Comentários para:

Gasto nada homeopático

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marisa Oliveira

    Expliquem o efeito placebo a criança de 7 anos que se curou de uma sinusite crônica depois de tomar um medicamento homeopático em dosagem específica para ele. Ele nem sabia o que estava tomando. Ah! E para meus cães também, senhor colunista.

    Responda
  2. Ary Dantas oliveira Junior

    Por essas opiniões que assino a fsp.

    Responda
  3. Ary Dantas oliveira Junior

    Excelente opinião da folha

    Responda
  4. Dan Batista

    Pessoal, não se esqueça: dia 21 de novembro vamos comemorar o Dia da Homeopatia!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Uai, cê vortö? Num tinha ido? Parece aquela canção "Ói nóis aqui trasveis".

    2. Dan Batista

      Combinado!

    3. Ricardo Knudsen

      Lamento Dani, mas meus sentimentos não são recíprocos. Espero não magoa-lo dizendo isso, mas tenho q ser sincero. Mais uma vez, só posso te sugerir rezar pro Pneu e pedir consolo. Se a saudade for muita, pede um consolo maior.

    4. Ricardo Knudsen

      Pô, essa caretinha tá fora de moda, Dani! Sem contar q fazer beicinho assim dá muita bandeira. Deixa pra lá, Dani, esquenta não. Na próxima vez q vc rezar pro Pneu, pede iluminação (pede LED, é mais econômico).

    5. Dan Batista

      Explica melhor, Ricardô! Eu ainda não entendi :(

    6. Ricardo Knudsen

      Dani, sei q vc não entendeu, deixa eu te ajudar. A questão do artigo é se a homeopatia tem q ser oferecida no SUS e paga com dinheiro pùblico pra enganar o cidadão com um tratamento inútil. Nada a ver com o q vc levanta, de cada um fazer o q quiser. Alguém aqui tentou fazer vc desistir da crença de q a Terra é plana? Ninguém! Acredite no q quiser, desde q não gaste dinheiro público em suas crendices.

    7. Ricardo Knudsen

      Vai lá Dani, esse negócio de pneu não é comigo. Aliás, essa sua postura de vigilante anti-ciência, se indignando com as críricas à homeopatia, tem tudo a ver com a turma do Messias.

    8. Dan Batista

      Salve Rick! Vamo lá, pô, vai ter bolo!

    9. Ricardo Knudsen

      Dani, acho q vc se enganou de festinha. Aquela q vc gosta o pessoal faz rodinha e canta pra um pneu.

    10. Pedro Regis

      Daniel, não ligo para o que você acha de verdade, e nem posso saber no fundo. Mas você respondeu como alguém que tem fé na homeopatia e se sente ofendido quando ela foi confrontada, então fica parecendo que está saindo pela tangente quando finalmente foi confrontado com argumentos. A razão de não estar nem aí se o que acredita ou não, é que se alguém ler meus argumentos, saberá porque a homeopatia não funciona, independente do que acredita. Passar bem.

    11. Pedro Regis

      Então por que a homeopatia aparenta funcionar? Razão número um: o efeito placebo é algo bastante real. Não importa o quão inteligente você acha que seja, qualquer um pode ter os benefícios do efeito placebo. Se você tem uma mentalidade positiva de que aquilo vai te ajudar, o efeito placebo acontece. Segunda razão: o tempo. Nossos corpos são máquinas de sobrevivência, e com o tempo podemos muito bem melhorar sozinhos.

    12. Pedro Regis

      Por que a homeopatia se tornou a medicina alternativa mais "bem-sucedida"? Pois a medicina na época de sua invenção tinha tratamentos tão ruins que deixar de causar danos pela homeopatia era melhor que causar danos pela medicina padrão da época. Hehnemann, o inventor da homeopatia, disse que a homeopatia só funcionaria sem: café, chá doces, cebola, nada de roupas feitas de lã, nada de andar de cavalos. Só assim a homeopatia funcionaria pelo criador.

    13. Dan Batista

      Pedrão, meu amigo. Tá tudo bem, nunca usei um remédio homeopático. Tô indo mais pela festinha mesmo.

    14. Pedro Regis

      Os "remédios" homeopáticos são tão diluídos que não existe nenhuma molécula mais do composto original. Os homeopatas falam da "memória da água", a água "lembra" do composto original. Mas se isso fosse verdade, toda a substância que entrasse em contato com a água deixaria uma "memória" e causaria efeitos imprevisíveis para toda a água do planeta para quem tomasse. Pense como o oceano seria um coquetel homeopático super carregado de tudo que entra em contato com ele.

    15. Pedro Regis

      Argumentos contra a homeopatia: quanto maior a potencialização homeopatia, não existe traços do composto original. Uma potencialização de 20X é como jogar uma pílula de aspirina no Oceano Atlântico. Outra potencialização: 30C. Nesse número, se quiséssemos um comprimido global com um único átomo dos ingredientes originais, então teria que ter o diâmetro entre a distância entre o Sol e a Terra. Quebra-se o principio de Avogadro.

    16. Pedro Regis

      Eu não preciso ser cientista para saber os argumentos científicos contra a homeopatia. Os cientistas já estudaram e decretaram a ilegitimidade pseudocientífica da homeopatia e existe conscientização para quem quer saber. Seu argumento não passa de um ad hominem e falácia de apelo a autoridade, nada mais.

    17. Dan Batista

      Dois motivos pra comemorar no mesmo dia! Você anima de ir dar uma palestra? De graça, porque o nosso money foi todo pra comprar ervinhas e óleos essenciais.

    18. Dan Batista

      Concordo, amigo cientista!

    19. Pedro Regis

      Será que podemos decretar o Dia da Pseudociência na mesma data? Seria conveniente!

  5. Alexandre Prado

    Achava que a FSP era um jornal que usava a ciência como base para emitir opiniões e escrever editoriais. Vejo que me enganei. Que péssimo editorial e que imensa decepção!

    Responda
    1. Pedro Regis

      "Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar". Carl Sagan

    2. josé SOARES

      Há tempo esse jornal nem mais decepciona.A mediocridade e parcialidade lhes são constantes.

    3. Ricardo Knudsen

      Os argumentos e as citações científicas do editorial são claras e indiscutìveis, sø negacionistas da ciência discordam. No Reino Unido, o sistema de saùde público descontinuou o uso de homeopatia faz 7 anos, finalmente conseguiram vencer o lobby da indústria homeopática. Nos USA, "remédios" homeopáticos trazem no rótulo o alerta de q não tem eficácia demonsyrafa e q se baseiam em teoria do século 18 (fonte BBC, só buscar). Chega de desperdiçar dinheiro do SUS.

  6. Ricardo Knudsen

    É importante lembrar q frequentemente o efeito placebo reduz os sintomas, sem afetar as suas causas, mascarando doenças graves. Conheci uma pessoa q se tratou por um ano de dores abdominais e distúrbios gástricos com homeopatia. Qdo a coisa piorou e ela finalmente foi a um médico de verdade, descobriu um câncer em metástase. Não é difícil adivinhar o fim da história.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mas Daniboy, vc não entendeu ainda? Se vc copiou não é original, honey! O original foi aquele do qual vc copiou, entendeu? Não? Deixa pra lá, esquenta com isso não.

    2. Ricardo Knudsen

      Dani e suas dificuldades com a lógica. Se vc admite q copiou, como poderia ser original? Por isso q vc odeia a ciência, né? É muita lógica procê.

    3. Ricardo Knudsen

      Dani, a história da bonequinha vc aprendeu qdo te fizeram mal ou qdo te acusaram de alguma coisa?

    4. Dan Batista

      Aí, Rick! Depois você me agradece: Zero Xtress - Homeopatia Anti-Stress 30ml Principal Objetivo: Alívio do estresse físico e mental. Validade: 1 ano Posologia: Tome de 8 gotas 2 vezes ao dia, longe das refeições. Duração do tratamento: 40 dias aprox. para a posologia indicada.

    5. Ricardo Knudsen

      Daniel, de bonequinha eu não entendo, mas homeopatia jã matou gente q ficou nela em vez de buscar tratamento de verdade. Vc leu mesmo meu comentário original? Bem, o q esperar de negacionista da ciência? Vai tomar sua homeopatia, sonhar com sua Terra plana e pedir consolo pro seu pneu. E seja feliz, enquanto durar.

    6. Dan Batista

      Ricardo, você consegue apontar aqui na bonequinha onde foi que a homeopatia te machucou?

    7. Dan Batista

      kk q q você tá falando, mano? Sério mesmo, se medica antes que seja tarde.

    8. Ricardo Knudsen

      Daniel, a possibilidade de censura por gente como vc acabou qdo o golpe do Bozo falhou. Por aqui a liberdade de expressão continua. Se o seu mal estar com a democracia for gde, vai rezar pro seu Pneu e pede consolo. Pede um consolo gde, vai te aliviar.

  7. Gabriel Arantes

    Ciência: procura a verdade, imediatamente se corrige quando detecta que está errada, ganha dinheiro quando descobre tratamentos eficazes contra doenças. Pseudociência: inventa uma história, não procura por seus próprios erros pois entende que está certa desde o princípio, ganha dinheiro prometendo algo que não pode cumprir. Eis a diferença.

    Responda
  8. Carlos Eduardo Cunha

    Devemos entender que melhor do que qualquer substancia ativa externa, o proprio corpo tem naturalmente a capacidade de se recuperar e atacar invasores. É a natureza dele. Em certos momentos onde o sistema imunologico falha é muito benéfico dar algum remédio da Pharma, mas o ideal mesmo é algum tratamento que estimule o corpo a reagir, sem efeitos colaterais. Agradeçamos a homeopatia que ja ajudou muita gente!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Homeopatia ajudou tanto qto qquer outra coisa q crie efeito placebo. Como o editorial sugere, bastaria maior empatia e positividade dos médicos em geral para se obter o mesmo efeito. No caso da homeopatia, os maiores beneficiários são os produtores dos “remédios”, pílulas de “açucar” pagas com dinheiro público.

  9. Gabriel Arantes

    Charlatões enganando pessoas e pegando seus dinheiros enquanto sofrem de doenças já é um problema. Dar dinheiro da saúde pública para essa gente é o fim do poço. Enquanto isso os bolsonaristas antivacinas e os esquerdistas naturebas, que muito se assemelham, ficam repetindo a mesma ladainha chata da Big Pharma.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Daniel em crise de sincericídio admite a prøpria ignorância. Mas não é ruim, agora já pode começar a estudar ciência. Vamos lá, Dani, coragem. Próximo passo é entender q a Terra não ë plana...

  10. Valter Iwai

    Em que as emendas parlamentares ajudam a saúde pública?

    Responda
  11. Joabe Souza

    A questão central nem é a homeopatia, mas o critério de escolha da política pública. Nesse ponto, concordo com o editorialista de que é preciso ser rigoroso (e conservador) com a adoção de políticas públicas baseadas em evidências. Na saúde ou em qualquer outra área.

    Responda
  12. maria araujo

    A medicina tradicional sempre joga pedras nas terapias complementares, mas quando percebe que elas funcionam, exigem exercício exclusivo para médicos. Vide edições dos chamados Atos Médicos.

    Responda
  13. maria araujo

    A ciência ainda não conseguiu comprovar a eficácia da homeopatia. Mas, já foi feito estudo longitudinal duplo cego, com grupo que usa homeopatia e que não usa. Penso que não. Mas, o jornalismo investigativo da FSP não chega a tanto. Perde o poder público, perdem os pacientes, perde a Ciência.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pensa errado. Releia o editorial e note a menção às meta-análises, ou seja, verificar muitos estudos, em geral duplo cegos, e tirar conclusões estatísticamente significantes. Vc não deveria apontar o dedo qdo não sabe do q está falando, pq vc está agindo como uma negacionista da ciência.

  14. camila campos

    Por que a Folha não fala sobre os malefícios do açucar, esse sim oneroso ao SUS, dado os casos de diabetes, ou dos ultraprocessados, sinônimos de doenças futuras? Provavelmente são patrocinadores do jornal, né? Melhor atacar a pobre da homeopatia.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Ultraprocessados são maléficos de fato, mas sem essa de "pobre" homeopatia. As indústrias de homeopáticos ganham milhões vendendo pílulas de lactose, q na prática nem princípio ativo tem. E adivinha sø? Lactose é um açucar!

  15. Priscilla Martinelli

    Sou "suspeita" para dalar, pois depois de 4 cirurgias, me curei com a homeopatia de um eterno rompimento do tímpano que "teimava" em romper de novo a cada cirurgia. Efeito placebo? bem, se for, então esta valendo a pena. curando as pessoas sem intoxicá-las com os remédios com milhões de efeitos colaterais e a baixo custo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O princípio da homeopatia é aquele q falei. Percebo q há alguns curandeiros valorizando sua “sabedoria” com adições esotéricas de q existe uma doença e um remédio para cada indivíduo. Pasteur e Sabin devem estar rolando na tumba.

    2. Ricardo Knudsen

      Efeito placebo é de fato qdo o corpo cura a si mesmo ou pelo menos reduz os sintomas de uma doença. Para q funcione, é preciso q a pessoa acredite q está recebendo um tratamento efetivo. Chega a funcionar para 30 por cento dos testados (vc foi uma feliz contemplada), dependendo da doença. Se o “médico” convence a paciente de q há um remédio miraculoso feito só pra ela, a probabilidade de efeito placebo aumenta. Serve pílula de açucar, farinha, homeopatia, desde q a pessoa acredite.

    3. Priscilla Martinelli

      Prezado, acho que você não entendeu. Eu fiz 4 cirurgias e sou até um pouco surda por conta disso. O que faltou? O médico alopata me dar as pílulas de açúcar para que eu ficasse boa? Consultei o remédio anos depois, por incrível que pareça, a pílula de açúcar "sabia" até a posição que eu dormia e outras características pessoais. Por isso que as pesquisas não conseguem detectar, o remédio homeopático é para cada pessoa e não para cada doença. O príncípio é o próprio corpo tentar se curar.

    4. Ricardo Knudsen

      Vc já havia consultado o dito alopata, q lhe fêz a cirurgia. O homeopata foi gasto extra. Só faltou ao cirurgião ter feito um ritual para convencê-la de sua sabedoria superior, para lhe dar confiança, e fornecer a pílula de farinha q vc creria miraculosa. Pronto, curada! Chama-se a isso efeito placebo.

    5. Ricardo Knudsen

      Vc poderia apresentar algum estudo demonstrando científicamente o critério de escolha do princìpio ativo homeopático? Com base em q vc acredita q uma subståncia q supostamente produzisse os mesmos sintomas da doença poderia curar essa doença? Por esse princípio, deveríamos tomar substâncias q produzem tosse para tratar pneumonia ou câncer na garganta. Vc iria nessa?

    6. Ricardo Knudsen

      Eu sou químico, acredite-me, estudei muito o efeito de diluições. Fazendo-se os cálculos em algumas formulações homeopáticas, não há certeza de q reste sequer uma molécula do suposto princípio ativo no "remédio". Resta só o veículo, normalmente lactose. E vc acredita em 1 trabalho feito na Alemanha, e despreza as revisões envolvendo centenas de estudos mencionados no editorial, indicando resultado negativo?

    7. Priscilla Martinelli

      kkkk Prezado Ricardo, com certeza a consulta a consulta do médico alopata e a pílula de farinha sairia bem mais caro do que a consulta com o homeopata e as "pílulas de açúcar". Estude um pouco sobre a questão da diluição e seus efeitos e depois faça comentários. Comece pelos estudos realizados na Alemanha.

    8. Ricardo Knudsen

      OK, sø q não precisava ter dado dinheiro para os fabricantes de homeopáticos, q ganham milhões vendendo pìlulas de "açucar". Perceba q nem o suposto princípio atívo estã presente, dada a extrema diluíção pedida nas formulações. Se teu médico original tivesse te dado pílulas de farinha dizendo q eram a miraculosa homeopatia, o efeito teria sido o mesmo. E vc ainda teria economizado a consulta com um "médico" homeopata.

  16. Maria Almeida

    A Folha realmente não pensa. Apenas entrega a mercadoria.

    Responda
  17. Celso Neri Junior

    Steve Jobs e meu primo embarcaram nessa e não resistiram ao curto espaço de tempo. Fazer seis anos de medicina e dois de especialização pra isso?

    Responda
  18. José Cardoso

    Apoiado. São sistemas de crenças como as religiosas, e o estado laico exige separação da religião e do Estado. Mas no caso, se seus praticantes forem voluntários, sem remuneração, e fornecerem os placebos gratuitamente aos pacientes, talvez pudessem fazer parte do SUS.

    Responda
  19. Monica da Silva Nunes

    Começou o lobby da Folha contra a homeopatia de novo. Impulsionada/patrocinada por sabe-se lá quem (seriam as grandes farmacêuticas alopáticas?)

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Oops, associações, senão ficam esses demais.

    2. Ricardo Knudsen

      E o seu lobby seria impulsionado pelas gdes "farmacêuticas" homeopáticas? Pelas assossiações de "médicos" homeopatas? Pela federação dos bruxos de Hogwarts?

  20. Marco Aurelio Bilibio

    O que não tem fundamentação é a retórica retrógrada desse editorial. Tratei minhas filhas com homeopatia, eu já me tratai também. Já observei efeitos surpreendentes. Era o mesmo papo com a acupuntura. Rejeitaram a teoria dos meridianos mas quando viram que funcionava integraram como especialidade médica. Foi um grande avanço o SUS ter aberto as PICS, mas os retrógrados e aqueles a serviço da indústria química não aceitam.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Retrøgrado é acreditar em poções de bruxos tipo Hogwarts. Como conto de fadas para crianças, tudo bem, mas dnheiro pùblico deve ser usado em tratamentos q de fato funcionam, não com bruxaria medieval.

  21. Idivaldo Micali

    A FSP publica um editorial infeliz. Pública um assunto que não conhece, reproduzindo falar com conflitos de interesses. A Homeopatia é uma ciência consistente, objetiva e atual. Uma sugestão a FSP é fazer trazer aqui a reprodução das falas dos usuários da Homeopatia, e verá que ali estão os resultados e as comprovações e não nos críticos negativos que de Homeopatia são carentes de conhecimento.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc é quem faz um comentário infeliz, negando a ciência. O editorial se baseia em dois trabalhos de revisão científica, com significância estatística, mostrando q homeopatia não é melhor do q placebo. Os usuários q elogiam a homeopatia são aqueles suscetíveis ao efeito placebo. Se lhes tivesse dado pílulas de farinha dizendo q era homeopatia, teriam sentido o mesmo. O carente de conhecimento é vc, q desconhece o significado de efeito placebo.

  22. Carlos Alberto Monsores da Fonseca

    Matéria sem fundamento. A Folha deveria ser mais criteriosa em seus artigos, apresentando maior consistência em suas argumentações.

    Responda
    1. Jonas Almeida

      Matéria suficientemente completa no que se propõe. Há evidências de que tais práticas não funcionam. Seu comentário tenta inverter o ônus.

    2. Ricardo Knudsen

      A matéria te apresentou os fundamentos científicos, dois trabalhos de revisão com significância estatística mostrando q homeopatia não é melhor do q placebo. Se vc é negacionista da ciência e acredita em pocões mãgicas, problema seu. Mas não minta sobre a mayéria não ter fundamento. Vc tbém acha q vacina dá Aids?

    3. jose carlos Carvalho

      Concordo plenamente com Você. Matéria sem pé - nem cabeça.

  23. Fábio Nascimento

    A única ressalva que eu faria ao editorial é que não deveríamos falar que "não há comprovação até agora". Este advérbio indica que até poderíamos gastar com pesquisa sobre o assunto. Não só a homeopatia deveria ser banida da rede pública, como sequer é razoável financiar novos testes clínicos para algo já amplamente refutado e sem qualquer estofo teórico plausível. É como pagar novas pesquisas para encontrar o elixir da longa vida.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      De acordo.

  24. Ricardo Knudsen

    Faz tempo q não concordo com um editorial da FSP, mas aqui acertaram. Homeopatia não só não tem efeito, funciona como placebo, bem como o critério para escolha do “princípio ativo” é mágico, não tem nada de científico. Usem esse dinheiro para aumentar a oferta de tratamentos q funcionem no SUS.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A FSP avançou em direção à aceitação da ciência. Sugestões para próximos passos: eliminar sua seção de horóscopos, reconhecer q a mão invísivel do mercado é uma ficção, q psicanálise é pseudo-ciência e falar pro Pondé não dar vexame dizendo q gordo cai mais rápido q magro e q é falso a Terra ser redonda.

  25. gian paulo gonçalves bonaccorsi

    HOMEOPATIA : especialidade terapêutica eficaz ,abrangente, segura e de baixo custo. Presente no Brasil há mais de 200 anos. Amplamente pesquisada e referendada , aqui e no exterior. Perfeita para o SUS. Só lamento por este.editorial tão infeliz

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mentiras do começo ao fim. O editorial tem por base os trabalhos de revisão científica, com significåncia estatística, mostrando q homeopatia não tem efeito. Os fabricantes de homeopáticos ganham milhões vendendo pílulas de "açucar", q nem o suposto princípio ativo tem, dada a sua diluição extrema. Seu comentário é só negacionismo da ciência. Vc tbém acredita q vacina dá Aids?

    2. jose carlos Carvalho

      Muito bem. Tenho certeza que você conhece homeopatia, pois os comentários contrários, são daqueles que nunca foram à fundo no conhecimento.

  26. Rogerio Silva

    Alopatia não existe mais. Alopatia era como o fundador do homeopatia Hannemann chamava a medicina praticada no século 18 que não tem nada a ver com a medicina praticada no século XXI. Por exemplo as vacinas usam o semelhante para nos imunizar contra a doença embora não seja em doses tão diluídas quanto às dá homeopatia tradicional mas são decisivamente moleculas que previnem.

    Responda
  27. beatriz soledad

    Discordo de tirarem as medicinas alternativas .Muitas pessoas ficam melhor com elas .Sou terapeuta ocupacional do SUS e atendo muita gente com aromaterapia, auriculoterapia, Geoterapia e Liang gong em grupo . E são estas práticas integrativas que fazem com que pessoas não tenham tantas dores , ansiedade e depressão . Lógico que quando a coisa não está boa encaminhamos para medicações mais fortes .

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc sø faltou defender poções mágicas e o uso dos encantamentos da escola de Hogwarts. Tudo com dinheiro público subtraído do aumento da oferta de tratamento eficazes e científicamente comprovados. Vc tbém acredita q vacina dá Aids?

    2. Marco Aurelio Bilibio

      Em vez de entrevistarem a essas que passam pelas PICS e registrar o que melhorou nelas é porque prosseguem, o editorial reverbera o lado perverso da ciência: ser usada a serviço do lucro.

  28. Carlos Lopes

    O recurso não pode de jeito nenhum ser gasto com clinicas, ambulatórios, hospitais e etc. privados. Estes devem buscar quem pode pagar. O SUS deve se concentrar em fornecer o melhor serviço possível tendo como foco os que não podem pagar. Os remédios devem os de eficiência comprovada, adquiridos em quantidades controladas e a preços baixos para permitir a oferta em valores adequados à clientela alvo. Os de baixa renda. Acredito que o Ministério da Saúde atual busca isso.

    Responda
  29. rosana gaio

    Homeopatico bom para esse governo é farmacia a cada 50 metros. Corte de gastos, tem nome: morte aos 11% maiores de 65 anos. Estupidamente politicagem.

    Responda
  30. Deborah Teixeira

    Tendo a concordar.

    Responda
  31. Maximo Endo

    Num estudo duplo cruzado, a homeopatia não dá certo pois a medicação muda para uma mesma doença. Assim, como no teste usa o mesmo medicamento, o resultado é aleatório.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc deveria estudar um pouco de lógica e de metodologia científica, antes de escrever esse tipo de coisa. Não dá sequer pra discutir neste espaço uma bobagem tão grande.

  32. Maximo Endo

    Passei anos tentando melhorar uma rinite. O tratamento normal é uma sequência de testes e injeções infinitas que pode durar uma vida e não descobrir nada. Quando, sem esperança fui a um homeopata, tive uma entrevista longa sobre minha vida e sai com um remédio que em minutos secou o meu nariz. O ponto fraco da homeopatia é necessitar de um especialista com muita experiência para medicar caso a caso.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A mise en scène dos homeopatas, perguntando sobre sua vida e buscando mostrar sua sabedoria única, contribuem para a produção do efeito placebo. A efetividade de um ritual é conhecida há muito, faz parte da prática de todos os curandeiros através dos séculos. Não cura, no entanto, peste negra, câncer ou Covid. Perceba q o editorial aborda isso, ao defender uma atendimento mais humanizado, q aumente as expectativas positivas do paciente, como ocorre no efeito placebo.

    2. Ricardo Knudsen

      Efeito placebo funciona assim mesmo. Vc recebeu atenção, ficou impressionado, o q reduziu reduziu seu stress e ansiedade, seus sintomas melhoraram. Perceba q vc teve resultado imediato, contráriamente ao q dizem os homeopatas, q o efeito vem no longo prazo. Se ele tivesse te dado uma pílula de farinha, dizendo q era a pírola encantada da homeopatia, o efeito teria sido o mesmo.

  33. Paulo César de Oliveira

    Voltaire já dizia que "a arte da medicina consiste em distrair o paciente enquanto a Natureza se ocupa da doença", e os homeopatas e benzedores se aproveitam do fato de que a maioria das afecções se cura espontaneamente.

    Responda