dois era uma gangorra? Mas e quando o dólar caiu abaixo de R$ 5? Era porque o Lula estava falando coisas boas, então? Explica aí essa relação pra gente.

    2. Rodrigo Gerolin Santana

      Flavio Taylor mas o Lula não se reelegendo, volta o grande economista que dizia que dólar alto é bom porque assim ninguém vai pra Disney, muito menos as empregadas domésticas. E isso é bom? Será que vc está mesmo preocupado com o dólar alto?

    3. Adalberto Otaviano Luciano

      Quando fala, dolar sobe e bolsa desce. Tem um grupo enriquecendo.

    4. celso silva

      Com pleno emprego? Volta para a terra cidadão!