Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Faltou explicar se atos oficiais podem ser ilegais, ou seja, qualquer ato político do presidente é um ato oficial ainda que ilegal? A Suprema Corte definiu o que seria um ato oficial ?

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    A culpa não é só desta corte atual. Se Ruth Guinsburg tivesse se aposentado no governo Obama, a suprema corte de lá não teria maioria conservadora hoje, com 3 indicados pelo maior beneficiário desta escre ssência. Se eu fosse o Biden, eu faria o que a juíza de segunda instância perguntou para o advogado do laranjão: "O presidente não comete crime ao mandar um time especial matar um adversário político se for um ato oficial?". Biden ainda é o presidente.

    Responda
  3. Alex Sgobin

    Por Deus, mas o quê estaria preparado para uma alimária como Trump, além do capital especulativo, tão imoral e vil quanto o elemento citado??

    Responda
  4. Clemens A F Schrage

    Os presidentes dos EUA sempre estiveram acima da lei fora do país, financiando golpes, invasões militares etc. A diferença é que agora essa imunidade foi estendida a atos oficiais dentro do país. Será moleza, por exemplo, ordenar execuções de jornalistas incômodos. Os executores não teriam imunidade, mas receberiam a seguir um indulto presidencial. A suprema corte do EUA é hoje o braço jurídico do Trump.

    Responda
  5. Valdir Costa

    Não gosto do Trump , mas se um velho gagá está governando se o republicano ganhar tem que assumir. Que democracia é essa que só se um lado ganhar assume ?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem disse isso? Bozoloides tem um viés inacreditável para teorias da conspiração. Os EUA não são uma democracia verdadeira ou não tolerariam uma tentativa de golpe de estado ou mesmo uma regra que de poderes totais ao PR que tenha maioria no Congresso para não impicha-lo.

    2. José Fernando Marques

      Que democracia é essa que deixa imune e impune quem tentou destruí-la?

    3. Luiz Candido Borges

      Valdir, você está invertendo as bolas: o golpista neste jogo é o Trump, não o Binden. Este pode ser um velho gagá, mas aceitaria os resultados das urnas sem instigar uma invasão ao Congresso dos EUA.

  6. LEANDRO SCHMAEDEKE

    E o cabide não tem esses poderes, ou são exclusivos do trampa?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ele é o PR, mas se testar esse poder pode estar dando uma boa ajudinha ao Trump se este for eleito.

  7. Orasil coelho pina

    Acho que a democracia no Ocidente, único lugar do mundo onde é exercida, está em sério risco, este alimentado por ideologias de ambos os lados, direita e esquerda. OrasilSertanejo!

    Responda
  8. Paulo Silva Barbosa

    A Suprema Corte norte americana , com este julgamento decretou a infaliblidade presidencial Tornou o ocupante do cargo acima das leis e contrariando a Constituição norte americana e desrespeitando os fundadores da democracia mais longeva do mundo .

    Responda
  9. Murilo Belezia

    Os articulistas da Folha devem se ater ao que entendem e dominam, que não deve ser muito na linha atual do jornal. O título pomposo e retumbante dessa fantasia pode impressionar alguns desavisados mas a leitura mostra pura especulação. Após o debate com Trump entrou em ação a máquina que mói a candidatura Biden. "Jogue bosta na Geni" Bye, bye, Biden não significa Hello, Trump. Os assinantes temos de reclamar do nível baixo dessas especulações. É nosso dinheiro, uai!

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Não são especulações. São fatos que podem decidir a eleição.

  10. Alexandre Pereira

    Enquanto isso, em um bananal da America do Latina…

    Responda
  11. Luiz Lazzaron

    Joseph Robinette "Joe" Biden Jr nasceu em 20.11.1942 (tem 81 anos, 7 meses e 13 dias de idade). Já Donald John Trump nasceu em 14.06.1946 (tem 78 anos e 19 dias). Diferença de idade: 3 anos, 7 meses e 6 dias de diferença. Em janeiro de 2028, terá a mesma idade de Biden, hoje. Pelo que vimos até agora, Biden tem escrúpulos suficentes para não se meter em encrencas, o que já é uma solução. Já o que poderá acontecer com Trump, de volta ao poder? Ninguém sabe.... Que Deus nos livre do Apocalipse!

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Verdade. A serenidade - e a firmeza - caracterizam Biden. Trump é prepotente que pensa - junto com muitos aooiador@s - poder transformar democracia em autocracia.

  12. Raymundo de Lima Lima

    Este Trump foi aquele presidente q mandou a população injetar detergente ou sabão líquido para eliminar o coronavirus? Hummm

    Responda
  13. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Democracia podre a americana. Não são exemplo para nada.

    Responda
    1. Itamar Perenha

      Politico nos EUA vive arrecadando. Os Comitês dos Partidos funcionam o tempo todo assim. Sabe-se lá o que tem nessa feijoada.

  14. NACIB HETTI

    A arquitetura do poder nos EUA foi projetada pelas grandes corporações. Não depende do presidente de ocasião.

    Responda
  15. Tadêu Santos

    ATÉ A "DEMOCRACIA AMERICANA NÃO TÃO DEMOCRÁTICA", não é porque seu sistema político ou ideológico é mais capitalista ou liberal, sendo terrivelmente conservador, basta ver adecisão da Suprema Corte em dar imunidade e impunidade ao condenado Trump. Uma total insensatez parcial em favor de um loco maluco doido!!!

    Responda
  16. Leandro Eustáquio da Silva

    Tá preparada pro idoso e anêmico Biden......

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Está preparada para quem a encare com um mínimo de responsabilidade. Trump está abaixo do mínimo.

  17. José Cardoso

    A mídia faz parecer que só há o Kennedy como terceiro candidato mas há vários outros. Se os americanos elegerem o Trump não será por mera rejeição ao Biden. Não faltam opções bem razoáveis.

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Poi Zé. E se tiver maioria congressual, impedimento algum chega a retirá-l@ do trono. Dona Sotomayor tem peito e célebro, tô com ela e não abro.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Infelizmente, concordo com Estela. Qualquer país democrático carrega na no seu corpo-sombrio uma potencial republiqueta d bananas. Na politica a paixão tem mais poder d q a razão e a ética, já previa Platão em A república. Isso vale hoje para Estados Unidos, França, Portugal, Alemanha, Argentina, enfim, a esperança é passado 4 ou 5 anos, sem golpe, o povo pode optar por outro governo menos pior.

    2. Estela Najberg

      É seu Marcos, os EUA estão provando do próprio veneno. De tanto estimular a formação de república de bananas, acabou se transformando em mais uma.

  19. Marcus Machado

    As pessoas que votam nesses sujeitos esperam lucrar junto com eles, ganhando também poder e dinheiro. Só por isso. Mais nada.

    Responda
  20. Julio Moreira

    Isso mostra a decadência da "democracia" dos u.s.a.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Nos últimos setenta anos eu escuto a mesma ladainha: a democracia dos EUA está em decadência. Pelo visto é uma democracia mara.

    2. Marcus Machado

      A decadência do ser humano em geral.

  21. Igor Cornelsen

    A Suprema Corte americana transformou o presidente americano num rei com poderes imperiais. Com essa interpretação da lei, Hitler não seria condenado por crime algum, pois todos os seus crimes foram cometidos com ele legitimamente no poder.

    Responda
  22. Carlos Amorim

    Por que toda essa certeza que Trump quer ser um rei que encerre a democracia? Ele terá 82 anos na próxima eleição, nenhum dos seus filhos está na política.

    Responda
  23. Felipe Macedo

    A extrema direita mundial usa dos próprios princípios democráticos para destruir a democracia. É uma espécie de "hackeamento". Os EUA vão aprender isso da pior forma. China e Russia agradecem

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Não vejo a esquerda brasileira tentando dar golpe de estado, fera. E acusar do que vcs fazem não funciona mais. O povo viu isso em 8 de janeiro

    2. Alexandre Pereira

      Da mesma forma que a esquerda?kkkkk

  24. LUIS PASSEGGI

    Perguntas fundamentais: quem é que vota em Trump ou em Meloni, ou em Marine Le Pen ou em Bolsonaro, ou em Milei? Por que eles ganham ou tem adesão? Quais as razões? Imitar mugidos ou chamar de extrema/ultra direita, facistas, etc, etc, não adianta muito, pelo visto. Ao contrário. Vamos parar um pouco para pensar e perguntar: Qual a solução? Se é que há. Ou então , vamos nos preparar para uma longa noite. Mas “a cidade não será destruída; bem cedo pela manhã, Deus a ajudará.”

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exceto a ideia de ajuda divina, concordo com tudo.

  25. adenor Dias

    Estou vendo que a imprensa brasileira, irá chorar com o Trump de novo! Para os brasileiros comuns, qualquer coisa que venha dos EUA, é merda ,como o Lincol Gordon, que teve a frente do golpe de 1964 no Brasil.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Estudar a história brasileira do sec.XX ajudaria a ver a intervenção estadunidense na política do Brasil e suas consequências: a subserviência econômica permanente que muitos se negam a ver.

  26. ADONAY ANTHONY EVANS

    O Partido Republicano cancelou Montesquieu e a divisão dos três poderes, transformando a Suprema Corte em galinheiro partidário, onde joga milho e colhe ovos. O Dilema Tiririca revisitado. Pior que tá fica.

    Responda
  27. ADONAY ANTHONY EVANS

    Pela régua de borracha da Suprema Corte dos Estados Unidos da América do Norte, Stalin e Hitler não podem ser responsabilizados por seus crimes abjetos, por que atos oficiais. O STF e ora sublime, ora lamentável, mas a Suprema Corte é uma vergonha. Republicanos anularam Montesquieu, base de qualquer democracia.

    Responda
  28. Lis P Junqueira Safra

    Fará um excelente mandado com certeza. Pior não poderia ficar. Deixe a população escolher democraticamente Aqui temos o Lula.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Desperdiçada uma chance de não afirmar besteira.

    2. adenor Dias

      Infelizmente o presidencialismo é isso! Aqui no Brasil, já tivemos o homem das motociatas, escolhido pelo povo, e em especial por velhos cabeça branca. Isso significa, de que burros raramente aprendem marchar...

  29. Anete Araujo Guedes

    Aqui, Bolsonaro seguiu testando impunimente todos os limites possíveis e impossíveis para se efetivar como um futuro tirano, caso o golpe vingasse ou fosse reeleito. Esse perigo não deixou de nos rondar, devido à lentidão do poder judiciário, a aposta da mídia conservadora e do Mercado Financeiro em um outro líder populista da extrema direita fascista, militarista, privatista, mortífera, que seja mais educado e contido para governar o país e seguir implantando suas metas neoliberais.

    Responda
  30. Jorge Severo

    A que ponto um país como os EUA chegou, podendo eleger um perigoso boçal cheio de armas nucleares. Pobre Mundo.

    Responda
  31. Paulo César de Oliveira

    Trump, se eleito, fará um mandato normal, dentro da lei, e irá se aposentar da política aos 82 anos. No máximo tentará fazer o sucessor.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Acho que nenhuma pitonisa ousaria das um prognóstico assim.

    2. Daniel Liaz

      Pessoal, vcs tem que entender que na linguagem terraplanista da gente de bem, dentro da lei significa a vontade pessoal do bufão que eles idolatram e lambem as botas

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Sua bola de cristal previu também o 6 de janeiro? Ou é só torcida de torcedor do Trump Football Club?

    4. Anete Araujo Guedes

      Quem tenta dar um golpe se encontra fora do campo democrático.,

    5. Anete Araujo Guedes

      De qual lei? Da sua lei?

    6. Luis Nascentes

      Faltou o alerta ironia no seu comentário

  32. Bruno Sebastião Neto

    Parece que Trump vai testar esse limite ? E esse limite é um conselho do amigo Bolsonaro, vai fundo !

    Responda