Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Olhando o mapa dos resultados, é impressionante como Paris difere de quase todo o resto da França. Praticamente só lá a direita é fraca. O panorama dos EUA é semelhante, com a costa leste e oeste e algumas grandes cidades do interior democratas, em meio a um mar republicano.

    Responda
  2. Jose Souza

    Discordo completamente. Macron fez um lance de enxadrista senior, genial. Os franceses serão obrigados a viver por alguns dias com a probabilidade das alternativas ao governos centrista e equilibrado de Macron. Vão mudar de ideia no 2o. turno ou amargar período ainda pior se insistirem nos extremos. Boa Macron.

    Responda
  3. RAULAND BORBA BATISTA

    Aqui no Brasil a direita ganhou com Bolsonaro , mas não estava preparada para isso. Bolsonaro queria por queria entregar o poder aos militares. Já Lula 3 vai levado seu governo que beira a mediocridade . Lula e Mácron vão morrer abraçados , junto com a democracia .

    Responda
  4. adenor Dias

    Qualquer ideologia política que me prometer melhora de vida, e não me entrega tal promessa, eu suponho que erei no meu voto. Por isso o povo está sempre ofuscado com o governo atual. Nenhuma ideologia política tem o poder de agradar gregos e troianos. Nenhum poder político pode, falar a verdade! Quem falar a verdade, desagradará a maioria. Se ficarmos estacionado no mesmo estado social de antes, ou melhorar pouca coisa, para muitos é motivo de decepção...

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Europa direitista vive do "na falta de pão, primeiro os meus" !!

    Responda
  6. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Muito boa reflexão, só para variar, né? Hélio não falha nunca.

    Responda
  7. Flávio Taylor

    Se a esquerda não errasse e mentisse tanto, e se a Direita fosse menos inoperante, a extrema direita nem existiria. É um horror, mas o mundo está indo para a radicalização total. Trump já está eleito.

    Responda
  8. Adroaldo Raimundo da Silva Freitas

    Giorgia Meloni, Milei, Marine Le Pen, Trump, Bolsonaro… Será que o modelo de democracia no Ocidente vem rateando? Por que será que um percentual cada vez maior de membros da sociedade insiste em votar nesses caras que vocês taxam de fascistas’? Por que é que vocês no se interrogam sobre isto e sobre a suposta representatividade do atual modelo? Seria mais lúcido.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Ninguém quer admitir que o atual sistema econômico falhou fragorosamente em resolver os problemas da desigualdade social, pelo contrário, aprofundou-a. As promessas do mercado como fautor do bem estado social revelou-se uma baita falácia. Assim, desvinculando a política do econômico só fez emergir o descontentamento com tudo e todos, palco fértil para o discurso de hoddio

    2. Nelson Franco Jobim

      Está rateando por causa da desigualdade social, que desmoraliza a democracia, dando a impressão correta de que o sistema não funciona para todos. Extremistas e populistas aproveitam a crise da democracia para vender ilusões a eleitores interessados em soluções fáceis e simplistas que não existem.

  9. Alberto A Neto

    Vale lembrar a República de Weimar. O conservador e o liberal, quando chega a hora das onças beberem água, não deixam dúvidas quanto ao seu oportunismo político e conveniência ideológica própria. As discrições burguesas e de classe dirigente encontram abrigo debaixo do tapete. Abraçam a primeira nau fascista sem perder a pose e nenhuma compostura, sobretudo porque, como já ensinava Nelson Rodrigues: "Com a morte do pudor, ninguém se ruboriza mais".

    Responda
    1. marilza abrahão

      Sr. Roberto, é justamente por não ser sectário que é possível recorrer ao pensamento de Rodrigues ou de outro pensador qualquer do espectro intelectual que analisa a sociedade!

    2. Roberto Freire

      Não deixa de ser irônico você, com todo seu sectarismo de esquerda, citar Nelson Rodrigues.

  10. Manoel Marcilio Sanches

    A extrema direita de Marine Le Pen abraçou o populismo para ganhar a eleição. Se ganhar mesmo, sabemos no que vai dar. Mas desejo tudo de bom aos franceses.

    Responda
  11. Manoel Cardoso

    Prezado escritor, vai reverter no 2o turno. Trabalha a ansiedade. Extrema direita tem vida curta. Conhecemos bem isso.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Que todos os deuses te ouçam!

  12. Florentino Fernandes Junior

    Le pen esta jogando o jogo democratico. Pq ela seria extrema? Ou radical? Pq as opinioes dela diferem das suas?

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Os nazistas chegaram ao poder na Alemanha nos anos 30 via eleições. Você os considera democratas?

    2. Hernandez Piras

      Submeter-se ao jogo democrático e ser moderado são coisas distintas. OPC português submete-se ao jogo democrático: ele é moderado para você? Ignorância oy má-fé?

  13. Florentino Fernandes Junior

    Radical, extremo, sao termos invocados pra atacar quem esta no jogo democratico e pensa diferente de vc

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    Manoel, na franca, paris, quem é bem recebido é o chico leblon

    Responda
    1. Manoel Cardoso

      Vdd. Nisso eles acertaram.

  15. Florentino Fernandes Junior

    Opinar. Ele nao atacou ninguem. Nao discriminou ninguem no seu trabalho. Opinou. Intolerancia religiosa?

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Eu acho q é radical quem demite um profissional por ele opinar q é contra o aborto

    Responda
    1. marilza abrahão

      Ser radical é ir a raiz do que se está analisando, portanto esses discursos chamados radicais devem ser lidos a partir da realidade que analisam. Aí é possível ver com clareza da *verdade* que pretendem revelar. Qual radicalismo realmente da conta de explicar o fracasso do sistema capi$talista?

  17. Manoel Cardoso

    Os Brazucas que apoiam a extrema direita serão bem recebidos na França e nos Estados Unidos de Trump. Boa sorte pra eles.

    Responda
  18. Carlos Amorim

    Eu sinto falta do centro, que está disposto a avaliar as medidas e considerar se elas são certas ou erradas no mérito, e não com base em alinhamento automático com o combo preferido. Mas... por muitos anos houve praticamente um debate apenas entre centro e esquerda, as opiniões radicais da direita não eram nem apresentadas. Agora existe uma direita com coragem de defender o que acredita. A propósito a direita não é automaticamente antidemocrática ou mesmo uniforme no que defende.

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    A disputa Macron e Le Pen, não é muito diferente de Biden e Trump, o ruim e o pior, todos apoiadores do genocídio em Gaza, todos financiados por interesses que não do povo, mas de bilionários.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Gilberto Rosa, exatamente! Doações milionárias decidem os candidatos que vão competir nas eleições e consequentemente serem eleitos, um doador prometeu milhões para o candidato que anexar o que resta do território palstino na Cisjordânia, ao estado de Isreael!

  20. Gilberto Rosa

    Isto é resultado das fake news, ferramentas americanas, facebook, instagran, google, twiter, cujas fortunas dos donos mais que dobrou em 4 anos. Sem regulamentação, só piora. Vimos o que fazem com cérebros menos privilegiados, com Trump, Brexit, com o monstro da covid, das joias e dos 51 aps. O neoliberalismo não mais se sustenta como alternativa, precisam do fascismo para manter o roubo, enganar e conter o povo, ou o tal fascismo moderado da Folha, que junto com Musk ataca governo e STF.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Mas quem apoia Le Pen é Putin, não os EUA. Putin é o grande pilar da extrema-direita europeia, inclusive através da difusão de notícias falsas. Putin, seu ídolo!

  21. Lis P Junqueira Safra

    Adorei ditador mentiroso.

    Responda
  22. Lis P Junqueira Safra

    Já estava sendo rejeitado pela população. Não conseguia mais sair às ruas. Mentiu o tempo todo. Um verdadeiro palhaço. Estudantes ficaram decepcionados não entregou nada do que prometeu. Deu um tiro no pé.

    Responda
  23. Marcelo Innecco

    Acho que ele queria pular fora do governo. E que achar que ele apostou errado não vê este aspecto.

    Responda