Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Nós, brasileiros, sempre nos orgulhamos de nossa criatividade e bom humor. Nós, conhecidos pelo jeitinho brasileiro e sorriso fácil, adoramos contar piadas sobre nossos colonizadores portugueses, sempre retratados como pouco espertos, cometendo gafes e tropeçando em suas próprias trapalhadas. Mas diante dos resultados do Pisa, proponho mudar a abordagem e substituir as piadas de portugueses por piadas de brasileiros. Sejamos francos, enquanto ríamos deles, eles estavam ocupando em estudar.

    Responda
  2. Wilson Luiz Antonio

    Quem manda de verdade no Brasil, desde sempre e ao que parece, para sempre, são os gulosos Faria Limers e o reacionário Centrão. E a população continua os reelegendo, bem como aceitando o cassino financeiro. Enquanto não tivermos um CN decente e um mercado financeiro civilizado, os presidentes nunca terão força, e não teremos um país decente em campo algum.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      O obstinado Daniel Marques insiste na retórica de culpar de tudo o PT, período em que chegamos a ser a sexta Economia do Mundo, esquecendo que o Brasil teve 130 anos de direita radical, com alguns lapsos de governos mais ou menos de centro e com diversos golpes contra a democracia e investimento alto na conservação de privilégios. Seus comentários são míopes, datados e enfadonhos.

    2. Daniel Marques

      Aquela velha narrativa mofada para se eximir das falhas petistas. Dos ultimos 20 anos, 14 anos foram de governos de esquerda, com CN a favor (Mensalão) e só regredimos em educação. Que tal parar de jogar a culpa nos outros e cobrar o chefe do executivo e o ministro da Educação?

  3. José Cardoso

    Qualquer diagnóstico deve olhar um pouco também fora do Brasil. Argentina, Colômbia e México nos fazem companhia na rabeira do Pisa. Talvez sejamos em média mais burros mesmo, fazer o que?

    Responda
    1. raul de jesus duarte

      Sim, o Brasileiro médio tem a capacidade cognitiva limitada, esse negócio que todo mundo é igual e balela, uns são melhores e mais inteligentes que outros, uns nascem para quebrar pedras e outros para o sucesso profissional, o politicamente correto naõ deixa que isso seja dito, mas é a verdade.

    2. Cida Sepulveda

      Que absurdo. Falta de vontade política de quaisquer governo para mudar situação.

  4. RENATO Dias

    Como o PT tem a exclusividade ou até monopólio quando o assunto é educação. O CASE da Bahia, é um bom "exemplo" da preocupação Petista com a educação de qualidade: Nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Bahia apresentou, o 22º pior Ideb entre os estados brasileiros (4,9). Nos anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o estado obteve o 24º pior resultado (3,8 e 3,2, respectivamente). Estamos falando do Estado que é 7a economia do país, governado pelo PT nos últimos 18 anos.

    Responda
  5. Ricardo Ferreira

    Com todo o respeito a esses profissionais, mas um país onde um policial rodoviário ganha mais que um professor, tem algo estranho.

    Responda
    1. Cida Sepulveda

      Se salário garantisse valores nossos políticos seriam os melhores do mundo. O buraco é mais embaixo.

  6. Celso Augusto Coccaro Filho

    Logo no começo do texto se estranha o sumiço da esperteza e do jeitinho brasileiro. Pelo contrário, eles continuam presentes e estão cada vez mais fortes. Só não devem ser confundidos com criatividade, como o fez a articulista.

    Responda
  7. Fatima Marinho

    Esse resultado mostra que não se pode cortar verba para educação como quer o mercado e esse jornal.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      dinheiro nao eh tudo, mas ajuda a levar um bom projeto adiante.

    2. Cida Sepulveda

      Não é só questão de dinheiro, mas de valores.

  8. Evandro Brito

    Em um país onde metade votou no "mito" Esperar o quê?

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      A absoluta falta de criatividade é comprovada pelo fato de que a outra metade da população votou no Lula. Estamos mesmo muito mal.

  9. Daniel Guedes

    O premiadíssimo filme "Parasita" mostra o avançado grau de dignidade que vive a população sul-coreana, "o grande exemplo a ser alcançado".

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Prudência seu Daniel. Mesmo nos kdramas você pode ver a situação ruim dos professores d Coreia d Sul: baixos salários, maioria jovens professoras e temporárias. Sugiro ver Black Dog,teachers ou Cachorro preto Netflix. E o desalento, concorrência, nepotismo, assédios, depois d curso superior em: Dr Romantico, Vida Incompleta, Dra Chá, Meu diário p liberdade. A discriminação d mulher é criminosa, pressao p casar ter filhos largar a formaçao

    2. Rodrigo Castro

      E você vai julgar toda uma nação por um filme que mostra um recorte (e ainda assim, do tipo feito para exagerar e chocar)? Eu estive em Seoul 2 vezes e vi com meus próprios olhos como eles vivem. E você? Por fim, esse seu comentário tem por objetivo dizer que estamos bem assim mesmo, obrigado?

  10. Raildo Alencar

    O texto estava indo bem até falar superficializar e romantizar o desenvolvimento da Coréia do Sul. Pecou também em não tocar na mercantilização da educação, fator esse importante para explicar e deficiência estrutural.

    Responda
  11. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Gostaria de ter a esperança que autora demonstra aqui. Mas não vejo, em nossa classe política que disputa o poder, nenhuma vontade de fazer valer a educação neste País.

    Responda
  12. Peter Janos Wechsler

    "Ler é chato e dá sono".

    Responda
    1. Fernando Jose da Costa Brito

      "A educação militar é a correta"

  13. daniela veit barreto

    Excelente texto. Que o mau resultado seja um fator mobilizador para as mudanças necessárias.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O mau resultado é a prova do sucesso da classe política brasileira.

  14. Raymundo de Lima Lima

    Exato. Faltou acrescentar fetiche d extrema-direita p/ ensino escolar: escolas cívico-militares,escola-sem-partido, ensino-em-casa ou o pomposo 'homescholling'. Governo petista pelo menos criou alguns mecanismos: ENEN, Bolsa Família, ministro d educação com bom curriculo, etc. Lembrar dos troca-trocas d ministros bolsofrênicos: um colombiano, pastor-negociata, secretários ed charlatães ou pró-privatização d escolas públicas, xingar PauloFreire, odiar professores,etc

    Responda
    1. Daniel Marques

      Bela narrativa, pena que é mentirosa. Enem foi criado pelo FHC. Bolsa familia é evolução do bolsa escola, programa de transferencia de renda condicionado à educação, criado pelo grande Cristovam Buarque quando era governador do DF. Voce deveria ter citado o Ideb, este sim uma boa criação dos governos petistas.

    2. Hermes Yaly

      Pedi para remover meu comentário abaixo. Discordo dos seus pontos de vista mas o tom da minha réplica foi inadequado.

    3. raul de jesus duarte

      Prefiro o Homeschooling a mandar meu filho para escola pública onde qualquer maconheiro esquerdista pode dar aula.

    4. Hermes Yaly

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Wilson Luiz Antonio

      Disse tudo. Sintetizou à perfeição o plano bozista para a educação.

  15. Fabrício Schweitzer

    Sem a esperteza e o jeitinho brasileiro, a criatividade, fruto do conhecimento, que é fruto de muita arte/educação, sobram o emburrecimento, a imbecilização, a violência e a extrema direita. Os elementos que compõem o conjunto do saldo estão intimamente ligados.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Texto truncado acima. Sem a esperteza e o jeitinho brasileiro, a criatividade, fruto de muito conhecimento, que é fruto de muita arte/educação, inexiste, mas sobram...

  16. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Essa mediocridade é bem explorada por identitários. Governo não forma bons professores, não os avalia, não controla a qualidade do ensino, não tem compromisso com alta qualidade. Só tem compromisso com seus interesses eleitoreiros.

    Responda
    1. luiz fonseca

      Não é o governo que forma professores, eles são formados em universidades, a maioria das quais, privadas, de baixo nível.

    2. Felipe Araújo Braga

      Os melhores professores são formados nas universidades públicas. Mas a maioria é formada em faculdades privadas EaD, por isso a situação.

  17. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    O que esperar de um país que mais de 80% da população votou no Lula ou Bolsonaro??

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Rapaz, quem manda no Brasil desde sempre e, ao que parece, para sempre, é o reacionário Centrão. E a população continua os reelegendo. Enquanto não tivermos um CN decente não teremos um país decente em nenhum campo.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. E pior, brigam apaixonadamente por um ou outro.

    3. Raymundo de Lima Lima

      Eis a mentalidade d comentários como este sobre ensino escolar. 70% d leitores não sabem ler e compreender um texto com dados, como acima.

  18. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Método Paulo Freire e Lula petismo foram a pá de cal .

    Responda
    1. Fernando Jose da Costa Brito

      Onde você repara o método Paulo Freire ??

    2. marilza abrahão

      Décadas de descaso com a educação, experiências como as que propõe a extrema-direita, enterram qualquer perspectiva de melhoria educacional. Entregar a educação a militares, arrochar as universidades, promover a péssima educação privada, tudo isso enterram a esperança na Ed brasileira

    3. Felipe Araújo Braga

      Sim, nosso exemplo de inteligência é o Bolsonarismo criacionista e saudoso da ditadura militar.

    4. Amarildo Caetano

      Paulo Freire foi premiado pela ONU com seu método . Provavelmente você não o conhece .Não acredite nas tias do Zapp.

    5. Raymundo de Lima Lima

      'Sapere aude' Kant, ouse pensar por si próprio ou por fontes dignas e consistentes. Evite repetir o q lhe pregam. Uma coisa é Paulo Freire outra é seu método d alfabetização, aplicado até nos Estados Unidos. Estude para não passar por ridículo extremista-direita.

  19. Hermes Yaly

    "A crise na educação brasileira não é uma crise, é um projeto" - Darcy Ribeiro. Um projeto que segue inabalável seja qual for a orientação política do governante. O PISA é aplicado desde 2000 e seus números demonstram que a educação não é prioridade nem para a direita nem para a esquerda.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Precisamente!

  20. Vanderlei Nogueira

    Por exemplo, quanto tempo o nativo Europeu levou para se tornar cidadão civilizado? Se forçar adianta ?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O nativo europeu é ancestral seu. Nada há a forçar. Basta cumprir o óbvio, ao pelo menos não atrapalhar. Currículo escolar adequado é transmissão e absorção de conhecimento com finalidade. Discussões sobre se Monteiro Lobato é racista ou a 'inclusão' da tal linguagem neutra a nada se prestam. Crianças têm de aprender conteúdos com valia operacional à vida. E isso não se resolve com títulos de graduação superior a semi alfabetizados.

  21. Vanderlei Nogueira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. marilza abrahão

      O algoritmo da moderação é tão burra Qto…

    2. marilza abrahão

      Vou fingir que li isso: supra sumo da ignorância extremista.

    3. Maria Lopes

      Fiquei tranquilo, vc está está bem seguro por aqui.

    4. Ivoney Melo

      Estranha a opinião acima. Parece racismo e classismo. A maioria da população deve continuar pobre e excluída? É essa a solução p os problemas do Brasil? Q pensamento torto!