Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. armando moura

    O plano real estabilizou a moeda jogando os preços no teto. O efeito sobre os mais pobres é sobre a pequena indústria foi devastador. Encheram os bancos com dinheiro publico para manter a liquidez, juros subiram, nunca mais desceram. PSDB começou seu caminho para ser puxadinho do centrão. Nunca mais voltou. Chega de mentiras.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    "Eu não tenho escrúpulos! O que é bom a gente fatura! O que é ruim esconde!". (Ricúpero). Ricúpero é o ministro substituto do ministro da fazenda FHC cujo truque monetário o fez presidente. Vê-se que Folha, Globo, Estadão apagam" o ministro da fazenda Ciro Gomes após a "queda por sincericídio" de Ricupero no "Escândalo da Parabólica". O "apagão" é que Ciro foi o único crítico interno acerbo do Plano Real, que foi feito para eleger FHC. Pagamos caro a conta do Real até hoje. Juro!Tributo!Dívida!

    Responda
  3. Alberto A Neto

    "Eu não tenho escrúpulos! O que é bom a gente fatura! O que é ruim esconde!". (Ricúpero). Ricúpero é o ministro substituto do ministro da fazenda FHC cujo truque monetário o fez presidente. Vê-se que Folha, Globo, Estadão apagam" o ministro da fazenda Ciro Gomes após a "queda por sincericídio" de Ricupero no "Escândalo da Parabólica". O "apagão" é que Ciro foi o único crítico interno acerbo do Plano Real, que foi feito para eleger FHC. Pagamos caro a conta do Real até hoje. Juro!Tributo!Dívida!

    Responda
  4. Sergio Rodrigues

    Certo! Para termos serviços públicos com a qualidade dos países escandinavos, precisamos ter o rigor com a coisa pública que eles tem e cobrar impostos como eles cobram.

    Responda
  5. João Larizzatti

    Está correto. Brasil deveria parar de gastar com subsídios e privilégios dados aos mais ricos e investir dinheiro nos mais pobres.

    Responda
  6. MARIA STELA C MORATO

    Saudades desses excelentes economistas.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Saudades de vê-los no poder fazendo coisas sensatas, Rives. Mas para isso seria preciso um Presidente da República diferente do atual, alguém que entendesse alguma coisa de economia.

    2. Rives Passos

      Saudades? Eles estão aí o tempo todo. Somos produtos desses caras. Setecentos bi em serviços da dívida. Malan, Parente, Arida, Bacha, Arminio Fraga, esses caras representam a banca internacional, de banqueiros sion e não Israelenses. Escrevem por sua lógica e estudaram, todos, nos EUA. Saudades? Mas, estão aí o tempo todo "sugando" o sangue do povo brasileiro. Em que mundo a senhora vive?

    3. Rives Passos

      Saudades? Eles estão aí o tempo todo. Somos produtos desses caras. Setecentos bi em serviços da dívida. Malan, Parente, Arida, Bacha, Arminio Fraga, esses caras representam a banca internacional, de judeus e não judeus. Escrevem por sua lógica e estudaram, todos, nos EUA. Saudades? Mas, estão aí o tempo todo "sugando" o sangue do povo brasileiro. Em que mundo a senhora vive?

  7. João Perles

    Sim, é preciso cuidar do "fiscal", mas hoje mesmo a Folha publicou matéria mostrando que o Executivo federal está acelerando a liberação de bilhões de reais para "emendas parlamentares" a fim de evitar que o Congresso avacalhe e achaque a nação. Na época de FHC não existia uma Câmara de Deputados contando com 370 parlamentares dispostos a chantagear o país.

    Responda
    1. Rives Passos

      FHC comprou a reeleição nessa época? Lembra?

    2. MARIA STELA C MORATO

      Claro que exista. Inclusive o PT votou contra todas as propostas.

  8. Dionisio DeBarros

    Gustavo franco esta rico. Arminio fraga esta rico. Malan e esses outros caras que criaram a disneylandia dos juros, tambem devem estar ricos. O Brasil no entando, continua na mesma posicao que ha 3O anos atras, e isso gracas aos bons governos do PT que levaram a economia ate a 6a posicao do mundo, enquanto essa turma que posa de sabios jogou o pais na I4a colocacao entre as economias do mundo. O real foi muito bom... para poucos.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      O pior ano de Dilma foi bem, mas bem melhor que qualquer ano da dupla temer-bosonaro.

    2. César A C Sanchez

      Sério, Marcelo, que além de Lula, sua referência a mencionar seria Dilma? Por favor, cite um economista petista e qual teria sido a contribuição em economia.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado César, o presidente Lula é considerado hoje um dos maiores líderes políticos do planeta. Tem um currículo invejável, não existindo nenhum outro político brasileiro com a experiência como governante que possa sequer ser citada, com exceção da presidente Dilma. O PT tem varios economistas associados e que colaboram, cujas realizações são facilmente encontradas, mas o mais importante é que eles nunca produziram 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome.

    4. César A C Sanchez

      Hum, e qual teria sido exatamente a inovação em teoria econômica que os governos do PT implemetaram? Quais seriam os nomes dos economistas petistas que levaram a economia do Brasil à condição de "potência" ? Você teria como comprovar cientificamente? Há registro de publicações ou papers de scholars ou apenas as fanfarronices de Lulão?

  9. leonardo oliveira

    O atual governo só sabe gastar e mau. Por isto esta a afundar.

    Responda
    1. José Antônio

      Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bilhões de dólares em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de ''afundados'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' ( no Jornal do Brasil).

    2. Dionisio DeBarros

      Diga ai entao, que gastos sao esses que vc acha que deveriam ser cortados? Ou no zap eles nao te disseram como responder a uma pergunta dessas?

  10. Alberto A Neto

    "O homem é o estilo" (Lacan). Os "pais do Real" seguem a moda parabólica de Ricúpero: "Eu não tenho escrúpulos! O que é bom a gente fatura. o que é ruim esconde". Malan oculta que os "pais do real" levaram a inflação a 50% AO MÊS e fizeram um "truque": redução de 30% do salário real médio antes de 01/07/94. Depois ainda confiscaram o IR da pessoa física por 7 anos com o limite de isenção congelado, aumentarem de 22% a 32% a carga fiscal em 8 anos e decuplicarem a dívida pública de 1994 a 2002!

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Hum, contar mentiras qualquer um pode. Tipo Bolsonaro e Trump fazem. No caso dos sabujos lulopetistas, a falta de ter o que mostrar leva a esse tipo de diatribe. Lula-lá, que ninguém lembrará daqui a 10 anos.

    2. Rives Passos

      Transferindo do povo para os banqueiros internacionais. Eis nossa elite intelectual econômica (estadunidense).

  11. JOSE DONIZETE FRAGA

    Nenhum pio sobre os dispêndios com juros e serviço da dívida pública: 700 bilhões de reais ao ano!

    Responda
  12. Sergio Siqueira

    Meu pirão primeiro não deixa, Dr..

    Responda
  13. Edson José Neves Júnior

    O neoliberalismo recebeu a última pá de terra com os impactos da crise climática, causada pelo aquecimento global antropogênico, no Rio Grande do Sul esse ano. Os princípios que guiaram as reformas liberais chegaram ao fim com a emergência humana evidenciada em 2024 - isso para citar apenas uma, mais recente. O tal Malan, e asseclas, está preso à visão econômica dos anos 1980 e 1990, já sem utilidade nos dias de hoje.

    Responda
  14. Sam Duart

    Perai que te ensino a sair do atoleiro em que eu caí.

    Responda
  15. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

    Não vi nada sobre a desoneração das folhas de pagamentos de setores que não garantem geração e manutenção de empregos! Tenho que cortar gastos, mas sou obrigado a bancar certos setores! É isso mesmo??

    Responda
    1. Rives Passos

      Exatamente! Sobre desoneração, zero. Mas, tirar da saúde, educação e mesa do pobre, parece receita comum dos intelectuais formados nos states.

  16. lilian santos

    a picaretagem dos neoliberais mostra o quanto estão atrasados intectualmente, suas ideias já foram provadas no mundo como um fracasso , pois só aumentou a desigualdade, pobreza, retirou direitos dos trabalhadores e abriu as portas do esgoto da extrema direita que é uma massa de gente fracassada, e isso inclui nossos jornalistas e economistas que acham que o problema sempre é o pobre, e não uma elite que nada em privilégios, são sonegadores de impostos e não admitem que estão errados.....

    Responda
    1. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

      Perfeito! Não lhes interessa algo que venha contribuir na redução da desigualdade, a supremacia empresarial e política tem que prevalecer a qualquer custo! Comentei que em nenhum momento algo foi dito sobre a desoneração das folhas de pagamento para setores que não garantem nem aumento e muito menos garantia de empregos, mas que geram um rombo bilionário nas contas do governo! Aí vem economista achando que existe mágica para revisão de gastos!!

  17. Eduardo Elói

    Revisão com os gastos da dívida pública, o sr quis dizer. Não? A economia é matemática só no do povo? A matemática na economia não enxerga gastos com os muito ricos? Muitíssimo interessante. Essa ladainha é velha, meu!

    Responda
  18. Rives Passos

    Replicando comentário leitor abaixo: "Nenhuma palavra sobre os setecentos bilhões de reais do orçamento, gastos com juros e serviço da dívida pública! Setecentos bilhões drenados para uma gente que não produz um prego!". Na linha do que escrevi abaixo sobre intelectuais formados pela banca nos EUA. Educação libertadora: é o que precisamos.

    Responda
  19. Rives Passos

    Replicando comentário leitor abaixo: "Nenhuma palavra sobre os 700 bilhões de reais do orçamento, gastos com juros e serviço da dívida pública! 700 bilhões drenados para uma gente que não produz um prego!". Na linha do que escrevi abaixo sobre intelectuais formados pela banca nos EUA. Educação libertadora: é o que precisamos.

    Responda
  20. REINALDO BORRAJO SERRA

    O Brasil, por seus gênios depositários (deturpadores dos gênios criadores), extrapola às "mentes brilhantes" agraciadas com o Nobel e destrói gradativamente tudo o que a duras penas conquistou no plano econômico. A polarização permanente que afasta a unanimidade em se tratando de interesse nacional , a incompetência ou desinteresse de todos os sucessores de FHC, enfim, urge, antes que seja tarde, uma união em função do bem comum para evitarmos um retrocesso impeditivo da sonhada reconstrução.

    Responda
  21. César A C Sanchez

    Hoje o Brasil comemora 30 anos da conquista da estabilidade monetária. Ninguém questiona quem montou a equipe brilhante e coordenou o processo que mais fortaleceu a democracia brasileira: FHC. Já Lula saiu da cadeia e não mostra que legado pretende deixar ao país para ser lembrado e celebrado. Politicagem é não ganha espaço em livros de História.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      FHC deixou o país quebrado: refém do FMI, inflação em dois dígitos, doze por cento de desempregados, quase sem reservas cambiais e venda de estatais a preço de banana. Já Lula triplicou o PIB, aumentou por 10 as reservas cambiais e levou o país à posição de sétima economia mundial. Que diferença, não ?

    2. José Antônio

      Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pretexto de sanear as finanças e aumentar o crescimento

    3. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

      Você pode até detestar o Lula, isso só mostra quem você é! Mas, o povão, a massa, que provavelmente lhe incomoda, conhece o legado que ele JÁ deixou há muito tempo! Não à toa foi reeleito para seu terceiro mandato, apesar de toda a armação!!

    4. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

      Você foi muito infeliz! Podes até não gostar do Lula, mas daí debochar e negar o legado que Lula JÁ deixou para o país, é de uma postura sem propósito! Você demonstra muito bem por quem torce, mas aí já é um problema estrutural seu! Deus te abençoe!!

    5. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

      Você foi muito infeliz neste comentário! Podes até não gostar do Lula, mas daí debochar e negar o legado que Lula JÁ deixou para o país, é de uma postura irracional! Nem vou continuar, você demonstra muito bem por quem torce!! Aí já é problema funcional seu! Deus te abençoe!!

  22. Rives Passos

    O povo brasileiro trabalha e é massacrado para pagar juros a banca internacional e nacional. Mas, os "intelectuais" saídos de Harvard, MIT, Yale, e bancados pela banca impõe "as regras massacrantes ao brasileiro". Ah! Se a educação fosse libertadora no Brasil! Por isso odeiam Paulo Freire e Dom Helder Câmara. Sobre dívida sugiro ler Maria Lúcia Fetorelli.

    Responda
  23. Dionisio DeBarros

    A questao dos juros e da divida interna foi muito mal gerenciada por essa turma que hoje toma credito pelo plano real. Devido a desastrosa adminstracao, Brasil hoje tem divida interna do tamanho do pib e compromete metado do orcamento para pagar juros e prestacoes da divida. Nao consegue progredir. Como considerar isso uma vitoria, quando o pais nao consegue sair da estagnacao?

    Responda
  24. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

    Há décadas ouço, leio... que o grande mal do Brasil são os gastos públicos. Essa problemática precisaria ser estudo de caso. Com certeza gastos públicos são necessários ema máquina pública existe para isso. Mas os gastos não são com os servidores públicos, principalmente da Educação, Segurança e Saúde, sobretudo com professores, médicos e policiais. Os maiores gastos são com os parlamentares, juízes e altos escalões. Verdadeiros que vivem das benesses do Estado.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Mais da metade do orçamento vai para pagar juros da dívida. Se o Banco Central mantém juros altos, o dinheiro dos impostos vai na maior parte para pagar juros exorbitantes dos q compram papéis do governo. Ou seja, os especuladores amigos do Roberto Campos.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      O maior gasto público é com o pagamento e amortização da dívida pública, agravado com a manutenção dos juros altos, o que é apoiado por toda elite escravocrata brasileira e sua porta-voz, a imprensa. Ninguém fala em tornar a estrutura tributária de regressiva para progressiva. Ninguém toca no assunto de rever as bilionárias isenções fiscais, que beneficiam, inclusive, esta Folha. Ninguém fala dos privilégios obscenos dos militares e do Judiciário. A "revisão de gastos" sempre cai no pobre.

  25. Ivo Ferreira

    Mais um que quer prejudicar deus Lula. Como assim, cortar gastos?!?!

    Responda
  26. João Leite Leite

    Precisa conter os gastos exagerados na política. R$53 bilhões para o governo comprar apoio dos parlamentares para os parlamentares poder comprar apoio de prefeitos e vereadores é crime legalizado que já levou toda a cúpula do governo a condenação e prisão. Dinheiro público para políticos fazer campanha e para sustentar partidos políticos é muita maldade com o povo trabalhador que paga mais de 60% de impostos para sustentar a pobreza e os abusos econômicos dos políticos.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Culpa do Bozo que entregou o orçamento para o Lira. Agora Lira chantageia o governo. Ou paga as emendas ou ele veta todos os projetos do governo.

  27. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Vamos ver se ele fecha a boca porque parece que vai dar uma entrevista Qualquer bobagem sofreremos as consequências

    Responda
  28. Zelis Pereira S Junqueira P F

    PT nunca teve compromisso com gastos. Hoje o que estamos vendo é a população sem paciência.

    Responda
    1. Rives Passos

      Você tem compromisso com os bancos internacionais que vampirizam o povo brasileiro?

    2. Dionisio DeBarros

      População quem, filho? Desemprego está baixo, inflação baixa, crescimento bom. Do que vc está falando?

  29. Rives Passos

    A Folha Pan, do PSDB de Aécim pó de Cláudio Aeroporto fazenda dele, entrevista Malan, Campos Neto, Arminio Fraga, Pérsio Árida, Edmar Bacha. Só os economistas "esmaga povo". Esse já foi um jornal sério? Depois que soube que apoiou a ditadura.. até ter sua redação invadida. Difícil mesmo!

    Responda
  30. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Temos que reduzir são os juros pagos à banca internacional .

    Responda
  31. Rives Passos

    Acho possivel e cívico discutir revisão de gastos. Mas, não me parece inteligente fazer isso com o pior congresso da história. Liras, bozos, partido velho podre, raspacaneco, chupetinha, ..

    Responda
  32. jose ferreira

    Cada comentário bizonho por aqui . O plano real nos salvou do abismo inflacionário e ainda querem comparar o intelectual , erudito e professor FHC com o iletrado atual.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      FHC deixou o país quebrado: refém do FMI, inflação em dois dígitos, doze por cento de desempregados, quase sem reservas cambiais e venda de estatais a preço de banana. Já Lula triplicou o PIB, aumentou por 10 as reservas cambiais e levou o país à posição de sétima economia mundial. Nem dá para comparar....

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Sob o governo Lula, o Brasil voltou a ser a 8 economia mundial (depois de ter caído para a 14, sob Bolsonaro), a inflação é a menor em 10 anos, o desemprego é o menor em 10 anos (apenas neste ano foram criados 1 milhão de novos empregos), a renda média do trabalhador aumentou, o preço dos combustíveis caiu. Sob Bolsonaro hava 33 milhões de brasileiros passando fome (quem tinha algum dinheiro compra osso e sebo), 700 mil brasileiros morreram de covid.

    3. Dionisio DeBarros

      País está a beira do abismo econômico por causa desses caras e ainda vem aqui considera los como heróis? Colocaram juros a 4S% pagamos o preço dessa incompetência por trinta anos.

    4. Rives Passos

      "Esqueçam tudo o que escrevi". Eis o seu "intelectual". Por favor!

  33. Rives Passos

    Malan, pq insistem em "bater" nos mais pobres? Pq é mais fácil? Querem tirar da saúde, educação, mesa? A tributação grandes fortunas é prevista na CF. Pq nenhuma palavra? Trocamos dezenas de toneladas de ferro por um celular. Fomento a indústria com apoio governamental me parece essencial, como política de médio e longo prazos. Mas, histórica

    Responda
    1. Rives Passos

      mente, nossos "intelectuais" bancados pelo poder econômico (estrangeiro) parecem preferir o "b"rasil fazendão.

  34. Dionisio DeBarros

    Brasil era a 8a economia do mundo quando Malan começou seu trabalho no governo. Ao final do mandato de Malan, o país tinha caído para a I4a posição econômica mundial. Chamar Malan de incompetente eh um elogio. Sua atuação na economia foi total desastre

    Responda
  35. JOSE DONIZETE FRAGA

    Nenhuma palavra sobre os 700 bilhões de reais do orçamento, gastos com juros e serviço da dívida pública! 700 bilhões drenados para uma gente que não produz um prego!

    Responda
  36. Eduardo Freitas

    Políticos laddrões de cofres públicos e revisão de gastos não combina.

    Responda
  37. Dionisio DeBarros

    Plano real tem sido um fracasso. Brasil não avançou nem um milímetro desde a implantação do plano, continua na mesma posição. País trocou inflação por dívida e juros altos que hoje ameaçam descarrilhar a economia mais uma vez. Malan, Arminio, Gustavo franco e campos neto são os responsáveis por esse caos. Não ha o que comemorar.

    Responda
  38. Carlos Eduardo Cunha

    Devemos lembrar que Lula e o PT foram contra a constituição e contra o Plano Real pois a super inflação os beneficiava nos votos de protesto dos mais prejudicados, o que persiste atê hoje . Pouco entendem de economia e depois de 17 anos de poder entregam o que está aí. Governo inchado nos 3 poderes e a economia frágil e descontrolada.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Frágil e descontrolada ? Inflação baixa, investimentos chegando a rodo e desemprego baixo.

  39. Valter Iwai

    O equilíbrio fiscal é e sempre foi necessário. O problema é escolher quem serão os perdedores.

    Responda
  40. MARIA F LUPORINI

    Corte de Gastos = cortes nas aposentadorias e pensões do INSS, educação pública, saúde pública, assistência social.... Diga não ao corte de gastos.

    Responda
  41. Luiz Reichmann

    sim, agora precisamos mesmo rever... Pedro onde vc vai eu também vou, mas tudo acaba onde começou...

    Responda
  42. Luiz Reichmann

    ...o que procuram dizer é que esta indo ha muito por agua abaixo o Plano Real. No inicio o litro da gasolina custava R$0,50, Hoje R$6,50. Da impressão que até os idealizadores querem que acabe logo por terem tido muito trabalho que foi gradativamente jogado fora pelos Governos posteriores...mas vamos revisar, quem sabe da para gastar mais

    Responda
    1. Paulo Augusto

      E quanto era o custo do barril de petróleo e quanto era o dólar naquela época ? Faça a comparação correta.

  43. Marcelo Masiero

    A Folha saudosista, desencavando o neolítico econômico para bater no atual governo. Ridículo!

    Responda
  44. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "Brasil precisa adotar revisão de gastos para concluir Plano Real, afirma Pedro Malan." Só agora?

    Responda
  45. Luiz Reichmann

    Todos sabem que o problema desse País que não é sério é a Roubalheira desenfreada, roubalheira legal e a ilegal, desenfreadas...

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      e se for para concluir, significa que está no fim... porque no seu inicio, a litro da gasolina era 0,50 centavos e era fácil juntar 10 reais (20 litros), hoje vale 1,7 litros! Revisão de gastos ou de intenções, do Rol pela importância deveria ser. Não seria rever, mas sim reduzir os gastos infrutíferos e a rouba lheira legal!

  46. Antonio Pimentel Pereira

    Um dado chama a atenção e muda a vida pq vivi isso, é mt diferente o governo captar sem limites e só crescendo um terço do pib em impostos, no início do real era um quarto, o dinheiro dava pra tudo e sobrava pra investimentos, no governo tbm, hj só se vive pra pagar contas e o governo tbm, ampliou mt o gasto, é o governo grátis e a lei fiscal não é cumprida, os tribunais de contas fazem de conta, a polícia e a justiça corrupta não pune, os gestores corruptos jogam solto, nação em declínio

    Responda
  47. Marcelo Silva Teixeira

    Brasil precisa ter liberdade financeira para investir em sua infra-estrutura par ase tornar uma potência e não ficar adotando torniquetes fiscais que apenas estrangulam o país a Lei de responsabilidade fiscal é uma das piores coisas que temos, ela restringe os investimentos mas libera geral par aos bancos fazerem a festa

    Responda
  48. José Tadeu Saraiva

    Parabéns ao Plano Real!! Que venham mais 30 60 anos...

    Responda
  49. armando moura

    estabilizaram o valor da moeda, transferindo os custos para as classes mais sofridas (combater a inflaçao para proteger os mais pobres, contem outra), encheram os bancos com dinheiro publico, que voltam com juros altissimos e arrasaram com a pequena industria da grande são paulo, gerando um tsunami de desempregados que tiraram o psdb do poder. Faltou ao plano real um plano de pouso e resgaste dos mais pobres, tinha objetivo mas não tinha direção, coisa de qideostra.

    Responda
  50. Lucas Monteiro

    Po, ces fazem materia de economia e não sabem escrever o sobrenome dos economistas?

    Responda