Joel Pinheiro da Fonseca > A lição que Roma antiga poderia dar a Joe Biden Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O gado não gosta de comentários sobre as derrapadas do Biden. Afinal, por aqui temos um cidadão em pleno declÃnio.
Lá como em qualquer lugar a cadeira presidencial é tão fofa que ninguém quer levantar dela.
O estagiário, além de ter copiado argumentos da imprensa dos EUA (que circulam desde o mês passado), demonstra não distinguir o adjetivo "independente" do seu correspondente advérbio de modo...
Se tivesse lembrado de Pepe Mujica, nem precisava ir tão longe.
Joelsinho é tão ingênuo assim? O desprendimento é muito admirado nos outros (na Republica Romana ou hoje), e justamente porque é raro. E nem precisava recuar tanto no tempo, temos um José Pepe Mujica que ele não deve ter lembrado por ser de esquerda. Mas a ingenuidade aqui é acreditar que o destino do ocidente esteja na dependência da vontade de uma pessoa. A questão relevante é por que o establishment americano não se livrou de Trump, mesmo depois da invasão do capitólio.
Mais fácil Domingos só de o Trump tivesse liderado pessoalmente a invasão do capitólio.
Perfeito.
Não acho que seja tão fácil se livrar do Trump; aà vale a lógica, se não dar para vencê-lo una-se a ele ou saia do seu caminho. Sim, o Mujica é um exemplo.
Sim. Bem bobboca essa ideia dele de que no passado ("ah nos tempos áureos") as pessoas eram mais desprendida do poder do que hj. Aliás, essa é a lógica nostálgica de todo e qquer conservador/reacionário brasileiro: há um passado idÃlico que o progressismo veio destruir
Biden não vai concorrer porque quer, mas porque seu partido o escolheu. A pergunta que fica é: por que um partido que tem muitas outras opções foi levado a escolher um candidato senil? O que determinou essa escolha? A resposta me parece clara. Do ponto de vista dos grandes financiadores do partido, Biden é um candidato confiável. Entre outras coisas, isso quer dizer: apoia Is Real aconteça o que acontecer (dourando a pÃlula, é claro). Essa questão envenena a polÃtica norte-americana.
Ninguém vai obrigar o Biden a ser candidato se ele não quiser, então quer, nem que seja um pouquinho.
Não é candidato simplesmente porque tem vontade de ser, Alberto. Foi isso o que eu quis dizer.
Sim, eles querem algum mais ao centro do PD, o que faz sentido, dado o poder do eleitorado de centro na definição. Mas, a pergunta é, ele é o único? (Se for, é triste!)
Ele é candidato contra a vontade?
Pensei que sua coluna de hoje seria sobre o evento de Jordan Peterson, patrocinado pelo brasil paralelo, ao qual você compareceu. Filosofia ou autoajuda?
Eu ainda acredito em Biden. A economia é um dos principais fatores que influenciam os eleitores. Sob o comando de Biden, a economia está forte e os eleitores, satisfeitos com a sua gestão, podem virar o jogo. Ademais, muito água vai correr até as eleições. Grandes eventos, como crises internacionais, desastres naturais, ou revelações escandalosas podem mudar drasticamente o cenário polÃtico. O desempenho de Biden e Trump nos debates está superestimado.
Isso é ilusão proposital.
Pode ser Alexandre. Mas não é o que tem indicado as pesquisas e sondagens.
Em polÃtica externa, principalmente nas guerras, é um governo catastrófico.
A foto de Joe Biden ao lado do sujeito que tem o Batalhão Azov como braço direito diz muito sobre tudo isso. Soa como deboche dizer que o candidato do partido Republicano representa uma ameaça para democracia.
Eu já acho que vale o estado da nação. Inflação e desemprego em baixa, crescimento econômico, pau nos radicais islâmicos e nos russos. Pode ser até um boneco biruta de posto, desde que entregue o que importa. Deixa o Biden, que o sorriso do velhinho faz o povo trabalhar.
Em polÃtica interna, sim; em polÃtica externa, não.
Nas comemorações dos 80 anos do Dia D, Biden dava a impressão de não saber onde estava, era nÃtido. Isso me leva a pensar como os sistemas politicos atuais falham em escolher os melhores e preparados para governar e como aqueles que detém o poder, mesmo sem condições, se apegam a ele, pouco ligando para as consequencias de seus atos, vide Macron. Lembrei também do maior estadista do mundo helenico, Péricles, que após sua obra legislativa, se retirou da politica e foi viver como campones.
Joel, a lembrança sobre Ruth Ginsburg foi absolutamente preciosa como exemplo de consequências "acidentais"e desastrosas da falta de vontade de se retirar. Excelente texto.
Creio que enfrentaremos esse problema em 2026
FHC vai ser candidato, ou Sarney?
Falar que o Trump é uma ameaça a Democracia é de uma leviandade brutal, a ameaça por lá é o Partido Democrata que se tornou um verdadeiro PT de lá, só faltam quererem mudar as cores da Bandeira americana para o Vermelho, a fraude na eleição do Biden simplesmente está caindo a sua Máscara como a fraude daqui, só isso, para os "democratas" de lá e os "petistas" daqui não é Liberdade que interessa e sim liberalidade, tudo pode, até uma senhora do sexo virou uma "Dama Americana", acabou.
Barnabé, sempre lembro de vc nessa música: " não tenha tanta pressa senta aqui".
Julio está certo. E o que está derretendo é o ocidente, levado ao paroxismo por uma extrema direita socio-pata.
Sim Júlio. Bem divertido ver esse papo melliante entre dois bozolinos raivosos. E o Marques tentando fingir ser alguém civilizado tb é otima.O vácuo entre as orelhas nesses dois casos é enorme. São ótimos para darmos rosada. Um abraço
Como é costuma dizer, o papel, ou a tela, aceita qualquer baboseira. Quem mandou invadirem o capitólio para contestar o resultado eleitoral? O ocidente parece ansioso por afundar ao comando do que pior é capaz de produzir.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Caramba ! Barnabé voltando com tudo com a sua merdorragia e o Daniel Marques, "o bom moço", a defendê-lo. Faz-me rir. Essa configuração de astros só poderia mesmo acontecer na coluna de Joelzinho.
A moderação da FSP precisa urgente encontrar uma forma de conter as ofensas pessoais gratuitas. Os dois abaixo perderam a oportunidade de contra-argumentar e optaram pelo ad hominen. Por outro lado este comportamento explica muito o derretimento da esquerda a nÃvel global.
Fico imaginando o eco que se faz nessa cabeça…
Em se tratando do Biden a Roma antiga vem bem a propósito.
E no Brasil mais ainda. Temos um problema sério de senilidade no topo do poder.
Nobre colega jornalista, você colocou em palavras o que qualquer pessoa racional pensa. Agora era a hora de largar o osso.
Joelzinho vai muito bem no cópia e cola das opiniões alheias que ele coletou de bons articulistas desde o debate. Mas , como sempre, escorrega quando tenta trazer as consequências para o Brasil. Não é capaz de escrever sobre o real problema com a eventual vitória de Trump: a ascensão da extrema direita. Apenas fala na "dificuldade do ex-presidente e do atual em deixarem sucessores". Cita Roma, mas não vê um palmo à frente do nariz.
Certo foi copia e cola, um cara que chama bolsonarista de moderado, não tem cultura para trazer nem um bom baiano, quem dirá um romano.
....isso falando do conteúdo. Mas como o conteúdo não é independente de quem o produz, e a luz dos demais artigos do Joselito, sua avaliação acerca do autor chega até a ser generosa
Isso mesmo Júlio. O conteúdo (repito, o conteúdo) é fraquÃssimo. Usa de uma historinha literária (que é uma anedota e não um fato histórico) para levantar uma ideia bem boboca de que no passado haviam pessoas mais deprendidas do poder que hj e que aà estaria a questão em jogo. Fala das vantagens de uma desistência do Binden mas mal toca no essencial: a aberração que seria a eleição de um golpista socciopata de extrema direita para o comando do paÃs mais poderoso do mundo.
Impressionante o poder de sintese e analise de personalidade do petralha, comparável a uma batata. Deveria ser postulante a dirigente petista, lá eles vangloriam os incompetentes.
Seu Daniel aà embaixo é mais um na pequena turma de gado , bolsonarista disfarçado de "terceira via" (que é uma invenção da Folha), que admira Joelzinho. Pondé, Kramer, LÃvia e outras pérolas da direita ungida pela Folha. Sempre atento em defender a direita e atacar a esquerda. Sempre emprestando seu pensamento obtuso para alegrar o gado. Tá procurando emprego na Folha, moço?
Mais um na multidão que ataca o colunista e não a sua mensagem. Não percebe que a ascensão da extrema direita é fortalecida por uma esquerda fraca, demagógica e sobretudo, incapaz de formar sucessores. A sede de poder inebria os seniores e os limita a 5 metros adiante. Por estas e outras são os famosos limitados e logo somem do mapa.
Impressionante como as pessoas que não tem competência para obter um espaço na mÃdia demonstram não ter, também, educação! Inveja mata!
Tem gente velha competente, assim como tem jovens incompetentes. Joel, já pensaste em abandonar o jornalismo? Não é o seu forte, nem de perto, não fique apegado doentiamente a fama, dá uma lida nos comentários, vão te ajudar na decisão. Sei lá, talvez você ache algo que seja bom, jogo de damas, bolinhas de gude ou plantar batatas, com as mãos, como o tal romano.
Hahaha. Perfeito Gilberto
Olha só Joel, o Daniel tenta te ajudar, mas só piora, olha o nÃvel da tchurma : )
Critica mas tá aqui, comentando, gerando engajamento e ajudando a manter o Joel no topo. Chore mais, Giba, e ignore o fato de que a senilidade do rei dos pedalinhos estar contribuindo para matar a esquerda nos trópicos.
Sem dúvida, o melhor comentário! Será que Joelzinho é como seu coleguinha em mediocridade, Pondé? Que diz que não lê comentários sobre as redações do Enem que escreve aqui?
Não é etarismo. É a lei da vida. Esta na hora do Luiz, Papa e Biden ir pescar, descansar.
Quando o egoÃsmo ultrapassa o idealismo de um lÃder toda a nação perde junto com ele. Biden que teve um papel relevantissimo para o mundo precisa agora compreender suas limitações e passar o bastão para outro entrar na disputa. Caso contrário cometerá um erro histórico imperdoável.
Verdade. Faz-me recordar de FHC que manchou a própria biografia para impor o instituto da reeleição. Éramos mal preparados para eleições, depois da reeleição pioramos ainda mais.
Verdade. Faz-me recordar de FHC que manchou a própria biografia para impor o instituto da reeleição. Éramos mal preparados (e seguimos) para eleições, depois da reeleição pioramos ainda mais.
Indubitavelmente, "atingiria" diretamente paÃses periféricos.
Ainda aqui temos evidenciado, pela agudez das constatações do articulista, que os maiores males da humanidade são o orgulho (ilusão de que sou o melhor) e o egoÃsmo (eu e só eu), pais do séquito de infelicidades (vaidade, prepotência, mesquinhez, concupiscência).
Finalmente o colunista entregou um texto que justifique o salário dele. De resto, Lula III e os caciques idosos do PT parecem seguir pelo mesmo descaminho. Trágico.
A Janja dos EUA como a daqui, quer manter o EL CID de pé!
A verdade é que a extrema direita não liga pra números bons na economia, na saúde, na educação... A verdade é que ela gosta do que os extremistas falam e representam: mentira, racismo, xenofobia, machismo, ditaduras, etc.
"Toma desinfetante que o vÃrus morre." "As eleições foram fraudadas nos estados que eu perdi. Mas foram legÃtimas onde ganhei.". "Binden só empregou imigrantes clandestinos em seu governo". Acho que já são exemplos suficientes né?! E que, não por acaso, ressoam outras "verdades" ditas por aqui.
E é verdade que a esquerda adora distorcer e mentir sobre os fatos. Vergonha mundial no Pisa, fracasso no Ideb, inflação no topo da margem, divida publica recorde, deficit trilionario, queima de vacinas enquanto as pessoas morrem de dengue, corrupção em hospitais federais, mas a narrativa tá em dia.
Verdade. Só que Joelzinho passou longe de considerar isso nesse artiguinho
A verdade é q o gado vermelho bufa e mente !
Um bolsonarista moderado torcendo contra Donald Trump? Não me faça rir!
Não precisa ir tão longe. George Washington após derrotar os ingleses ignorou os pedidos para ser o primeiro presidente indireto e voltou para VirgÃnia para ser reconduzido depois ao argo de primeiro presidente. As oportunidades revelam tanto os grandes homens como os ridÃcul o los
Tem toda razão,Joel.
Trump eh mantido pelos estados atrasados do meio oeste e do Sul baseados numa economia do agro negocio e da indústria anti econômica de transformação. Não são competitivos com os estados da tecnologia e serviços. Trump vai lançar uma linha de opioides com seu nome e uma ucraniana de biquÃni no rótulo para aqueles estados. Vai convidar Putin para o golf e acabar com a guerra.
Lula é mantido pelos estados atrasados do Brasil!!
Faltou Joel contar a história de Pelé.
Michele Obama amada? Socorro .Só quem morou lá sabe. Odiada pelos trabalhadores e imigrantes legais
Uma coisa é certa, o terceiro olho do planeta não permitirá a volta do varrido Trump, em último caso será invocado a 14 emenda, entendedores entenderão, a saber os estados unidos.
Se indicasse o governador da Califórnia seria um golaço. A saber
Desistir da candidatura vai exigir muita conversa dentro do partido democrata. Mas não é um cenário tão improvável.
Os americanos têm de escolher entre o genocida e o condenado, ambos com mentes deterioradas, em um discurso, o condenado se referiu ao nome de uma deputada, pensando que estava falando sobre a vice-presidente.
Creio que a alternativa seria colocar Michelle Obama como vice, ela é amada pelos americanos e na impossibilidade de identificar continuar o governo ela assumiria e estaria sendo preparada pra já ser a futura candidata democrata com kamela de vice.. duas mulheres , seris muito bom....
Michele Obama amada pelos americanos? Quanto à vice-presidente, obteve o cargo devido a uma série de acontecimentos, primeiro foi indicada para um cargo público, depois foi indicada para ocupar o cargo de uma senadora que se aposentou antes do fim do mandato, depois disso o candidato Biden precisava de um vice-presidente mulher e ela foi a indicada ! De indicação a indicação foi galgando os degraus e se tornou vice-presidente.
Falta grandeza em muitos dos personagens históricos da atualidade. Parece que essa virtude se perdeu em meio ao narcisismo do espetáculo e à superficialidade tão caracterÃstica dos nossos tempos. Estamos afundando, mas o like é mais importante que mater o barco em bom estado.
... e a tal da lição que roma antiga poderia dar a.biden???.... Este almofadinha-puppet pró-trump é um inútil e traÃra!!!...tan desagradable!!!...
No problem. Trumpismo moderado lá (kkk)
Gostaria de entender por que motivo o autor acha que uma vitória de Trump empurraria os Estados Unidos para um precipÃcio. Trump já foi presidente e fez um governo mais ou menos "normal", sem grandes loucuras. Aliás, os Estados Unidos estão agora com um presidente demenciado e a vida segue como antes.
Para os lunáticos os outros lunáticos são mais ou menos normais. Nenhuma novidade
Vindo de você, isso não me surpreende, garanto que apoiou Bolsonaro na Cruzada dele contra as vacinas e ainda tentou me ensinar biologia.
"Vejo o desinfetante, que derruba o vÃrus em um minuto. Um minuto. Será que há alguma forma de fazer algo, como injetar ou fazer uma limpeza em uma pessoa?" (Donald Trump) - Casos de intoxicação por desinfetante crescem em NY após sugestão de Trump. "Sem grandes loucuras"?
Bip. Bozo detect...
Constatação tardia de todos. Não foram surpreendidos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A lição que Roma antiga poderia dar a Joe Biden Voltar
Comente este texto