Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Flatland" de Edwin Abbott também trata de temas matemáticos em forma de romance e é tão interessante quanto "Alice através do Espelho". Deveria ser mais lido.

    Responda
  2. Cleomar Ribeiro

    ....formulacoes de problemas e solucoes matemáticas eram realizadss em prosa e versos no islao!!!... Algorítmos ainda tem uma genética mais em prosa e verso do que em equacors e passagens/etapas da linguagem moderna das matemáticas!... Programs de computador saos versos, sabia, pessoal???..

    Responda
  3. Carlos Lorena

    Excelente texto. E aproveito para pegar o gancho desse artigo, juntar com os dois últimos sobre Godel e lembrar do fantástico livro de Douglas Hofstadter, Godel, Escher, Bach. Qual sua classificação: matemática ou literatura? Ficção ou não-ficção? Fantasia, contos ou técnico? Fala sobre lógica, consciência ou arte e música? Resposta: sim.

    Responda
  4. Lourdes Barros

    Poxa, e o nosso Júlio César de Mello e Souza (ou: Malba Tahan)?

    Responda
  5. José Cardoso

    A matemática é como o esqueleto. Se considerada apenas como um fim em si parece uma alegoria da morte, mas por outro lado é imprescindível à vida.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... vamos pegar esta idéia para usarmos depois, pessoal???...

  6. ANA PAULA ZANELATO PEREIRA

    Artigo maravilhoso! O Filósofo Spinoza utilizou a escrita à maneira dos geômetras ao compor sua obra filosófica.

    Responda
  7. SIMONS SILVA

    Muito bom, professor! Acompanho sua coluna e comprarei seu livro. A propósito: "...ver o que outros não VEEM". Grande abraço.

    Responda
  8. Paulo Jr

    Provavelmente lerei o livro mencionado, mas aos poucos leitores que passarem por aqui, recomendo muito Dezessete Equações que Mudaram o Mundo. Um passeio por importantes momentos da História do conhecimento humano.

    Responda
  9. Eleide Goncalves

    Belo artigo, professor. Lembremo-nos também que Simone de Beauvoir concluiu a formação superior em Matemática antes de se graduar em Letras e, finalmente, Filosofia.

    Responda
  10. Vito Algirdas Sukys

    O matemático indiano Bhaskara, nascido em1.114, escreveu o tratado Lilavati ( significa formosa e bela em sânscrito), nome da sua filha. O livro trata da aritmética, de forma lúdica; foi composto em forma de poema; começa com uma saudação ao deus sabedoria, "Lovely and dear lilavati, auspiciosa donzela, diga-me qual é o quociente do produto quando dividido pelo mesmo multiplicador". Há notas em prosa.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... Sukys é o cara, né, pessoal???...

  11. Clovis Castello Miguel

    Beleza de texto . Vivemos um Uni verso de inter relações . A Matemática presente tb nas Artes . Para começar com a Proporção Áurea de Frei Lucca de Paccioli , largamente usada por Da Vinci

    Responda
  12. Sergio Akira

    Texto excepcional. Parabéns!!!

    Responda
  13. Miguel Gossn

    Belíssimo texto, Marcelo. Eu, que não sou nenhum grande conhecedor do assunto (mas vou tentando, aos poucos, conhecer melhor até onde for possível), há muito tempo vejo essas relações. Inclusive com filosofia e música. Aliás, tenho um livro sobre o tema medieval citado por você (quadrivium). Não li ainda. E por falar nisso, o seu livro de coletâneas já está na minha lista. Obrigado pelas preciosas contribuições ao público leigo.

    Responda