-
Petrônio Alves Corrêa Filho
Frei Beto, D. Hélder Câmara, Padim Ciço e outros religiosos que defenderam e defendem o povo mais humilde sempre foram vistos como comunistas pelos conservadores. Muito provavelmente, Jesus também levaria essa alcunha.
-
Florentino Fernandes Junior
A tese da esquerda e das feministas é q o aborto é um direito da mulher. A qq momento. Vc concorda?
-
Florentino Fernandes Junior
Beto, abra seu coraçao e diga a verdade, nao tergiverse, o q vc realmente acha do aborto?
-
DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA
Frei Beto, você me representa. Quanta ousadia e coragem são necessárias para que um religioso católico seja tão explícito. Hipocrisia também é pecado. E o Juízo Final é prerrogativa divina. E como já ouvi em algum lugar, se os homens engravidassem o aborto já teria sido declarado direito universal a muito tempo e jamais seria considerado crime. O ônus de uma gravidez indesejada - inclusive da sua interrupção - é sempre da mulher... Vide pais ausentes. É muito injusto. É simples assim.
-
PAULA FARIA
um) como usar o título de frei, diante da excomunhão latae sententiae? dois) será que o articulista conheceu alguma mulher que não sofreu nenhum trauma psicológico advindo do aborto?
-
João Paulo Zizas
mais uma correção: a fim de fazê-las aceitar, não "de que fazê-las". Só agora percebi isso, hoje o dia foi difícil.
-
João Paulo Zizas
"Colunista", aliás, talvez seja um termo impróprio para qualificar o Betto aqui, pois, até onde sei, ele não tem coluna no jornal. O mais certo seria "articulista" ou até "escritor", já que há livros (ruins) dele publicados. Mas isso é só um detalhe. Não consigo me livrar desse inadequado hábito de escrever rápido e depois fazer correções e/ou observações...
-
João Paulo Zizas
Muito pertinentes as duas observações apresentadas no comentário da leitora Paula. O colunista nem sequer é cristão no verdadeiro sentido do termo. Quem tem conhecimento sobre a história dele sabe disso. Betto nada é além de um esquerdista que usa "Frei" no nome para passar a impressão de ter autoridade em teologia. E ele certamente sabe bem o que é o aborto, mas quer manipular as pessoas a fim de que fazê-las aceitar tergiversações ideológicas quanto ao procedimento.
-
-
Raymundo de Lima Lima
"Quantos antiabortistas já enviaram suas mulheres ou filhas, surpreendidas por uma gravidez indesejada" Acrescento entre os antiabortistas homens casados cujas amantes ficaram grávidas. A exemplo d Trump alguns pagam a amante um valor para ficar quieta, mas tem q abortar em clínicas clandestinas ou ir 'passear' na Argentina.
-
Matheus Queiroz
Falou e disse!
-
João Paulo Zizas
Frei Betto abre seu artigo favorável à interrupção deliberada da gravidez com um sofisma muito usual entre os entusiastas dela: a ideia de que aprová-la ou não é questão meramente moral e, por isso, não podem existir impedimentos legais à sua fazedura. Para ilustrar isso, atribui ao aborto situação similar à da prostituição. Mas são coisas bem diferentes. No sexo pago, há só compra de momentos de prazer. Já no desmancho, há eliminação de nascituro através de abordagem radical no corpo da mulher.
-
João Paulo Zizas
Ao reler meu comentário, percebi que o "por isso" não está muito bom devido a haver outro "isso" um pouco depois. Não gostei da repetição do "isso". Abaixo está uma versão com "portanto" no lugar de "por isso".
-
João Paulo Zizas
Ao reler meu comentário, percebi que o por isso não está muito bom devido a haver outro isso um pouco depois. Não gostei da repetição do isso. Abaixo está uma versão com portanto no lugar de por isso.
-
João Paulo Zizas
Frei Betto abre seu artigo favorável à interrupção deliberada da gravidez com um sofisma muito usual entre os entusiastas dela: a ideia de que aprová-la ou não é questão meramente moral e, portanto, não podem existir impedimentos legais à sua fazedura. Para ilustrar isso, atribui ao aborto situação similar à da prostituição. Mas são coisas bem diferentes. No sexo pago, há só compra de momentos de prazer. Já no desmancho, há eliminação de nascituro através de abordagem radical no corpo da mulher.
-
PAULA FARIA
Abordagem que leva a traumas não apenas físicos, mas também emocionais. De se responder à pergunta do articulista com outra pergunta: conhece alguém que abortou e não tem nenhum dano psicológico daí advindo?
-
-
José Cardoso
É um mal menor, exatamente. Apesar da informação genética já estar no feto, e ele ser em potencial uma criança, sua morte em certos casos é necessária para o bem estar da gestante e de sua família. Só os stakeholders podem decidir sobre isso.
-
Anete Araujo Guedes
Grande Frei Beto! Excelente escritor, pensador e humanista. Amarrou todos os pontos essenciais dessa questão que volta e meia vem nos incomodar, provocar, invadir atacar, aviltar. São os que pretendem escancarar suas virtudes à custa do martírio, do sofrimento alheio ou do alvo predileto - as mulheres.
-
Maria Lopes
Frei Beto, o senhor compensa o mal que o lado sombrio e misógino e hipócrita da Igreja na CNBB faz às mulheres e às meninas deste país. Ler seu artigo, culto, informado, compassivo, consola e dá esperança. Obrigada.
-
VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA
Gratidão pela sua reflexão, o que sinto muito é que os ignorantes da Câmara dos deputados não sabem ler e entender um texto.
-
Marcelo Magalhães
Frei Beto é uma daquelas pessoas que nos dá satisfação de ser brasileiro. É uma vida dedicada ao amor, à luta pela dignidade humana. Comecei com a leitura do livro Um Homem Torturado e nunca mais parei.
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Maravilhoso.
-
Marina Nielsen
Obrigada Frei Betto.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Quem me lê nesta ágora sabe que sou contra a legalização do aborto por associá-lo à eugenia, posto que nasci cego. Agora, tenho de concordar com Frei Beto, quando diz que muitos que são contra o aborto, defendem que bandido bom é bandido morto. Aliás lembro ao frade, que o ex-governador fluminense Sérgio Cabral, defendeu o aborto para reduzir a criminalidade nas favelas, não nos palácios. Eugenia das boas.
-
Ivo Mutzenberg
Perfeito! Excelente reflexão.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Eu queria comentar, mas fui censurado. Acho que não posso associar aborto a políticas eugenistas.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.