Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anderson Costa

    Parabéns pelo artigo. Muito bom. Engraçado alguns comentários daqui. O colunista é Nobel de Economia, mas o que vale é o grande conhecimento que eles obtém, lendo título de matéria do grupo do "zap" e videos curtos da Brasil Paralelo. Sempre chancelado por uns sujeitos que (como costumam fazer) mentem no currículo que são formados em algo.

    Responda
  2. Daniel Marques

    Assinar a FSP é ter que sustentar colunistas terrivelmente esquerdistas como o mofado Paul, Terras, Castros, Gonçalves e afins. Mas ao menos ele narra um fato. O mundo não quer mais nenhum formato de esquerda, com sua politica woke e seu estado mastodontico que não consegue se sustentar. Em 26 vai ser lindo, aliás este ano já será.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Paul Krugman esquerdista? Gesuis.

    2. Hernandez Piras

      Em suma, para chegar às suas conclusões, é preciso ser um extremista de direita, o que o liberal Paul.Krugman definitivamente não é. Aliás, cabe lembrar que a obra de Krugman, o "esquerdista mofado", foi premiada com um Novel de Economia e é um hino ao livre comércio. Livre comércio que nos EUA teve como principal verdugo um tal de Presidente Trump. O mundo é bem mais complicado do que pensam os extremistas....

    3. Hernandez Piras

      É "verdade"! Tanto asim que nesta semana a esquerda britânica deve esmagar a direita nas eleições parlamentares. E, não, o RN francês está muito longe de se opor ao "estado mastodõntico": segundo estimativas da imprensa francesa, seu programa custaria o dobro daquele do socialista Miterrand nos anos oitenta. A RN decende até mesmo, veja você, a "preferência nacional" para as empresas francesas.

  3. Francisco Neto

    Pelo que li na reportagem, a França está bem economicamente, por mais que tenha essa tal de percepção, acho que os franceses estão dando um tiro no escuro.

    Responda
  4. LUIZ COSTA

    o Paulo o que vc esta dizendo é que o eleitor tanto dos EEUU como os franceses são hipócritas são eles que votam isso é democracia ou vc prefere o Maduro??????????????????

    Responda
    1. Francisco Neto

      Não invente, Luiz, ele falou da hipocrisia dos políticos e em nenhum momento ele disse que a democracia não deve ser respeitada.

  5. Guilherme Torres Godoy

    Trump aparece com 45,5% das intenções de voto, enquanto o presidente Biden tem 40,3%. Trump 78 anos Bidem 81 anos, nem é muito grande a diferencia de idade. Ao final não se trata de competir para ser atleta das olimpiadas e sim para ser presidente do País, assim Bidem vai ganhar porque o melhor para o Mundo, Trump perde com certeza.

    Responda
  6. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Sim, o pior disso tudo são as pessoas, em grande parte, perderem a capacidade de pensar, analisar para tomar decisões. Parecem assemelhar-se com apenas as manchetes e só isso, como o celular os condiciona a se comportar. Isso nunca deu certo e a história nos mostra isso. Meu otimismo, a cada dia, é confrontado com o pessimismo expresso no ambiente político mundial. O certo é que não serei eu apenas a perder esta batalha. Tristeza à frente.

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    O crescimento do RN reflete uma sociedade cada vez mais polarizada, com um aumento das tensões entre diferentes segmentos da população. O RN tem uma plataforma fortemente nacionalista e anti-imigração, o que exacerba as divisões sociais e culturais. O desempenho robusto do RN resultará em uma pressão crescente por políticas mais rígidas de imigração e segurança, o que levará a um endurecimento das leis e políticas, com maior controle de fronteiras e restrições à imigração.

    Responda
  8. Felipe Macedo

    Todo país que se aventura elegendo a extrema direita paga um preço muito caro. Vimos isso aqui por 4 anos, há um tempo teve a tragédia do brexit no reino unido e agora também estamos vendo isso na argentina, país cujo pib está afundando

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Extrema esquerda não existe mesmo, pelo menos não no Brasil

    2. José Freitas

      Essa idéia de que existe uma "extrema direita" e uma "extrema esquerda" e que uma é melhor do que a outra é fantasiosa ou irrelevante. O que existe, na pratica, são os defensores de "mais estado" que se autodefinem como de esquerda ou "progressitas" e os defensores de "mais mercado" que se autodefinem como de direita ou "liberais".. Os argentinos estão acordando para o fracasso dos regimes de esquerda que defendem "mais estado". Acontece o mesmo na Europa como revelam as últimas eleições.

  9. José Cardoso

    Faltou dizer que a esquerda francesa promete a mesma coisa: aposentadoria mais cedo e benefícios maiores. Não entendo porque esses negacionistas contábeis porque não fazem uma coalizão...

    Responda
  10. Tadêu Santos

    A Ultradireita da França ñ é apenas ruim, é NEONAZIFASCISTA, e o jovem Bardela pra chegar onde chegou é porque usou as redes sociais pra prometer mentiras ou fakenews. Mesmo que ñ consigam o cargo de primeiro ministro, os seguidores da perigosa Le Pen, vão sujar a história da França. O Trump agora com a decisão da Suprema C se tornou um cidadão ACIMA DA LEI, se vencer a eleição dos EUA, o mundo deverá passar por tempos de um OBSCURANTISMO IDEOLÓGICO, com desdobramentos imprevisíveis...

    Responda
  11. Alexandre Pereira

    Bom, se a escolha for entre o hipócrita e o incompetente, uma olhada nos resultados das políticas inconsequentes que os aloprados impuseram à Europa e aos EUA ajudará a decidir. Enquanto a China come o mingau pelas beiradas, alucinados adubam a direita com porcas ideologias. Surpresos com a colheita? Além de inconsequentes, idiotas.

    Responda
  12. Enos Mendes

    O mundo caindo na real e os amiguinhos do Luli apavorados....

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Gado doendo o cotovelo.

  13. Beatriz Cerveira

    Retrocesso inadmissível!

    Responda
  14. NACIB HETTI

    Bom mesmo é a extrema esquerda.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Aham, agora os extremistas querem se fazer de inocentes com esse papinho de não existe extrema-esquerda. Psol, Pstu, PCO, PDT, PV, Solidariedade, todos são da extrema esquerda, mas estão tão queimados que tentam um lugar na sombra da esquerda petista corrupta.

    2. Felipe Macedo

      por sorte não temos nem extrema esquerda nem esquerda no Brasil. No máximo uma centro-esquerda e olhe lá

    3. Jose Souza

      Vocè tem direito à opinião mas extremos nunca são bons. É histórico. É humano.

  15. Eder Plates

    Falou tudo. A extrema direita ignorante, acéfala não liga pra números na economia. Liga pras pautas racistas, xenófobas, negacionistas...os Trumpistas e Minions não sabem nem em quem votam desde que estes falem sobre a ameaça "comunista" fantasiosas e o fim da "liberdade" para espalharem fale news.

    Responda
  16. jose batista

    Gado vermelho bufa e mente!

    Responda
    1. Jose Souza

      Engasgou. Deu tilt. São Brás!

  17. jose batista

    Gado vermelho bufa e mente!

    Responda
  18. jose batista

    Gado vermelho bufa e mente!

    Responda
  19. jose batista

    Gado vermelho bufa e mente!

    Responda
  20. jose batista

    Gado vermelho bufa e mente!

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Gado verde e amarelo doendo o cotovelo.

  21. Giovani Ferreira Vargas

    Puxa, Paul, você só tem palpite furado... Parece o seu ídolo, o Biden. Será sinal de demência em você também?

    Responda
  22. LUIZ luiz

    como tá dificil a midia nao tem mais jornalista neutro

    Responda
    1. Henrique Cavalleiro

      Se apoiasse a extrema direita vc o chamaria de neutro?