Comentários para:

Querem abortar o aborto

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Frei Beto, D. Hélder Câmara, Padim Ciço e outros religiosos que defenderam e defendem o povo mais humilde sempre foram vistos como comunistas pelos conservadores. Muito provavelmente, Jesus também levaria essa alcunha.

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    A tese da esquerda e das feministas é q o aborto é um direito da mulher. A qq momento. Vc concorda?

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Beto, abra seu coraçao e diga a verdade, nao tergiverse, o q vc realmente acha do aborto?

    Responda
  4. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Frei Beto, você me representa. Quanta ousadia e coragem são necessárias para que um religioso católico seja tão explícito. Hipocrisia também é pecado. E o Juízo Final é prerrogativa divina. E como já ouvi em algum lugar, se os homens engravidassem o aborto já teria sido declarado direito universal a muito tempo e jamais seria considerado crime. O ônus de uma gravidez indesejada - inclusive da sua interrupção - é sempre da mulher... Vide pais ausentes. É muito injusto. É simples assim.

    Responda
  5. PAULA FARIA

    um) como usar o título de frei, diante da excomunhão latae sententiae? dois) será que o articulista conheceu alguma mulher que não sofreu nenhum trauma psicológico advindo do aborto?

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      mais uma correção: a fim de fazê-las aceitar, não "de que fazê-las". Só agora percebi isso, hoje o dia foi difícil.

    2. João Paulo Zizas

      "Colunista", aliás, talvez seja um termo impróprio para qualificar o Betto aqui, pois, até onde sei, ele não tem coluna no jornal. O mais certo seria "articulista" ou até "escritor", já que há livros (ruins) dele publicados. Mas isso é só um detalhe. Não consigo me livrar desse inadequado hábito de escrever rápido e depois fazer correções e/ou observações...

    3. João Paulo Zizas

      Muito pertinentes as duas observações apresentadas no comentário da leitora Paula. O colunista nem sequer é cristão no verdadeiro sentido do termo. Quem tem conhecimento sobre a história dele sabe disso. Betto nada é além de um esquerdista que usa "Frei" no nome para passar a impressão de ter autoridade em teologia. E ele certamente sabe bem o que é o aborto, mas quer manipular as pessoas a fim de que fazê-las aceitar tergiversações ideológicas quanto ao procedimento.

  6. Raymundo de Lima Lima

    "Quantos antiabortistas já enviaram suas mulheres ou filhas, surpreendidas por uma gravidez indesejada" Acrescento entre os antiabortistas homens casados cujas amantes ficaram grávidas. A exemplo d Trump alguns pagam a amante um valor para ficar quieta, mas tem q abortar em clínicas clandestinas ou ir 'passear' na Argentina.

    Responda
  7. Matheus Queiroz

    Falou e disse!

    Responda
  8. João Paulo Zizas

    Frei Betto abre seu artigo favorável à interrupção deliberada da gravidez com um sofisma muito usual entre os entusiastas dela: a ideia de que aprová-la ou não é questão meramente moral e, por isso, não podem existir impedimentos legais à sua fazedura. Para ilustrar isso, atribui ao aborto situação similar à da prostituição. Mas são coisas bem diferentes. No sexo pago, há só compra de momentos de prazer. Já no desmancho, há eliminação de nascituro através de abordagem radical no corpo da mulher.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Ao reler meu comentário, percebi que o "por isso" não está muito bom devido a haver outro "isso" um pouco depois. Não gostei da repetição do "isso". Abaixo está uma versão com "portanto" no lugar de "por isso".

    2. João Paulo Zizas

      Ao reler meu comentário, percebi que o “por isso” não está muito bom devido a haver outro “isso” um pouco depois. Não gostei da repetição do “isso”. Abaixo está uma versão com “portanto” no lugar de “por isso”.

    3. João Paulo Zizas

      Frei Betto abre seu artigo favorável à interrupção deliberada da gravidez com um sofisma muito usual entre os entusiastas dela: a ideia de que aprová-la ou não é questão meramente moral e, portanto, não podem existir impedimentos legais à sua fazedura. Para ilustrar isso, atribui ao aborto situação similar à da prostituição. Mas são coisas bem diferentes. No sexo pago, há só compra de momentos de prazer. Já no desmancho, há eliminação de nascituro através de abordagem radical no corpo da mulher.

    4. PAULA FARIA

      Abordagem que leva a traumas não apenas físicos, mas também emocionais. De se responder à pergunta do articulista com outra pergunta: conhece alguém que abortou e não tem nenhum dano psicológico daí advindo?

  9. José Cardoso

    É um mal menor, exatamente. Apesar da informação genética já estar no feto, e ele ser em potencial uma criança, sua morte em certos casos é necessária para o bem estar da gestante e de sua família. Só os stakeholders podem decidir sobre isso.

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Grande Frei Beto! Excelente escritor, pensador e humanista. Amarrou todos os pontos essenciais dessa questão que volta e meia vem nos incomodar, provocar, invadir atacar, aviltar. São os que pretendem escancarar suas virtudes à custa do martírio, do sofrimento alheio ou do alvo predileto - as mulheres.

    Responda
  11. Maria Lopes

    Frei Beto, o senhor compensa o mal que o lado sombrio e misógino e hipócrita da Igreja na CNBB faz às mulheres e às meninas deste país. Ler seu artigo, culto, informado, compassivo, consola e dá esperança. Obrigada.

    Responda
  12. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Gratidão pela sua reflexão, o que sinto muito é que os ignorantes da Câmara dos deputados não sabem ler e entender um texto.

    Responda
  13. Marcelo Magalhães

    Frei Beto é uma daquelas pessoas que nos dá satisfação de ser brasileiro. É uma vida dedicada ao amor, à luta pela dignidade humana. Comecei com a leitura do livro Um Homem Torturado e nunca mais parei.

    Responda
  14. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Maravilhoso.

    Responda
  15. Marina Nielsen

    Obrigada Frei Betto.

    Responda
  16. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Quem me lê nesta ágora sabe que sou contra a legalização do aborto por associá-lo à eugenia, posto que nasci cego. Agora, tenho de concordar com Frei Beto, quando diz que muitos que são contra o aborto, defendem que bandido bom é bandido morto. Aliás lembro ao frade, que o ex-governador fluminense Sérgio Cabral, defendeu o aborto para reduzir a criminalidade nas favelas, não nos palácios. Eugenia das boas.

    Responda
  17. Ivo Mutzenberg

    Perfeito! Excelente reflexão.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eu queria comentar, mas fui censurado. Acho que não posso associar aborto a políticas eugenistas.