Maria Herminia Tavares > Por trás do Real, uma ideia de país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O único presidente engenheiro de nossa história, Itamar Franco, deixou uma estrutura que está de pé até hoje.
O plano foi a "bala de prata" que derrtou a inflação. É relegado ao o esquecimento a ação do então presidente Itamar Franco, como também ê esquecida a postura do Fernando Henrique ao comprar o cogresso para reeleição e posteriormente não se dedicar à eleição de Serra, para ele só servia passar a faixa para um "operário", cujo partido foi contra o plano. Pobre Brasil
O plano foi a " bala de prata" na inflação até então incontrolável.
Herança maldita dos golpistas militares , o plano real tinha bons economista , porém foram eliminados pelos rentistas que ficaram milionários as custas de taxas de juros altÃssimas , taà a dÃvida pública criada desde então , o resultado foi bom , porém a herança maldita ficou , a questão é como resolver a polÃtica de juros altÃssimos e poupança baixa pro paÃs desenvolver finalmente , por enquanto dominaram até o banco central
O problema é q o dito programa social liberal era muito liberal e pouquÃssimo social. Mesmo programas q eram conceitualmente bons, foram minúsculos em volume. Não se priorizou a diminuição da miséria e a redução de desigualdades. No fundo, o PSDB guardava o princÃpio econômico de Delfim e da ditadura: vamos primeiro crescer o bolo, pra depois dividir. Quando Lula demonstrou q era possìvel crescer e reduzir a miséria, o PSDB perdeu o discurso, o q finalmente levou ao seu "desaparecimento".
"Modestos antecessores do Bolsa Famìlia". Muuiiito modestos!
A foto ficou bonita, dona HermÃnia, reconheço. Mas o Psdb também nos deu uma privatizada feroz, que encheu os bolsos de muito investidor pelaÃ, abriu um "mercado educacional" de ensino superior que permitiu uma nivelação por baixo dos cursos no paÃs, e outras barbaridades. Houve mérito, sem dúvida, mas recebemos um liberalismo de compadrio que não foi moleza, não. Nada disso apaga o Real e seus ganhos pro paÃs, mas...
Só no Brasil discutimos se o fruto da árvore é melhor que as suas raÃzes. Cada coisa possui o seu papel, e uma depende da outra. A colunista chama atenção para o acerto de uma infraestrutura que permitiu o florescimento de todo o resto. O Plano Real talvez seja somente comparável à reforma tributária recente. Na forma como foi aprovada, ela promoverá uma nova inclusão social de massa, como fez a estabilização da moeda trinta anos atrás? Ela vai mudar a concentração de renda histórica do Brasil?
As viúvas do morto e enterrado PSDB aqui resolveram mostrar as garras: vivi a vida inteira na periferia antes que minha famÃlia pudesse ir pra o interior e eu pudesse vir para São Paulo e digo: o PSDB sempre foi elitista, excludente, partido da classe média alta, nunca ligou para o povo. Tanto que perdeu quatro eleições, Aécio colocou dúvidas sobre a urna eletrônica e fizeram Bolsodória. Reconheço o Plano Real de FHC, os genéricos de Serra e a temperança de Alckmin, mas é isso!
Não há como não reconhecer o trabalho primoroso de FHC e sua equipe de brilhantes economistas. Faltou enfatizar na época a forte oposição (como sempre) do PT ao plano Real. Também Dona Rute Cardoso na sequência criando vários programas sociais. Outros tempos tÃnhamos orgulho dessas pessoas, cultas, inteligentes, honestas....talvez raridade hoje em dia...
Felipe Braga, desculpe mas procure um psiquiatra, vc usa uma agressividade desnecessária. Emita seu ponto de vista e respeite o dos outros. Não ofenda.
Vamos lá: o governo FHC também foi muito criticado por sua pouca atuação na parte social, tanto que por isso o PSDB perdeu quatro eleições, a última pra Aécio que começou a duvidar das urnas eletrônicas e queria implementar um programa de austeridade que faria sofrer justamente os mais pobres, isso para em dois mil e dezoito, Dória fazer o Bolsodória, então não venha com mentiras aqui!
Vamos lembrar que se dependesse do pt e de lule não estarÃamos aqui né !?
Claro, se dependesse do Bozo estarÃamos lá na lua!
Todos os paÃses que tiveram descontrole de inflação acharam um jeito de resolver o problema sem o endeusamento perpétuo dos economistas que depois cometeram inúmeros erros em sequência.
Inacreditável a superficialidade dessse texto, inacreditável que seja da lavra de uma socióloga uspiana. Panfletinho de efeméride que se esqueceu do desastroso segundo mandato de FHC e das sucessivas derrotas do PSDB após o divino Plano Real. Espera-se mais de uma cabeça que deveria operar sob a lógica problematizadora da sociologia. Tremulam os ossos do velho Florestan.
O departamento de Sociologia da FFLCH é assim.
Dá vontade de perguntar se tu viveu aquilo.
Vc lembra que seu partido votou contra o plano?
Superficialidade da Professora titular aposentada da USP? Rs, suponho que Lula e aqueles charlatões que escreveram "A privataria tucana" possam tratar o assunto de forma menos "superficial".
O "Plano Real" sem a mentira dos neoliberais! (no Youtube).
Eu só sei de uma coisa, e não preciso assistir a vÃdeo manipulado por gente que, como Lula, tentou desde o inÃcio, tentou, mas não conseguiu, por o Plano em descrédito: nunca houve destruição de renda maior do que quando a hiperinflação foi debelada. Ah, não foi Lula aquele que não endossou a Assembleia Nacional Constituinte, twntando sabotar a Constituição cidadã? Ah, se o povo brasileiro tivesse memória!
Uma ideia de paÃs, possÃvel e negociada. O "nós contra eles" populista propagado a partir de 2003 enterrou essa ideia sem incluir algo melhor em seu lugar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Por trás do Real, uma ideia de país Voltar
Comente este texto